Xiaomi vai lançar portátil ao estilo do “Macbook Air” com Linux

76 Comentários

E já em 2015

A Xiaomi é actualmente um dos fabricantes chineses em expansão e em destaque no mundo dos dispositivos móveis.

A “Apple Chinesa”, como muita das vezes é apelidada tem a fama de “roubar” ideias à Apple (5 ideias que a Xiaomi “roubou” à Apple) e parece que há mais um equipamento a juntar à lista.

Não será o novo portátil da Xiaomi muito semelhante ao Macbook Air?

xiaomi-001


A Xiaomi prepara-se para atacar forte no segmento dos portáteis. Com um estilo muito parecido ao MacBook Air de Apple ou ao EliteBook da HP.

Este novo portátil será lançado em 2015 e terá o GNU/Linux como sistema operativo.

A nível das especificações, apesar de ainda serem apenas rumores, é espectável que este computador portátil tenha um ecrã Full HD de 15,6”, CPU lntel Haswell Core i7-4500u a 3 GHz, placa gráfica integrada Intel HD 4400 e 16 GB (2 x 8GB) de memória RAM.

xiaomi-002

Como referido este equipamento deverá vir equipado com o GNU/Linux e custará cerca de 400€. Até ao momento não há qualquer informação oficial por parte da Xiaomi e apenas existe alguma informação e também apenas imagens, que estão publicadas no site GIZMochina.

Via GIZMochina

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de teixeira
    teixeira

    se for ubuntu nao esta mal, mas espero que a bateria seja boa

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Seja o que for, fazes backup da particäo de restauro, formatas o HDD/SSD e instalas o que bem quiseres……

  2. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    Estilo de “Macbook Air” nao sei em que, mas ok.

    1. Avatar de Ricardo Soares
      Ricardo Soares

      Não é de estilo “MacBook Air” porque falta-lhe o preço a condizer

      1. Avatar de Ricardo Oliveira
        Ricardo Oliveira

        TRUE!

      2. Avatar de Ivan Lopes
        Ivan Lopes

        kkkkk tens razão Tiago Marques

      3. Avatar de rui
      4. Avatar de Rui
        Rui

        O preço e o resto 😉

        Espero que depois também digam em relação a estas specs apresentadas: “bem vindos a 2013”

        1. Avatar de JBarbosa
          JBarbosa

          i7 4ª geração, 16gb de ram e ecrã full hd por 400 euros, onde viste algo perto destas características em 2013?

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            O hardware é de 2013 mas bem acima da média, o que significa que em 2015 servirá para tudo que o “povo geral” necessita.

            Eu além dum i5/8GB RAM/SSD/GPU NVIDIA, tenho um Lenovo Miix 2 10″ com um Atom Z3745 (Intel HD Gen 7) + 2 GB RAM + SSD 128 GB + microSD 64 GB e nas tarefas diárias comuns (Office/Web/Edicäo básica de multimédia/jogos leves) näo sinto falta nenhuma do (muito) superior i5 e GPU Nvidia.

            Aliás, *subjectivamente* o conjunto Miix 2 10″ chega a ter menos quebras que o Asus 15.6″ com i3-3217U, talvez devido ao Miix 2 ter um SSD-eMMC 128 GB e o Asus um HDD SATA.

            Óbvio que falo de experiência perceptível e näo de poder (real) de processamento caso trabalhemos com algo pesado. Eu näo preciso de mais.

          2. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            “Asus 15.6″ com i3-3217U”: esqueci-me de escrever, é o portátil do meu pai, comprado também em finais de 2013 com HDD 500GB SATA, 4 GB RAM, Win 8.1 64-bit (maioria das apps Asus desligadas, Win 8.1 original, optimizado com CCleaner)

          3. Avatar de Rui
            Rui

            @JBarbosa, se sair pelos 400€ com estas specs em 2015 será hardware antigo, logo descontinuado e por isso mais barato. Neste momento os Macbook Air já são vendidos com hardware superior logo nem serão comparáveis, muito menos no ecrã que no Macbook Air tem 13.3 e não 15.6.

            @rmcrys, nem todos estamos na categoria do “povo geral”. Se o objectivo é lutar contra o Macbook Air então as specs tem de ser semelhantes.

        2. Avatar de Marshall2k
          Marshall2k

          Pois, bem vindos a 2013, então vai ver as do MacBook Air actuais.

          – Intel Core i5 dual-core a 1,4 GHz (Turbo Boost até 2,7 GHz)
          – 4 GB de memória LPDDR3 a 1600 MHz Configurável para 8 GB.
          – Intel HD Graphics 5000

          1. Avatar de Rui
            Rui

            E?

            Esse i5 é melhor que o i7 anunciado, só por exemplo 🙂

          2. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Rui: o i5 do MBA (se falamos do i5-4260U) a nível de CPU é inferior ao i7 apresentado (L3 3MB vs L3 4MB; 2700 MHz vs 3000 MHz máx).

            Ou seja, a todos os níveis exceptuando jogos 3D o i7 apresentado bate o MBA. Näo só a esse nível como em RAM, resolucäo de ecrä, etc.

            Näo säo comparáveis directamente visto que o MBA corre OSX e o dinheiro está a comprar outras coisas além de hardware, mas se formos ver hardware/preco ou performance geral, o MBA anda muito na mäo de baixo já há algum tempo…

            Claro que quem compra um MBA paga um “premium” por ser Apple (se isso significa algo), e paga um “premium” por ser ultra-fino e leve (se isso faz alguma diferenca face à concorrencia de ultrabooks em aluminio, 30-35% mais baratos)

          3. Avatar de Rui
            Rui

            @rmcrys, estava a comparar o i7 do MacAir com o i7 apresentado, enganei-me no que estava a escrever.

            Na resolução de ecrã, a trabalhar não é confortavel usar um full hd de 13. Falo por mim que optei pelo Air em vez do Pro com ecrã retina.

            Quanto aos componentes serem abaixo, se usar SSD PCIe é andar na mão de baixo á algum tempo…

            Quanto aos outros em aluminios que se vendem, já peguei em alguns e de frageis tem muito mais que qualquer Macbook.

            De qualquer forma, procura um pouco no Google que encontras com facilidade quais são os portateis referência e quais são os outros 😉

    2. Avatar de Pedro Tavares
      Pedro Tavares

      Concordo.
      Se me disserem que parece um Samsung NX900 (estou a escrever num) então concordo …só o preço é que falha. 😛
      Vejam lá se não é parecido! http://goo.gl/awGR6j

      Com estas specs e pelo preço que indicam sou menino para comprar um, chegue ele até este canto do mundo.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        sim a parte de baixo é do samsung…são bonitos esses portáteis…

  3. Avatar de Máquegáiver
    Máquegáiver

    Os equipamentos chineses deram um grande salto em apenas alguns anos, dentro de meses vão destronar as principais marcas apresentando com performances superiores e preços bem inferiores.

    1. Avatar de Jorge Barreto
      Jorge Barreto

      é parecido (visualmente)!

  4. Avatar de Tiago Marques2
    Tiago Marques2

    Para as especificações que tem, parece-me um excelente preço… se fosses comprar um MacAir, quanto custaria?

    1. Avatar de minie
      minie

      eu preferia comprar um pc do que este portátil. sei la o que estes malditos chineses colocam

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Colocam o mesmo que os malditos americanos.

        1. Avatar de ZeZe
          ZeZe

          Os americanos não colocam nada! Pedem ao chineses para colocar 😀

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Os americanos tiram-te a informacäo para seguranca do país, e säo o último recurso de muitas sociedades quando há “guerras a sério”;

          os chineses tiram-te informacäo (com sorte a bancária também) para servidores estranhos, e näo fazem nada de útil em caso de países com problemas: nem comida, nem auxílio, nem defesa.

          NOTA: falo dos chineses como sociedade na China, nada haver os indivíduos que emigraram para ganhar a vida.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            “São o último recurso para guerras a sério” então se praticamente em todas são eles que as fazem acontecer… e nas outras têm algum proveito senão estavam quietos, mas o mesmo em relação às outras potências, não existem bons nem maus, existe um conjunto de interesses que na maioria colidem com os interesses de outros

          2. Avatar de Máquegáiver
            Máquegáiver

            Tirando a parte de comerem cães e gatos, confio mais nos chineses do que os norte americanos.

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @rmcrys
            Comentário de um demente.

        3. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          @Nuno Vieira “@rmcrys
          Comentário de um demente.”

          Opa, entendo porque estás a dizer que o teu comentário é de um demente, näo sejas täo duro contigo mesmo, näo precisas anunciar que és demente, é um problema sério…

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Qualquer tipo de espionagem ao utilizador comum é inadmissível. A tua demência é que tu acreditas que os EUA espiam os utilizadores por causa do terrorismo.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            “rmcrys”

            na verdade, escreves-te tudo ao contrario :S

            Ninguém ROUBA informação, dos cidadãos comuns para “ajudar” LOL 🙂

            Os dados são ROUBADOS para uso próprio como é evidente.
            Não há como enganar em coisas tão BÁSICAS como estas…

        4. Avatar de lmx
          lmx

          ora ai está!

          Eu pessoalmente até confio mais no Chineses.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Lmx: “Ninguém ROUBA informação, dos cidadãos comuns para “ajudar”
            Os dados são ROUBADOS para uso próprio”

            Todos os países civilizados roubam informação dos cidadãos, não é exclusivo dos EUA. Eles são roubados exactamente para discriminar quem é “comum” e quem é criminoso e pode colocar uma bomba e afins. Informação para uso próprio? E o que faz o FBI ou CIA com os teus email ou fotos de meninas? Ou número de conta? Achas mesmo que vão levantar-te dinheiro? Santa paciência …

            Nós é que vivemos num país a esse nível tranquilo, se um dia arrebentassem um comboio, avião ou outra coisa com um familiar ou conhecido, a tua conversa mudava rápido…

            Ves os EUA a invadir algum país que não seja ameaçador? Ou algum país que não tenha bombas ou arsenal? Por outro lado vê a Rússia…

            Se não fossem os EUA a manter alguns países na linha (irão, Iraque, China, Coreia do norte,Rússia) bem que já estávamos todos a falar russo ou mandarim …ou nem estávamos a falar porque seria conta o regime.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Nenhum dos países que os EUA invade são ameaçadores. Tu é que comes a propaganda deles sem sequer a questionares. Eles invadem porque têm interesses estratégicos e/ou económicos.

            Já alguma vez questionaste-te o porquê que as pessoas do médio oriente e outros paises afectados pela politica estrangeira dos EUA os detestam? Claro que não, porque a propaganda dos EUA passam que eles são malucos e tu muito alegremente aceitas essa explicação.

          3. Avatar de lmx
            lmx

            rmcrys,

            “Ves os EUA a invadir algum país que não seja ameaçador? Ou algum país que não tenha bombas ou arsenal? Por outro lado vê a Rússia…”

            Não vejo um País…são TODOS os que os EUA invadem!

            E os grupos terroristas são financiados pela cia, para depois os EUA criarem a propaganda de que “precisam invadir”…

            É mais claro que a agua!

            Estás a comparar a Russia com os EUA??Credo…a Russia não faz isso meu caro…

            As guerras em que a URSS entrava era sempre para travar o mal…

            A ultima foi a do Afeganistão, que tentava acabar com os talibans…

            quem é que os Americanos apoiaram e ajudaram a crescer?Precisamente os Talibans…só dizes asneiras..

          4. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            LMX/Nuno Vieira:

            A mim ninguém me vende nada, já fui e tenho conhecidos de alguns desses países, leio os jornais e livros. A näo ser que tivesse um transtorno psicológico e pensasse que os livros e jornais Europeus, Americanos, etc säo todos manipulados, entäo podia ter outra opiniäo.

            Basta ver na história (e agora) os “direitos” dos trabalhadores e os de opiniäo diferente ao regime na Rússia, China, Coreia do Norte, Médio Oriente e o que lhes acontece, e está tudo dito.

            Quanto à URSS: tenho conhecidos que emigraram de países constituintes da URSS ou de influência russa (Georgia, etc) e contam bem a realidade; basta ver ainda há pouco com Ucranea + aviöes/submarinos no espaco da Suécia e Holanda, etc etc

            É a vossa opiniäo, respeito, näo concordo e näo entro em paranóias “do contra”.

          5. Avatar de lmx
            lmx

            “basta ver ainda há pouco com Ucranea + aviöes/submarinos no espaco da Suécia e Holanda, etc etc”

            Pelos vistos entras mesmo na Paranoia da invasão…

            Parece o filme “The Russians are comming” 🙂

            Submarinos/Aviões no espaço da suécia???Onde viste isto sobre a Russia?
            Que eu saiba o submarino que lá estava era Holandes…aviões Russo no espaço Aereo Suéco?
            Os Russos andam sempre por cima de Aguas Internacionais meu caro!!
            Os EUA é que não, passam por cima de portugal com aviões para matar civis no iraq, afganistão, e o raio que os parta, e com presos, que raptam , em diversos locais do mundo…credo…não vês noticias tu????

            Na Ucrania??
            Na Ucrania está a EU, e nos edificios a volta de onde o presidente foi deposto e perseguido, está agora a CIA instalada…tu não vês noticias???

            Até o Oliver Stonne está a fazer um documentário Sobre isso…credo.

            http://www.hollywoodreporter.com/news/oliver-stone-ukraine-protests-truth-760755

            este gajo tem t*mates,
            mas ainda vai acabar como os cientistas do voo MH17 sobre a Ucrânia, ou o voo que os EUA abateram da malasya antes deste, ou num mercedes armadilhado…

            aguardemos…

            Epahh cego por algum tempo é normal, mas para sempre, já é defeito.

            Desculpa a Sinceridade.

  5. Avatar de irlm
    irlm

    plastico ou aluminio?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Creio que é de alumínio se for de plástico ninguém comprará ☺

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Em que ecoponto se coloca isto?!

    1. Avatar de x
      x

      Estas a pensar em ficar la espera para trazer algum que alguem va a deixar. Então vai esperar ali no ecoponto da esquina mas agasalha-te que esta frio e leva tambem um saco cama bem quentinho não va o sono fazer-te sonhar 🙂

  7. Avatar de JJ

    Para o mundo Linux, parece ser uma boa noticia!

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      Para os outros também, imaginemos que em PT custara 400euros + 150 de um windows 8.1 , fica muito em conta.
      So que nao deve chegar ao nosso mercado.

      1. Avatar de Miguel Machado
        Miguel Machado

        Tambem acredito que não chegue a Portugal. Pode-se optar por importar o artigo, porém não podemos esquecer que o teclado não virá em portugues.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          e ainda corres o risco de a alfandega, te sacar mais algum 🙁

  8. Avatar de Alexandre Cunha
    Alexandre Cunha

    Há empresas chinesas a produzir notebooks finos com processadores desde o atom até i5 com preço interessante (desde $200 ou menos). Basta dar uma vista de olhos no alibaba e outros. Eu creio que vi lá esse modelo com botão cor de laranja… Como é prever esses fabricantes usam materiais mais baratos, plástico, etc (estou a referir-me aos vários fabricantes chineses, não concretamente a essa opção da Xiaomi)

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Excelente, para formatar e instalar Windows 8.1 ou o 10 que esta a chegar

  10. Avatar de Tiago Pinto
    Tiago Pinto

    Ate nos portateis tem de copiar a apple, dps como android a bateria dura metade, fica lento e problemas com o passar do tempo. Garantia chinesa? Medo..

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Essa afirmacäo está um pouco (grande) descontextualizada (SO móvel vs. desktop), e completamente equivocada quando na verdade é o contrário.

      Mas qualquer situacäo é boa para inventar e dar largas à imaginacäo, näo? Ou isso, ou para ganhar uns “cliques” para o pplware.

      1. Avatar de Tiago Pinto
        Tiago Pinto

        se o pplware me paga, so estou a trabalhar!

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Também tenho que pedir uma mesada ao Vitor M., dou demasiados cliques, opiniöes e esclarecimentos para viver a päo e água.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      A Acer e a nossa Europeia Packard Bell, e a emachines também são chinesas acho eu.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Já tive aparelhos dessas 3 empresas e presentemente Lenovo também e cheguei às seguintes conclusöes:
        – Acer/Packard Bell/eMachines/marcas de engenharia 100% china: NUNCA mais

        – Lenovo (excepcäo): nunca me deu problemas, tenho (para já) confianca nela *mas* nunca compro nada Lenovo que näo veja a qualidade do ecrä primeiro (têm tendência para serem pouco luminosos, e as cores algo desequilibradas)

        Meus (frequentes) problemas com marcas 100% chinas:
        – baterias de fraca qualidade
        – software com bugs (curiosamente as versöes Acer dos Windows conseguem ter dezenas de problemas que as versöes Asus, Lenovo, etc näo têm…)
        – plásticos de degradacäo rápida
        – ecräs com saturacäo e balanco de cor maus

        Confio em produtos europeus, (norte)americanos e japoneses.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          A ACER não é chinesa…é de TAIWAN…são asiaticos na mesma…ehehhe

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Olha eu é ao contrario…

          Asus tive um em 2007, mal pude troquei-o, a Acer’s tenho 3, e o próximo ou será Acer ou lenovo…

          O problema dos 2 ultimos Acer, é o teclado, que não é soft…os antigos(tenho um!tinham um teclado incrível), tirando isso 100% satisfeito!

          Asus é que nunca mais!

      2. Avatar de Tiago Pinto
        Tiago Pinto

        em portateis nada melhor que um macbook, ate para instalar o windows sao os melhores.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          É isso e a esvaziar a carteira, nunca vi nada täo rápido 🙂

        2. Avatar de Marco
          Marco

          santa paciencia, pagar um preço premium para depois colocar o windows… se n é para usarem o Mac OS, n percam tempo nem dinheiro comprem um lenovo ou algo com qualidade.

  11. Avatar de motard
    motard

    Se vier com esse preço, e ainda por cima com Linux, um já têm vendido, a mim. 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      +1 pra mim 😛

  12. Avatar de Osvander
    Osvander

    Se vier a ser vendido aqui no BR eu compro!!

  13. Avatar de Nelson
    Nelson

    vai ter especificações superiores, a 1/4 do preço

  14. Avatar de Anderson Silva
    Anderson Silva

    Estilo??? ou um COPY e PASTE lolol?? isto sim é que é fazer os tpc de casa LOL por parte da XIAomi… que seja bem vindo pelo preço e especificações que os rumores dizem só falta comprar um adesivo da maçã e colar por trás :)….

  15. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Tadinhos dos que nunca lidaram com um Mac 🙁

    E arrotam postas de pescada como se soubessem do que estão a falar.

    “I’m have to admit being a bit baffled by how nobody else seems to have done what Apple did with the Macbook Air – even several years after the first release, the other notebook vendors continue to push those ugly and *clunky* things. Yes, there are vendors that have tried to emulate it, but usually pretty badly.” – Linus Torvalds 🙂

    http://techcrunch.com/2012/04/19/an-interview-with-millenium-technology-prize-finalist-linus-torvalds/

    1. Avatar de lmx
      lmx

      toda agente sabe que os MACS são BONS!

      Eu adorava ter um para correr o meu Linux!
      O MAC OS é um excelente OS!

      São é caros, e para justificar a compra de um, não é fácil!
      Claro há alguns a preços muito competitivos, mas não são os pro’s…

  16. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    mais copycat

    e ainda dão crédito a Xiaomi

  17. Avatar de Davide Santos
    Davide Santos

    Na minha opinião essas imagens são fake pois no teclado está uma tecla windows e devia ser uma tecla “MI”….

    1. Avatar de Luís
      Luís

      isso não quer dizer nada, acho…
      tive (já o despachei, para arranjar um melhor – leia-se, com mais RAM – porque se desse para fazer upgrade à RAM nem o vendia, mas só suportava mesmo os 4GB que trazia) um Asus com tecla Windows e o que vinha instalado de origem? Ubuntu…

  18. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Lixo xines não obrigado

    1. Avatar de João Carvalho
  19. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Não tenho nada contra os produtos em si… mas a forma como são fabricados.., falo de direitos humanos, concorrência desleal face a empresas ocidentais… não é por acaso se hoje somos a sociedade que somos. É fechar-lhes novamente as fronteiras e vamos ver o bom que são, pois não passam de um bando de piratas. Comprar chinês é renunciar a todos os nossos direitos e participar na nossa auto-destruição.
    Também me entristece bastante, empresas ocidentais como a Apple e outras… que procuram mão de obra barata com o objectivo de maximizarem lucros… Haveria muito mais a dizer, enfim!!!
    China!, NÃO OBRIGADO.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      então não vestes quase nada, não calças quase nada, não utilizas quase nenhum gadget, pq é quase tudo tudo feito na china.

      1. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        Pelo menos tento… e se todos tentassem estaríamos bem melhor, é uma questão de princípios.

  20. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A Xiaomi já desmentiu que a imagem, “photoshopada” do MqacBook Air, seja deles 🙂

    O que não quer dizer que não venha a existir um (outro) computador.

  21. Avatar de waewalh
    waewalh

    sistema pré-instalado Linux?

  22. Avatar de eihihhh
    eihihhh

    xiaomi está a preparando lançar Red Mi 2!!! alguém sabe?!