Em 10 anos, serão robôs a tratar das nossas tarefas domésticas

19 Comentários

Parecendo que não, as tarefas domésticas tomam bastante tempo e, com a correria da vida, seria ideal tê-las automatizadas. Pois bem, em 10 anos, esses afazeres serão assegurados por robôs.

Robô e tarefas domésticas

Se lhe pedíssemos, seria capaz de apontar pelo menos uma tarefa doméstica que facilmente deixava de fazer, se alguém a executasse por si. Segundo prevê uma nova investigação, ter robôs a tratar do assunto não está tão longe quanto pensamos.

Automatização das tarefas domésticas libertará tempo

Considerando uma lista de 17 tarefas domésticas comuns, um grupo de especialistas em Inteligência Artificial (IA) estimou que uma média de 39% do tempo gasto por afazer poderá ser automatizada dentro de 10 anos.

De entre as várias tarefas, os investigadores apontaram a ida às compras de mercearia e às compras no geral como as mais fáceis de automatizar, e a assistência física de crianças como a mais difícil.

Hoje em dia, já conhecemos robôs de cozinha e de limpeza muito eficientes que, comprovadamente, ajudam as pessoas a poupar tempo. Com os avanços no desenvolvimento da IA e da robótica, em breve, contaremos com uma gama mais vasta de “ajudantes”.

Segundo os autores do estudo, a crescente automatização dos afazeres domésticos dá uma nova perspetiva aos debates sobre o futuro do trabalho.

Atualmente, tarefas domésticas são, de forma desproporcional, asseguradas por mulheres, pelo que a automatização dessas poderá ter um impacto social e económico significativo.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Ate poderei estar a errar certamente mas nunca deixarei que alguém escolha o que vou comprar …

    Os Humanos necessitam de Humanos, de bons e reais Humanos.

  2. Avatar de Eduardo Cancela
    Eduardo Cancela

    Pois…. como possuidor de 2 aspiradores robot, um da iRobot e o outro um Xiaomi, tenho de dizer que nem um nem o outro dispensam a intervenção humana. há sitios onde não chegam, temos de andar a mover a mobilia toda para eles passarem, ficam presos em vários sitios…
    São muito engraçados talvez para casas muito pequenas e com pouca mobilia, de resto não vejo grande vantagem.

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Não vez grande vantagem?
      Tens de ter a casa preparada para ter um robô desses, não é ao contrário e Acabar com cabos no chão.
      Se meteres o robô a aspirar todos os dias enquanto não estás em casa é menos trabalho que tens diariamente. Só tens de limpar onde ele não chega. Qualquer trabalho que façam por mim é menos trabalho que eu tenho.
      Quem tem animais em casa é um espetáculo, menos pelos.

      1. Avatar de Bernardo duro
        Bernardo duro

        Acha correcto higiénico ter animais dentro de uma casa?!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Acho mais correto ter animais dentro de casa do que alguém me questionar se o que acabo de dizer é correto ou não.
          Não é por seres germofóbico que és mais asseado que uma pessoa que tenha animais dentro de casa.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tenho a casa maioritariamente com móveis suspensos e cabos todos dentro da parede ou móveis, tirando os pelos de animais e cabelos não tem utilidade nenhuma, a empregada aspira a casa no mínimo uma vez por semana às vezes duas, esses aspiradores têm pouca sucção, até outros tradicionais, por isso há mais de 20 anos que só usamos rainbow cá em casa.
        Quando um aspirador desses tiver sucção suficiente, aspirar sofás e cadeiras sozinho e lavar wcs talvez venham a substitui, até la é giro e útil mas só para pessoas com pouca higiene é que substitui alguma coisa.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          LOLOL A quantidade de vezes que aproveitas temas nada a ver para te “tentar”enaltecer é absurdamente ridícula.
          Em relação ao poder de sucção obviamente que têm menos. Qualquer nabo percebe o porquê, no entanto o objetivo deles não é deixar os cantinhos todos num brinco.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            praticamente toda a gente que conheço tem rainbow e bimby, é algo bastante comum em qualquer lar, assim como um roomba e um dyson, não percebo qual o enaltecimento de algo completamente banal.
            também não falei de cantos, falo em aspiração ponto, se for para o tema de ter crianças e animais e basta teres filhos com asma ou alergias e percebe-se bem a diferença que faz uma aspiração com poder de sucção e com água.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então tens de aspirar todos os dias, ponto. Ao fim de 3 dias tens seguramente mais pó e pelos do que se um roomba aspirar todos os dias, ainda que pior.

        2. Avatar de Irobot
          Irobot

          Que grande lolada, no mesmo tempo que o robot gasta a aspirar secalhar o roomba aspira melhor a carpete do que tu com a rainbow looool

          Tenho um já com 4 anos e 800horas de uso. Trabalha quase todos os dias. E ainda tem companhia da braava para lavar o chão automaticamente quando o outro acaba.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Epah melhor não aspira mas que no final do mês aspira mais quantidade disso não hajam dúvidas.

  3. Avatar de LA
    LA

    Há robôs que dão jeito, como os de cozinha. Outros nem por isso, como os que aspiram as casas.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso é um pouco subjetivo não?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não, é real e mesmo os robots de cozinha só servem para ajudar quem cozinha a acelerar o processo nada mais.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Então dão jeito…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            jeito sim, daí a substituirem uma pessoa vai um longo caminho, de décadas.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então mas puxas as conversas conforme te convém?
            A primeira frase foi literalmente “Há robôs que dão jeito”. Foca-te.

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Tanto uns como outros deixam N a desejar … mas N …

    É só uma opinião muito pessoal.

    Enfim, vale o que vale.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Exacto,
      Talvez daqui a 20 ou 30 anos sejam decentes