Parabéns Google, são já 17 anos de vida

65 Comentários

A história da Google mistura-se com a própria Internet, acabando por ser quase apenas uma. Este motor de pesquisa é hoje um ícone da Internet e a porta de entrada para muitos que todos os dias a usam repetidamente.

Hoje, no dia do seu 17º aniversário, a Google resolveu colocar um doodle comemorativo, para lembrar a todos os que usam os seus serviços que este é um dia de festa. São 17 anos em que tem estado presente a ajudar os utilizadores com todos os seus serviços.

google_aniv_17_1

Na altura em que comemora os seus 17 anos, a Google está a atravessar um período de mudanças e de alterações profundas.

Para além de ter mudado a sua imagem, com novos logótipos e com uma nova imagem, que lançou no início deste mês, a Google está agora também sob o controlo de uma nova organização, a Alphabet, onde um universo de outras empresas também estão presentes.

A data de aniversário da Google tem oscilando ao longo dos anos, mas parece que está agora bem definida. Depois de ter definido o dia 27 de Setembro, em 2006, a data têm-se mantido firme.

Mesmo comemorando a sua origem em 1998, a verdade é que a Google já existia antes, há pelo menos 2 anos. Foi em 1996 que Sergey Brin e Larry E. Page iniciaram a sua caminhada que culminou no Google e no que é hoje a Internet, com a sua ajuda.

google_aniv_17_2

A escolha do nome Google aparece associada à expressão “googol”, que é o nome atribuído à representação do número 1 seguido de 100 zeros. Esta escolha pretendia colar a imagem da empresa à imensidão da Web e a tudo o que o motor de pesquisa conseguia alcança e armazenar.

Nestes 17 anos de vida a Google cresceu de uma simples empresa, cujo início foi no quarto do dormitório da Universidade de Stanford, onde alojaram o seu servidor principal, até a uma das maiores companhias que está na Internet.

Muito para além do seu motor de pesquisa, a Google tem hoje uma carteira de serviços e plataformas que vão desde o simples serviço de email até aos telemóveis, computadores e sistemas operativos próprios (ChromeOS e Android).

A sua posição é de destaque e até de controlo em algumas áreas, o que nem sempre é pacifico e que lhe tem valido alguns problemas com as entidades reguladoras.

Para a Google, e atendendo à simplicidade com que anunciou o seu aniversário, com um simples Doodle, este é apenas mais um dia, mas a verdade é que sem o que Sergey Brin e Larry Page criaram há 17 anos atrás a Internet seria hoje algo muito diferente.

Não é apenas o motor de busca, que foi a origem de tudo, mas todos os serviços que a Google foi criando e melhorando e a que temos acesso de forma gratuita, e que sem que muitos o vejam, sustentam muito do que é hoje a World Wide Web

A Google é hoje a Internet e muitos estão perdidos sem a sua presença. É por ali que começam as suas explorações e que definem os caminhos que vão percorrer.

17 anos depois de ter começado, a Google não dá sinais de querer abrandar e periodicamente traz novidades que mantêm os utilizadores junto de si e do que têm para oferecer.

O que seria a Internet sem o Google? Deixem a vossa opinião

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    “A Google é hoje a Internet e muitos estão perdidos sem a sua presença. ”
    A internet? vá menos, a Google não me garante o serviço de ssh, não me garante o serviço de irc e muito outros serviços.
    O problema é que uma maioria só “conhece” os serviços da google, se não tiver google, continuo a ter serviço de pesquisa através do bing, do yahoo.
    Vamos ser mais exatos a google não é a internet a google é uma empresa que tem uma variedade de serviços que operam sobre aquilo que chamamos a internet, se a google for à vida a internet continua, assim como todos os serviços que estão assentes sobre a internet e que pertencem a outras empresas. Se muitos de nós ficaram “à nora” pq deixavam de ter acesso a muitos serviços pq estes usam a autenticação da google, lá isso deixavam, talvez seja a altura de começarem a descentralizarem tudo da google.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bem, eu até diria outra coisa. O Facebook é hoje a Internet para muitos 🙂 Pode parecer estranho mas a verdade é que há muita gente que não conhece o Google nem a Internet em si.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Estamos a falar num site de tecnologia. É natural termos uma perspectiva diferente.

        Para muitos o Google é somente uma página de endereços. Nao escrevem http://www.facebook.com. Escrevem facebook dão enter e depois escolhem a primeira opção.

      2. Avatar de Prim
        Prim

        ” há muita gente que não conhece o Google”??!!

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          Vai lá perguntar aos habitantes das Amazonias e a grande população da Índia, ou melhor, aos teus avós se conhecem o Google.
          Onde está a dúvida?

          1. Avatar de Filipe Koning
            Filipe Koning

            O League of Legends hoje é a internet, a internet hoje é a vida. Assim League of Legends é a vida!

        2. Avatar de Marco
          Marco

          aquele pessoal do hemisfério sul principalmente os que tem olhos em bico, não se estás a ver quem são, usam outras coisas que não o google, uns pq não podem, outros pq utilizam produtos feitos por eles.

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            Hemisfério sul?!?

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @zaark: foi a fome a baralhar-me a geografia.

  2. Avatar de Nilton de Castro
    Nilton de Castro

    Parabéns, Google! deixe de ser tão invasivo!

  3. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Ainda não pode beber para comemorar! Só para no ano que vem ehhehhehhe

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    antes do Google usavamos o Altavista, Yahoo, excite, lycos. A grande grande diferença foi a rapidez com que nos dava resultados. Foi uma mudança radical a obter resultados, pois era incrivelmente maisrápido. No era um So um motor de pesquisa.

    Mas o que radicalmente a Internet foi o aparecimento da banda larga, que fez nascer a web 2.0

    1. Avatar de Marco
      Marco

      e o que deu o grande boost à Google foi o gmail, foi “revolucionário” por ser simples, rápido e na altura por dar gigas qd os outros davam megas

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Eu e muitos não aderimos logo ao Gmail. Outros serviços eram suficientes e havia sempre o Mail empresarial.

        Tenho muitos amigos ainda a usar o sapo ou o portugalmail.

        Não considero que fosse mais simples, mas, sim, deu muito mais espaço.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Já para não falar do hotmail.

          Eu nos primeiros anos do aparecimento do Gmail usava o Mail da netcabo e empresarial.

          Só com o meu primeiro Android é que passei a usar mais o Gmail. Já usava antes, mas não era o Mail principal.

        2. Avatar de Marco
          Marco

          eu usava o zmail (a pagar), no inicio todo o front end era diferente dos outros webmails e mais simples, as pesquisas no email eram fora do normal num webmail, as labels e o que se podia fazer com elas, que muitos de nós usávamos como pastas.
          tanto que estas diferenças no webmail, fizeram que pelo menos a SAPO ajudou a melhorar o horde chegando até a financiar.

          Neste momento considero-o apenas mais um, apesar de ter uma conta Google Apps, o que me trouxe alguns dissabores com a implementação do IMAP e a sua compatibilidade com alguns clientes de email.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            já me esquecia do zmail. Sim eu usava o netcabo e o zmail. Nunca mais pensei no zmail até agora.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Acima de tudo, a principal vantagem do Gmail é a filtragem de spam.

        Em tudo quanto seja para mandar para a web, eu uso o Gmail, para dar às pessoas para uso pessoal, uso o iCloud, porque tenho notificações ativadas para esse, e não tenho spam.

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Google, há 17 anos a colaborar fielmente nos trabalhos dos estudantes! x)

  6. Avatar de Aluisio.
    Aluisio.

    Parabéns google, Com voce eu fiquei mais inteligente sem ter que perguntar nada pra ninguem. Um abraço á todos que fazem o google.

  7. Avatar de Magda Rodrigues
    Magda Rodrigues

    Parabéns Google! A diferença faz seu sucesso.

  8. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Parabéns e agradecido por existir!

  9. Avatar de Rui
    Rui

    É, mas só inçou na primeira metade destes.

    Nos últimos 7, tem só vivido à custa do que fez nos primeiros 7…

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Qualquer empresa não tem de ser sempre revolucionária. O crescimento não se faz só de saltos tecnológicos, mas do amadurecimento do produto que disponibiliza, permitindo um crescimento sustentado.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Em que é que a Google tem crescido nos últimos anos?

        Tem posto mais publicidade em frente aos utilizadores, especialmente no YouTube, que quem não usa um adblocker, não se safa…

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Do ponto de vista da empresa, cresceu em clientes. Isso é o mais importante para uma empresa.

  10. Avatar de JMMS
    JMMS

    O melhor da Google só mesmo o motor de busca e o Youtube. De resto quero distância.
    Androids, Gmail, Drive e cópias do Office que ninguém usa.

  11. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Miguem reparou no pinguim ?

  12. Avatar de Kleber Silva
    Kleber Silva

    Parabéns Google, por me localizar e direcionar, por me fazer ler outros idiomas, por achar tudo o que preciso, por tornar a distancia de parentes e amigos tão pequena, e muito mais, obrigado por me deixar ser parte dessa sua estória.

  13. Avatar de SILVIO
    SILVIO

    Parabéns!!!!!

  14. Avatar de Edilson Viana
    Edilson Viana

    Quero aqui desejar os meus parabéns ao Google pelos seus 17 anos de existência, desejando desde já por mais anos e anos de existência. Que Deus abençoe a toda equipe, de tal modo que possam inovar a cada vez mais nos proporcionando cada vez mais belas ferramentas de uso desta ferramente tão importante para mim, a todos os Brasileiros, ou seja, ao mundo inteiro. Mais uma vez meus parabéns.

  15. Avatar de joaquim fernando sseabra
    joaquim fernando sseabra

    Muitos parabéns e venham ainda muitos com a mesmo motivação e inovação.

  16. Avatar de Helder Paraná Do Coutto
    Helder Paraná Do Coutto

    Parabéns.

    17 é um número bonito,
    Cabalístico ademais,
    Fica portanto tudo dito
    E que venham muitos mais.

  17. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Parabens Google

  18. Avatar de Gilson
    Gilson

    Que bom que você existi. Parabéns!

  19. Avatar de guiomar pereira souza silva
    guiomar pereira souza silva

    Em primeiro lugal Parabéns eu particulamente sem esperiencia nem uma de internet sei q é muito bom o Gooble ajuda muito Parabéns espero q continue cada dia melhor

  20. Avatar de Thereza Bulhões
    Thereza Bulhões

    OBRIGADA AMIGO OCULTO QUE ME OFERECE SABEDORIA.VIVA GOOGLE”!!!!!!!!!!

  21. Avatar de maria glacir da silva
    maria glacir da silva

    Parabéns que venha muitos anos e anos ….

  22. Avatar de eliana
    eliana

    Parabens! mas o presente é todo nosso vcs! obrigada!<3

  23. Avatar de Ana Lucia
    Ana Lucia

    Parabéns Google .

  24. Avatar de Francis Perot
    Francis Perot

    Parabéns Google…

  25. Avatar de AMARILDO G SOARES
    AMARILDO G SOARES

    FICO FELIZ POR MAIS ESSE ANO DE FELICIDADE DA GOOGLE NAS NOSSAS VIDAS
    CONTINUE ASSIM CADA VEZ NA EVOLUÇAO GOOGLE…EU TE AMO

  26. Avatar de paulo roberto meirelles
    paulo roberto meirelles

    Sem o TITIO GOOGLE como viveriamos nessa ERA????

  27. Avatar de Manoel Jose de Silva
    Manoel Jose de Silva

    Parabéns Google e sempre minha preferencia espero que continue sempre eficiente
    Meu abraço a todo o grupo da Google

  28. Avatar de Dalva
    Dalva

    Parabéns google, Com voce eu fiquei mais inteligente sem ter que perguntar nada pra ninguem. Um abraço á todos que fazem o google.

  29. Avatar de João
    João

    olha o pinguim

  30. Avatar de Maria Gomes
    Maria Gomes

    Parabéns e obrigado pela ajuda sempre pronta.

  31. Avatar de marcelo
    marcelo

    meus parabéns por estar ai me ajudando com pesquisas e trabalhos a internet não seria de nada sem você google muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. Avatar de Flávio E. Lobo Sousa
    Flávio E. Lobo Sousa

    Parabéns Googleeeeeeeeeeee…

  33. Avatar de nil
    nil

    tem nem presente para o usuario

  34. Avatar de SEBASTIANA LOPES
    SEBASTIANA LOPES

    Parabéns

  35. Avatar de Edielson Quirino
    Edielson Quirino

    Parabéns Google. Que seja duradouro, somos agraciados pelas informações. As amizades que conquistamos no nosso dia a dia. Felicidades a todos que fazem o google que juntos trabalham para o bem de todos e que fazem da nossa rede social uma ferramenta de trabalho. Feliz Aniversário!!!

  36. Avatar de carlos augusto alves ferreira
    carlos augusto alves ferreira

    Parabens google pelo 17 aniversario e eu nao troco este site por nada.fico muito satisteito ,pois pra mim e o site mais facil de ser usar e oferece um servico de otima qualidade e eu tenho pagina do google eao abrir vejo o desempenho do prorprio site.

  37. Avatar de Jorge Biscaia
    Jorge Biscaia

    Parabéns – Vida longa

  38. Avatar de sakura
    sakura

    Parabéns nsa, opps Google. a parte de isso é uma empersa fantastica! mudou o mundo com o seu algoritmo de “busca”.
    Na internet das APPS A google, e no w10 espero que mude de politica, como querm que use google se não ha apps?

  39. Avatar de Itamar
    Itamar

    O farol do mundo virtual! Parabéns pela competência”

  40. Avatar de Cremilda
    Cremilda

    O GOOGLE transformou a busca de sites em uma ferramenta funcional, que auxilia milhões de pessoas nas suas necessidades. PARABÉNS pelo Sucesso!!!

  41. Avatar de Walber lima
    Walber lima

    parabéns muitos anos de acesso

  42. Avatar de elson dias
    elson dias

    Parabéns, que DEUS,continue iluminando a inteligência de quem sempre quer o bem para a humanidade, criando e divulgando novas tecnologias.

  43. Avatar de Amanda
    Amanda

    parabens obg po td por vc sempre esta me ajudandooooooo q venhaaaaaaaaaaaaa mas anos de GOOGLEEEE vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  44. Avatar de Lina Dornela
    Lina Dornela

    Parabéns Google. Quando ninguém conhecia o Google eu já usava. Hoje qualquer pessoa por mais simples fala assim: Põe no Google. É conhecido sim. Parabéns!!!

  45. Avatar de Maria Luzintete Lau Damasceno
    Maria Luzintete Lau Damasceno

    Parabéns , sou muito grata ao Google ,pois sempre que preciso consulto o pai google e sempre fui muito bem atendida feliz aniversário e que vc continue ajudando a tantas pessoas beijosssssssssss google

  46. Avatar de EDUARDO GARCIA
    EDUARDO GARCIA

    A internet sem o Google não seria internet. E todos nos devemos ao Google por este 17 anos de serviços.
    Muito obrigado e parabéns Google!

  47. Avatar de Jacó Martins
    Jacó Martins

    Parabéns, vocês são uns dos ícones da revolução tecnológica !! =D

  48. Avatar de Só uma coisa
    Só uma coisa

    O Google já não faz pela internet o que fazia no seu começo.