Descoberta forma eficiente de converter poços de petróleo em fábricas de hidrogénio

28 Comentários

Com o planeta a caminhar a passos largos para o fim do petróleo, é necessário encontrar alternativas viáveis a nível energético e ambiental. Uma das formas mais estudadas e avaliadas é o hidrogénio. Esta poderá ser em breve a alternativa que todos vão adotar.

Uma nova descoberta vem abrir ainda mais as possibilidades para o hidrogénio. Em breve será possível converter os poços de petróleo em fábricas de hidrogénio. Será eficiente e permitirá transformar estes locais que em breve seriam inúteis.

hidrogénio petróleo poços areias campos

Esta é uma descoberta importante porque vai permitir reciclar locais que não eram explorados ou que estavam a deixar de ser usados. Vai ser usado para retirar hidrogénio em larga escala em areias e campos petrolíferos.

Retirar hidrogénio de poços de petróleo

A forma de o fazer passa pela injeção de oxigénio nos campos petrolíferos. Isto leva a que surja um aumento de temperatura, libertando hidrogénio. Na verdade, o elemento não está presente nestes locais, mas resultará de uma reação química que o irá gerar.

O elemento produzido tem a vantagem de estar já num estado gasoso, o que dispensa os processos de transformação. Ao mesmo tempo, é um processo limpo, uma vez que o hidrogénio é o único produto que é extraído. O carbono fica no poço de petróleo e os restantes gases também.

hidrogénio petróleo poços areias campos

Esta é uma excelente novidade que em breve poderá começar a ser explorada. Foi descoberta por uma equipa de engenheiros canadianos, no âmbito de uma parceria entre a Universidade de Calgary e a empresa Proton Technologies. Esta última ficará encarregue de comercializar e implementar este sistema.

Usar oxigénio para reciclar areias e campos de petróleo

Esta nova técnica deverá ser aplicada em locais como o Canadá ou a Venezuela. Nestes dois países existem vastos campos de petróleo e de areias petrolíferas. Aqui será possível extrair elevados volumes de hidrogénio a um preço muito competitivo.

Esta nova técnica será apresentada na conferência Goldschmidt de Geoquímica em Barcelona, que decorre entre os dias 18 e 23 deste mês. Esta descoberta permite criar o combustível perfeito para alimentar veículos que já são comercializados em alguns países, bem como para gerar eletricidade. O hidrogénio é considerado um combustível de transporte eficiente, semelhante à gasolina e ao gasóleo, mas sem problemas de poluição.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IDroid
    IDroid

    Este poderá ser o passo que faltava para a adopção do hidrogénio,visto que é de obtenção batata (ao contrário do processo actual) e está mudado directamente às petrolíferas,o lobby por excelência que não queria abdicar do petróleo.

  2. Avatar de João Santos
    João Santos

    Todas as alternativas e ajudas são sempre bem vindas. Precisamos de poluir menos e de consumir só o ecencial.

  3. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Isto é a forma de contrariar o óbvio… se todos formos microprodutores de energia eléctrica o problema pode ficar em grande parte resolvido. A insistência no hidrogénio há muito tempo que é percebida, é continuarmos a ter o mesmo modelo actual. Produção, distribuição, posto de venda… e o consumidor final a pagar isso tudo como tem acontecido com os combustíveis fósseis. Os carros eléctricos continuam a fazer comichão a muita gente…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Se todos forem produtores de energia? E como propões isso?
      Quantos painéis solares são precisos para carregares o teu carro elétrico em tua casa, fora o consumo que precisas para o teu dia a dia, para ficares totalmente independente?
      Se estás preocupado com meio ambiente e deves estar, porquê não pedes aos teus governantes mais e melhores transportes públicos?
      Em vez de estarem a impor um energia alternativa que ainda está longe de ser a melhor opção?
      Sim porque basta sair uma nova tecnologia de baterias para as do teu carro ficarem a fazer de pisa papéis e teu carro não valer nada.

  4. Avatar de carlos oliveira
    carlos oliveira

    uma invenção para as petroliferas nos manterem dependentes deles , numca mais nos libertamos deles
    assim em breve vão então começar a produção dos carros a hidrogeno porque as petroleferas estavam a travar a produção destes…

  5. Avatar de sarastico
    sarastico

    ok injecta-se o oxigênio que respiramos nos campos de petróleo desactivados para obter hidrogênio para fazer andar os carros!

    parece-me uma excelente ideia!
    uma troca justa, afinal o futuro será mesmo converter pessoas em robos e nao vamos precisar de oxigenio para nada.

    e o burro sou eu!!!

    1. Avatar de SJ
      SJ

      Depois voltas a ter Oxigenio ao sair dos carros. Falta apenas saber o saldo.

      1. Avatar de SJ
        SJ

        Esquece o que disse, sai agua.

    2. Avatar de Não és mas pareces
      Não és mas pareces

      Sim porque o material que são feitas as baterias é do mais limpo que há por isso é que deves estar todos os dias a pedir para fazerem uma mina a céu aberto ao lado da tua casa

      1. Avatar de carlos oliveira
        carlos oliveira

        mas para produzir energia é com o carvão e derivados do petróleo nafta que é muito poluente …
        porque se não chover as barragens não produzem energia ,portugal ainda importa uma parte da energia que consumimos e a que importamos vem das centrais nucleares …
        os carros a gasoleo podem trabalhar a 100% ecologicos porque podem trabalhar a oleo vegetal ou até com banha de porco ,mas o governo proibiu estes combustiveis porque não consegue cobrar imposto sobre os combustiveis , o importante para o governo é cobrar impostos e o meio ambiente pode esperar …

        1. Avatar de Cabasso
          Cabasso

          No caso da energia atómica dou-lhe o benefício da dúvida… Já dizer que utilizar combustíveis de origem vegetal ou animal é 100% ecológico, isso é no mínimo surreal.

          1. Avatar de carlos oliveira
            carlos oliveira

            surreal é o seu desconhecimento da matéria
            o gasoleo quando sai da refinaria em portugal já tem 5% de oleo vegetal conhecido por oleo da batata frita , porque quando a crise petrolifera no tempo do primeiro ministro jose socrates ele obrigou por decreto de lei a incluir esses 5% …
            á carros novos que detectam o tipo de combustivel e só aceitam 30% sem alterações do carro se instalar um kit de aquecimento do oleo podem andar a 100% tanto com o oleo como a banha de porco ou outro tipo de gorduras liquidas , mas é proibido usar estes combustiveis em portugal acima dos 5% ….

          2. Avatar de Cabasso
            Cabasso

            Não percebeu. Eu explico:
            Mesmo que utilize substâncias de origem vegetal ou animal o seu veículo irá continuar a libertar substâncias poluentes pelo tubo de escape. Fique bem.

          3. Avatar de carlos oliveira
            carlos oliveira

            o gaz libertado por o escape é vapor de agua e dióxido de carbono este é absorvido por as plantas que produzem o oleo como exemplo o girassol e outras oleaginosas por isso é 100% ecológico

          4. Avatar de carlos oliveira
            carlos oliveira

            voce é pouco inteligente o co2 que o carro produz é absorvido por a planta que produziu o oleo assim é 100% ecologico
            ao contrario dos eletricos são poluentes porque a energia para eles circularem é produzida por carvão e nafta por a central a carvão do pego e central a carvão do de sines e outra do carregado estude antes de dizer asneiras …

        2. Avatar de Cabasso
          Cabasso

          Não percebeu. Eu explico:
          Mesmo que utilize substâncias de origem vegetal ou animal o seu veículo irá continuar a libertar substâncias poluentes pelo tubo de escape. Fique bem.

          1. Avatar de Cabasso
            Cabasso

            CO2 é poluição! Para além de que durante a queima não libertam exclusivamente CO2. Pare de insistir no 100% ecológico. Vá verificar por favor. Não lhe vou voltar a responder.

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Não conheço o processo industrial proposto, mas oxigénio e hidrogénio não é uma boa ideia…

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      A água não é constituída por oxigénio e hidrogénio?

  7. Avatar de Antonio
    Antonio

    O hidrogénio fica sempre caro, ainda que neste caso seja de fácil extracção. O problema é sempre o transporte e armazenamento que aumenta drasticamente o seu custo.

    1. Avatar de Alrod
      Alrod

      O gás Brown (Mistura de oxigénio /hidrogénio) é de fácil produção, não necessita armazenamento e a poluição é zero pois que o resultado da queima é água pura. Só ainda não está implementado devido a que as grandes corporações ligadas ao petróleo e os governos ficariam imediatamente sem os astromicos lucros que conseguem com o actual e escravizante sistema de venda de combustível às populações. Tudo pelo lucro e pelo poder……. As pessoas que se lixem, esta é a filosofia dos que nos governam e daqueles que controlam os políticos (aliás pseudo políticos).

      1. Avatar de N95-GH
        N95-GH

        Alrod, que se lixem as pessoas e o planeta. E depois vemos os políticos a fazerem-se de preocupados com o meio ambiente. Quando os políticos e os interesses instalados demonstram estar preocupados com o meio ambiente, o objetivo deles é apenas o de criar taxas e impostos para o zé pagar, e o de gerar mais gastos de energia e de matérias-primas para a obtenção de lucros, através da denominada obsolescência programada, também paga pelo zé. E pelo planeta!

  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Mercados de Hidrogénio não obrigado .

  9. Avatar de AlexX
    AlexX

    Sempre a complicar. Lamentável que a ciência instituída tenha sido forçada a rejeitar um método por ressonância/electrólise para obter hidrogénio. Veículos movidos a água da torneira? Não pode ser. Mas já pôde há 50 anos. Reactivar a grande pirâmide de Giza (e provavelmente outras) também está fora de questão, analisaram e explicaram como ali obtiam hidrogénio mas melhor não mexer na criança não vá ela estoirar, e nem numa escala pequena conseguimos fazer igual.
    Resta saber que custo terá o produto com o método que vão aplicar.

  10. Avatar de Alrod
    Alrod

    Assim é. A élite continua à procura de um combustível com o qual continuem a ter o monopólio da produção e destruição que tantos lucros lhes dão, tudo com uma tecnologia de muito difícil acesso ao comum dos mortais . Tudo para fugir à produção do gás Brown (mistura oxigénio /hidrogénio) cuja produção e utilização pode ser feita por qualquer um e usa-la no carro praticamente sem alterações nos actuais motores. Claro que “eles” farão todo o possível para que as pessoas não tenham acesso a esta tecnologia tão simples pois que ficariam sem os fabulosos lucros que actualmente ganham. Enfim a palhaçada do costume….. Governantes pagos a peso de ouro para lixarem o cidadão para que “eles” possam manter o seu actual status de riqueza e poder.

    1. Avatar de carlos oliveira
      carlos oliveira

      os carros são uma espécie de galinha dos ovos de ouro para os estados principalmente em portugal , são o principal financiador do orçamento do estado é o iva das peças é o imposto de circulação e é o imposto sobre os combustiveis e outros … paga tuga e assim somos uns dependentes desta escumalha que nos explora …

  11. Avatar de Luís Martins
    Luís Martins

    Bom esses crânios inteligentes que descobriram a polvores neste século XXI já fizeram as contas de somar e subtrair ?
    Quanto custa produzir o oxigénio e transportar o oxigénio para os poços de petróleo ?
    Por mim sou mais fã da instalação de painéis solares e aproveitar a energia do sol para produzir hidrogênio, dessa forma toda a gente que tenha terrenos ou casas com telhados podem produzir energia e combustível para os carros de forma limpa.
    Não me falem em baterias para os carros pois são mais uma fonte de poluição e uma parvoíce uma verdadeira imbecilidade pois é impossível ter uma rede de eléctrica para alimentar todos os carros deste planeta porque os custos seriam insuportáveis . O único problema do hidrogênio é ser muito perigoso , é fácil de incendiar e explodir , os carros seriam verdadeiras bombas para os terroristas usarem de borla e sem complicações.