Reboques elétricos da Bosch podem economizar 9 mil litros de diesel por ano

8 Comentários

A Bosch apresentou uma nova solução para a eletrificação de veículos de transporte pesado. Envolve a incorporação de motores elétricos nos eixos do reboque com um sistema de travões regenerativos e baterias para armazenar a energia recuperada.

Esta tecnologia agora mostrada poderá representar uma poupança de dezenas de milhares de euros em combustível por ano às empresas de transporte.


A Bosch continua a desenvolver soluções de energia para veículos industriais procurando a solução ideal zero emissões.

A empresa apresentou um sistema que incorpora motores elétricos aos eixos do reboque em vez de os deixar rolar livremente como acontece agora, de modo a que eles também atuem como travões regenerativos.

O fabricante de componentes alemão apresentará este novo desenvolvimento na ocasião dos IAA Commercial Vehicles de Hanover (de 20 a 27 de setembro). A Bosch refere que com essa tecnologia pode economizar até 10 mil euros por ano em combustível.

Estes motores podem operar como qualquer outro sistema de regeneração, isto é, quando o veículo circula para baixo ou em travagem, o sistema entra em funcionamento para retardar como em qualquer outro veículo eléctrico ou híbrido, enquanto a energia gerada no processo é armazenado numa bateria.

Esta energia armazenada pode ser usada para os trajetos inclinados, ajudando o camião a puxar a carga ou até pode ser usada para alimentar a unidade de refrigeração do trailer no caso de ser um semi-reboque frigorífico.

A empresa refere que este novo sistema de eletrificação é oferecido nos novos camiões, embora que também pode ser adaptado a veículos pesados já existentes no mercado.

“A ideia por trás disto é integrar um motor elétrico nos eixos do semi-reboque, em vez de simplesmente deixá-los rodar livremente, como tem sido o caso até agora, o que significa que as rodas podem gerar eletricidade durante a travagem que alimentará as unidades posteriormente. No caso de um reboque refrigerado, a economia pode chegar a 10 mil euros por ano.

Se a unidade de refrigeração for operada com a energia gerada desta maneira, a Bosch calcula que pode economizar até 9 mil litros de diesel por ano. A partida e assistência elétrica podem ajudar a economizar combustível adicional, e qualquer economia de combustível também significa reduzir as emissões de CO2.

Referiu a Bosch no seu comunicado.

Isto mostra que ainda há muito a fazer para optimizar as tecnologias tradicionais no mercado, podendo haver uma passagem gradual entre um sistema totalmente a combustíveis sólidos para um futuro sistema totalmente elétricos.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sergio
    sergio

    Top, Bela ideia…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Yep, mesmo considerando o peso extra do motor e baterias nao ha duvidas que compensa. Parece um ovo de colombo

  2. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Que engraçado, tive uma ideia para um conceito intrigantemente semelhante para aí à dez anos… infelizmente, o meu capital financeiro não acompanha o meu capital intelectual… Mas lá que parece ter sido tirado a decalque do meu… Acho que vou começar a acreditar em telepatia…

    1. Avatar de Rick
      Rick

      À 10 anos não era isso viável devido á tecnologia das baterias. Mesmo hoje em dia só uma pequena parte da regeneração consegue ser aproveitada a bateria não tem capacidade de absorção de grandes potencias como os super condensadores, que cada vez mais surgem conceitos e ideias no seu funcionamento conjunto com as baterias

      1. Avatar de Paulo Oliveira
        Paulo Oliveira

        Eh pá, ao ler o seu post fiquei a pensar que era um dos “telepatas” que estão aqui de serviço ao meu buraco de fechadura… 😉
        mas, como dizem os anglo-saxónicos, já que o gato está fora do saco, digo como é que ultrapassei esse problema:
        parte do meu conceito passa precisamente pelo uso de capacitadores. Não é preciso inventar um novo tipo de super capacitador ou condensador como se diz aqui, basta construí-los à devida escala, juntar umas centenas pôr um controlador a gerir as suas descargas e cargas (que a proposito são quase instantanias) com se gerem as celulas de uma bateria de litio e fica-se com uma bateria de capacitadores com capacidade de uns 100Kw pelo menos dependendo da potencia de cada capacitador… se a isto adicionares mais uns truques técnicos que tenho na manga então o resultado é um meio de transporte de carga (e não só) com uma eficicencia sem paralelo no mercado.

  3. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    O problema será sempre as baterias. Enquanto não se encontrar uma forma de carregar no mesmo espaço de tempo que atestar um tanque, será o calcanhar de Aquiles dos veículos eléctricos.
    Atenção que sou um enorme fã de carros eléctricos.

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Os engenheiros da Bosch têm mesmo ideias brutais… quero ver isso a ser apresentado…

  5. Avatar de Jose António
    Jose António

    Já uns 2-3 anos vi isto numa startup que foi ao websummit. Eram estudantes do Porto. Será que são os mesmos?