E Porque Hoje é Sexta

5 Comentários

MusicóMania Porque Hoje é Sexta

A música terá a sua génese, provavelmente na pré-historia ! Originalmente através de onomatopeias, evoluindo paralelamente ao desenvolvimento da espécie humana. Hoje, será algo imprescindível no nosso dia a dia, arte sensorial, étnica e idiossincrásica. Aqui, combateremos as migraneas, com algumas sugestões, novidades, tesouros esquecidos, lançando-vos o repto, porque para os verdadeiros melómanos, o prazer não se deve procrastinar.

Esta semana em destaque:

 

1 – Ornette Coleman

Depois do Olimpo do blues, estar de luto por B.B.King, o Olimpo do jazz, verte lágrimas sofridas, pela morte de um dos seus nomes mais importantes. Texano, da colheita de 1930, saxofonista, considerado um dos mais poderosos e controversos Músicos de jazz, filósofo, teórico e inovador. Em 1960, o seu trabalho “Free Jazz”, foi a génese, de uma nova expressão, dentro do jazz.

Atou várias vezes em Portugal e numa delas, no Cascais jazz de 1971 o seu contrabaixista, Charlie Haden, acabaria mesmo por ser detido pela Pide, após ter dedicado uma música aos movimentos de libertação de Angola e Moçambique.

https://www.youtube.com/watch?v=N6n4a5v2ako

 

2 – Muse

Depois de um hiato, o trio britânico está finalmente de volta, com o novo trabalho “Drones”. O seu imaculado som, uma meríade de vários estilos, é como o algodão…não engana!

 

3 – Bjork

Outro regresso muito aguardado em 2015, com o trabalho “ Vulnicura”. A voz dos fiordes de Reykjavik, na Islandia, única, angelical, metafísica, que nos transporta para uma qualquer galáxia distante no reino oniríco. Aos 49 anos, a menina dos The Sugarcubes, é uma diva da música.

https://www.youtube.com/watch?v=F9qV7Pct2Xg

 

4 – NanoVoice

Andava a dedilhar os meus escaparates e tropecei neste projeto.

 

5 – Marta Hugon (PT)

Uma das mais poderosas e carismáticas vozes do jazz lusitano. Aqui num registo de 2005, com Filipe Melo no piano, Bernardo Moreira no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria.

 

6 – Caos Sphere (BR)

Esta semana trago-vos, uma descoberta recente, da terra de Vera Cruz. Fazem um mix de heavy e thrash metal, são Pernanbucanos, e o seu som é compacto e poderoso.

Por André Pinto para o Pplware

Bom fim de semana

Sumário:

Página 1 Imagens

Página 2 Anedotas

Página 3 Vídeos 1

Página 4 Vídeos 2

Página 5 Vídeos 3

Página 6 Vídeos 4

Página 7 Musicómania

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Setoff
    Setoff

    Bom FDS…

  2. Avatar de Hi 5
    Hi 5

    Bom fim de semana

  3. Avatar de Jorge Bogas
    Jorge Bogas

    Boas,

    O problema na aplicação Android mantém-se…
    Vítor ainda não conseguiram fazer nada??
    Abraço

  4. Avatar de delaorden
    delaorden

    Grande fim de semana a todos por aí, este grande sitio merece.