MusicóMania Porque Hoje é Sexta
A música terá a sua génese, provavelmente na pré-historia ! Originalmente através de onomatopeias, evoluindo paralelamente ao desenvolvimento da espécie humana. Hoje, será algo imprescindível no nosso dia a dia, arte sensorial, étnica e idiossincrásica. Aqui, combateremos as migraneas, com algumas sugestões, novidades, tesouros esquecidos, lançando-vos o repto, porque para os verdadeiros melómanos, o prazer não se deve procrastinar.
Esta semana em destaque:
1 – Seryn
Sexteto, norte-americano, que em 2014, depois de perder dois dos membros fundadores, se mudou da pequena Denton, para a grande, Nashville, em pleno Texas, a procura de melhores oportunidades. Em 2015 lançam novo trabalho, “ Shadow Shows”, onde exploram o ciclo da vida, morte e renascimento.
Um som, folk-pop, que oscila entre o êxtase energético e de seguida, se retrai em momentos mais intimistas.
2 – Les Savy Fav
Continuando nos States, seguimos até New York. Criados em 1995, fazem uma meriade de, indie, math e noise rock, acrescentam, punk art, pos punk renascimento. A presença em palco do seu front man ( Tim Harrington ), será uma das suas imagens de marca.
3 – Joe Hertler & The Rainbow Seekers
Se nunca os ouviu, prepare-se, porque eles vão rugir na sua vida, acolchoando os seus sentidos. com frequências arrebatadoras, tom exuberante e uma alegria contagiante, que começa a ser rara em palco.
Na sua celebração, desde Michigan, irão leva-lo, numa viagem sem fim, para um lugar, qual arco-íris, que jamais conseguira descrever em palavras. Ficamos com um excerto do novo álbum “Terra Incógnita”.
4 – Van Morrison
No ano do fim do holocausto nazi, nascia uma lenda da musica. Na ensanguentada e sofredora, Belfast, Irlanda do Norte. Começou a actividade musical em 1967, ano da morte de outra lenda, Otis Redding, com apenas 26 anos. O ciclo da vida, uns nascem, outros desaparecem! Já fez quase de tudo, desde o rock, blues, jazz, folk, pop. celta, country, gospel e soul.
Mostra indiferença, pela imprensa e a critica. Tem um lado muito espiritual, em que tem uma mestria única, em conseguir conciliar os diferentes estilos musicais. Aproveitando o seu mais recente lançamento em 2015, inteiramente composto por duetos, com gente celebre, retiramos um excerto, com Mark Knopfler (que também tem disco novo, que retrataremos na próxima semana).
5 – Melvin Taylor
Vem de dois dos mais conceituados berços da musica negra, norte-americana, logo, “pedigree”, não lhe falta. O parto foi em 1959, na cidade de, Jackson, Mississippi. Embora muito cedo a sua família tenha ido para Chicago, Illinois.
Guitarrista, do chamado “Electric Blues”. Já tocou com nomes como, Pinetop Perkins e abriu shows de B.B. King, Buddy Guy ou Carlos Santana. Ficamos com um registo, que conta com a participação de Lucky Peterson, no órgão e piano. Isto não eh apenas um disco, mas sim uma autentica peça de arte ! A mais pura, sedução dos sentidos, em apenas 38 minutos!
6 – Blue Trash Can (PT)
Começaram com uma jam session privada em 2007, numa cave de café. A sua primeira bateria foi um caixote de lixo azul ! Foram fazendo o que era preciso, para continuarem a tocar. Desde concursos com prémios irreais, locais onde se paga para tocar, palcos miserabilistas, shows para acompanhantes e empregados de bares, de tudo um pouco, porque, o importante era não desistir. Não tem editoras ou agentes, dependem apenas da energia gerada pelo quinteto.
E la acabaram por editar o seu álbum “Lights fron Behind”, com as participações de, Diogo Dias e Miguel Guedes ( Blind Zero ).
7 – Stellabella (BR)
Trio formado em 2000, no Rio de Janeiro, navegam entre o indie, brit, pop, e punk rock, passando pelo grunge. Trazem melodias consistentes e falam sobre o quotidiano, relacionamentos, e temáticas sociais. Aqui, numa versão de um afamado tema de Adriana Calcanhotto.
Por André Pinto para o Pplware
Bom fim de semana
















