MusicóMania Porque Hoje é Sexta
A música terá a sua génese, provavelmente na pré-historia ! Originalmente através de onomatopeias, evoluindo paralelamente ao desenvolvimento da espécie humana. Hoje, será algo imprescindível no nosso dia a dia, arte sensorial, étnica e idiossincrásica. Aqui, combateremos as migraneas, com algumas sugestões, novidades, tesouros esquecidos, lançando-vos o repto, porque para os verdadeiros melómanos, o prazer não se deve procrastinar.
Esta semana em destaque:
1 – Keith Richards
O Mister Stones, voltou a solo passados 23 anos, com o novo “Crosseyed Heart”, o seu 3º de originais. E que regresso “Mon Dieu”. Um grande disco de rock and roll, em cenário vintage, simples, cru, poético, encorpado …AUTENTICO! Como já não se ouvia há algum tempo ! Sem esquecer a meia dúzia de baladas, um reggae e participações de Norah Jones e Aaron Neville.
E a capa…sim aquele sorriso genuíno e ao mesmo tempo, acutilante, que nos cativa logo de entrada, transmitindo uma sensação de bonomia e felicidade, que nos prepara, para o que vamos ouvir a seguir.
Dissoluto na vida, , músico e compositor brilhante (4º no top 100 dos melhores guitarristas de sempre da revista Rolling Stone ) e absolutamente hipnotizante em palco.
A afinação das guitarras é única e um dos seus segredos.
Recentemente lançou farpas ao mundo do rock em geral e particularmente ao heavy metal e rap…” Soa como barulheira ensurdecedora para mim. Para a maioria das bandas, fazer uma síncope [juntar uma nota em outra] está além [da capacidade] delas. É um barulho interminável, sem balanço, sem variação, sem síncope (…)milhões são apaixonados por Metallica e Black Sabbath, mas tudo o que acho é que eram grandes piadas (…)O que o rap fez de mais impressionante, foi mostrar que há muitas pessoas sem ouvido para música. Tudo que elas precisam é uma batida e alguém gritando por cima dela, e isso as deixa felizes. Há um mercado enorme para pessoas que não conseguem distinguir uma nota da outra “.
Podem consultar AQUI, 30 “desabafos” do “Enfant terrible”.
2 – David Gilmour
O Mister Pink Floyd, também está de volta, com “Rattle That Lock”. É mais um dos que não sabe mistificar ou engabelar ! Tudo parece perfeito, harmonioso, metafísico, perene, capitoso, que nos torna a alma ululante, como se fosse um epígono, de um qualquer deus grego da felicidade.
Guitarrista e compositor exímio, com aquela voz única, que consegue até derreter, as calotas polares.
3 – LBC Crew
4 – Widowspeak
O duo Norte Americano de New York, está de regresso, com o novo trabalho “All Yours”.
O seu indie rock, está cada vez mais aveludado, como uma heliofilia da qual sentimos necessidade. Pode ser ouvido como um palíndromo, porque não´há “bugs” no disco !
5 – Velhas Virgens (BR)
Quando eles sobem ao palco, o sistema treme, o politicamente passa a incorreto, e os paroxismos são constantes. Mantêm-se independentes do “establishment” e parafraseando os nossos “irmãos” de além mar…são uma pura gozação!
Este, é um show histórico !
https://www.youtube.com/watch?v=HUWEwvTJOrM
6 – The Soaked Lanb (PT)
Com génese em 2006, são um seisteto, que nos traz uma sonoridade única, embebida na volúpia do blues, jazz e derivados.
Portugal, há muito tempo que deixou de ser, só futebol, fado e Fátima !!! E também não é apenas …turismo !
Acordemmmmmmm!
Esta rubrica teve o apoio do nosso leitor André Pinto
Bom fim de semana
















