Swatch vai lançar smartwatch que não precisa ser carregado

35 Comentários

O mercado dos smartwatchs começa agora a tomar uma expressão de relevo e a mostrar-se interessante para as diferentes marcas. Depois de surgirem as primeiras propostas, ainda numa base de quase experimentação, começam a agora a tomar forma outras propostas mais maduras e de quadrantes que não se esperariam.

O mais recente fabricante a indicar que vai entrar neste mercado não é conhecido pela sua vertente tecnológica, mas sim pela sua arte de fabricar relógios. A Swatch quer lançar o seu smartwatch, e vai ter uma funcionalidade única.

swatch_01

O alvo da Swatch está bem definido e quer ocupar um espaço longe das propostas de smartwatchs que estão no mercado. A marca Suiça pretende apresentar um dispositivo com algumas características únicas e com funcionalidades que ainda não podem ser encontradas no mercado.

Esta informação surgiu numa entrevista que o CEO da Swatch, Nick Hayek, deu e onde revelou todos os planos da sua empresa para esta área.

O prazo que a empresa estabeleceu para o lançamento do seu relógio inteligente é muito curto, esperando-se que possa ser comprado já dentro de três meses.

O smartwatch da Swatch terá como forma de comunicação com o telefone a tecnologia NFC e terá também a capacidade de realizar pagamentos directamente da sua plataforma.

Outra característica única que quer apresentar é a capacidade de não ser carregado, resolvendo assim um dos maiores problemas que estes equipamentos encontram actualmente.

Não foram revelados quaisquer pormenores sobre esta característica, que será um elemento diferenciador e único.

swatch_02

Para pode ser usado na maioria das plataformas e pelo maior número de utilizadores, o relógio da Swatch deverá ser suportado pelo Android e pelo Windows, sendo esta a primeira proposta a olhar para o SO móvel da Microsoft e a querer apresentar um equipamento compatível.

O timing para o lançamento deste novo smartwatch vem colar-se às datas em que se espera seja lançado o Watch da Apple. Este é o alvo da Swatch e será com ele que querem competir.

Este não será um smartwatch barato e com as características que pretende apresentar será um concorrente à altura do relógio da Apple. O seu preço pensa-se que deverá rondar os 700 dólares.

Depois da TAG mostrar que vai entrar no negócio dos smartwatch, é agora a vez da Swatch, outro fabricante tradicional a querer uma parte do mercado e inovar na sua área.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de okapi
    okapi

    Porreiro assim vai fazer parceria com o meu Lumia 735. Eu cá aguardo por um, para juntar aos outros da mesma marca.

  2. Avatar de Zero Zero Sete
    Zero Zero Sete

    ¯\_(ツ)_/¯

    Tá-se bem, Swatch…

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Swatch vai lançar smartwatch que não precisa ser carregado”

    O que disse o tipo da Swatch:

    Swatch will launch a new generation of its Swatch smartwatch in the next two to three months. Functions will include communication, mobile payments at stores such as Migros and Coop, and applications that work with Windows and Android — without having to be charged. Separately, Swatch will present its new Swatch Touch at the end of the month.”

    Eu diria que são as aplicações que não precisam de ser pagas/cobradas (charged) em vez de o o smartwach não precisar de ser carregado (charged) 🙂

    http://www.cnet.com/news/swatch-to-launch-its-own-smartwatch/

    1. Avatar de Pedro Simões

      É uma leitura, mas olha que a fonte da notícia diz a coisa de forma mais clara e bem definida:
      “The device will communicate via a form of technology known as NFC and won’t have to be charged, Chief Executive Officer Nick Hayek said in an interview.”

      Aqui não há qualquer engano, é mesmo o smartwatch! 🙂

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Sim, vi noutros lados que o “smartwach não precisa de ser carregado” 🙂

        Mas o cNet cita/transcreve o que foi (terá) sido dito. Eu iria mais pela confusão entre os dois”charged”, porque não estou a ver como é que milagrosamente se descobria um smartwach que não precisa de ser carregado.

        Dá-se corda, tem um sistema como os antigos relógios automáticos? Ou é um simples ecrã digital para dar horas e pouco mais? Se é um smartwach, com alguma atividade, temos pena mas a bateria vai ter que ser recarregada periodicamente.

        1. Avatar de Zero Zero Sete
          Zero Zero Sete

          LOL…

          Há uma razão para que ninguém tenha posto um pêndulo com um gerador… é que nunca vai gerar energia que chegue para um smartwatch mínimo funcionar… nem o espaço que rouba à bateria vale a pena…

          Mas eles ainda têm 3 meses… tu vais ver, quando eles desvendarem a sua arma secreta! 😉

    2. Avatar de Vítor M.

      Calma. A entevista foi à Bloomberg, eu também depois de ver dois ou três sites fiquei confuso, mas a entrevista fala de facto em ausência de carregamentos energéticos, mas se aquilo tem bateria, depois outros já falam em ausência de cobranças no acesso às apps, outros ainda na ausência da necessidade de carregar as apps no smartwatch…

      A citar:

      There are two potential paths to take for a watch that doesn’t have to be charged. The first is an “automatic” watch with an generator spun by the motion of an eccentric-weighted rotor (itself moved by the motion of the wearer’s arm). The other approach would be using a watch cell battery, which would offer a much longer battery life than a rechargeable lithium-based battery. Swatch makes watches in both cell batteries and automatic quartz varieties.

      Vamos ter de ligar ao Nick Hayek 😀

      1. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        Vai ter uma fuel cell a energia atómica… desenhada em cooperação com o CERN 😛

      2. Avatar de Sera
        Sera

        Pergunto-me se será uma coisa parecida ao citizen eco-drive. A nível de energia

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Ele está a referir-se ao relógio, não às aplicações.

      “without having to be charged” Ele teria que ser péssimo em inglês fazendo uso desta frase para indicar que as aplicações são gratuitas.

  4. Avatar de sakura
    sakura

    “” have to be charged””

    comer para que todos sabem que vivenos do ar …………………………….. pls.

  5. Avatar de ntunix
    ntunix

    Se for baseado em Bluetooth 4 Low Energy, como os heart rate monitors (Polar H7) ou o Texas Instruments Sensor Tag que usa o CC2541, poderá muito bem durar ano e meio a dois anos com uma pilha CR2032. Não se espera é que corra Android Wear nem nada parecido, mas servirá para apresentar notificações em ecrã oled ou com simples leds.

    1. Avatar de FG
      FG

      Sim, sem ecrã ou CPU, é capaz de dar muito jeito…

      1. Avatar de ntunix
        ntunix

        O cc2541 é um microcontrolador (já inclui o cpu 8051, memória RAM e Flash). O ecrã pode ser oled ou e-paper, ou um lcd ultra low power da sharp. Não é necessário um cpu ARM para mostrar o número de e-mails/sms/chamadas não lidas/atendidas.

  6. Avatar de LP
    LP

    Relógio atómico? Essa do charged… hum… vou mais ali para a interpretação do BDI6…

  7. Avatar de Francisco
    Francisco

    “…pela sua arte de fabricar relógios” Sim, mas a nível de estética porque as máquinas em si nunca foram realmente boas.

    1. Avatar de Ghulnah
      Ghulnah

      Não o quê? Tenho 5 Swatch e são máquinas excelentes 😉

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Eu também tenho é lá por funcionarem bem, não quer dizer que o trunfo da marca seja as máquinas que usam. A Ferrari pertence à Fiat Chrysler Automobiles e não é por isso que os Fiat têm a mesma qualidade que os Ferrari!

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Muitos deles as maquinas são Tissot, para ficares a saber.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Eu ouvi falar que eram Seiko e que não era possível serem reparados em caso de avaria! Será verdade ou mito urbano? Quem souber que diga algo.

        1. Avatar de okapi
          okapi

          O conceito do SWATCH surgiu para ser um segundo relogio de moda, alegre e descartável e de coleção,dai o S de second que mais tarde passou a ser S Suiss. Os relogio em que a caixa é de plastico injectado ( fundido )não podem ser reparados agora a serie Iron esses podem e até alguns automatico mesmo em plastico. Quanto á maquina são na sua maioria TISSOT ( caso dos automaticos ) as outras não me parecem ser Seiko porque Seiko é Japonesa e a Swatch surgiu para combater os relogios electronicos e Quatz ( Seiko e Citizen ) japoneses que vieram dar um arrombo na industria relojoeira Suiça na epoca e o sSuços queriam recuperar cota de mercado. A Swatch faz parte do grupo SMH ao qual pertecem varias marcas entre elas a Tissot, OMEGA, etc. O meu primeiro Swatch foi-me oferecido em 1983 ainda nem tinham chegado ao mercado internacional.Era tão invulgar e bonito que até fui roubado no Cais do Sodré no 1º comboio da manha com um pistola encostada à cabeça e por sorte não foi a minha Nikon FE2 que estava no saco.

          1. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            LOL, roubaram-te um Swatch em assalto à mão armada?

            Que idiotas!

          2. Avatar de okapi
            okapi

            Estava escuro perto das 6 da manha do lado de fora do lado esquerdo á entrada e não dentro do comboio claro. O gajo pensava que tinha uma fortuna e que ia vender super rápido para comprar a poeira. Chamei a bofia e até esses tiveram receio depois de testemunhas contarem o que viram. Até eu fiquei admirado como é que isso aconteceu e num sitio de movimento.

      2. Avatar de Não Não
        Não Não

        Mentira, apesar de pertencerem ao mesmo grupo, não partilham movimentos.

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Mentira o quê?

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Nenhum swatch tem o mesmo movimento que tissot.

        2. Avatar de okapi
          okapi

          Querem ver que és relojoeiro e queres saber mais que aqueles que trabalharam na Swatch na Suiça. São maquinas Tissot o que veio nos primeiros Automaticos , o que não quer dizer que tenha que lá estar escrito. Sei bem do que falo e escusas de chamar mentiroso aos outros.

    3. Avatar de FG
      FG

      Não sabes do que falas…

      Para o preço que vendem, são excelentes.

      Se queres melhor, vê as marcas que eles têm no grupo…

      http://youtu.be/oTbmpfZh6bo

      Uma questão de preço…

      1. Avatar de Rui Rio
        Rui Rio

        tu é k n sabes seu burro do crl!!!

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Não percebo como certos comentários não são aceites e outros como este, ofensivos, são!

  8. Avatar de JJ
    JJ

    Vai ter suporte para Android e WP, e não vai ter para iPhone? Bem, eles querem mesmo rivalizar com a Apple.

    Isso poderá ser bom é para o WP (e tambem para o Android), porque a Swatch tem muitos fãs e ao disponibilizar um smartwatch, acredito que muitos desses fãs comprem o mesmo e um smartphone que funcione com ele.

  9. Avatar de smart
    smart

    Que bom! 700 euros por esse relógio. Vou já comprar 3 para ter sempre dois de reserva!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      junta-me aí à lista!

  10. Avatar de Berna Mix
    Berna Mix

    Sounds interesting

  11. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Talvez seja um automático (energia cinética) em conjunto com energia solar, como os Eco-Drive da Citizen!

    Se tiver um display ou vários displays pequenos em e-paper como os Pebble, apenas para mostrar o mínimo de informação possível quando se recebesse alguma notificação, não sei se não teria energia suficiente!