Gooseberry – Mais um concorrente ao Raspberry Pi

40 Comentários

O segmento dos mini-PC’s não pára e cada vez mais são apresentados equipamentos mais potentes, robustos e com um nível de performance comparável a desktops. No Pplware temos acompanhado de perto os mini PC’s que têm aparecido no mercado e  depois de darmos a conhecer  o projecto Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies, o MintBox,   Mele a1000, entre outros, hoje vamos conhecer o Gooseberry.

Gooseberry_00

O Gooseberry é outra alternativa ao Raspberry Pi e outros e segundo as especificações, este mini PC  é três vezes mais rápido que o seu principal concorrente (Raspberry Pi). Este pequeno equipamento traz um processador ARM A100 a 1 Ghz, podendo, através de um overcloking ir aos 1,5 Ghz. Tem o dobro de memória RAM do Raspberry Pi, ou seja 512 MB e em termos de consumo, o Gooseberry consome em média cerca de 4 watts, estando em operação. Caso o equipamento esteja em standby o consumo ronda os 2,3 Watts enquanto em modo “adormecido” o  consumo energético do equipamento ronda os 3.5 watts.

Resumo das Características

CPU: A10 1 Ghz

GPU: Mali 400 MHz

Memória de Armazenamento: 4 GB (expansível a 32 GB)

Wifi: 802.11 b/g/n

Interfaces:

  • Ac jack
  • 1x 3.5mm Earphone Jack
  • 1x Mini Usb
  • 1x Hdmi Out
  • Micro SD

 

Veja em vídeo o que podemos esperar do Gooseberry

Como sistema operativo, o Gooseberry vem com o Android 4.0 ICS, mas segundo os responsáveis pelo projecto, este equipamento vai igualmente suportar  futuro as distribuições Linux Ubuntu e Arch Linux.

Gooseberry a correr Ubuntu

Relativamente ao preço, o Gooseberry ronda os $62 (comprado em UK), cerca de 50 euros, e tal como referido as características são bastante interessantes.

Para si, qual o melhor mini-PC já apresentado aqui no Pplware?

Homepage: Gooseberry

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Maneul Inácio Ferreira Catarino
    Francisco Maneul Inácio Ferreira Catarino

    Ficava mesmo bem era um post com um comparativo entre todos…

    numa tabelinha e tal… (para eu n ter que fazer isso para me decidir qual vou comprar :))

    Bom trabalho e ainda bem que nos dão a conhecer todas estas alternativas no mundo dos mini-pcs

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, sim, ainda nos faltam apresentar 2 ou 3…depois faremos isso.

      1. Avatar de watt
        watt

        espero que seja para o um futuro muito próximo, isto porque no máximo daqui a 2 semana quero encomendar 1 pc deste estilo.

      2. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Só por curiosidade… Podem revelar quais são?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Assim a concorrência vai apanhar a dica 🙂

    2. Avatar de carlos
      carlos

      segundo o site gooseberry:
      GooseBerry Board vs Raspberry Pi

      -The Gooseberry board is roughly 3 x more powerful in processing power than the Pi
      -The Gooseberry board has a newer arm architecture meaning it is compatible with newer software such as Ubuntu which the Pi can not run
      -The Gooseberry board has double the ram of the Pi (512mb)
      The board does not have a Lan port, although Wifi is present
      -The board does not have analogue video and so can not connect to old TV’s
      -Only a limited OS (android) is supported as of yet fully, the board however is capable of running other Os’s such as Ubuntu (currently without graphics acceleration). Premade images for Ubuntu are now available and videos of the board running ubuntu and other linux flavours shall be uploaded.

  2. Avatar de Emannxx

    [Off-Topic]
    A Microsoft acabou de publicar à segundos no Twitter – O Windows 8 atingiu a RTM:

    @Windows: Windows 8 has been released to manufacturing! #Windows8 http://t.co/8kuC7Uiq

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, ja recebemos essa informação.

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Parece-me que desta é que ninguém estava à espera. A partir de 16 de Agosto, as empresas com Licenciamento em volume já podem instalar…

  3. Avatar de Sérgio Monteiro
    Sérgio Monteiro

    Pode ser interessante um aparelho destes para um sistema de backup de um pequeno negócio, onde o volume de informação não fosse muito grande. Dado o baixo consumo do mesmo seria excepcional.

  4. Avatar de carlos
    carlos

    nao sei se o preço é mesmo esse que indicam.
    se for comprado em UK a moeda deles é a libra e 62 libras correspondem a 78 euros, não a 50 como dizem no post.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É £40.00 , 50€ mais coisa menos coisa

  5. Avatar de Manuel Gamelas
    Manuel Gamelas

    Este mini-PC são extraordinários.
    Por acaso algum destes corre o Windows /?

    Continuação do bom trabalho que têm prestado a todo a comunidade.

    Aguardamos a comparação de todos os modelos.

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Desconfio que windows, só se for a versão do 8 para ARM….

  6. Avatar de Fábio
    Fábio

    Para mim vocês deviam sub-dividir estes “mini-pc” em 2 categorias: pc’s per-se e sistemas embebidos. Isto porque o raspberrypi (por exemplo) tem portas GPIO e interfaces de expansão para câmara e ecrã enquanto este, por exemplo, tem apenas as tradicionais portas série USB e SD, o que o torna num mero PC (com arquitectura ARM) e não um sistema que pode ser usado em sistemas embebidos com outros componentes.

    Para mim, a grande falha do Raspberry Pi é a falta de comunicação wireless de origem (seja ela wifi, bluetooth, zigbee etc).

  7. Avatar de Leonel
    Leonel

    o meu raspberry pi chegou ontem 😀
    agora só falta liga-lo ao monitor do desktop, alguem usa/recomenda algum switcher(comutador) com inputs de HDMI e output de VGA?
    o monitor só tem VGA 🙁

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Podes sempre ligar a uma TV (CRT) antiga que tenhas em casa com entrada SCART/RCA. Eu uso um cabo RCA no raspberry pi (usando um conversor 3.5 Audio em RCA LR) e a entrada scart numa TV velha que tinha em casa.

      1. Avatar de Leonel
        Leonel

        tv antiga já não tenho nenhuma
        só tenho disponivel o lcd da sala, mas como tenho o desktop no escritorio, não dá lá muito jeito…
        sobra apenas o monitor do desktop

        e um switcher de HDMI como inputs e output + conversor HDMI para VGA?

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          HDMI para VGA existe mas pelo preço dele compras um LCD com HDMI (quase): http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/6413/Conversor-HDMI-para-VGA

          Mais fácil é haver um cabo RCA -> VGA (visto serem ambos analógicos) mas mesmo assim deve ser caro.

          Como disse, o mais barato é arranjar um CRT pequeno de algum familiar/vizinho com SCART/RCA a funcionar e dás uns 20€ por ele ou menos.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Fábio acho que não dá. Antes de ter comprado o R-Pi há pc, andei a investigar isso. Parece que é complicado converter o sinal RCA do R-Pi para VGA

          2. Avatar de Leonel
            Leonel

            pois :\
            vou procurar mais infos/preços

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Dá uma vista de olhos nesta wiki:
      http://elinux.org/RPi_VerifiedPeripherals#Display_adapters

      Mas para Compósito > VGA vais precisar de um video scaler.

      HDMI > VGA parece ser possível com algumas adaptações.

      Se calhar está na hora de arranjares um monitor económico com as entradas digitais.

  8. Avatar de jose martins
    jose martins

    Boa Noite
    Bom post.
    Vivo em Londres e vou encomendar ja 1.
    Continuem os vosso excelente trabalho.

  9. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Só que o tempo de entrega seja inferior ao do Raspberry já é uma vantagem 🙂

    1. Avatar de jorge teixeira
      jorge teixeira

      ainda estou a espera do meu 😀

  10. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Ia agora mesmo encomendar um mas pelos vistos ja foi tudo vendido 🙁
    Gostei bastante deste bixo… fico a espera do comparativo entre todos os mini-PC’s, quero brincar com uma coisa destas 😛

    Abraço

  11. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    continuo a achar que, tendo em conta o preço, e tendo um em uso ha já 2 meses, que o Raspeberry Pi é a melhor opção relativamente a todos os outros apresentados! Claro que vai depender da utilização que se lhe quer dar! O meu esta a trabalhar como media center, e é irrepreensível!

    1. Avatar de Flink
      Flink

      Qual é o sistema que utilizas? Raspbian com XBMC? Obrigado!

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Por momentos tive um calafrio. Há um par de horas que encomendei um Raspebrry Pi. Mas não me arrependi…yet!
    O R-Pi tem a vantagem de uma comunidade maior, pelo menos por enquanto. E para o que quero fazer dele, basicamente um router, deverá ser suficiente

    1. Avatar de Paulo Teixeira
      Paulo Teixeira

      Tendo em conta a velocidade que este vendeu nao sei nao, parece-me que este vai ter uma comunidade que vai crescer bastante nos proximos tempos.

  13. Avatar de Fábio
    Fábio

    Acho caro, com esses specs compra-se um telemóvel com saida hdmi e ta feito, e já tras wifi, blu2, ecran, bateria(para se falhar a luz)….etc

  14. Avatar de Marco
    Marco

    bom dia,

    sabem se já possivel com o raspberry pi meter o Android ICS?

    cumprimentos

  15. Avatar de CMatomic

    será que é possível ligar um disco SSD sem ser por usb a este aparelho ?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sem ser por USB não estou a ver como. Pela notícia não há muitas opções de interfaces alternativas para ligares um SSD. De uma forma rebuscada só estou a ver por ligação Wi-Fi, mas precisarias de ligar o disco a algum periférico com rádio Wi-Fi.

  16. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Existe alguma possibilidade de ligar isto a um touch-screen?!??

    Tipo um tablet ou coisa semelhante…

    1. Avatar de Leonel
      Leonel

      sim é possivel, no Instructables está lá um DIY em que usam um touchscreen, procura lá 😉

      1. Avatar de Pedro Santos
        Pedro Santos

        Não encontrei :s
        Procurei inclusivé por “raspberry touch screen” e nada.

        A ideia é o tablet ficar a correr ubuntu ou xmbc 🙂

  17. Avatar de Nelson Lima
    Nelson Lima

    Gostei especialmente do AllWinner A10 MK802 (https://pplware.sitedev.pt/hardware/allwinner-a10-um-mini-pc-com-android-4-0/) por ser bastante compacto e ter umas características bastantes interessantes e um preço também competitivo