Palro – O Robot que Fala

23 Comentários

Os japoneses já têm a fama de nos habituar a ideias excêntricas, fabulosas, e quase todas elas, electrónicas.

Na área da Robótica, a nova criação do Japão foi desenvolvida pela companhia FujiSoft, e é um robot que se chama Palro.

Palro é um pequeno humanóide que tem uma característica especial. Ele ouve e conversa com as pessoas que o rodeiam! Foi criado como modelo de teste para investigadores, engenheiros e estudantes e o seu nome deriva de PAL (amigo em Inglês) e ROBOT.

As características deste pequeno Robot são:

  • Câmera integrada de 3MP
  • Microfone
  • Alti-falantes
  • Procesador Intel Atom de 1.6 GHz
  • 1 GB de RAM
  • 4GB de Memória Flash
  • Wi-FI
  • Bateria de Lítio para que as coreografias durem mais tempo
  • Várias luzes LED.

Pesa apenas 1.6kg e mede 19.8cm. Está previsto chegar ao mercado em Março deste ano, para fins domésticos e académicos. O seu preço deverá rondar uns módicos 2,183.19€.

Outros Robots Japoneses criados para fins de ajuda, são o Taizo que ensina ginástica suave a idosos e o Paro que é uma foca electrónica equipada com inteligência artificial.

Segundo um empresário aposentado, são robots com “efeitos calmantes”. E podem ser usados por pessoas idosas ou com deficiências físicas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de The Duke
    The Duke

    Mais de 2000€ por um macaco-a-pilhas que fala? Com caracs. de um Netbook?

    De facto, o real valor do dinheiro está sobre-valorizado. E o ser humano, sub-valorizado!

    Estes japoneses, nos dias que correm, têm nas mãos a maior crise social de todos os tempos, por causa de inutilidades destas.

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Realmente as características mais parecem de um netbook, por 2000€ conseguem pagar os ordenas da equipa toda para uns meses. A mão de obra lá é baratíssima…

      1. Avatar de jr
        jr

        Mão de obra barata é na China, não no Japão. O preço de 1 boneco não deve chegar nem para para pagar o ordenado a um eng. quanto mais à equipa.

    2. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Achas caro? Então compra um Netbook e desenvolve o robot… Depois vais ver o que custa…

    3. Avatar de Sarev0k
      Sarev0k

      Então mete lá um netbook a falar contigo…

  2. Avatar de ace
    ace

    Tá muito fixe!
    Tinham de ser os japoneses a fazer uma “coisa” destas…

  3. Avatar de PM
    PM

    Engraçado.
    Pareçe que lhe falta olio nas dobradiças quando esta a andar

  4. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Muito bom mesmo. Espero que reconheça inglês mal falado senão o robô não me vai responder xD. Mas pelo amor de Deus…é caro demais para aquilo que é! Com 1000 euros pagava-se bem o “Netbook”, imaginação e trabalho que deu a fazer.

  5. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    “Segundo um empresário aposentado, são robots com “efeitos calmantes”.” Com o barulho que faz a andar, tem muito pouco de ‘calmante’! 😀

  6. Avatar de Street Racer

    Realmente só os japoneses inventarem tudo! Já imaginaram se não houvesse japoneses e chineses?! Talvez nem este blog existiria! Ainda estaríamos a desenvolver uma tecnologia para tornar os computadores mais pequenos! (Tipo univac, etc)

    A mente humana quando bem usada dá coisas fantásticas!

  7. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Parecem ser robots que vão dar muito jeito para serem usados com as pessoas idosas e/ou com deficiências mentais, pena o exagerado preço. Mas isso deve-se talvez ao ser novidade, é confiar que venham a descer de preço e até se tornem algo interessante no futuro com o desenvolvimento de IA.

    Bom artigo Marisa.

    Cumprimentos

  8. Avatar de op
    op

    curtia ter um, que engracado estes, o preco e que nem por isso.

  9. Avatar de 3nvy
    3nvy

    ahahah eu tenho um parecido com exe, foi muito mais barato, n fala mas faz uma coisa muito melhor, traz-me coca-cola =D

    Fiz colecção ai a uns anos k saia no planeta deagostini, mm top. E para quem sabe de programação, aquilo pode-se programar para varias cenas, a meu ver é mt melhor k exe robot de 2000€. Para falar ja tnh o meu irmão que n se cala nem por 1 segundo, LOL

  10. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Tipo não percebo é porque é que teimam em fazer um robot com a “forma Humana” pois é difícil de se equilibrar e se queremos um robot eficaz devemos deixar um bocado de lado a ideia de “copia humana”
    E tipo esse modelo aí é muito caro e não faz nada de especial, minha opinião claro…

  11. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    E também já existe algo do género chama-se Qrio da sony, podem ver aqui http://www.youtube.com/watch?v=POuxHMEM2_Q

  12. Avatar de sergio
    sergio

    a voz tambem é mt irritante

  13. Avatar de hastsa
    hastsa

    lo caga a ri mesmo muito fixe 🙂

  14. Avatar de Paulo Silva

    Bom post Marisa.

    Creio que o que estamos a assistir (e que não é só de agora), pode representar um primeiro passo rumo a um futuro a-la “I Robot”, ou outros filmes afins, que tanto pode ter de bom como de mau.

    A ver vamos … se qualquer dia todos nós temos um Sonny dentro de casa … ou o nosso substituto a ir trabalhar por nós …

  15. Avatar de Alguém
    Alguém

    Isto não é um robô. É um autómato!

    Um exemplo em constante evolução desde a década de ’80 é o ASIMO (Advanced Step in Innovative MObility).

  16. Avatar de natacha
    natacha

    estes chineses cada vez estão melhores qualquer dia temos um hulk em casa.Acho que é uma boa prenda para dar á minha avo pelo aniversario :p. boas ferias marrise

  17. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    ei quanto custa o robo nao da aldebaran robotics? eu quero akele robo!!!!

  18. Avatar de Helder Silva
    Helder Silva

    Boas a Todos,

    É lamentável… mas nós portugueses somos mesmo limitados. Primeiro passam a vida a confundir chineses com japoneses, o que não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas tudo bem.

    Quanto ao preço, acho que uma grande maioria não faz a mínima ideia do trabalho que está associado a este… “Netbook”…

    Somos os maiores, não é? Os outros é que são parvos…

    Cumprimentos,

    Hélder Silva