Ford GT, o incrível automóvel mais high-tech da actualidade

70 Comentários

Um dos sectores que tem vindo a “capturar” tecnologia para os seus produtos é o automóvel. Cada vez mais temos os veículos com dispositivos inteligentes que interagem com o condutor, as próprias marcas de dispositivos móveis assediam os fabricantes para haver uma cooperação tecnológica.

Um exemplo dessa evolução tecnológica chega-nos da americana Ford. O seu carismático Ford GT é considerado o automóvel com a mais alta tecnologia em utilização no momento. Além disso, este bólide traz uma herança do afamado Ford GT40, que ficou conhecido no Le Mans 1966.

Nesse sentido como tributo ao Ford GT40, a Ford criou um carro do futuro que pode ser usado hoje, sim, no presente!

pplware_ford_gt_2017_00


A estratégia da gigante automóvel é enfrentar a sua concorrência mais directa no sector dos carros “tecnológicos” como é o caso da Google ou até mesmo da Tesla. E uma das evoluções mais interessantes neste novo automóvel são os 28 processadores capazes de processar mais de 10 milhões de linhas de código embebidas no sistema. Na sua totalidade, estes 28 processadores conseguem gerar mais de 300 MB de dados por segundo.

 

Um carro com 28 processadores?

Mas serão os 28 processadores algo de impressionante? A resposta é simples, não. A questão realmente impressionante é a forma como a Ford conseguiu interligar tudo isto, a tecnologia do motor, a tecnologia aero e a tecnologia dos materiais, tudo dependente de uma lógica computacional.

pplware_ford_gt_2017_01

Começando pelo motor, ao contrário da Ferrari, da Porsche e de outras grandes fabricantes de nível mundial, que actualmente exploram tecnologias eléctricas e híbridas de próxima geração, a Ford pelo contrário optou por um motor a gasolina twin-turbo V6, o que abre a porta aos engenheiros da empresa para uma maior aerodinâmica, fazendo o Ford GT muito mais rápido nas curvas e no mecanismo de travagem.

Outro factor muito importante presente neste novo Ford GT é a sua asa traseira. Em modo de condução normal, a asa traseira irá permanecer retraída, na sua posição normal, mas com o aumento da velocidade, esta asa irá subir dinamicamente, aumentando a aerodinâmica, a estabilidade em linha recta e uma maior aderência nas curvas. Para além disso, quando é seleccionado o modo Pista, a asa traseira irá subir para uma posição de travagem a ar, o que sem dúvida irá ser muito útil para os pilotos, principalmente nas curvas.

pplware_ford_gt_2017_05

 

Turbo Lag

Quase todos os veículos que possuem um motor turbo, sofrem sempre um pouco com esta questão, contudo, segundo o engenheiro da empresa, Jamal Hameedi, no novo Ford GT isso não acontece, muito por culpa da lógica computacional embutida no turbo EcoBoost e do sistema de injecção de combustível.

pplware_ford_gt_2017_04

Quanto à sua construção, todos os painéis do corpo do novo Ford GT foram desenvolvidos em fibra de carbono leve e de alta resistência, possuindo também na sua parte frontal e na sua parte traseira componentes de alumínio, que também se caracteriza por ser um material muito leve.

 

Anel de fogo

O ar frio entra nos intercoolers através das malhas da frente, depois, todo o ar quente que é gerado pelos intercoolers é encaminhado para o “Anel de Fogo LED” na parte traseira do automóvel.

pplware_ford_gt_2017_03

Quanto à sua comercialização, o novo Ford GT estará disponível em 2016 e será sem dúvida dirigido a consumidores sem grandes preocupações quanto eficiência, mas sim com o desempenho, pois com este veículo a Ford pretende quebrar recordes de desempenho em Nurburging.

 

O conjunto faz a diferença

Como podemos ver, este bólide tem processadores que controlam praticamente tudo dentro e fora do habitáculo, quer das dinâmicas activas quer as passivas, isto sem contar com os aspectos de segurança e de conforto. Tudo está devidamente computadorizado e centralizado, é uma máquina que nos permite imaginar como será de agora em diante o futuro destas peças de arte que vemos passar nas estradas. Um dia, a peça mais importante do carro não será o motor, será o computador!

 

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Ronaldo gosta deste post!

  2. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Quero…

  3. Avatar de Henrique
    Henrique

    Sei que este é um site debruçado sobre a área tecnológica, mas nem por isso se deve noticiar tudo o que envolva tecnologia usando títulos absolutos como que aqui foi usado…

    Apesar do processamento computacional estar aqui em foco, isto não torna o veiculo em causa o mais “high tech” da actualidade! Basta estar um pouco por dentro do que está a acontecer no mundo automóvel, que rapidamente se chega a esta conclusão.

    1. Avatar de DnScream
      DnScream

      Concordo, basta ir ver os modelos flagship das marcas alemãs como o Mercedes classe S e o BMW Série 7 aí sim é que se pode dizer que são dos veículos com mais tecnologia.

      1. Avatar de enese
        enese

        acho que ele estava a falar do Porsche 918, do McLaren p1 e da Ferrari laferrari

        1. Avatar de Sim Sim!
          Sim Sim!

          ou os Tesla… n sei…

        2. Avatar de DnScream
          DnScream

          Pelo titulo parece falar no geral. Alem disso olhando para o que está descrito o Ford GT não parece estar a par de qualquer um desses 3.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            +1

            O Ferrari então vai la vai, baixos consumos e uma performance incrivel…

            Foi testado em pista contra o bugati veyron nos 1000 metros…o bugati fica a ver navios lol 😀

    2. Avatar de pph
      pph

      Sou obrigado a concordar. Basta esta a par do mundo automóvel para ver o quão sem sentido é esta publicação.

      Nada de novo mesmo.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Mais uma lata “bonita”, com um motor a gasolina e que anda mais rápido que um opel corsa ou um renault clio…!
      E que na verdade não tem nada de tecnologia muito além destes.
      Qualquer carro híbrido, ou eletrifico é mais high-tech que esta fritadeira com um motor térmico, motor que já existe a mais de 50 anos!

  4. Avatar de knom
    knom

    “TURBO LAG” ahahahaah

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Tecnologia Android!

      1. Avatar de knom
        knom

        +1 ahahahahaha

    2. Avatar de Tiago Pereira
      Tiago Pereira

      Sim é mesmo esse o termo

    3. Avatar de Zé

      Brake boosting for the win!! (petrolheads will understand)

  5. Avatar de Fabio Pereirinha
    Fabio Pereirinha

    “Para além destes componentes, o Ford GT possui também Intercoolers, que tratam de transformar o ar frio em ar quente e que encaminha o mesmo para o “Anel de Fogo LED” na parte traseira do automóvel.”

    É mais ao contrário. Os intercoolers servem para arrefecer o ar e não para o aquecer. 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Está lá a frase completa, faltou ali o restante. Obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      ‘E so’ sabichoes… Se arrefece e’ porque “remove” calor do ar e como tal vai sair ar quente para algum lado…

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Sim, o ar exterior devido às leis da termodinâmica, vê a sua temperatura aumentar, mas não é essa a função do intercooler. A função do intercooler é baixar a temperatura do ar para lhe aumentar a densidade. A frase inicialmente encontra-se mal escrita.

        1. Avatar de Vítor M.

          A frase estava incompleta, até porque o processo é controlado para aproveitar esse fluxo de ar quente resultante da actividade do intercooler.

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            A Ford não mencionou em parte alguma que aproveita o ar quente do intercooler para fazer seja o que for. O ar frio entra pelo intercooler situado à frente das rodas traseira e o ar quente sai pelo centro das luzes traseiras.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Vou já começar a poupar. 🙂

  7. Avatar de Marco
    Marco

    como alguém teria de dizer: “se não tem lag é pq usa o wp ou ios.”

    agora voltando ao carro em si, 28 CPU’s …..

  8. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    “Um dia, a peça mais importante do carro não será o motor, será o computador!”
    –>sim, se ele dalguma forma criar energia

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas então será a bateria, nesse ponto de vista. Isto na óptica de que o futuro (um dia será) ser eléctrico 😉

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Que eu saiba a locomoção dos carros eléctricos também é efectuada fazendo uso de um motor, neste caso eléctrico.

        Eu não estou a ver o CPU a ser a peça mais importante de um veículo, visto este não ser totalmente imprescindível para o seu funcionamento. Agora fazer mover um carro apenas com um CPU sem qualquer tipo de propulsão é que não me parece que seja possível.

        1. Avatar de Vítor M.

          No futuro será. Quer no que toca à gestão, à segurança, quer no que será a própria “soberania” do veículo. Estamos a falar depois num nível diferente do que estamos habituados, alias, já podemos ver isso nos Tesla. Há um cérebro por trás da parte mecânica que determina tudo.

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            No caso do Tesla o CPU que presumo que estás a mencionar é o Tegra 3. Tenho que informar que este apenas é usado no sistema de entretenimento e informação, não é usado de maneira alguma para controlar a mecânica, esse trabalho recai sobre a ECU como qualquer outro carro moderno.

            E o que descreves já as ECUs mais avançadas o fazem. E sim, as ECUs modernas são uma colecção de micro-processadores e micro-controladores, no entanto o seu funcionamento e propósito é bem diferente dos CPUs que habitam os desktops, laptops, smartphones, tablets,… O que a Ford fez foi uma jogada de marketing para atrair a malta que gosta de tecnologia e criar buzz de volta do carro. No entanto comparado com muitos outros veículos europeus continua a sofrer de uma deficiência muito grande a nível de tecnologia.

  9. Avatar de pedro
    pedro

    este artigo não me iluminou para a necessidade dos 28 processadores nem das mega inovações tecnológicas. não me surpreendeu porque terei q googlar para não ficar na mesma.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não percebo muito de carros… Mas carro americano e high-tec não combinam. O Spoiler dinâmico lembro-me disso do Veyron. Continuando intercooler, já a própria palavra indica servirá para arrefecer, cooler. Carro em fibra de carbono já existem à uns 30 anos…

    Resumindo e concluindo, de mais high-tec este carro não tem nada.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      exacto! hi-tec e não usa motores eléctricos auxiliares que por acaso até aumentam a disponibilidade da potência para colmatar qualquer espécie de lag do turbo que nos carros modernos já nem se verifica como há 20 anos atrás.
      esses spoylers já existem há bem mais tempo na porsche…

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      “Mas carro americano e high-tec não combinam.”

      Estão a acabar com essa “certeza”

  11. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Que artigo estranho. McLaren P1, 918 Hybrid têm a tecnologia mais high-end. Não seja pelos biliões em I&D que se gastaram para criar essas obras de artes. Agora com um V6 twin turbo e tech que s encontra em 458 Italias, e por aí? Calma lá quando dizem que é o carro mais high tech da atualidade. Dizer isso a um carro com motor a gasolina hoje nem faz sentido. Além disso, também devo ter uns 7 processadores na cave…parados. Não faz dela a cave mais high-tech do bairro hahahah

    1. Avatar de Vítor M.

      O combustível é um dos pormenores, até porque a questão da tecnologia está muito para lá da fonte de energia e mais… embora este seja um ano de viragem, ainda teremos muitas décadas de combustíveis fósseis nas estradas.

      Quanto ao conjunto… o caro Tiago está a falar de veículos que primam pelo motor e pela parte mecânica em si, não com estes pormenores todos de conforto, controlo, segurança e avanço em termos de gestão de dados. Coisas diferentes. Mas devia estar no salão para contrariar a malta… isso é que era!

  12. Avatar de BB
    BB

    Gostei do pormenor High-Tech da asa que levanta… Os Porsche do século passado já a usavam!

    1. Avatar de SrBla
      SrBla

      Até as asas dianteiras já existem há bastante tempo, o Pagani Huayra é exemplo disso… e utilizar a asa traseira para travar existem carros ao pontapé que fazem isso, até alguns carros familiares fazem isso.

  13. Avatar de Azia
    Azia

    Ford GT é Ford GT.

    “Barato” e anda muito ( to a referir ao Ford GT anterior) por isso deve ser a mesma coisa….

    Por isso quem compra é os ricos…

    1. Avatar de Dr1v3r
      Dr1v3r

      Barato? Era mais caro que o Ferrari 430, e segundo um teste que vi era mais lento, mais pesado etc… Ford mais caro que Ferrari e é barato?

      1. Avatar de New
        New

        O Ford GT até tem o recorde mundial de velocidade 290 mph (466 km/h)

        Basta ir ao youtube

        Por isso ta tudo dito….

        1. Avatar de zeca no bacio
          zeca no bacio

          isso foi um modelo especial de corrida, não é o standard!

          1. Avatar de Sr Passos coelho
            Sr Passos coelho

            Mas é um Ford GT, nem mexeram na aerodinâmica do carro, mexeram sim foi no motor de resto é igual ao de “origeml

          2. Avatar de Dr1v3r
            Dr1v3r

            É alterado, ponto… Para ser considerado como válido no contexto referido deve ser um carro com as mesmas características que saiu de fábrica… Não se pode dizer ser o carro mais rápido só porque um alterado conseguiu esses valores…

        2. Avatar de Dr1v3r
          Dr1v3r

          Também há Ibizas a gasoleo que ultrapassam Ferraris…. Isso tá longe de fazer deles carros rápidos antes da preparação…

          1. Avatar de Sr Passos coelho
            Sr Passos coelho

            Mas esses ibizas não chegam a fazer 1000 km , ou tem de trocar o motor ou tem uma despessa grande pá voltar a andar…

          2. Avatar de Dr1v3r
            Dr1v3r

            Era “despesa” que deveria querer escrever…
            O ponto não é esse, a única coisa que referi é que dá para alterar “qualquer” veículo, isso não torna o modelo mais rápido… Transforma apenas aquele exemplar, tornando-o em ultima analise um modelo único, e que em nada tem a ver com a viatura de origem, no caso partilhando estética apenas…

  14. Avatar de Dr1v3r
    Dr1v3r

    Sinceramente não encontrei aqui nada que me faça pensar que o Ford é mais tecnológico que o Huayra, Mclaren P1, etc… O Huayra por exemplo é o primeiro carro do mundo com flaps que se adaptam a cada momento ao à velocidade e angulo de curva, etc etc etc… O P1 utiliza tecnologia híbrida para evitar o turbo lag… Sistemas de injecção a evitar turbo-lag? Custa-me um bocado a acreditar…
    Estou completamente de acordo quando se diz que automóvel americano e high-tech não ligam…
    Falam ainda por aí que o 458 Italia é v6 twin-turbo, mas não, é v8 atmosférico, o 488 GTB sim é turbo, mas ainda assim é V8 e não V6…
    Ainda assim gostei de ver por aqui um carro, gostava de ver mais coisas do género…

    1. Avatar de Dr1v3r
      Dr1v3r

      Aconselho ainda a ver o que a Koenigsegg faz nos seus carros, no que toca por exemplo a estabilidade (tem que ser controlado por “computador”, de outra forma o carro não permitia “guinar” a direcção tal como permite, sem perder estabilidade… Não há outro carro que o faça…)

  15. Avatar de RM
    RM

    Na minha opinião, toda a tecnologia que um super carro deve ter está no Pagani Huayra. Até hoje foi o carro que mais me impressionou!

  16. Avatar de SrBla
    SrBla

    Koenigsegg Regera, deveras muito mais interessante a nível tecnológico, quer embutido no carro quer nos métodos de concepção.

    1. Avatar de SrBla
      SrBla

      Aliás até acrescento que algumas das coisas aqui faladas já existem há muito tempo, basta olhar para os Pagani, Porsche, Ferrari, etc. a parte de ter processadores… hoje em dia todos os carros vêm com uma serie de computadores, até os Citroen C5 têm computadores bastante evoluídos para o controlo das suspenções; o Ferrari GTO 599, actualmente, ainda tem um controlos para o sistema tracção e controlo geral do carro que tenta aprender com o condutor e reconhecer o traçado da estrada.
      Penso é que possivelmente para um carro produzido nos EUA actualmente seja um dos mais tecnológicos que eles tenham, mas duvido bastante que seja o mais tecnologicamente avançado ou que faça mais e melhor uso das tecnologias.
      Se forem ver o Regera é algo completamente diferente, é hibrido único diferente dos restantes (Prius, Ferrari, McLaren), que quase se pode dizer que não possui caixa de velocidades, sendo que a que só existem 2 posições que o fazem andar para a frente e para trás (não é uma caixa automática, sendo que a velocidade máxima coincide com o numero máximo de rotações do motor que está limitado…), na produção do mesmo são utilizadas impressoras 3D para criar os bancos e varias peças do carro, as jantes são feitas manualmente em fibra de carbono, entre muitos aspectos interessantes

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ia agora dizer esse…

      Koenigsegg Regera, e é claro, o triumvirato Porsche 918 Spyder, LaFerrari e McLaren P1 que são todos bons, e o mais avançado tecnologicamente que existe…

      Este Ford é bom em termos preço/qualidade, mas não é o nec plus ultra…

  17. Avatar de enese
    enese

    o carro mais high-tech que existe é o nissan gt-r, pois é aquele que consegue tirar o desempenho do que tem, não é caro (para o que oferece e fora de portugal), não tem um grande motor, tem motor dianteiro, e não tem aquele design característico dos super desportivos, mas não há mais do que uma mão cheia de carros que o consigam fazer frente em pista e todos eles custam 10 a 15 vezes mais

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ai mais avançado = preço/performance?

      Tá bem… LOL

      Não, mais avançado = mais avançado

      1. Avatar de SrBla
        SrBla

        Eu não diria que o GT-R seja o mais avançado do mercado, no entanto diria que é um dos mais avançado, e talvez com algum erro de precisão que é tão avançado como este Ford. Pois tem o melhor sistema de launch control que existe, bate bugattis, ferraris, etc, tem um sistema 4×4 altamente sofisticado, sendo que a caixa de velocidades era das mais complexas e evoluídas quando foi lançado (e penso que continue a ser), pois encontra-se na parte traseira do carro recebe a força vindo do motor que está a frente e volta a enviar parte da força para a frente. O metodos de contrução também são bem interessantes, pois é o único carro deste tipo a ser produzido numa linha de montagem, dita, “normal” (a mesma de todos os outros nissans). O proprio dsign do carro é um mimo tecnológico, sendo que vai contra as “regras e leies” da fisica, sendo um modelo de caixa com linhas mais altas e rectangulares o que normalmente é anti-aerodinâmico, e neste caso é aerodinâmico.

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Efectivamente o título deste artigo está muito mal conseguido. Costumo seguir as novidades no mundo automóvel e os ultimos modelos da Porsche, Maclaren, Ferrari, Mercedes, BMW, Koenigsegg, Pagani, têm specs bem mais HI-Tec que o que foi aqui referido. Não deixa de ser um grande carro, e é natural que a Ford faça a sua publicidade ( “…Mas devia estar no salão para contrariar a malta…” ), mas não é o incrível automóvel mais high-tech da actualidade 🙂 De qualquer modo é uma grande máquina e está um bom artigo!

    1. Avatar de Vítor M.

      Em termos de pormenor, em termos de tanta tecnologia a controlar funcionalidades que outrora eram mais mecânicas, este é dos mais evoluídos sim. Há outros com motores mais poderosos, máquinas mais evoluídas em termos de um ou outro aspecto, mas no conjunto, não há muitas. Depois há aquelas que não estão ainda fora do papel, são ainda protótipos que um dia chegarão ao mercado, mas isso já é outra conversa. Este Ford é um maquinão! 😉

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não: https://www.youtube.com/watch?v=sr1jylROsqQ

        Esse Ford tem jantes em fibra de carbono, blá blá blá… só tem um motor, tem de ter 2 para ser o mais avançado, é assim…

        1. Avatar de SrBla
          SrBla

          Concordo….
          Só por piada, pediste um carro com 2 motores não foi?
          https://www.youtube.com/watch?v=7YL7pURth3o

  19. Avatar de fneves
    fneves

    Mesmo assim prefiro o novo toyota/lexud a hidrogénio que vai sair este ano 🙂

  20. Avatar de RM
    RM

    Acho que se discute aqui 2 coisas. Uma coisa é o facto, que um super carro, deve principalmente uma experiência de condução única. Outra coisas são o número de processadores que estão no ECU, que nada nos transmite diretamente se o carro é ou não uma máquina de sonho!

  21. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Gostava mais do Z

  22. Avatar de Johnny DahVinchi
    Johnny DahVinchi

    Já adorava o carro, agora ainda ficou melhor!

    É pena é ser FORD… (Fabricação Ordinária Reparações Diárias).

    1. Avatar de Dr1v3r
      Dr1v3r

      Se for ao contrário é Devolver Rapidamente “Ó” Fabricante

  23. Avatar de AlexX
    AlexX

    Deve haver maior preocupação em arrefecer esses processadores todos e a tecnologia que a mecânica em si senão o carro pára ou algo vai definitivamente correr mal…
    Quem tiver a sorte de possuir um GT40 de 67 bem conservado, tem muito, muito mais valor em mãos e estou crente que mais fiabilidade também. E apesar de ser de 1967, um carro que (sem tweaks) faz a milha em pouco mais de 12 segundos é uma brutalidade mesmo para os padrões actuais…

  24. Avatar de ZéPistolas
    ZéPistolas

    tantos processadores, tanta coisa, e não tem piscas nem luz de marcha a trás!
    uma vergonha…

  25. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tal como referiram Em alguns comentários este carro está muito longe de ser o mais high tec do mercado. Sim para os USA mas nunca na Europa.

  26. Avatar de lmx
    lmx

    heheh,
    ainda tem muitas decadas que palmilhar para chegar a um Koenigsegg one:1

    0 – 400 km/h approx. 20 sec
    400 – 0 km/h approx. 10 sec
    Braking distance: 28 m (100-0 km/h)

    ou entõ se quisermos ir mais par cima…o Koenigsegg regera 😛

    1800cv mais de 1500 disponíveis
    mais de 2000nm de binário… 😀

    alguém sabe as acelerações deste bicho?

    se o one:1 faz menos de 20 seg de 0-400km/h imagino este bicho…15 segundos?lol

    O Ford GT bem pode esperar… mas para um carro americano, não é mau..

    1. Avatar de Marco
      Marco

      desde que faça curvas… a não ser que seja mais um “americano” desenvolvido na europa e que depois é vendido como sendo o supercarro americano.

      1. Avatar de Sr Passos coelho
        Sr Passos coelho

        Por exemplo o Ford Mustang é feito na Alemanha e é vendido na América como se fosse feito lá

  27. Avatar de dajosova
    dajosova

    para mim o melhor carro é o meu…
    …pois é aquele que me leva para onde quero quando é preciso. Mais nenhum faz isso!!!! 🙂
    Boa semana.