Anunciado o fim do VGA….Saiba porquê!

68 Comentários

Todos nós conhecemos certamente o standard VGA (Video Graphics Array), um standard para vídeo que foi introduzido pela IBM em 1987. O termo VGA é também vulgarmente usado para definir o conector que é utilizado para ligar o monitor ao PC.

Recentemente, empresas como a AMD, Dell, Intel, Lenovo, Samsung, e LG anunciaram a intenção de acelerar o processo de adopção de interfaces escaláveis e de baixo consumo tais como Display Port e HDMI (High-Definition Multimedia Interface).

Quais os motivos para o abandono do VGA?

VGA_00

Segundo as empresas envolvidas neste processo de transição a nível de tecnologia de vídeo, os motivos que levarão à mudança são de domínio técnico já que o padrão VGA tem mais de 20 anos e não consegue disponibilizar as mesmas funcionalidades/características (ex. maiores resoluções, consumos a nível de energia, etc) comparando com outras tecnologias mais recentes como é o caso do HDMI ou DisplayPort.

HDMI

Para quem não sabe, o HDMI é um um acrónimo para High-Definition Multimidia Interface que basicamente podemos traduzir para Interface Multimédia de Alta definição, e permite transmitir áudio e vídeo (480p a 1080p) num único cabo. O HDMI vem em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Radio Frequência , Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video, SCART, etc). O HDMI está cada vez mais presente nos PCs, uma vez que possibilita uma fácil integração com outros equipamentos. Saiba mais sobre o HDMI aqui

hdmi_00

DisplayPort

Quanto ao DisplayPort é considerado por muitos como um “pequeno” concorrente do HDMI, tendo sido lançado em 2006 pela VESA (Vídeo Electronics Standards Association). Um dos objectivos no desenvolvimento do standard DisplayPort era a capacidade de se conseguir ligar múltiplos monitores através de uma única ligação. O DisplayPort (na sua versão 1.2) suporta até 4 monitores em simultâneo com resoluções até 1920×1200. Possui ainda suporte para full-HD, 3D a 120 fps por canal um taxas de transmissão de dados na ordem dos 21.6 Gbps.

DisplayPort

Segundo Eric Mentzer, presidente da Intel, “as Interfaces gráficas modernas digitais como HDMI e DisplayPort tendem a melhorar a experiência visual do PC do consumidor por imersão com resoluções maiores e cores mais profundas – tudo com menos esforço – para melhorar o tempo de vida útil das baterias dos computadores“. A Intel pretende acabar com o suporte ao LVDS e VGA em 2013 e 2015, respectivamente.

Por outro lado, a AMD prevê que já a  partir de 2013 adoptará novas tecnologias em substituição do tradicional VGA, DVI-I e LVDS.

Relembramos que já em 2008 a Apple trocou o “velho” VGA pela tecnologia MiniDisplayPort, confirmando mais uma vez  a sua tradição de adoptar novos standards muito antes que a concorrência.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PES 2011

    Lá vai crescer o negócio dos novos monitores…ainda temos quase 5 anos…

  2. Avatar de RR
    RR

    Grande VGA o tempo que duraste… como o tempo passa 20 anos o VGA!!!

    1. Avatar de JHZX
      JHZX

      O meu monitor ainda é VGA, e até dar o pifo não tenciono trocar (Abençoados adaptadores para a placa gráfica)

  3. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Acho piada é os cabos HDMI a serem vendidos a preço de ouro. Literalmente.

    1. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      O meu é banhado em ouro 😉

      1. Avatar de Ghost Rider
        Ghost Rider

        O meu tambem, e foi 5€.
        Qualidade fenomenal, e eu sou muito “bitchy” nessas coisas a ver com a qualidade do som, imagem, etc.

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        Uma coisa é ser mesmo banhado a ouro, outra é ser de côr dourada.

        A maior parte dos cabos não são banhados mas sim uma “banhada” !!!

        Está provado que é um grande negócio para quem os vende!

        Só compensa um cabo mais caro se estivermos a usar um televisor com mais de 100/120 Hz e, logicamente, um cabo mais bem revestido e resistente.

        Recordo-me um dia em que veio um técnico cá a casa melhorar o sinal da net/TV para 50Mbps e mandou-me pôr no lixo o cabo de tv dourado que tinha…. e fez um cabo na hora e a qualidade do sinal melhorou de forma impressionante… julgava eu que tinha lá um bom cabo… bah !!!

        1. Avatar de Honny
          Honny

          o técnico fez um hdmi? LOL
          era o mcgiver só pode

          1. Avatar de Mixer
            Mixer

            Eu diria que era o Chuck Norris ! XD

    2. Avatar de afrsa
      afrsa

      Só compra quem quer! Um de 5€ e outro de 200€ dá a mesma imagem! Falando de cabos pequenos! Qualquer site de especialidade confirma isso! Aliás… estamos a falar de 0 e 1, e não de sinal analógico!

      Cumps!

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Então agarra lá num cabo de 5€ e mete num bluray a fullhd, ou na box num canal hd, e mete a transmitir a full hd.

        E depois mete um que seja banhado a ouro (arranjas já a 20€ bons cabos).

        Eu tambem era a pensar assim, e quando meti um da philips banhado a ouro, foi-me 29€, e todos os que vêm ao me uquarto e vêm a tv dizem que grande qualidade tenho eu.

        Ora pois..

        1. Avatar de Ivan
          Ivan

          Pois bem, eu tenho um que me custou 8,90€ e ligo a ps3 em 1080p e imagem sempre fluida e nítida! Irei notar diferença se comprar um de 200€? Não me parece..

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            entao compra um de 200€ i comprova por ti mesmo !

        2. Avatar de Joratis
          Joratis

          Monster Cable it’s a lie…

      2. Avatar de Jorge Franco
        Jorge Franco

        nãop é bem assim mas é quase , existe cabos de maior e pior qualidade , existe varias categorias de hdmi mas sim um cabo hdmi de cat 1,3 de 5€ da a mesma imagem e som que um de 100€

    3. Avatar de conischua
      conischua

      Na MEDIA MARKT há lá cabos HDMI a 14€.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        até mais baratos e mais caros

  4. Avatar de l1m0n3s
    l1m0n3s

    Procura na Amazon, em qualquer país (US, UK, DE, …) que arranjas boas bagatelas.

    Aproveito para deixar aqui um artigo de outro site:
    http://www.makeuseof.com/tag/deal-of-the-day-hdmi-2-meter-6-foot-cables-for-only-0-20/

    cumps

    1. Avatar de UKN
      UKN

      É verdade sim senhor. Já lá vai o tempo em que comprava electronica em Portugal. Agora com eshops a enviarem para toda a europa já com portes incluidos em certos casos …
      E ainda nem o IVA aumentou …

    1. Avatar de Pedro Lino
      Pedro Lino

      O DVI transporta vídeo digital tal como o HDMI, mas não transporta áudio. Para quem tem um monitor sem colunas é exactamente a mesma coisa.

      Como alguém disse, é a indústria a forçar as pessoas a comprar novo equipamento…

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        O HDMI para os monitores não seria preciso para nada. Mas, sim é um facto os monitores, hoje em dia já são dispositivos multimédia

        O conector DVI transporta o sinal digital e analógico. Por isso é fácil a utilização de conversores. Mas, neste caso o sinal transmitido será sempre analógico e nunca o digital. Portanto é apenas uma questão de fichas

        Portanto, em qualidade, entre HDMI e DVI é igual. Tudo bem, há nuances técnicas.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      agora que passei a utilizar DVI vai acabar tmb

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    O artigo tem um erro! Posso estar enganado mas a Apple já não usa o VGA pelo menos desde 2001.Os powerbooks g4 que saíram nesse ano já vinham com DVI. Tecnologia que a Apple usou até 2008!

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      O que dizes é correcto (mais ano, menos ano)! A Apple não usa VGA directamente nos computadores desde essa altura – embora com vários adaptadores para VGA…
      Convém não esquecer que apesar dos fabricantes deixarem o VGA de lado, podemos muito bem continuar a usar monitores com VGA ou DVI. Basta usar os adaptadores correctos.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Quando refiro 2008 é a massificação !

        1. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          Não me leves a mal, mas não há VGA em qualquer Mac desde pelo menos 2003 – muito provavelmente antes até. Por isso não entendo a parte da massificação.
          Agora quanto à adopção do displayport, nada a acrescentar.

          1. Avatar de a Friend®

            Exacto. Andou a usar o DVI quanto o resto do mundo usava o VGA… e passou para o MinidisplayPort em 2008…

            Lembro de mexer em PowerBooks já com DVI…e isto em 2002 para aí…

            http://pt.wikipedia.org/wiki/PowerBook_G4

        2. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          Eu corrijo-me! Não foi 2003, mas 2005, quando desapareceram os iBooks com mini-VGA!

      2. Avatar de José Crispim
        José Crispim

        Pode não ter porta VGA, mas a porta DVI é >> também << compatível com sinal "VGA". Ou seja, compraram "DVI por VGA"… 😛

  6. Avatar de bruno
    bruno

    “O termos VGA é também vulgarmente usado para definir o conector que é utilizado para ligar o monitor ao PC.”

    o termos ??? …

    Bom artigo , bom trabalho

    1. Avatar de Pedro Pinto

      ‘apenas’ um s a mais!

  7. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Um afinal os leitores vêm cá à procura de informação ou de erros nos artigos?

    Bom artigo

    1. Avatar de manu
      manu

      Por estar a corrigir o artigo não quer dizer que está a criticar negativamente. Penso que até os próprios redactores do pplware agradecem se encontramos algum erro e o comunicamos. É sinal que estamos atentos e gostamos do que escrevem.

      Eu falo por mim claro, não gostava de ter um artigo escrito por mim com erros, preferia que mo dissessem.

      Ninguem é perfeito…

      Agora relativamente ao artigo.

      É natural que o cabo vga deixe de existir, é o preço da evolução. Não pelo seu valor mas pelas funcionalidades que, que cada vez mais, precisamos para a nossa vida quotidiana. Hoje em dia, com produtos cada vez mais HD, como Jogos e filmes BD e televisões 3D, precisamos de um novo standard.

      Agora falta saber qual será o standard.

      fair well VGA 🙂

      saudações cibernéticas

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Os Leitores vêm à procura de informação correcta. Se o artigo têm erros/informação errada. deve ser corrigido. para isso o seu autor têm de ser informado! os comentários também servem para isso!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Bem, parece que há um exagero quando dizes “Os Leitores vêm à procura de informação correcta.”…mas há informação incorrecta da nossa parte? A única coisa que vi é um ‘s’ a mais numa palavra…

        Isso é informação incorrecta no âmbito do artigo?

        1. Avatar de Francisco

          Não! mas dizer que a Apple trocou o VGA pelo displayport em 2008 é! A Apple trocou o DVI pelo displayport… mais concretamente por minidisplayport!

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Já estás a melhor….no comentário acima dizes que trocou pelo displayport…

            Sinceramente a questão das datas (mais ano, menos ano) não é importante….ainda não consegui encontrar uma fonte credível (Apple) que indique com precisão quando a Apple abandonou EM TODOS OS SEUS PRODUTOS o VGA.

            O que é certo é que foi pioneira…de resto (nunca fui bom aluno a história…)

          2. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            Se queres ter fontes vais à wikipédia. Procuras pelos modelos da Apple e vem lá tudo. Para simplificar, são poucas as categorias: Mac mini, MacBook (e pro), iMac, Mac Pro. Em alternativa vais ao suporte da Apple, navegas pelos modelos e aparecem lá todas as versões ao longo dos anos e as suas especificações técnicas. Com a transição para Intel deixou de haver VGA.
            Acho que a informação mais incorrecta é dizer que houve transição do VGA para o displayport, quando foi do DVI para o displayport.

      2. Avatar de Vítor M.

        Francisco o artigo não tem erros. Está correctíssimo.

        Pode claro ter uma gralha, esta coisa de sermos informáticos, testarmos tudo ates de escrever, trabalhar até altas horas e ainda estar atentos ao que vai no mundo… não justifica mas.. olha quem nunca errou 🙂

        Mas sim é óptimo que seja tudo colocado no devido lugar, são muito importantes os nossos visitantes a vários níveis.

        Em relação ao VGA a minha dúvida é sempre uma dúvida da retro-compatibilidade. Isto porque existem marcas que são radicais e outras que “escoam” até ao ultimo parafuso as tecnologias “ultrapassadas”.

        No caso do VGA… o HDMI poderá ser uma solução… mas o passo deveria ser maior… o Wireless.

        Um dos casos que ando a testar é o AirPlay da Apple… não seria esse o passo correcto nesta altura?

        Fica a questão.

        1. Avatar de Francisco

          Victor.M. Desculpa lá mas o artigo tem um erro sim!!! O artigo refere que a Apple trocou o VGA pelo displayport em 2008 e isso está errado. A Apple trocou o DVI pelo displayport.A Apple como ppietra deixou de usar completamente o VGA com o ultimo ibook com processador powerpc que foi lançado em 2005 descontinuado em maio de 2006, tendo o sucessor os macbook passado a usar mini-dvi. já nos powerbooks era usada o DVI desde 2001 tecnologia que foi mantida até 2008! Eu sei que custa que a Apple seja mais uma vez pioneira no abandono de tecnologias obsoletas!!!ilol

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Caro Francisco,

            Queres ver que agora um homem da tecnologia tem de te ensinar o que é um erro?

          2. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            Vá lá, 2008 em vez de 2001 (?) será uma incorrecção factual (o que é um erro para ser mais curto e simples).
            Num site de história de monitores seria um erro grave, num blogue de divulgação de tecnologia digital é um erro porque transmite uma informação errada.
            Assim este artigo não devia indicar uma data sem dados exactos para ela.
            Como nem era um assunto importante a parte da Apple podia ter sido omitida ou colocada de forma genérica sem referência a data. Sempre que for o caso (aqui ou noutro lado) e precisarem mesmo de uma data podem colocar com uma interrogação uma nota (por exemplo ao estilo wikipédia que usa um “carece fontes”).
            Erros acontecem e os comentários servem também para ajudar na informação correcta. OS autores só têm é que agradecer e corrigir ou contestar (porque errar é “UMANO” até para os comentadores!)

        2. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          O wireless tem sem dúvida aplicações interessantes, em especial para situações em que é preciso enviar a imagem para um ecrã ou projector bastante afastado do terminal.
          No entanto, creio que tal não irá substituir um interface físico para o uso normal dos computadores, por três motivos: eficiência energética, largura de banda, segurança!
          Acho que o próximo passo será um interface verdadeiramente universal que dê para tudo o que o computador precise – talvez o Lightpeak ou algo semelhante.
          De qualquer maneira este tipo de transições demoram vários anos… é esperar!

    3. Avatar de Vitor Ferreira
      Vitor Ferreira

      Concordo consigo…cansado de vir aqui e ver sempre um ou outro comentário de correcções…onde a sua maioria insignificantes, e de fácil compreensão.

      Deve ser de “gente” que se acha grande ou muito inteligentes…devem ter para ai uns 7 metros, e ser todos uns Einsteins.

      Bom artigo, continuem assim, e não se preocupem/liguem com correcções insignificantes…
      Bom natal a todos

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, é isso. A questão dos “lapsos” é algo que não devia acontecer mas o cansaço às vezes é mais forte.

  8. Avatar de Diogo Nunes
    Diogo Nunes

    La la la la la eeeeeeeh goodbye!

    VGA vamos sentir a tua falta ahahah 🙂

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Epah, até que enfim…
      Ligar o PC a uma TV por HDMI ou ligar por VGA é como comparar o dia com a noite. Outra definição, outras cores, nada a ver…

  9. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Ainda me lembro quando experimentei a minha primeira vga (plana + monitor).

    Ficou impressionado com a qualidade, a excelente resolução E ainda por cima era a CORES.

    A minha placa na realidade só permitia 256 cores, mas também com diabos, quem ia necessitar de mais.

    1. Avatar de dedro
      dedro

      E aqueles que começaram com o monocromático, com um belo monitor de tons laranja ou verde.
      No meu caso o meu primeiro PC foi um XT da Philips, um MNS TC-100 a 4/8 Mhz com um belo monitor monocromático de cor âmbar (laranja). Depois passei para um 386 SX 16Mhz com uma pláca de vídeo CGA (4 cores). Depois veio a EGA (16 cores) e quando passei para o 486 DX40 da AMD finalmente tinha uma VGA (256) UAU… Fantastico passar por tudo isto. E acredito que muitos dos que lêm o pplware também devem ter passado por esta evolução… ou até experimentado coisas ainda mais pré-históricas. 😀

      Xau, xau, ficha VGA!(Também conhecida como D-SUB 15)

      1. Avatar de dedro
        dedro

        Relendo bem a coisa… o adeus devia ser era à ficha D-Sub 15 e não ao VGA… mas eu entendo onde se quer chegar.

  10. Avatar de cris
    cris

    Já aproveitavam a boleia e extinguiam tambem a drive optica, quem usa ?

    1. Avatar de a Friend®

      Tudo indica que pelo menos a empresa de Cupertino irá abandonar já em 2011… para ocupar esse espaço com melhores baterias, componentes e LightPeak.

      VGA, já estava na altura.. ele, tal como todas as ligações analógicas, têm os dias contados.

  11. Avatar de Plicius Dagoberto
    Plicius Dagoberto

    Ja vai muito tarde!

  12. Avatar de UKN
    UKN

    Finalmente …
    Mas em todo o caso … já há uns tempos que não vejo placas gráficas recentes com saídas VGA. Só se forem as gráficas onboard que ainda usem isso.

  13. Avatar de a Friend®

    Apenas um reparo no artigo:

    “Relembramos que já em 2008 a Apple trocou o “velho” VGA pela tecnologia DisplayPort, confirmando mais uma vez a sua tradição de adoptar novos standards muito antes que a concorrência.”

    A Apple não adoptou o DisplayPort mas sim o MiniDisplayPort, que é uma versão miniaturizada do DisplayPort, produzido pela Apple do qual já a tornou “open-standard” para qualquer marca a poder usar e segundo sei já existem até algumas gráficas ATI que a usam…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, MiniDisplayPort que deriva da DisplayPort

  14. Avatar de SamC
    SamC

    É algo que se esperava com a evolução da tecnologia. Mas apontava para a continuação do desenvolvimento de uma tecnologia que já foi anunciada que é a utilização de um “simples cabo de rede” para interligar dispositivos que não sejam topo de gama na alta fidelidade.

    Isso terá muitas vantagens para instalações de sistemas de vídeo ou áudio. Imaginem o preço que fica por exemplo utilizar cabos VGA para ligar os projectores que se encontram no tecto de uma sala de aula ou os problemas associados a eles. E noutros casos de instalações profissionais com as quais já tive contacto: projectores que são alimentados através de um sinal de vídeo analógico (estão a vários metros das fontes que são um PC e várias câmaras de vídeo) e sofrem muitas interferências e têm uma imagem de baixa qualidade.

    Com um cabo barato e com poucas perdas no sinal, pode-se emitir o sinal digitalmente (e incluir tudo o que se quiser no protocolo como múltiplo audio ou dados). Isto terá muitas vantagens mesmo, basta haver um standard da indústria.

    Comparo isso com os netbooks e similares, nem sempre se procura obter a melhor evolução em termos de qualidade ou velocidade. Por vezes é preciso um ramo adicional onde o que se procura é algo muito funcional para os fins que se necessitam e a um preço acessível.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    E em relação ao Light Peak?

    Novidades? Já começam a surgir boards com esta nova tecnologia?

    http://www.intel.com/go/lightpeak/

  16. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    Relembramos que já em 2008 a Apple trocou o “velho” VGA pela tecnologia DisplayPort, confirmando mais uma vez a sua tradição de adoptar novos standards muito antes que a concorrência.

    Típica frase de fanboy no final do artigo.
    Parabéns muito bom artigo.

    A Amd também já usa.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Olá Ricardo,

      Tu e os teus comentários….estás sempre em grande 🙂
      Já agora digo-te que não sou fanboy Apple pois não tenho nada da marca da Maça (com pena minha)….A frase pertence a um artigo que li da Apple, apenas e só isso.

      Agora o mundo Apple não é por agora o meu mundo pois não tenho nenhum equipamento ou gadget da mesma.

    2. Avatar de a Friend®

      Vocês e as teorias do “fanboyismo”… é mesmo o argumento de quem não tem nada de jeito para falar…

      A AMD já usa graças à Apple..

      “The standard was originally developed by Apple for use in its laptop range, such as the MacBook and MacBook Pro…”

      http://www.neowin.net/news/main/09/11/10/vesa-accepts-apples-mini-displayport-standard

      Liga-te ao mundo.. informática também é Apple.. o vosso mal é ignorarem as coisas como se elas não existissem depois acham que os outros é que têm palas nos olhos…

      1. Avatar de Vítor M.

        o RicardoResende ainda por cima não pensou quando fez esse (e muitos outros) comentário.

        O Pinto fanboy hahahaha

        Esse comentário do RicardoResende é típico de quem é desinformado (por aptidão), logo não acrescenta nada porque ele está completamente desalinhado. 🙂

  17. Avatar de davi
    davi

    VGA??? já foi tarde , cabos HDMI banhados a ouro ??? no paraguay existem aos milhares a preço de banana!! digo um cabo fajuto que funciona como qualquer um que voces tenham usado, seja de ouro ou sei lá o que voces ricos usam ,ou compram para gastar seu dolar inutilmente , eu me cansei agora só vou usar aiiiiiiiiipede!!

  18. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    Adorei o facto da fotografia da entrada HDMI ser uma Xbox360 😀 pessoal, se tiverem o CoD: WaW, Red Faction: Guerrilha ou o Left 4 Dead 2 e Xbox Live adicionem-me para perderem contra mim 😛 FTDamage.

  19. Avatar de flamarro
    flamarro

    É tudo muito bonito, mas eu preciso de 20 metros de cabo hdmi e fica-me um balurdio e comprei 20 metros de cabo vga por 20 euros.

  20. Avatar de JCD
    JCD

    Voltando ao artigo e não aos cabos banhados a ouro 🙂

    Isso vai ser apenas ‘mudança de cabos’ de VGA para ‘outro qualquer’ ou vai ser toda a tecnologia/estrutura VGA existente? (tornando as ‘coisas’ com saidas VGA inutilizaveis)

    Ou seja poderão existir adaptadores para continuar a usar monitores VGA? Ou placas graficas VGA em monitores novos?

  21. Avatar de mafc
    mafc

    Claro que é a evolução natural da tecnologia, haver standards que mais cedo ou mais tarde acabem.

    No entanto, ainda vai demorar imenso tempo para que o VGA deixe de existir de vez. Senão vejamos uns exemplos:

    -os netbooks ainda continuam a vir com VGA, e só algumas excepções é que vêm com HDMI
    -os portáteis, apesar da maior parte já vir com HDMI, também acompanham a VGA
    -as instituições de ensino usam projectores com VGA

    Portanto, ainda vão chover adaptadores nas lojas para colmatar esses problemas, porque partindo do princípio que nem toda a gente faz parte da sociedade consumista em que estamos, os adaptadores ainda vão levar anos e anos de mercado.

    Faz-me lembrar as TV’s LED (não sei se são todas ou não) que já não vêm com SCART. O problema é que quem tem leitor de DVD sem HDMI ou quer ligar o videogravador, lixa-se.