5 ideias que a Xiaomi “roubou” à Apple

87 Comentários

A Xiaomi está, actualmente, na sexta posição, à escala mundial, no TOP 10 das empresas ligadas aos dispositivos móveis e ontem anunciou dois fantásticos dispositivos: o o super potente smartphone Mi 4 e a smartband Mi Band por apenas 10€.

Mas não será a Xiaomi a “Apple Chinesa” ou, pelo menos, a Apple a “musa” inspiradora da Xiaomi? Aqui ficam 5 ideias que a Xiaomi “roubou” à Apple.

Xiaomi-Hongmi-sales-01

1) iPhone vs Xiaomi

Colocando lado a lado o iPhone e o Mi 4 as semelhanças são realmente muitas.

Xiaomi_06 2) “one more thing” …uma das frases usadas por Steve Jobs numa apresentação e que o CEO da Xiaomi, Lei Jun, decidiu adaptar também à sua apresentação. A roupa usada é também bastante semelhante.

Xiaomi_07

 

3) iOS vs MIUI

A MIUI é uma ROM personalizada que foi criada inicialmente por uma equipa chinesa (há uma comunidade que faz a tradução para PT – ver aqui). Esta ROM oferece uma interface muito elegante (muito ao estilo do iOS) e as indicações relativamente à fluidez são também muito positivas.

Esta ROM não é apenas mais uma ROM já que são várias as aplicações que integram com a mesma, garantindo uma experiência de utilização fantástica.

Xiaomi_08

4) Mi Box

Mas a Xiaomi não cria apenas smartphones/tablets. Reparem na set-top box Mi Box… muito semelhante à Apple TV…não?

Xiaomi_09

5) Lojas Apple vs Xiaomi

E as lojas Apple e da Xiaomi também partilham algumas características! Repare nas mesas largas da Xiaomi que são muito idênticas às usadas nas lojas da Apple…

Xiaomi_10

Muitas coincidências ou simplesmente as mesmas ideias? Seja como for, a copiar que se copiem os melhores e que a concorrência sirva para trazer até ao consumidor os melhores produtos e, se possível, com os preços mais atractivos.

De referir que o brasileiro Hugo Barra, da Xiaomi já veio a público dizer que o fabricante chinês não está a copiar a empresa da Maçã.

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    Na tecnologia, nada se cria, nada se perde, tudo se copia.
    Para quê reinventar a roda?

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      aqui no comentario faltou o copy paste do lugar certo xD

      quanto à Xiaomi vs Apple..
      não se trata de copiar o melhor da tecnologia mas sim copiar o melhor da ilusão

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        a Apple aqui nem diz ada, claro, não é samsung….né, mas quando começar a ganhar bem a xiaomi

      2. Avatar de M
        M

        What ptpedropt said XD

  2. Avatar de MIKE
    MIKE

    vão chover comentários android vs ios. ou lag vs fluído……

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Não vejo lugar a comentários Android vs iOS (sem ser a malta que basta alguém espirrar para começar com a conversa de reformado), mas sim lugar a:

      – comprar algo de empresas chinas quando estas o que fazem é apenas roubar o que outros gastam milhões e meses a fio a desenvolver? Nop. Há muita gente, adolescentes e jovens desempregados a quem esta marca tenta, mas para mim é apenas uma marca sanguessuga e parasita.

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Sim, muitos adolescentes e jovens desempregados a que esta marca tenta. Por iso é que é a 6ª maio fabricante de dispositivos móveis do mundo.

        O pessoal ainda teima em olhar para os chineses que fazem coisas como deve ser com o estigma da falta de qualidade. No entanto, temos visto a sair da China empresas com capacidade para se tornarem gigantes tecnológicas em nome próprio. A Huawei é provavelmente o melhor exemplo disso.

        Pensa que se calhar a Xiaomi surgiu numa altura em que não havia iPhones na China e que viu aí uma oportunidade de negócio, afinal, é um mercado com 1,35 mil milhões de pessoas. Não é muito mais pequeno que o mercado europeu (continente – 742 milhões) mais o americano (continente – 953 milhões) juntos (1, 695 milhões).

        Eles podiam ter-se limitado a fazer cópias reles de iPhones, mas optaram por pegar no iPhone como fonte de inspiração, e até adoptar um pouco da imagem da Apple, para dar nas vistas. Isto do ponto de vista do negócio é genial.

        À conta disso, estamos aqui a falar de uma empresa com 4 anos que já tem uma grande dimensão e um lugar firmado no top 10 dos fabricantes de dispositivos móveis. E isso não é pouco.

        Ainda vai dar muito que falar a Xiaomi

        Já agora, para os mais incuatos: http://www.mi.com/en/

        1. Avatar de badsector
          badsector

          Esqueceste-te de dizer que as outras também ganham milhões com as percentagens absurdas de lucro.

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Näo se trata de terem ou näo qualidade, trata-se de como o fazem. Se tens 2 empresas com o mesmo produto: a empresa A cobra-te 20 euros porque desenvolveu o produto, e tem profissionais a trabalhar com higiene e direitos; a empresa B cobra-te 10 euros porque copiou a empresa A e tem criancas a trabalhar.

          A qual empresa compras? Näo precisas responder que eu já sei, depois queixas-te porque temos desemprego e patröes exploradores, e os países do norte näo. Eu na Holanda, Alemanha, Finlandia e Suécia nunca vi produtos chinos, deve ser do frio. Enfim, mentalidades näo se mudam, continua assim a defender este tipo de empresas e ves o longe que chega o teu país.

          1. Avatar de Xis
            Xis

            O iphone é um produto chino, é construído na china e nada te garante que as condições de trabalho de quem os constrói são melhores do que as outras marcas.
            E para além do mais, dos 5 pontos mencionados no post, qual deles implicou à Apple “milhões e meses a fio a desenvolver?” Nenhum…certo?

          2. Avatar de Só um gajo
            Só um gajo

            Questão nº 1: Mostra-me provas para aquilo que afirmas. Onde viste que a Xiaomi não dá condições aos seus trabalhadores?
            É que se quiseres eu vou ali buscar uns links de umas notícias que falam da exploração de trabalhadores nas fábricas que produzem, por exemplo, o iPhone. (Hint: ninguém está inocente nisto)
            http://tech.firstpost.com/news-analysis/apple-investigates-alleged-labour-violations-at-iphone-5c-supplier-factory-105059.html
            http://www.techinasia.com/china-labor-abuses/

            Questão nº 2: Alguma vez passaste mais que umas férias no Norte da Europa?
            É que eu morei na Dinamraca durante uns tempos e tive oportunidade de dar umas voltas pelo resto do Norte da Europa, e deixa que te diga que estás redondamente enganado. Esse é outro estigma que há por aqui. O pessoal dos países do Norte da Europa só não está pior que nós porque tem economias sólidas e governos onde os índices de corrupção são muito baixos (o nosso problema não está no consumidor, o nosso problema está em quem manda). De resto é a mesma coisa e há coisas onde ainda têm que comer muita farinha para chegar à nossa beira. Eu sei como funciona porque trabalhei com eles e vi como eles fazem as coisas.

            Lê isto: http://techcrunch.com/2013/08/28/xiaomi-what-americans-need-to-know/

            Só para que não restem dúvidas de que os produtos da Xiaomi são mais baratos porque a margem de lucro não é tão alta. Ou achas que a Apple só tem 10% de lucro em cada iPhone que vende?

          3. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Sim, mas 700€ por um telemóvel!!! Quanto ao “copiar” isso é muito engraçado mas todos os carros tem rodas e luzes à frente inclusive os chineses e para os telemóveis neste momento não serem cópias só se fossem triangulares ou redondos, enfim

          4. Avatar de Helder Vaz
            Helder Vaz

            Mas deves ter um Samsung ou um sony ou um HTC ou um… Não interessa, tens algum modelo português que possamos usar como alternativa a estas marcas!!!???

  3. Avatar de The Man
    The Man

    Impressionante… só consigo usar esta palavra

  4. Avatar de MIKE
    MIKE

    já que comparam a loja, comparam também as cadeiras, etc. LOL

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, também são parecidas 🙂

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Parti me a rir xDD

    3. Avatar de antonio
      antonio

      A maior semelhança é a xiaomi ter clientes e a apple estar às moscas.

  5. Avatar de joao
    joao

    1. “Repare nas mesas largas da Xiaomi que são muito idênticas às usadas nas lojas da Apple…” pessoalmente reparei nas mesas e o que vi de semelhantes é serem feitas de madeira.
    2. ” A roupa usada é também bastante semelhante.” Esta realmente… nem sequer comento, o homem não pode vestir calças, porque é a única semelhança, já que não vimos os sapatos nem as meias.
    “Colocando lado a lado o iPhone e o Mi 4 as semelhanças são realmente muitas.” Se for colocado lado a lado com muitos outros equipamentos também será semelhante, alias todos eles são muito semelhantes.

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      loool muito bom, bem comentado

  6. Avatar de Luis
    Luis

    No outro dia fui vi uma loja de roupas que tinha umas mesas largas.. seria uma cópia ás lojas da apple? 😛

    quanto ao telemóvel ser parecido…
    O que é igual? ser em metal?
    os botões, sensores e camera são diferentes ou estão em localizações diferentes.
    posso apontar alguns outros modelos parecidos. rectangulares e com um ecrã colorido é das poucas (senão única) coisas que consigo apontar em termos de igualdade.

    das semelhanças com a apple tv, tenho em casa um modem 56kbs (sim modem) que vejam só, é igual.

    Ok o “one more thing…” é igual.
    mas isso foi com intenção de copiar ou de gozar?

    relativo ao miui vs Ios não posso argumentar porque simplesmente não conheço.

    dizer que “roubou” 5 ideias… mesmo com as aspas acho que é um pouco exagerado.
    Mas não deixa de ser um artigo interessante nem que seja para rir um pouco de mais uma ou outra comparação (que acho parva) com a apple ou que alguém imitou a apple. Como se só eles é que tivessem bons designs..

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Estás seriamente a dizer que não encontras as semelhanças??

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Após ver estas imagens, acho graça como é que o Hugo Barra da Xiaomi consegue afirmar que esta não está a copiar a Apple… para afirmar isso, tinha que afirmar que a Apple é que copiou a Xiaomi, pois ao ver as imagens, fica claro que alguém está a copiar alguém…

    É que não estamos a falar de uma tecnologia, de um ecrã, ou de um sensor, estamos a falar de cores, design, frases… qual a probabilidade de ser coincidência?! Não me parece…

    A mim quer-me parecer muito estranho, se, perante estes factos, a Apple mais cedo ou mais tarde não avançar com um processo jurídico contra esta empresa…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Atenção… quando falo em copiar, não me referi por exemplo ao formato do dispositivo móvel, que até nem acho dos “maaaaaiiiis” idênticos. Referia-me sim, ao conceito “frase”, às cores usadas nas capas do dispositivo que são exatamente as mesmas sem tirar nem por, com a mesma tonalidade e tudo, ao dispositivo TV em si, não só pelo formato, este sim bastante semelhante, mas até a própria foto que o apresenta, é igual!

      Para terminar o conceito das lojas… já li aqui comentários a dizer que não vêm nada de parecido etc… mas se entrassem numa loja destas da Xiaomi sem terem lido esta noticia, aposto que iam pensar “bem, parecia quase que estava numa loja apple”, porque o conceito é o mesmo… e não me venham com historias, porque quem já esteve por exemplo em lojas oficiais da Microsoft sabe perfeitamente que há diferença no ambiente e design da mesma… aqui denotasse uma clara tentativa de aproximação ao mesmo estilo usado pela Apple…

      E atenção, digo isto sem nenhum tipo de fanatismo ou preferencia… tanto uso Microsoft como Apple como Android, para mim todos são bons e todos têm pros e contras, mas pessoalmente, é indiscutível que nestas fotos seja facílimo ver uma tentativa de copia empresarial…

    2. Avatar de erreee
      erreee

      não é cópia nenhuma, pois não podes patentear formas nem uso de cores, nem materiais.

      os fanboys ainda pensam que têm grandes dispositivos, não sei se já deram uma olhadela aos modelos topo de gama da Xiaomi, e os compararam com os modelos da marca da maçã ou da sanguessuga, tanto a nível de características técnicas como a nível de preços. iPhone 5S 64GB -> 900€; Xiaomi Mi3 64GB 370€.

      E, para finalizar, a Xiaomi é a 3ª marca mais vendida na China.

      1. Avatar de bruno
        bruno

        Exato… Quando as pessoas tirarem as palas dos olhos, empresas como a Xiaomi e OnePlus (que é o que eu tenho de momento 😀 ) irão esmagar as empresas que só tem nome e marketing.
        PS: eu disse “quando tirarem” algo que nunca ira acontecer infelizmente

  8. Avatar de Antonio
    Antonio

    copiam tudo da apple, que porra, até dão para fazer chamadas esses telefones chinocas, até isso copiaram.

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Não, não copiam nada… a Apple é que copia, e é a única. Eles nunca inventaram nada.
      Copiaram a Gui do SO do DOS, o iPod do Zune, o iPhone do Galaxy S-3 ou do S200…

  9. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    Eu sempre vi a MIUI como iOS-look, isto tudo não me admira nada, sempre me pareceu que a Xiaomi quer ser igual à apple.

  10. Avatar de Br
    Br

    Sim são muito parecidos mas com sistemas muito diferentes.
    O que interessa é o motor. Até agora ainda não vi cópia à altura.
    Pplware, desculpem-me mas o ponto 5 é uma palhaçada.

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      só o 5? eu acho que são todas, aquilo não existia em lado nenhum antes da apple ter? qualquer dia ainda dizem que a apple inventou o telemóvel.
      Se hoje a apple lançasse um carro era uma novidade, se depois amanhã outra marca lançasse outro (aos olhos dos palas-nos-olhos-fan-boys) era uma copia exacta do da apple, tem portas, rodas, vidros, volante, motor, faróis, linhas idênticas com o capô mais baixo que o tejadilho, etc, enfim.

  11. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Não consegui parar de rir quando disseram que as mesas eram muito idênticas. De resto sim, a Xiaomi copiou a Apple, expecto a parte das mesas. Porque se formos por este caminho significa que a Apple também copiou muita loja com a Apple Store.

  12. Avatar de Valinho
    Valinho

    Porra!!! agora reparei que eu tb imito a Apple, tenho uma mesa larga na sala….

  13. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Actualmente possuo um smartphone Xiaomi, apenas tenho a dizer que a relação qualidade preço é fantiscamente boa.
    Quanto a copia basta olhar para os diversos dispositivos da gama da xiaomi para perceber que não é uma empresa como todas as outras que tenta efectuar replicas de má qualidade.

    A Xiaomi/Miui neste momento está anos de luz a frente da Apple/Ios no que toca a qualidade/preço.

  14. Avatar de helcap06
    helcap06

    A unica comclosão é esta “que a concorrência sirva para trazer até ao consumidor os melhores produtos e, se possível, com os preços mais atractivos”

    Não vamos enumerar o que a Apple ja copiou e vai continuar a copiar do android para o IOS 8, 9, 10 etc…

    Um aparte. As lojas da Xioami tem lampadas no teto sera que foi copia da Apple e as paredes repararam tambem tinha paredes na loja sera que tambem as copiaram e as portas tem dobradiças não deu para perceber na imagem.

    Naõ sei que fez este estudo mas deviam de ter vergonha de apresentar tais factos como copias. Ou Killian Bell não tinha que fazer e resolveu fazer uma brincadeira engraçada.

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só falta referir uma coisa que a Xiaomi NÃO COPIOU… o preço!
    🙂

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Sim mesmo bom:

      Como metem crianças a trabalhar, zero normas anti poluição ou gastos com desenvolvimento e pesquisa já que copiam quase tudo (seja de quem for) , assim fazem uns preços jeitosos. Que felizardos …

      1. Avatar de PJM
        PJM

        tas a gozar certo?

      2. Avatar de Balmer
        Balmer

        Acho que não deves estar muito ciente do que se passa com a Apple e algum do hardware que adquire, pois não?

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Consegues afirmar com 100% de certeza que os restantes fabricantes de telemóveis não utilizam materiais fabricados com mão-de-obra infantil? Ainda há pouco tempo a Apple e a Samsung descobriram que um dos seus fornecedores usava esse tipo de mão-de-obra… Isto apesar dos mecanismo para controlar esses casos.
        E falando de empresas que copiam… por acaso é do tempo dos leitores de videos VHS? É? Então deve saber que os grandes fabricantes japoneses (SONY por ex.) “copiaram” a tecnologia criada pelos holandeses, não sabe? Copiaram e admire-se… melhoraram! Portanto, começaram como copiadores e agora são pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia…
        Dá que pensar, não?

        1. Avatar de AAAA
          AAAA

          Ridiculo.

          Que tecnologia Holandesa? O primeiro sistema de video gravado foi Americano, da Ampex.

          Sony e VHS? Sony usava no ínicio o sistema deles, Beta, e antes, o sistema industrial, U-matic…

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Paulo, deixa estar: há pessoas que väo pelo preco vs. o que obtém pura e simplesmente. O que se passa por trás é-lhes igual.

          Depois há um processo psicológico que usam muito que é a racionalizacäo, que basicamente é convencerem-se a si próprios que as outras empresas de topo (Apple, Samsung, etc etc) também o fazem, para tornar o que fazem (comprar a empresas chinas reles) aceitável.

          Meninos, por mauito que mandem uns bitaites: väo à China e vejam como trabalham estas empresas; depois väo ver as que trabalham para a Apple (China, Brasil) / Samsung (Coreia) e venham dizer algo. Até lá racionalizem o que quiserem.

        3. Avatar de TemosPena
          TemosPena

          Quanto a esta questão, sei de diversos (não 1 ou outro mas, vários) casos, em que a Apple retirou os contratos aos construtores por:
          1. Utilizarem mão de obra infantil;
          2. As condições de trabalho, estarem fora dos padrões impostos;
          3. Os laboratórios (para chips, memórias, etc), não estarem convenientemente sanitizados; e por diversos outros motivos.
          Eu uso Apple (iPhone), desde o 3g. Tenho tentado utilizar outros mas, até agora, o Android deixa muito a desejar. No entanto, a minha mulher e as minhas 2 filhas, usam Samsungs com Android e, apesar de alguns problemas, lá se vão desenrascando.
          Finalmente e, isto para os aamantes do Android – Só existem 2 Sistemas Operativos Móveis que são aceites pela forças de segurança Americana, por serem considerados seguros. De acordo com o último relatório, Todos os serviços de segurança governamentais Americanos (NSA, CIA, FBI, etc) só podem utilizar aparelhos baseados em IOS (Apple) e RIM (BlackBerry). Estima-se que mais de 65% dos aparelhos móveis com Android, estão com Malware, Spyware, Viros, etc.
          À parte de tudo isto, temos sempre o BlackPhone que, apesar de baseado em Android, utiliza uma Cifra de segurança, sendo quase 100% eficás e, tudo isto, sem ter que copiar de ninguém.
          Não vos quero vender nada, até porque nem tenho ações da Apple mas, factos, são factos.
          Finalmente, não nos pudemos esquecer de uma coisa muito importante. A China controla tudo o que é comunicações (só se fala da America), inclusivamente, bloqueiam sites, prendem pessoas, proibem que certos serviços (tipo Google, Facebook, etc) funcionem no seu território. Quem me garante que este tipo de telemovel não está debaixo do mesmo tipo de controlo?

      4. Avatar de erreee
        erreee

        dás pena fanboy. ficas já a saber que os componentes vêm todos das mesmas fábricas. se para um trabalham crianças, trabalham para os outros todos.

        boneco.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Fanboy? De que marca? Porque tenho produtos de 5 diferentes 🙂 tu és daqueles que desde que te dêem produtos a baixo preço, é-te igual se quem os fabrica mata, esfola… e vê se que trabalhas (ou estudas) e nunca desenvolvesse nada que fosse roubado, copiado, etc.

          Fica na tua, porque a cabecinha não dá para mais.

    2. Avatar de Blop
      Blop

      Pois, também não está a usar o iOS, nem a pagar a developers para patar linhas de codigo para criar um SO 😉

  16. Avatar de Rafael
    Rafael

    Onde anda o Nelson…??

    1. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      Ou foi de férias ou agora comprou um smartphone com android e já não tem nada a dizer. hehe

      1. Avatar de Winetree
        Winetree

        Comprou um smartphone com android e bloqueou…

        1. Avatar de antonio
          antonio

          Riscou o touchId do iphone e agora não consegue aceder aos conteúdos.

      2. Avatar de Blop
        Blop

        Ou fartou-se de pessoal sempre a dizer a mesma coisa, muita das vezes sem fundamentos, apenas a picar porque é bonito gozar com os “fanboys” da apple e não com os “fanboys” do android

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          não faz cá falta nenhuma….

          1. Avatar de andre
            andre

            Pois não! Saiu um e entrou outro ainda pior, o brun0carvalho, esse gajo é mesmo burro…

          2. Avatar de Marco
            Marco

            Tbm falta a joanita

  17. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    Muito sinceramente, acho forçada a comparação. É daqueles casos em que vemos o que queremos ver e não o que lá esta.
    Na minha humilde opinião fica mal este tipo de “notícia” ao pplware. Que relevância tem usarem a mesma roupa? A frase apresentada é única do Steve Jobs?
    Ás vezes dá a sensação que estão a publicar certas notícias porque não arranjam nada mais interessante para publicarem.
    No entanto, continuo a salientar “Na minha opinião…”

    Aquele abraço

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é nada disso Ricardo…o que não faltam é noticias de tecnologia, e o Pplware é dos primeiros a informar. Repara a fonte do artigo…um dos maiores sites internacionais…achas que também nao encontraram nada interessante?

      1. Avatar de Ricardo Ferreira
        Ricardo Ferreira

        Pedro,

        Eu compreendo, mas acho a relação ou a cópia demasiado forçada. Comparar mesas e uma frase? Mais uma vez refiro, na minha humilde opinião, é notícia que não acrescenta muito ao mundo da tecnologia. Não é por ser um dos maiores sites internacionais que é relevante! A Microsoft tem a dimensão que tem e farta-se de falhar, às vezes, redondamente (Windows Vista e muito mais).
        Se não reconhecesse a qualidade ao PPLWARE não estava aqui a comentar. Simplesmente não me dava ao trabalho. Daí achar “ter o direito” a expressar aquele comentário.

        Abraço 😉

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Ricardo,

          A Xiaomi simplesmente copia todos os produtos da apple (a essencia, não a tecnologia). se procurares na net vais encontrar muitos outros produtos.

          mas eles vão muito mais longe. Eles estão literalmente a copiar o estilo, a forma de estar da Apple. A forma de vestir, as lojas (não só as mesas), as apresentações. Tudo. Eles estão literalmente a clonar um estilo

          Como diz a expressão não olhem só para a árvore, mas para a floresta.

    2. Avatar de Winetree
      Winetree

      Lá dizia o outro, “as mentes são como pára-quedas, só funcionam quando estão aberta”…

  18. Avatar de António Vieira
    António Vieira

    Inspiram-se tanto na apple como a apple se inspira na Braun.

  19. Avatar de João Reis
    João Reis

    Isto é a China, vale tudo. A Apple também não pode entrar a matar pois é um mercado muito atractivo.

    Xiaomi são bons pelo preço qualidade, não vejo como concorrente à Apple, de todo. No entanto se estão a copiar imagens publicitárias isso deve ser penalizado. Milhoes de Desenvolvimento na imagem para outro roubar de graça numa tarde.

    Devemos proteger sempre, o contrário ninguem estaria a defender os EUA.

  20. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Realmente, um pouco mais de originalidade não lhe fazia mal.

  21. Avatar de luislelis
    luislelis

    “Apple perde em caso de infringimento de patente na china.”
    http://cisloandthomas.com/apple-loses-first-stage-of-patent-infringement-case-in-china/

    Caso para dizer
    (ladrao q rouba a ladrao…)
    Como a pouco tempo dizia um amigo asiatico…”os brancos pensam q mandam no mundo e impõem a regras e os outros devem seguilos mas pagando”
    O gajo ate q tem razao.
    Se a Apple tivesse um carro como seria? Diferente?
    Aquele abraco

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Isto não tem haver com racismo: há empresas espalhadas por todo o mundo que gastam milhões em pesquisa: o estilo é pesquisa; o design dum OS é pesquisa; etc etc. Depois tens empresas que passam do papel ao fabrico e normalmente são em países com mão de obra barata, e como esses países não investem em estudos, a indústria baseia-se somente em fabrico e não idealização.

      Como não tem idealização, roubam aos países que a tem. Que tem isso haver com racismo? Agora é culpa dos EUA, Europeus, Japoneses, Coreanos que o resto dos países não invistam na formação e outras coisas e o ÚNICO mercado é de mão de obra barata?

      A palavra racismo hoje em dia serve muito mais para vários grupos tirarem vantagem dela, que para o que ela realmente significa.

  22. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Não consigo perceber onde o xiaomi copiou a apple no ponto 3…mas de resto sim tem muito semelhança 😛

    1. Avatar de Ricardo Borges
      Ricardo Borges

      A imagem não deveria corresponder ao texto. Na imagem refere-se ás cores do iphola C e que também o chines utiliza na sua marca.

  23. Avatar de Alex
    Alex

    Visto bem a coisa concordo contigo.

  24. Avatar de Marco
    Marco

    quem nunca usou o miui v5 e o iOS é que n repara na copia. mas isso sou eu…

  25. Avatar de Eleck
    Eleck

    é isto que não percebo fo***** os tlms raios ma partam são todos parecidos então é tudo cópia da apple
    raio de forum que tem uns poucos de fanboys da apple e que só vêm apple á frente
    até aprece que a apple faz tudo
    se eu pudesse postar aqui postava um raio de uma noticia só de cenas que a apple copiou e fica já aqui uma delas, os controlos redondos do ippod antes de ser ippod toutch foram copiados do raio de um radio portatil feito na china, mais a porra da tomada que liga o transformador ao pc da apple que é magnético foi copiado do raio de uma batedeira chinesa dos anos 90 que fazia o mesmo
    mas este tipo de noticias ninguém fala, porque é do mesmo tipo que falar que o pai natal não existe a um miudo de 5 anos

  26. Avatar de alexandre
    alexandre

    Aqui fica a entrevista de Hugo Barra, para quem critica antes de experimentar:

    “The problem is that these people, being in the Valley, they don’t have access to any of our products. They’ve never played with a Xiaomi device before, they’ve never seen it, they read about it but they don’t actually play with them.
    You pick up one of these devices, you power it and play with it — then you can start to understand that what we’re doing is pretty unique. Play with MIUI (its Android-based firmware) and discover features in MIUI, and if anything, you can say that Apple copied some stuff — and others, by the way.”

    O entrevistador diz mais:

    “He (Hugo Barra) cited the ability to access the flashlight from the home screen, saying that MIUI has had such a function since three years ago, but Apple added it only in iOS 7. The local search function in the Google dialer, introduced for Android KitKat, has also been present on MIUI for a long time.”

    Se quiserem saber mais… http://thenextweb.com/asia/2014/07/24/xiaomis-hugo-barra-defends-sensational-copycat-claims-says-apple-is-an-inspiration/

  27. Avatar de NewJ
    NewJ

    Xinocas sempre copiaram e copiarão.. Normalmente com pouca qualidade.. Em relação à qualidade, não digo que seja este caso, mas a norma é essa..

  28. Avatar de Agostinho
    Agostinho

    Apesar de seguir o pplware, é a primeira vez que sinto que devo comentar.
    Acho esta noticia ridicula, tirando talvez o ponto 2 a parte da frase.
    Seja que marca for, onde sao fabricados os telemoveis ou grande parte dos componentes? China nao? nem por isso dizem que os vossos telemoveis sao fracos e chinocas sem qualidade.

    Reparem bem que esta marca tem dado muito que falar pela grande qualidade e pelo preço baixo, ao contrario dos iphones e samsungs.
    Acho simplesmente ridícula esta noticia, porque a Xiaomi nao faz copias como a GooPhone ou outras marcas de replicas em que as propias capas e encaixes sao iguais aos originais.
    Para mim isto é um artigo sem pés e cabeça.

  29. Avatar de Alex
    Alex

    Se fosse só o Xiaomi a copiar, e fossem apenas 5 ideias da Apple…. Mas não é só isso. Na china copiou-se literalmente tudo relacionado com novas tecnologias. Se no início essas cópias eram “rascas”, várias marcas na área apostaram em desenvolver os seus produtos e actualmente estão ao nível do melhor que se faz a nível global. Os earbuds da Xiaomi também são muito parecidos com os da Beats. Som e qualidade de construção superior por menos de 1/5 do preço dos Beats. Duvido um pouco que a Xiaomi ou qualquer outra empresa chinesa paguem um tostão no que à violação de patentes diz respeito… A HTC alguma vez pagou?

  30. Avatar de Paulo
    Paulo

    1)
    São rectangulares
    Têm a moldura em metal
    O altifalante tem o mesmo desenho
    Não chega para um passatempo de jornal
    2)
    Cospido e escarrado a cara do pai
    3)
    Para copiarem aquelas cores £€§@@}!!!! mais valia estarem quietos
    4)
    São pretas e quadradas. Alguma patente sobre o quadrado?
    O meu caderno da Firmo é preto … a Firmo copiou quem?
    5)
    Brilho versus baço
    Empenas versus pernas
    Se têm a mesma largura, os MacAir ou MackBook são muito pequenos ou o material da Xiaomi é muito grande.
    Se calhar a semelhança está na iluminação.

    Já agora, todos os portáteis são em concha, usam (quase todos) cpu Intel, têm as mesma RAM, o mesmo disco, o mesmo tamanho de ecran, colocam a webcam no mesmo sítio e com o mesmo desenho, o layout do teclado em quase igual, o touchpad pouco varia no tamanho, as portas são as mesmas, etc …

    Mesmo a Lenovo só conseguiu inovar ao usar o sensor vermelho em vez do touchpad. Só nisso.

    RealyRealyRealy?

    Se querem inovação procurem nanoFlowCell no youtube.

    Cumprs

  31. Avatar de Adriano
    Adriano

    Uma coisa eu tenho a certeza, se a Apple for à falência vai acompanhada

  32. Avatar de antonio
    antonio

    Jasus, o que inventam para que os visitantes comentem no forum. A unica imagem que acho “cópia” são as cores dos tablets com as dos iphones de plástico, sim PLÁSTICO, afinal apple tambem usa plástico caso se tenham esquecido, no entanto é bom recordar que esse conjunto de cores veem da nokia.

  33. Avatar de DrKein
    DrKein

    Já repararam na semelhaça, cópia descarada das marcas de pneus?? todos fazem pneus redondos! Ainda não percebi porquê, mas na verdade ninguém fala disso…

  34. Avatar de Jim
    Jim

    E as ideias que a Apple roubou aos outros? Não se faz artigo disso? Já agora, a Xiaomi não criou a rom Miui.

  35. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    a maçã podre podia era copiar o java e o flash para ver sites em condições nos seus tijolos!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      sites em condições não usam java nem flash. Flash pq está em final de vida, java devido às questões de segurança.

  36. Avatar de Luis
    Luis

    Acho que a ideia de “cópia” depende da perspectiva de cada um.
    Na minha opinião não se deve julgar a Xiaomi com apenas 5 imagens postas lado a lado com o propósito de comparar coisas semelhantes.

    A Xiaomi tem feito muito mais coisas para além daquelas que estão a ver nas fotos.
    A empresa fabrica:
    – SmartTVs de 4K e 3D (Apple não tem)
    – Baterias externas para dispositivos móveis (Apple não tem)
    – Routers (Apple não tem)
    – SmartKeys para colocar na ficha dos auscultadores (Apple não tem)
    – E uma série de acessórios inovadores

    E tudo a um preço muito acessível e com qualidade bastante boa, eu próprio tenho uma mibox e uma bateria externa e muitos amigos meus têm o mi3 e estão bastante satisfeitos.

    Depois… dizer que a China só copia, acho que estão a ser um bocado preconceituosos. De facto há muita cópia na China, tanto como em outros sítios mas as empresas Chinesas têm sido muito inovadoras… podem ver alguns produtos aqui: http://www.demohour.com/

  37. Avatar de Hugo Cardoso
    Hugo Cardoso

    Tinha que haver uma marca que vendesse para os chineses que tem mente quadrada tambem. Aquele “launcher” da MIUI… Coisa boa é que no android da para arrumar com ele logo que se compra xD

  38. Avatar de GabrielS
    GabrielS

    xiaomi lançou muitos gadgets, todos são bons? por exemplo fone de ouvido, power bank, vi um power bank ultrafino, http://bit.ly/1vI5QrZ poder de 5000mah, posso usa quantas vezes para carregadar um redmi 1s?

    1. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      São. Os earphones Piston são muito bons mesmo!

  39. Avatar de Pll
    Pll

    A Apple foi criada a base de copiar tudo da xerox. E depois continuou, a tecnologia da os carregadores por íman foi roubada aos chineses que usavam isso mas torradeiras etc. Basta procurar, há uma lista enorme de coisas copiadas pela Apple e continua a acontecer mas nunca se vê um artigo desses aqui. Fanboys 123