IBM Sequoia – O supercomputador mais potente do mundo

63 Comentários

O mundo da tecnologia não se resume apenas a pequenos e elegantes dispositivos, a PCs de secretária, a iDevices, Androids e afins. Para manter a infraestrutura de toda a Internet é necessária máquinas com um poder computacional quase incomparável, de alta disponibilidade e que deem garantias de fiabilidade. Em outubro de 2009, apresentamos aqui um dos computadores mais rápidos do mundo que tinha o nome de “Tianhe”. Recentemente a IBM apresentou o “Sequoia“ que acabou de alcançar o ranking dos supercomputadores mais potentes do mundo, tendo ultrapassado o super computador japonês “K” que tinha atingido o primeiro lugar em Junho de 2011.

Imagem supercomputador IBM Sequoia

A IBM (International Business Machines) é uma das poucas empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) com uma história contínua que remonta ao século XIX. A IBM fabrica e vende Hardware e Software, oferece serviços de infraestrutura, serviços de hosting e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia. Foi apelidada de “Big Blue” por adotar o azul como a sua cor corporativa oficial.

Recentemente a IBM apresentou o seu super computador, o qual batizou de Sequoia. Segundo consta, esta novo “super maquinão” será usado para construir e testar modelos de armas nucleares, evitando assim testes subterrâneos.

ibm_00

Para se ter ideia da super potência da máquina, o Sequoia é capaz de fazer 16,32 quatrilhões de cálculos por segundo! Por exemplo, em apenas uma hora o Sequoia é capaz de fazer cálculos que levariam cerca de 320 anos e necessitariam da colaboração de 6,7 mil milhões de pessoas, considerando que estas usavam calculadoras.

Uma breve explicação sobre o Sequoia

Em termos de hardware, o Sequoia tem ao nível de processamento 1,6 milhão de núcleos e 1,6 petabyte de RAM, sendo o arrefecimento feito com recurso a água.

Em resposta a IBM, a Fujitsu já anunciou que brevemente apresentará um super computador com capacidade de 23,2 petaflops (1 petaflop equivale a 1015 flops, ou seja, um quatrilhão de operações por segundo) e que ultrapassará os 16,32 petaflops do IBM.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    Está a venda nas grandes superfices? ou nas lojas a retalho?

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Bingo , encontras na Worten , falo desta já que é nossa patrocinadora , bom agora a sério ainda nem consegui digerir todos estes nrs impressionantes .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Pedro H.
        Pedro H.

        Hmmmm… Será que consigo um crédito na ******** para comprar um destes? xD

  2. Avatar de tfae
    tfae

    “o Sequoia é capaz de fazer 16,32 quatrilhões de cálculos por segundo!”
    aqui seria petaflops ao invés de quatrilhões, certo?

    Ainda assim, com estes números, é muito complicado perceber a potência destas super máquinas para quem nunca as utilizou.
    É algo realmente espetacular!

    1. Avatar de TiagoM
      TiagoM

      “aqui seria petaflops ao invés de quatrilhões, certo?”

      Poder ate podia, mas não era a mesma coisa! Há alguma vantagem para este artigo teres um ou outro? Isto porque petaflop é a capacidade de um computador para fazer 1000 trilhões de operações por segundo de ponto flutuante, que btw tambem é a mesma coisa que dizer que um petaflop é a capacidade de um computador para fazer 1 quatrilhões de operações por segundo.

      Também tens de entender que para certas pessoas a unidade de medida flop/s (FLoating-point Operations Per Second) pode não ser muito familiar e acho que um artigo deve ser facil de ler e entender para qualquer utilizador.

      A resposta à tua pergunta acho que já foi obtida como podes ver.

      1. Avatar de tfae
        tfae

        Obrigado pela explicação, fiz confusão relativamente às medidas, uma vez que na frase “o Sequoia é capaz de fazer 16,32 quatrilhões de cálculos por segundo!” se fala no número de cálculos e depois já se fala em petaflops mais abaixo.
        “a Fujitsu já anunciou que brevemente apresentará um super computador com capacidade de 23,2 petaflops (…) e que ultrapassará os 16,32 petaflops do IBM”.

        Obviamente fiz confusão ao não reparar que 1 petaflop equivale a 1 quatrilhão.

      2. Avatar de PGP
        PGP

        Na minha opinião este artigo devia usar termos “português europeu”:
        – trilião: 10^18
        – quatrilião: 10^24

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Concordo com o PGP

        2. Avatar de Tiago Marques
          Tiago Marques

          Bem relativamente ao teu comentário é verdade que ficava mais fácil, mas eu como um utilizador do site Pplware sei que nos artigos e mesmo neste, podes encontra hiperligação para outros sites como Wikipedia, para os termos que não são fáceis de perceber e ainda dá a possibilidade ao utilizador alargar todos os seus conhecimentos =D
          Se fores a ver o quatrilhões tem um hiperligação para pt.wikipedia.org/wiki/Quatrilhão o que desde já oferece ao utilizador uma maneira simples, muito mais fácil para entender a unidade de medida e que dá a informação na totalidade, isto porque não há grande necessidade de replicar informação que já existe e é fidedigna!

  3. Avatar de jmcs
    jmcs

    deviam era de usar este computador para descobrir como havemos de sair da crise, agora fazer teste nucleares, só de quem nao tem onde gastar o dinheiro….

    1. Avatar de David Santiago
      David Santiago

      eu gostava de ter um destes em minha casa , mas o verdadeiro problema de minha casa e que faço download 7 kb segundo , sou cliente da sapo e ja reclamei imenso so que nada , nao tenho outra alternativa .

      1. Avatar de Miguel Ferreira

        lol, bem vindo ao clube nacional dos clientes da PTCOM

        1. Avatar de Bruno Melo
          Bruno Melo

          Porquê dizer mal da PT, se existem dezenas de outras operadoras no mercado?

          Porquê reclamar quando se pode simplesmente mudar para melhor?

          Não há alternativas não é? pois, a PT ao menos investiu para que nas vossas (minha) zonas possam existir os serviços minimos.. Telefone e Adsl… o que as outras operadoras vos propõem? Serviço sobre as linhas da PT ou BLM.. certo…

          Claro que a empresa não é perfeita, longe disso, como qualquer grande empresa, mas chega onde mais nenhuma operadora sequer pondera vir a instalar uma central.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            A PT não investiu ela é apenas a operadora historica, não digas asneiras

      2. Avatar de Ivan Silva
        Ivan Silva

        basta ligares para lá e ameaçares que vais mudar de rede… a minha mae fiz isso ca para casa e ate lhe deram desconto de 5€ no telefone, desconto na factura da internet e tambem reclamou sobre a velocidade da internet e ja subiu 😉

  4. Avatar de David Santiago
    David Santiago

    ahah nada de mais , o meu computador tem 24 petaflops , e o arrefecimento e feito atraves de coca-cola .

    Agora asserio , nao percebi uma coisa , o computador tem apenas 1 preocessador?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não, isso seria impossível com a tecnologia actual.

    2. Avatar de nuno
      nuno

      são varios raspberry pi

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Mas em overclock =P

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      sim, com 1,6 milhões de núcleos .

    4. Avatar de S Pimenta

      O meu i5 de 1ª geração dá 41.0355 GFlops

  5. Avatar de sxzoeyjbrhg

    “(1 petaflop equivale a 1015 flops ou seja um quatrilhão de operações por segundo)”

    Penso que queriam dizer 10^15 flops (dez elevado à potência de 15).

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Mas que grandes banhada, toda a gente sabe que os computadores mais poderosos são os da Apple!!! E o SO só pode ser MAC OS!! Meta lá este a correr o iTunes ao lado de um Mac Book, que o Sequoia borra-se todo….

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Bingo , sempre atento , esta é tecnologia a seria e de facto concordo com o Pedro Pinto , a IBM é dos poucos dinossauros do tempo de Silicon Valley que ainda persistem .

      Abraço

      Serva

    2. Avatar de Tiago Dias

      Aaah esse amor pela Apple! Compra logo um! 😀

  7. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Quanto custa? :), kero um lol

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Curioso é que os dois parecem estar a conversar…mas com proteções no ouvidos XD

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Pudera… uma sala destas tem sempre muito ruído. Repara nos 3 ventiladores por cada móvel na 1ª foto e outros tantos por trás. Depois há o barulho do sistemas de climatização sofisticados que isto exige.
      Trabalhei nisto, mas nada deste tamanho…

  9. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Será q me emprestam isso para os exames? tava mesmo a precisar para mecânica computacional

  10. Avatar de António Dionísio
    António Dionísio

    Boas. Sou um leitor assíduo dos vossos artigos, que considero de extrema facilidade. Só peço um “pequeno” favor… não contribuam para o assassinato na nossa língua. O termo correcto para o artigo em causa é: “Quatriliões”. A última vez que olhei pela janela, ainda estava em Portugal. O Brasil fica um pouco mais longe. Continuem o bom trabalho!

  11. Avatar de António Dionísio
    António Dionísio

    Como devem ter percebido, o comentário anterior tinha um pequeno erro. Era “utilidade” e não “facilidade” que eu queria dizer. Aqui fica a versão rectificada.

    Boas. Sou um leitor assíduo dos vossos artigos, que considero de extrema utilidade. Só peço um “pequeno” favor… não contribuam para o assassinato na nossa língua. O termo correcto para o artigo em causa é: “Quatriliões”. A última vez que olhei pela janela, ainda estava em Portugal. O Brasil fica um pouco mais longe. Continuem o bom trabalho!

  12. Avatar de Artur Rosado
    Artur Rosado

    Não referiram a capacidade da placa gráfica… lol

    1. Avatar de Miguel Ferreira

      Penso que uma maquina destas, sem grafica daria para gerar em tempo real centenas de ecras virtuais com alta resolução e bem melhor que qualquer grafica 😛 heheh mas imagino que os graficos saidos desta maquina sejam apenas alguns leds e uma linha de comandos 😛

  13. Avatar de ricardo

    da para jogar paciência ….

  14. Avatar de Paulo Bastos

    Mas a grande questão é can it run Crysis?

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas…. corre Crysis?

  16. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Os “amaricanos” são assim:
    Bora lá fazer o mais potente computador do mundo!
    Já os portugueses dizem:
    Bora lá fazer a maior feijoada do mundo!
    Resultado: Os americanos ganham prestígio e os portugueses ganham uma tarde de louca flatulência 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehehe… excelente 😉

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      Mas foi ele foi construido para testar armas nucleares!
      Sendo assim prefiro a feijoada pois apesar de ser uma arma química não é de destruição maciça.;)

    3. Avatar de Serva
      Serva

      Brutal o teu comentário

      Serva

    4. Avatar de Helder Bandeira
      Helder Bandeira

      Adorei

  17. Avatar de rascas
    rascas

    Não, não resolve a “crysis”…

    1. Avatar de JC
      JC

      Melhor piada da thread

  18. Avatar de zeus
    zeus

    e isto tudo para testar modelos de armas nucleares…

  19. Avatar de Fábio Reis
    Fábio Reis

    Como é que num assunto que nada tem a ver com computadores comuns, usuários de Android, presumo eu, se vão lembrar de referir a Apple? No início achava piada ao ler estas guerras, actualmente parece-me apenas conversas de miúdos que tiveram o primeiro smartphone e não sabem o que fazer com ele.

    Vá, em relação à parte interessante, de facto não compreendo como podem usar este computador para testes a armas nucleares. Qual é o objectivo? Tendo os Estados Unidos das maiores dividas de sempre, não devem ser eles que vão gastar dinheiro nisso. ^^,
    Btw… O comentário mais produtivo até agora foi mesmo: “Deviam usar esse computador para nos dizer como nos tirar desta crise”, isso sim!

  20. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Já agora simular como é que se acaba a fome no Mundo… Depois das sims, talvez pôr em prática 🙂

  21. Avatar de Manuel
    Manuel

    Nah…o novo Datacenter da PT na Covilha vai deixar este a milhas…
    http://www.computerworld.com.pt/media/2011/02/PT-Maqueta_Data-Center.jpg

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Espetáculo o que a PT consegue fazer com os dinheiro dos outros!!! Eu se andasse a mamar como a PT mamou ou como a EDP ainda mama, também contruia o meu escriório num palácio…

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Será que dá para Jogar Crysis 3 em High????
    Nao digo Very High né =D

  23. Avatar de João
    João

    Parece um bom fritador de batatas, deve estar quentinha a sala…

    Alguém conhece números de potências de ar condicionado usados nisto?

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Pah…tendo em conta que se encontram instalados 8000 kW de potência elétrica, no mínimo deverás precisar de ter 4000 kW de arrefecimento (não é nada do outro mundo). O que encarece estes sistemas é a necessidade de assegurares a redundância do sistema, isto é, na realidade têm sempre que instalar o dobro da potência de arrefecimento que necessitas (4000 kW x 2).

      1. Avatar de Valente
        Valente

        E é também a desumidificação. 50%, tolerância +10 -10. Temperatura 22ºC tolerância +2 -2.

  24. Avatar de Humpty Dumpty
    Humpty Dumpty

    Pffff…. vale tanto como o meu ZX Spectrum no que toca a compreender as mulheres! NADA…..

  25. Avatar de Serva
    Serva

    Essas ninguém as compreende nem mesmo elas .

    Serva

  26. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Cambada de hipócritas!! testar modelos de armas nucleares… e que tal ajudar a “encontrar” curas para determinadas doenças.

  27. Avatar de Ren
    Ren

    bem … com um destes, acho que da para jogar tetris , sem puxar muito pelo(s) processador(es)

    ehehehehehehe :):):):):):):):):):):):):

  28. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    Offtopic
    O que signigica B3stepping?
    Deparei-me com isso ao comprar uma motherboard.

  29. Avatar de fabio
    fabio

    com tantas coisas super importantes para se investigar( doenças, sistemas financeiros,ciencia..etc) vao meter esta maquina a procura de um método de destruição mais seguro e potente.. enfim,,, é o mundo em que vivemos.. primeiro a morte, depois a vida..

  30. Avatar de Damião Araujo
    Damião Araujo

    Boa,
    uma supermáquina pra calcular como matar humanos.
    assim eles podem ter certeza que vão conseguir explodir o planeta.

    Lideres Hipócritas!!!!
    dizem querer a vida explorando a morte.

  31. Avatar de César Augusto
    César Augusto

    Bem… será que corre Battlefield 3 em Ultra?