Coradia iLint – O primeiro comboio que só emite vapor de água

12 Comentários

As cidades materializam em realidade o que muitas vezes vemos escrito como projectos, como protótipos ou conceitos um dia a aplicar. Estamos na era das energias alternativas, mais limpas, na era de silenciar as máquinas, dar tranquilidade e paz ao ser humano urbano. Para isso, há países mais evoluídos que estão já a colocar em prática conceitos modernos, como por exemplo novos combustíveis para comboios.

A Alemanha apresenta o Coradia iLint, o primeiro comboio que apenas emite vapor de água.

pplware_alstom-coradia-ilint-1


A natureza dos transportes de massas não poluentes começa a dar passos de gigante, especialmente, quando apresenta como origem a Alemanha, que se encontra neste momento a introduzir o primeiro comboio de passageiros com zero emissões, exclusivamente alimentado a hidrogénio.

 

Coradia iLint, o primeiro comboio não poluente

Baptizado de Coradia iLint, este comboio não poluente apenas emite o excesso de vapor para a atmosfera e apresenta-se como uma verdadeira alternativa aos 4.000 comboios a diesel que circulam pelo país e que são responsáveis por uma grande quota de poluição atmosférica.

http://videos.sapo.pt/h1Lszzr5J0w0HJfygLD4

A parte saxónica da Alemanha encomendou já mais 14 deste modelo de comboio à empresa francesa Alstom, e mais poderão estar em carteira de encomenda se o seu sucesso for conforme o esperado. Neste momento, este modelo ainda está a testes, mas prevê-se a sua apresentação e uso ao grande público até Dezembro de 2017.

O comboio de pegada ecológica foi apresentado pela primeira vez na feira InnoTrans em Berlim em Agosto do corrente ano e continua a ser o primeiro modelo de massas movido a hidrogénio para longas distâncias.

pplware_alstom-coradia-ilint-2

Recentemente, países típicos de abordagem e implementação de sistemas ecológicos como a Holanda, a Dinamarca e a Noruega já mostraram o seu interesse.

Via

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MaisNet
    MaisNet

    Nem precisa de eletricidade?!

    Fico a pensar “porque é que não se lembrarm disto antes?”, mas nós sabemos o porque não é?
    :\

    1. Avatar de NT
      NT

      Não é novidade… mas como é que produzem o hidrogénio? Sei que à alguns anitos atrás era esse o problema, a energia necessária para produzir o combustível e o custo de armazenamento eram muito elevadas.
      Mas parece que isso tem sido alterado. A ver vamos….

    2. Avatar de Joaquim Xavier
      Joaquim Xavier

      Só falta eles dizerem como vamos obter o hidrogénio:
      – electrolise da agua?
      – separação dos componentes dos hidrocarbonetos?

  2. Avatar de Ventoinhas
    Ventoinhas

    Depois o excesso de vapor de água na atmosfera vai fazer parecer que estamos todos na Inglaterra.

  3. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Para quem se interessa com o meio ambiente e a ameaça potencialmente letal que infelizmente a humanidade vem enfrentando, recomendo vivamente o visionamento do documentário “Before the Flood” ( acabadinho de sair do “prelo” ) tendo como produtor executivo o oscarizado realizador Martin Scorsese (“Taxi Driver”, “Wall Street Wolf” etc. etc.) , documentário este dinamizado pelo actor Leonardo di Caprio, e onde se prontificaram a participar, entre outros, o Papa Francisco, Barack Obama e o ex- Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon.
    Vai certamente ficar na história do cinema documental a par de “An Inconvenient Truth” de Al Gore ( o homem que ganhou umas eleições presidenciais dos EUA mas que o clã Bush e toda a máquina de poder real dos EUA usurparam com base em maquinações eleitorais em alguns condados do Estado da Florida cujo Governador era irmão do usurpador George W Bush, este grande libertador do Iraque a quem o médio oriente e o mundo e até o clima e o ambiente devem todos os benefícios que advieram de tão oportuna gloriosa e bem sucedida operação. Por falar em maquinações eleitorais esperem pelo próximo dia 8 e terão mais uma oportunidade de testemunhar o estado a que chegou a democracia naquele país, dia em que os pais fundadores vão dar voltas e voltas nos túmulos ), retomando, como os maiores avisos que os “media” alguma vez produziram tendo por foco o meio ambiente.

    Tal documentário pode ser apreciado na íntegra, até à resolução de 1080p, em :
    https://www.youtube.com/watch?v=90CkXVF-Q8M.

    Refiro também que um carro movido a água salgada já foi aprovado na Europa. Vide,
    http://www.eco-oficina.pt/econews/blog/carro-movido-a-agua-salgada-e-aprovado-na-europa/

    E nem vou maçar com aquilo que todos decerto compreendem ser as razões do incremento da exaustão dos combustíveis fósseis por formas cada vez mais inimigas do ambiente como o “fracking”, contaminações resultantes, e os milhões de hectolitros de água necessários para operações de extracção, por exemplo do gás “shale”. O desastre no Golfo do México fala por tudo isto. O mega incêndio deste ano em Alberta, Canadá também.

    Deixo toda a eloquência para Leonardo de Caprio e Al Gore e as imagens que valem mais que mil palavras.

    PS: Leonardo di Caprio para prémio Nobel da Paz , JÁ !

    1. Avatar de Pedro M.
      Pedro M.

      Se demorar o tempo que demorou a receber o Óscar bem pode esperar sentado!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      o vídeo é ‘privado’

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        só dobrado em castelhano. serve.

  4. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Podiam mandar vir algumas destas para a Linha do Oeste, Linha do Algarve, Linha do Minho (entre Viana do Castelo e Valença, já que o troço até Ninte vai ser eletrificado) e Linha do Douro.

    Deste modo, a CP iria resolver os problemas da frota de material circulante a diesel, para além de oferecer Wi-Fi gratuito aos turistas.

    1. Avatar de Alfredo
      Alfredo

      *Nine, em vez de Ninte… My bad.

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Aliás, basta o ser na Linha do Douro e no Alentejo, entre Casa Branca e Beja… No primeiro caso, oferecíamos melhores condições aos turistas, e assim recuperávamos dos prejuízos que as automotoras espanholas têm causado… No segundo caso, oferecíamos melhor conforto a quem vem dos Intercidades de Évora e já oferecíamos melhor conforto na ligação Intercidades entre Casa Branca e Beja, tendo em conta que atualmente as automotoras que foram renovadas em 2011 para este serviço andam quase sempre na Linha do Oeste, em serviço Regional.

  5. Avatar de Jesus Cristo laico
    Jesus Cristo laico

    É um paradoxo o uso de hidrogénio para a produção de energia!
    A energia obtida com o hidrogénio é muito menor do que a usada para o produzir!
    O hidrogénio está a ser usado no desenvolvimento de células de combustível tendo em vista o uso de outros gases como o gás natural.