Ooho! A garrafa de água que é biodegradável e que se come

11 Comentários

O mundo corre atrás de uma solução para substituir as garrafas de plástico que estão a entupir o planeta. São milhões de garrafas que todos os dias são enviadas para o lixo e muitas dessas acabam por ir parar aos oceanos e o problema está a tornar-se totalmente descontrolado.

A solução poderá estar numa pequena membrana transparente cheia de água, uma gota de água comestível e biodegradável.

pplware_Ooho_00

Chama-se Ooho!, é uma pequena membrana transparente cheia de água, uma espécie de gota de água comestível e biodegradável. Tem um custo “simbólico” e quer combater a poluição provocada pelos milhões de garrafas plásticas usadas e descartadas por dia no consumo de água… sim, todos os milhões que não são reciclados e vão castigar o ambiente.

Este conceito é muito interessante e dá aspecto de como as astronautas bebem no espaço, a água concentrada sobre si mesma e de fácil acesso, do tipo pegar e beber como se algo sólido se tratasse. O vídeo mostra uma perspectiva que num futuro poderá ser “viável”:

http://videos.sapo.pt/w7ljSYwShURuPActfAPP

 

Mas o que é o Ooho!?

Ooho! é um novo tipo de embalagem feita a partir de algas que propõe uma alternativa às garrafas de plástico. O recipiente de água é esférico é fácil e barato de fazer, forte, higiénico, biodegradável e pode até ser comido.

 

Mas qual é o objectivo desta inovação?

Não é nenhum segredo que as garrafas plásticas de água são um prejuízo para o meio ambiente. Para termos uma ideia, os americanos sozinhos usam cerca de 50 mil milhões de garrafas plásticas de água por ano mas, destas, apenas 23% são recicladas. Assim, 38 mil milhões de garrafas de plástico adicionais começam a secular viagem de decomposição, anualmente.

pplware_Ooho_01

 

Embalagem que custa apenas 2 cêntimos

Então a ideia é criar alternativas. Assim, a proposta é criar um produto feito de algas e cloreto de cálcio, a custo muito baixo. Para beber a água basta romper a esfera e beber água do interior.

The most clear inspiration is the way nature encapsulate liquids using membranes. Made of lipids and proteins, the membrane enclose, limit and give a shape, keeping the balance between the interior and the exterior

Escreveu o designer do Ooho! Rodrigo García González

Poderá ser uma solução para o gravíssimo problema da água embalada em garrafas plásticas. Nunca é demais lembrar que as embalagens actuais utilizam na sua produção combustíveis fosseis. A maioria das garrafas são fabricadas com politereftalato de etileno (PET), um plástico derivado do petróleo. 86% das garrafas de plástico usadas na UE são transformadas em resíduos nos aterros. A incineração das garrafas produz subprodutos tóxicos como, por exemplo, o gás cloro.

pplware_Ooho_02

As garrafas enterradas podem demorar até mil anos para serem biodegradadas. Já agora, vale a pena reflectir sobre este números.

 

Ooho!

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Em alternativa temos água da torneira e uma garrafa duracel que dura e dura…
    O marketing fez as pessoas acreditarem que a água engarrafada é mais “saudável” e por muitos estudos que digam o contrário agora é difícil mudar a cabeça das pessoas.
    Cá em casa e água da torneira filtrada e mudo o filtro de 6 em 6 meses.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      o problema é mesmo o sabor, não sei em que zona vives, mas onde eu moro é horrível, sabe mesmo mal a agua, tem de ser agua engarrafada.
      E isso o filtro não resolve.
      Na casa dos meus pais é sempre agua da fonte, se é melhor ou pior que a da rede não sei, mas é de borla e sabe bem, sempre que posso trago de la uns quantos garrafões cheios

      1. Avatar de Alex M.
        Alex M.

        Sou da zona de V.n. Famalicão e por cá a água raramente tem qualquer aroma e um filtro resolve
        Em tempos também trazia água da minha mãe e andava sempre com garrafões no carro mas depois comprei um jarro com filtro é muito mais prático

      2. Avatar de A. Pereira
        A. Pereira

        Experimenta ferver a água e depois coloca-a no frigorífico. Há uns anos atrás fazia isso e o sabor melhorava. Felizmente aqui a água da torneira em Estocolmo é óptima e toda a gente bebe dela, até que nem encontras garrafões de àgua no super-mercado ou, é mesmo difícil encontrar àgua sem gás engarrafada.

    2. Avatar de TR
      TR

      Ah, tu dizes que a água da torneira é melhor que a água engarrafada mas usas filtros. Além de que os filtros removem também os minerais necessários para o nosso corpo. Boa!

      Por isso é que a água engarrafada se chamada água mineral. E sim, é melhor q a agua da torneira. Principalmente dependendo da zona onde se viva.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Em Portugal não sei como é com a engarrafagem da àgua, mas nos EUA já por diversas vezes foi notícia exemplos de àgua engarrafada que não era mais do que àgua da torneira engarrafada…

        … E quanto a ser melhor do que a da torneira, isso só vai depender da qualidade da àgua na zona onde vives e do estado da canalização. Eu tenho sorte e onde tenho casa a àgua é excelente, no entanto lembro-me de quando era puto e não podiamos beber àgua da torneira em casa dos meus avós, por ser canalização antiga (nem era pela qualidade de àgua na zona). Por regra não há benefício absolutamente nenhum (o que poderia existir é completamente negligênciável) em beber àgua engarrafada.

    3. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      É cómico lol, especialmente as garrafas de plástico que passado algum tempo começam a libertar químicos na água, e puff… lá se vai a teoria da água engarrafada ser mais saudável.

    4. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      o prazo de validade nas garrafas de água aponta para a vida útil da garrafa e não a água 😉

      1. Avatar de lo
        lo

        mantendo a água na garrafa de origem, o ~prazo dela acaba quando o prazo da garrafa acaba.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uma noticia de uma ideia (prática ou não, o futuro dirá) para diminuir a pegada ecológica do ser humano no planeta e o primeiro comentário é uma noticia de um iphone…

  3. Avatar de biluka
    biluka

    E como acondicioná-las para o transporte e venda,sem contaminar o envólucro ?