Stephen Hawking: humanos devem deixar a Terra em 600 anos

47 Comentários

O físico Stephen Hawking, que protagonizou uma agradável surpresa na abertura da Web Summit, com um depoimento muito otimista sobre o impacto da robótica e da inteligência artificial no futuro da humanidade, afirmou corajosamente que os humanos precisarão deixar a Terra para sobreviver.

Numa declaração recente, Hawking alterou as estimativas anteriores desta linha do tempo dizendo que os humanos devem deixar a Terra dentro de 600 anos.


Quem esteve na abertura do Web Summit, no passado dia 6, ouviu Stephen Hawking sem medo declarar a sua opinião. Falou de forma otimista sobre o uso que a humanidade dará à Inteligência Artificial, contudo, deixou também alguns alertas porque este poderá ser o processo do “melhor ou do pior para a humanidade”, no que toca ao futuro da inteligência artificial (AI).

https://videos.sapo.pt/Acmd1razbmdYcso3252c

 

Deixar a Terra

O professor Stephen Hawking expressou publicamente os seus medos sobre o futuro da inteligência artificial, a necessidade de uma nova era espacial, as realidades sérias do aquecimento global, como podemos alcançar outro sistema solar e que, como espécie, os humanos devem deixar a Terra para sobreviver.

Hawking declarou anteriormente que o nosso tempo na Terra é limitado a 100 anos, depois de originalmente estimar 1000 anos. Mas, num novo anúncio numa apresentação de vídeo no último domingo, 5 de novembro na Cúpula Web Tencent em Pequim, referiu que a espécie humana tem menos de 600 anos para deixar a Terra.

Estamos a ficar sem espaço e os únicos lugares a serem encontrados são outros mundos. É hora de explorar outros sistemas solares. Espalhar-nos pode ser a única forma de nos salvar de nós mesmos. Estou convencido de que os humanos precisam sair da Terra.

https://www.youtube.com/watch?v=7t6uGwUrRTg

Não há sombra de dúvida que são as alterações climáticas que estão no alvo das preocupações de Stephen Hawking e de muitos outros cientistas.

Uma grande preocupação de Hawking, e de outros, é que a mudança climática já está a causar um aumento rápido do nível do mar. É possível que, se essa progressão não for diminuída por um corte de emissões, uma percentagem significativa do que atualmente é terra estará sob a água, além de vários outros efeitos imputados às mudanças climáticas, na vida dos humanos.

Mas o investigador vai mais adiante, não podemos deixar de ter em conta que o planeta está a ficar pequeno. Não, a Terra não está a encolher como terreno, o que temos de ter em conta é que atualmente estima-se que a população global tenha alcançado os 7,6 mil milhões, em outubro de 2017, e as Nações Unidas estimam que a população humana chegue até 11,2 mil milhões em 2100. Esse crescimento poderá ter consequências desastrosas.

 

DoomsDay… o dia do juízo final

DoomsDay é a representação do dia que os humanos terão de abandonar a Terra. Este dia hipotético foi comparado a um “Dia do Juízo Final”. Hawking afirmou em várias linhas temporais que iremos ter esse momento, teremos de encontrar uma nova casa, o planeta terá de ser um dia abandonado.

Com os projetos da NASA em andamento, além de outros como o SpaceX, além de outras agências governamentais e privadas em todo o mundo, é provável que, nas próximas décadas, atinjamos o objetivo de colocar humanos em Marte. E, entre as propostas para terraformar Marte há projetos muito inovadores, há mesmo concursos como o Mars City Design. É possível que, nesse momento em que os humanos tenham de sair da Terra, o planeta vermelho possa ser um dia o lar alternativo.

https://www.youtube.com/watch?v=_50N5QoQoc4

Além dos esforços para alcançar Marte, Hawking ajudou a lançar as Iniciativas inovadoras, uma série de projetos que procuram pesquisar “as grandes questões da vida no Universo”, inclusive encontrar e comunicar com a vida extraterrestre.

Alpha Centauri é um dos sistemas estelares mais próximos a quatro anos-luz de distância. Os cientistas acreditam que podem existir exoplanetas que possam promover a vida, assim como a Terra. Hawking está a apoiar o projeto Breakthrough Starshot, um empreendimento para alcançar esse sistema dentro de duas décadas recorrendo a uma pequena aeronave (nanocraft) que poderia viajar à velocidade da luz.

A ideia por trás dessa inovação é ter uma nanocraft no feixe de luz. Tal sistema poderia chegar a Marte em menos de uma hora, ou chegar a Plutão em dias, passar a Voyager em menos de uma semana e alcançar Alpha Centauri em apenas mais de 20 anos.

Referiu o cosmólogo britânico.

 

Em resumo…

Afinal, se Hawking estiver certo, temos mesmo de encontrar um novo planeta para chamar de “casa” e a este nível de crescimento da população e de destruição do ambiente… já não devemos ter assim tantos séculos para o fazer.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas Rodrigues de Lima
    Lucas Rodrigues de Lima

    The 100 kkkkk

  2. Avatar de David Silva
    David Silva

    Acaba um ciclo, começa outro. Será que já não houve humanos há milhões de anos, e também tiveram que abandonar?

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Há milhões de anos não havia biliões de humanos a dar cabo do planeta.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Como podes afirmar tal coisa se nem sabes o que o Sócrates fez o ano passado?
        Achas mesmo que o planeta nunca esteve em gelo, fogo ou wathever, e se tenha “regenerado”?
        É mais provável isso que Maria ter parido Jesus Cristo sem ter levado umas açoitadas naquelas nalgas 😀

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          de acordo com a parte da Maria 😀

  3. Avatar de Elionildo
    Elionildo

    O Mar está subindo por causa da quantidade de navios e submarinos fabricados. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Falando sério, não há estudos sérios que comprova as tais alterações climáticas a nível global, aliás ainda essa semana disseram que “buraco” na camada de ozônio não lembro onde diminuiu consideravelmente.

    Aquecimento global?
    https://www.youtube.com/watch?v=Z8eqJquw5Wo

    1. Avatar de git
      git

      nota se msm não vives em portugal eu sou novo e vejo muita diferença quando era pequeno o clima é muito diferente actualmente…

      1. Avatar de Bruh
        Bruh

        Um professor de geografia meu disse o seguinte à turma, quando eu andava no 9º ano. “Para perceber o clima de Portugal, é necessário cá ter vivido durante 30 anos.” Quando tiveres chegado aos 30, depois falamos. xD

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      nao ‘e preciso estudos..basta o senso comum. Somos ja mais de 7.5 mil milhões de seres humanos neste planeta e todos a consumir recursos que são finitos. Achas mesmo que os seres humanos nao estão a causar qq coisa no mundo?
      Todo aquilo que fazemos (seja algo grande ou algo pequeno) tem consequências

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      so para teres uma idea de quao grande ‘e o numero 7.5 mil milhões…se começasses a contar de 1 ate 7.5 mil milhões irias demorar quase 32 ANOS (sem parar para dormir ou comer) ate chegar a esse numero.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Nessa altura já terá de contar até 9 biliões. 😛

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          E seu eu contar muito muito rápido?

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não te tiro a razão, mas como é que chegaste a este valor? tiveste em conta o tempo que levas a dizer cada um dos números até lá chegares?

        Quero dados concretos.

  4. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Sem nada contra ele, mas na minha opinião discordo, quer acreditem ou não, bessa altura a himanidade já evoluiu para outro patamar moral e intelectual, o objectivo da pluralidade das existencias é o progresso moral dos mundos, nao nada acaba tudo se recria, embora possa parecer que vai haver um juizo final ou a Terra se destruir isso é falso. Nós somos muitos pequeninos e ainda falta muito pra conhecer certas verdades que ainda não cabe na cabeça de certas pessoas. E pra quem criou o Universo e tudo aquilo que o Homem não criou é impensavel pensar que Ele deixe o Homem detruir por completo a Terra, a Nova Era já começou as mudanças já se estão a dar para o proximo patamar evolutivo da Terra, pena que as pessoas só estão a ver as coisas más e não reparam na verdadeira mudança que se está a dar. Só na cabeça do Homem fraco e pessimista é que vê um fim triste pra Terra, e não uma evoluição Natural das coisas pra perfeição moral.
    Há já muito tempo que isso se sabe mas há quem tenha palas e só vê as coisas na prespectiva material.

    1. Avatar de Miguele
      Miguele

      davas um grande politico, isso tudo que escreves te espremido quer dizer o que??

      “evoluição Natural das coisas pra perfeição moral” …….?
      “E pra quem criou o Universo e tudo aquilo que o Homem não criou” acreditas que deus criou o universo e que esta la em cima a tomar conta do planeta??

      “Há já muito tempo que isso se sabe mas há quem tenha palas e só vê as coisas na prespectiva material.” POR FAVOR ILUMINA ME que devo ter mesmo palas

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Se quer mesmo ser iluminado, não sou eu que lhe vou explicar, se realmente tem interesse de saber leia as obra básicas de Allan Kardec, tem muito estudo…….eu não vou responder, porque para quem quer saber realmente como eu fiz pesquisei e estudei o assunto.
        Infelizmente a humanidade não quer saber,do que realmente interessa e saber a verdade…..
        Não me importa que as pessoas façam troça de mim, não estou a dizer que o fez……mas quando falo destes assuntos e que tento explicar a ajudar as pessoas a entender é natural rirem-e do que não entendem……
        Faça boa leitura, muitas das suas perguntas ser-lhe-ao respondidas nas cinco obras de Allan Kardec, e antes de criticar o que lhe mandei ler leia mesmo você e outros, porque se não conhecemos uma coisa não devem falar 🙂

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    600 anos é muito tempo …
    Há que começar de imediato.
    Proponho que se comece desde já com missões piloto, obviamente só de ida, recorrendo a indivíduos/cobaias dispensáveis: deputados, ministros, presidentes de câmaras, etc. etc ..

    1. Avatar de vailavai
      vailavai

      Entrando na brincadeira: Para quê ? Para quando lá chegares terem o arraial já todo montado ?

  6. Avatar de Costa
    Costa

    Está no ADN do homem, continuar a destruir tudo o que alcançar. Pobre Marte.

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Realmente dá que pensar.Para o homem sair do planeta nativo(Terra),e ir para um novo planeta(Marte),para fazer o que fez aqui neste,desse modo nem vale a pena tirar os pés deste mundo.Ainda por cima já passámos a barreira dos 7 biliões e 600 milhões de habitantes no planeta,sendo que em 2050,daqui a 32 anos e 1 mês e tal,a população da Terra possa atingir uns impensáveis 9 biliões e 600 milhões até (possivelmente !!) 10 biliões de habitantes !! É demais !! Não há recursos naturais para tanta gente,isso é o que vai nos matar a todos—»a falta de recursos naturais,mais nada !!

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Diz que se juntar toda população mundial, cabia toda no algarve.

      2. Avatar de Miguele
        Miguele

        nop, o trump vai resolver esse problema do excesso de população
        trust me XD

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Com o Trump é uma sorte se ainda houver terra para o ano que vem…

    1. Avatar de Miguele
      Miguele

      diz antes gracas ao trump ainda vamos poder viver mais uns anos no planeta terra… dos 7 biliões passamos para os 5 e ja nos da mais uns anos aqui na terra( para alguns)

  8. Avatar de Anderson Araújo carvalho
    Anderson Araújo carvalho

    Que A Naza proteja As Nossas vidas humanas .

  9. Avatar de Anderson Araújo carvalho
    Anderson Araújo carvalho

    É pouco tempo 600 anos . Nos não consigueriamos sobreviver. Que Deus nos Ajude

  10. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Falam falam mas quantos aqui a comentar chegarao aos 100 anos para ver alguma coisa. No máximo ficamos a ver algumas casas em marte nada mais, isto se o planeta não matar muitos ate la

  11. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Com tufoes tornados tempestades tropicais, sismos antes vamos nos humanos para o boneco do que o planeta terra

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Os humanos ja habitaram Marte e colonizaram a terra ! Pelos mesmos motivos a humanidade caminha a passos largos na procura de uma nova casa !

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Calma muito antes disso eu deixo aqui o meu lugar vago para as futuras gerações e como já vai sendo habito o ultimo a sair apaga a luz e fecha a portinha 🙂

  14. Avatar de João Santos
    João Santos

    Boa!!
    Não conseguimos tomar conta deste planeta. Então vamos colonizar outros para estraga-los também!!

  15. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    É só juntar mais uns anos e eu saio daqui de certeza absoluta.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tanto ódio ganancia imoralidade não acredito que duremos mais cem anos..

  17. Avatar de David
    David

    Um verdadeiro capitalista, a maquina não pode parar até à destruição parcial do planeta e de grande parte da Humanidade e só os ricos terão capacidade financeira para se mudarem para outro planeta, o jogo está todo na mesa a ciência vai desistir de solucionar problemas da maioria e concentrar-se na minoria dos 1%, continuem a ter filhos…serão os escravos do futuro.

    1. Avatar de Nildo
      Nildo

      Quem é rico num país ou planeta que só tem ricos? Não existe ricos sem os pobres e nem tão pouco pobres sem ricos.

  18. Avatar de Hilário
    Hilário

    Por muita admiração que tenha, e tenho-a, pelo S.H., não acredito minimamente nestas teorias. Antes de qualquer tentativa de pôr uma ideia dessas em prática (impossível na minha opinião, dadas as limitações das incontornáveis e implacáveis Leis da Física e dos limites biológicos do ser humano) a humanidade chegará a um ponto muito próximo da extinção e só nessa altura arrepiará caminho, encetando uma via diferente de desenvolvimento com redução drástica da poluição e da população mundial até a um ponto de optimização. A robotização será uma realidade, libertando os humanos de quase todas as tarefas físicas mais “ingratas”, desenvolver-se-ão novas fontes de energia, parando por completo com as energias fósseis e respeitar-se-á o binómio desenvolvimento versus ambiente, ou seja, desenvolvimento sustentável. Aquelas, são teorias muito ambiciosas e muito românticas mas penso que estamos “condenados” para todo o sempre a viver nesta casa comum e que, inevitavelmente, teremos de aprender a gerir e respeitar de outra forma, e não como até aqui. O sistema dito “capitalista”, cujo motor principal é o lucro a qualquer preço, nas suas versões mais ou menos “selvagens”, mais ou menos “neoliberais”, terá obviamente de dar lugar a outro sistema, a outra filosofia. Ou então será o fim puro e simples, sim, por hara-kiri, da humanidade, e tudo começará do zero outra vez com novos seres que nos substituirão ao fim de milhares ou milhões de anos, enquanto durar o sistema solar.

    1. Avatar de VC
      VC

      Concordo contigo 100%, não sou pessimista sou mais um optimista de luto. Tenho 51 anos e já vi muita coisa acontecer, para melhor e para pior. A população em 1966 era de 3,390,685,522, como vez esta duplicou em 50 anos. A este rimo vamos precisar de mais planetas no futuro, mas só o vamos conseguir fazer se conservar-mos este, a terra mãe. Temos que repensar o nosso futuro, a nossa humanidade e a herança que vamos deixar aos nossos filhos. Temo que seja tarde, mas continuo com a uma réstia de esperança, de que um dia seremos um só neste multi-verso admirável, que nos dá tudo em troca de nada.

      Jim Morrisson escreveu em 1968

      “Que têm eles feito da terra?
      Que fizeram eles da nossa gentil irmã?
      Têm-na devastado, saqueado, esventrado, despedaçado, apunhalaram-na nos flancos da aurora,
      cercaram-na e levaram-na de rastos.
      Estou a ouvir um rumor suavíssimo…
      Com o teu ouvido colado ao chão…”

  19. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    100 Anos. O que ele disse foram 100 anos. Que, curiosamente é a mesma data apontada pela Nasa, o Musk e os Emiratos Unidos para colonizar outro mundo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Hawking declarou anteriormente que o nosso tempo na Terra é limitado a 100 anos, depois de originalmente estimar 1000 anos. Mas, num novo anúncio numa apresentação de vídeo no último domingo, 5 de novembro na Cúpula Web Tencent em Pequim, referiu que a espécie humana tem menos de 600 anos para deixar a Terra.

      1. Avatar de Nildo
        Nildo

        Isso comprova que ele não sabe é de nada.

        1. Avatar de Vítor M.

          Só leio, interpreto e aprendo (tenho a minha opinião pessoal). Ele é o que tu ou eu não somos no mundo da ciência. Logo a tua opinião ou a minha sobre o que ele sabe vale muito vale 😉

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Tal como a dele. Vale o que vale. Nada. São só palavras sem fundamento. Acredita quem quer.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Timeline correcto Vitor, estou a par. A última declaração dele é que já roça o estranho. As anteriores tinham bases mais concretas. Mas, como dizes, nós deste lado pouco temos para avaliar aquela mente.

  20. Avatar de Voip
    Voip

    Como sempre, vale o que vale… basta ver os comentários a quantidade de vezes que “Deus” é referido. Também é engraçado ver que 50% da população mundial vive em… 6 países. Temos também o homem marciano para nos divertir.

    É impossível prever como será o mundo humano daqui a 100 anos. Hawkings pode ser excelente cientista, mas ao falar do dia do juízo final aproxima-se perigosamente de termos religiosos e de filosofia da história – ora, a ideia que o mundo vai acabar em termos humanos é de longe a mais antiga filosofia da história, que é quase lugar-comum. Em termos modernos, é apenas cultura pop mascarada do sempre eterno medo da morte ou do medo do futuro.

    Na verdade, para informação geral, já há mais de dois mil anos se falava nestas coisas. Ja se sabia que a Terra era “mortal”. Já se dizia que consumir as partes do mundo ia dar em ruína.

    Nada de novo nos diz Hawking, neste respeito. É mais uma alínea de uma típica mentalidade humana.

  21. Avatar de Alcide
    Alcide

    Segredo….é segredo…nem o master senhor cientista sabe nada….mas a minha humilde opinião é que os bens existentes e todo o saber até hoje acumulado devia ser de todos e não só de alguns..se o planeta Terra colapsar a culpa é dos ricos usurpadores da riqueza que devia ser de todos..

  22. Avatar de afonso
    afonso

    100, 1000, 600 … enfim, mais um charlatão

  23. Avatar de Johny
    Johny

    o interior em portugal está deserto…. ainda cabe aqui muita gente 🙂