Sistemas Digitais: Porta lógica AND para controlar uma lâmpada

35 Comentários

Nos últimos tempos tenho dedicado algumas horas ao estudo de sistemas digitais, com o objectivo de criar uns circuitos electrónicos básicos. O Logisim tem sido sido a minha plataforma de implementação, testes e análise dos mais diversos circuitos.

Hoje vamos saber qual o comportamento de uma porta lógica AND, respectiva tabela de verdade e fazer um pequeno exercício, para controlar uma lâmpada, recorrendo ao Logisim.

and_000

A função AND realiza a multiplicação de duas ou mais variáveis booleanas. A representação (tendo em conta que temos duas variáveis de entrada) pode ser feita da seguinte forma:

and_00

Na prática, uma porta lógica pode ter vários sinais de entrada (variáveis de entrada) mas apenas um sinal de saída.

Vamos considerar as seguintes convenções:

and_09

Tendo em conta a imagem anterior, podemos concluir que a luz irá acender apenas quando ambos os interruptores (A e  B) estiverem ligados.

Tabela de Verdade

No caso de uma porta lógica AND, a tabela de verdade é a seguinte:

(Como podemos ver, só quando a entrada A e B (Interruptor A e B estiver a 1, ou seja ligados, é que a saída irá estar a 1, fazendo com que a lâmpada acenda)

and_02

Vamos experimentar no LOGISIM

Antes de tudo é preciso obter o Logisim aqui e proceder à respectiva instalação. Para este exercício vamos adicionar ao workspace (Canvas) os elementos que necessitamos e que se encontram na toolbar.

Para isso vamos precisar de:

  • Pin (Para a entrada A)
  • Pin (Para a entrada B)
  • Porta AND
  • LED (para simular uma lâmpada)

Nota: Para efectuar as ligações basta apenas desenhar uma linha com o ponteiro do rato presente na toolbar.

 

and_03

Depois de montado o circuito, vamos então testar a nossa tabela de verdade. De referir que a mudança do valor da entrada (para 0 ou 1) é feita usando o dedo que encontra na toolbar.

Não esquecer que:

  • saída = 0  –  Lâmpada Apagada
  • saída = 1  –  Lâmpada Acesa

Teste1

  • A = 0
  • B = 0
  • Saída: Luz Apagada

and_04

Teste2

  • A = 1
  • B = 0
  • Saída: Luz Apagada

and_06

Teste3

  • A = 0
  • B = 1
  • Saída: Luz Apagada

and_05

Teste4

  • A = 1
  • B = 1
  • Saída: Luz Acesa

and_07

Resumo:

and_08

Como podemos ver, no caso de uma porta lógica AND a saída apenas é 1 quando as entradas são 1.

Espero que tenham gostado deste artigo e estamos receptivos a novas ideias para os próximos do género.

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Chave é um termo de português do Brasil… por cá diz-se interruptor. Pena é que o Ksimus tenha sido descontinuado. O Bom é que por vezes aparecem depois outros novos projectos, que até podem aproveitar o código antigo.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      trabalhos de faculdade.. lol

      1. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        esta aplicação dá para “testar” circuitos, antes de implementar no raspberry pi?

        ou existe alguma assim desse genero?

  2. Avatar de Pedro Mota
    Pedro Mota

    Como fazer isto na prática? 🙂

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      O professor ainda não explicou na aula.. quando explicar eles colocam aqui..

      1. Avatar de Pedro Mota
        Pedro Mota

        Tenho ideia mais ou menos o que exige, mas se houvesse uma lista e as etapas para montar esse cenário teria piada. 🙂

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Como aluno estás atento! Continua assim que vais tirar boa nota…

    2. Avatar de Carlos Cláudio
      Carlos Cláudio

      Para fazeres na prática é necessário teres uma “breadboard”, alimentá-la a 5V, e lá colocas o género de um “chip”, que é um circuito TTL de nome “7408” (Porta lógica AND), e através do datasheet do mesmo ligas ao terminal de saída AND um LED, e aos terminais de entrada ligas um interruptor por exemplo. Pesquisa no Google por “7408 breadboard” ou algo do género, que através de texto é difícil explicar 🙂

      1. Avatar de Pedro Mota
        Pedro Mota

        Obrigado! 🙂

      2. Avatar de Maxim

        Foi exatamente essa breadboard que usei para o meu primeiro trabaldo de sistemas digitais I, tivemos de fazer uma calculadora q fazia multiplicações de 2 numeros de 0-7 😀 o único problema foi mesmo o Xilinx, tem demasiados bugs….sera que este programa do tutorial tem as opções do xilinx
        (pelos menos as mais básicas)?

      3. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Podes usar o Jbreadboard. (http://mac.softpedia.com/get/Math-Scientific/jbreadboard.shtml)
        Claro que isso em nada substitui fazê-lo na prática.

  3. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    bacana

  4. Avatar de Luis Fernandes
    Luis Fernandes

    faz-me lembrar o tempo que andava a estudar 🙂

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Fazer este tipo de trabalhos na breadboard tambem é muito engraçado

  6. Avatar de NeoXBlast
    NeoXBlast

    Esse programa ajudou-me muito para um trabalho da Cadeira de Lógica e Sistemas Digitais, deviam haver algo desse género integrado com plataformas tipo wincupl para os chips programáveis… se existe desconheço

  7. Avatar de Luis Salvador
    Luis Salvador

    Aulas de SD em força 🙂

    Aquilo as vezes era mais parecido com um aranhiço 😀 muitos TTL’s e muitos fios e esperar que no fim desse o resultado que os “desenhos” em papel tive-se bem, caso contrario era refazer tudo e esperar que os TTL’s tive-se bons, porque as vezes também ficavam a deitar fumo lol.

  8. Avatar de zé

    Faz-me lembrar o Multisim

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Dei isto no 10º ano e nem o professor sabia do que estava a falr.

  10. Avatar de SCAF
    SCAF

    Qual émesmo a sua formação académica? Informática nao é, Electroónica / electricidade – certeza absoluta que não.
    Então, para poder “amandar” tantas larochas em resposta a criticas de artigos, qual é? Mera curiosidade minha…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      SCAF tas a perguntar a alguém em concreto?

    2. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      Mesmo para Informática isto é trivial.

  11. Avatar de Deus
    Deus

    Muito bom, se precisarem de ajuda para este tópico é só avisar

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Deus, sabes o meu e-mail…contacta 🙂

      1. Avatar de Deus
        Deus

        Por acaso já andei à procura do email mas não o encontrei. Se conseguires ver o email que eu coloco no campo deste formulário pode mandar. 😀

        1. Avatar de Pedro Pinto

          ppinto [arroba] pplware.com

      2. Avatar de Fred
        Fred

        Muita gente espera que Deus os contacte, mas ate agora nada.. 😛

        1. Avatar de Deus
          Deus

          Cuidado que isso pode ser considerado Blasfémia 😀
          Eu publiquei alguns artigo aqui desde este artigo, o caso é que pareceu-me mais lógico fazer artigos na minha área em vez de S.D.
          Já escrevi mais dois artigos que entretanto não foram publicados, mas logo que possa vou escrever mais.
          Não se esqueçam que Deus vê tudo, até mesmo comentários em artigos antigos 😉

  12. Avatar de Henrique Cabral
    Henrique Cabral

    A nível Universitário utilizei algo mais complexo que é o Quartus. Este permite mutex e coisas mais avançadas. Também permite integração com a programação em VHDL e ainda simulação em placas próprias.

  13. Avatar de Daniel Martins
    Daniel Martins

    E algo sobre Microssistemas ?

  14. Avatar de João Luís
    João Luís

    Fiz um share pro people da univ, tá excelente, continua e obrigado 🙂

  15. Avatar de Pedro Filipe
    Pedro Filipe

    Peço desculpa pelo off-topic, no entanto penso que devam chamar a atenção a estes senhores:
    http://#######.com/blog/#########/134.html

    O plágio é descarado e nem indicam a fonte.

    Mais uma vez, desculpem se não deveria ter colocado isto neste local.

    Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia Pedro.

      O caso já foi reportado ao nosso departamento que trata dessas situações.

      Obrigado pelo reparo.

  16. Avatar de LabrasLabras
    LabrasLabras

    Bem… na prática não consegues acender uma lâmpada directamente só com uma porta lógica AND. Talvez um LED… 😉

  17. Avatar de João

    Caso para dizer, isto assim como está na prática não tem aplicabilidade alguma (ninguém faz interruptores simples assim).. Mas sim é bom para nos introduzirmo-nos nos Sistemas Digitais de modo a que não fique tudo vago e sem jeito.

    1. Avatar de João
      João

      Existe uma infinidade de Portas Lógicas e é muito interessante trabalhar com elas, atribuindo estados, condições a problemas reais. Nos meus estudos usei placas Altera para pôr isto em prática