Olho biónico permite homem cego ver a esposa 10 anos depois

22 Comentários

São muitos os casos onde a tecnologia tem um papel vital. Cada vez mais os avanços da ciência combinados com a tecnologia devolvem ao ser humano toda a dignidade e condição de vida que estes desejam.

Este caso que hoje damos a conhecer é só por si um exemplo claro da utilização da tecnologia ao serviço do homem, no campo da saúde. Com a ajuda de um “olho biónico”, Allen Zderad, cego há 10 anos, conseguiu ver a esposa e a emoção falou por si!

imagem_olho_bionico00


Allen Zderad tem 68 anos e está cego há 10 anos. Há 20 anos foi-lhe diagnosticada uma doença degenerativa, uma retinose pigmentar, doença que ainda não tem uma cura. Zderad, 10 anos depois, estava completamente cego.

Contudo, Zderad submeteu-se a um programa que usa um sistema, que se chama Second Sight, ou Segunda Visão, que lhe permitiu ver sombras, as formas humanas eram já perceptíveis mesmo quando este via o seu reflexo numa janela. Quando o equipamento foi colocado e ligado, a imagem que invadiu “os olhos” deste homem foi o da sua esposa, finalmente 10 anos depois conseguia ver com a ajuda da evolução tecnológica. O vídeo que deixamos a seguir mostra esse momento:

 

Mas o que é um olho biónico?

Em grosso modo o que foi colocado no seu olho direito foi uma chip, do formato de uma wafer, que envia sinais de ondas de luz ao nervo óptimo, ultrapassando a retina danificada.  Em Janeiro, este chip foi implantado no seu olho, através de uma cirurgia e duas semanas depois foi activado o chip e o resto da prótese num formato de óculos escuros.

O paciente, após a emoção do estar a “ver” de novo referiu que embora sejam imagens “em bruto”… é significativo!

[Via Mashable]

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gato Preto X
    Gato Preto X

    Espetáculo!

    Para os “copo meio vazio” deste mundo, deviam pôr olhos nisto!

    Mas Apple, Google, Microsoft, Samsung, etc… que gastam milhões só em publicidade, deviam contribuir mais para esta tecnologia, mesmo que não vejam retorno financeiro!

    1. Avatar de Vítor M.

      Concordo consigo, contudo têm eles também desenvolvimentos nesta área e noutras. Refiro dois exemplos: no que toca a acessibilidade para pessoas com algum handicap, a Apple lidera e transformou a incapacidade em mobilidade nos seus sistemas. Np que toca a tecnologia para combater directamente problemas relacionados com a visão, a Google está a desenvolver uma lente de contacto inovadora. Dois pequenos exemplos de como essas marcas também trabalham na área da tecnologia para a saúde e ciência.

      Se podiam fazer mais? Muito mais!

      1. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Sim, concordo plenamente! Mas neste momento as empresas querem vender e ganhar mercado. A saude não é a area principal da apple/android e as outras todas. Existem outras empresas agora sim viradas para a área da saúde que utilizam a tecnologia desenvolvida pelas gigante já referidas para avançar nos estudos/inovação.
        Não se esqueçam que são investidas grandes quantidades de dinheiro nas universidades para pesquisa.

  2. Avatar de Diogo Ribeiro
    Diogo Ribeiro

    Brutal este video, a felicidade é um direito básico do ser humano, já se criou tanta coisa boa na ciência… Espero sinceramente que daqui a uns anos a cegueira não seja um problema, e que os meus filhos me perguntem: ui como era possível as pessoas não conseguirem ver? espero que esta barreira da mobilidade seja ultrapassada num futuro próximo.

  3. Avatar de Raimas
    Raimas

    Estamos a viver numa era fenomenal. À velocidade que a tecnologia avança é difícil imaginar o que ainda vamos testemunhar durante o nosso tempo de vida. O futuro é hoje.

  4. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Adoro este tipo de Tecnologias…

  5. Avatar de João Cordeiro
    João Cordeiro

    Bom dia,

    De facto é uma noticia, um vídeo e uma tecnologia de encher o coração.
    A propósito, não quero deixar de referir a noticia pplware, e também da televisão portuguesa, sobre o pilotar/controlar um avião apenas com o pensamento. Confesso que me emocionei com este avanço tecnológico e quando pensei no momento em que teremos o controlo de próteses (braços, pernas, etc) apenas com o pensamento e, muita tecnologia ao serviço do homem.
    Infelizmente, senti pavor logo a seguir, quando pensei que a mesma tecnologia podia/seria aplicada ao controlo de armas apenas com o pensamento…

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora pois, essa questão está sempre de mãos dadas… infelizmente!

    2. Avatar de ChromeUser
      ChromeUser

      Concordo consigo. E infelizmente algumas destas novas tecnologias (não todas, mas uma boa parte) não são pensadas para fins humanitários mas sim militares. Só depois é que são “apresentadas” publicamente. (exemplo mais conhecido é o GPS mas existem muitos outros casos)

  6. Avatar de Marc Solèr
    Marc Solèr

    Muito bom! Faz me lembrar aquele vídeo da miuda surda que conseguiu ouvir pela primeira vez

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Malditas cebolas :))

    1. Avatar de Carlos Fonseca
  8. Avatar de Gustavo Vera
    Gustavo Vera

    Boas ppware, gostava de saber mais informação acerca da noticia? O gadget está acessível a qualquer um? Ou está inserido em algum programa de investigação universitário?
    (tenho a minha mãe numa situação similar)

    1. Avatar de Diogo Vidigal
      Diogo Vidigal

      Provavelmente já viste o site deles, mas deixo aqui o link em que diz que o médico poderá entrar em contacto com a clinica e pedir informações http://www.2-sight.com/refer-your-patient-to-second-sight.html

      Se calhar nao ajuda, mas deixo o meu contributo 🙂 Boa sorte 🙂

    2. Avatar de Diogo Vidigal
      Diogo Vidigal

      Infelizemente é nos EUA, Califorinia. Mas tentar não custa 🙂

  9. Avatar de André Alves
    André Alves

    Por favor façam alguma coisa para dar para ver vídeos na app Android do pplware

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Gostaria de obter o contacto, devido a um amigo que invisual ao saber da noticia.

    Se acaso alguém do o contacto ou um endereço sobre esta situação, deixo aqui o meu endereço de email:

    jorgemanuelabreu@gmail.com

    Muito obrigado.

  11. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Boa tarde, é bom opplware ir colocando alguma snotícias na área da acessbilidade.
    Como recém-cego, esta é uma área que me interessa.
    A notícia, penso ter a ver, com um protótipo desenvolvido nos EUA como o nome “Argus II” e está aos poucos a ser comercializado. É fabrico pela second vision

    Deixo aqui 2 links:
    http://www.wired.co.uk/news/archive/2013-03/18/bionic-eyes-argus-ii-approved-fda
    http://en.wikipedia.org/wiki/Argus_retinal_prosthesis

    Penso que só se aplica a pessoas cegas com problemas na retina, porém o melhor é esmo contactar um especialista.
    O que me foi explicado na altura, é que é uma tecnologia muito recente, que consiste (explicação para leigos, mim incluídos= no implante de micro camaras na retina, que depois transmitem sinais eléctricos para o nervo óptico e cérebro.
    Também foi-me dito e é fácilmente constatável, que este olho biónico, nos casos que resulta, devolve uma visão funcional, isto é, há percepção de sombras e é necessário fazer um treino para interpretação da mesma (o Sr. refere isso no video, vou ter que treinar muito).
    É um grande avanço, e um dos caminhos a trilhar paraque as pessoas cegas voltem a ver. Ao que sei, na variante tecnológica é a solução mais eficaz.
    é extraordinário!

    Pelas investigações que fiz, um brinquedo desses, atençãoque nem todos estão aptos para têlos, custará à volta dos 7000 dollars.
    Não conheço nenhum português que já esteja a usufruír desta tecnologia.

    + 2 pontos já aqui abordados:
    a Apple, a microsoft, sobretudo estas duas grandes empresas tecnológicas, com sistemas operativos próprios, embora disponibilizem um leitor de ecrã, sendo que no caso da microsoft é uma anedota mas poderá-se instalar software (jaws por exemplo, nvda gratuíto e aberto), no caso da apple, o leitor de ecrã que vem nativamente (voiceover) por exemplo não é totalmente compatível com todo o software apple.
    Há muito coisa a fazer e a melhorar.

    ps – no texto está escrito “olho óptimo”, mas deveria ser “olho óptico”.
    esta até um cego vê!

    abraço

  12. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Como complemento deixo o seguinte link:
    http://www.technologyreview.com/news/423216/a-bionic-eye-comes-to-market/

    “…Second Sight’s device, the Argus II, will cost around $115,000 and be available only through a small number of clinics in Switzerland, France, and the
    U.K. The company hopes to receive approval from the ….”

  13. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    “nervo óptico” por “neevo óptimo”

  14. Avatar de dajosova
    dajosova

    Trabalhe-se a tecnologia mas antes o coração do Homem.