Para bem da sua carteira, desligue esta função do iOS 9

46 Comentários

A Apple lançou em meados deste mês o novo iOS 9. Com ele surgiram fantásticas funcionalidades que vieram melhorar o sistema operativo da Apple. Pouco tempo depois, várias pessoas começaram a notar que os seus tarifários de dados foram consumidos sem razão aparente. Nalguns casos, numa semana o seu saldo foi totalmente esgotado.

Acredite, se não tem tarifário com dados ilimitados, então vai querer desligar esta opção no iOS 9!

pplware_apoio_wifi00


Durante os últimos dias fomos abordados por vários leitores que relataram que estavam a receber notificações de que o seu pacote de dados havia atingido os 80% e, pouco tempo depois, estava esgotado sem que nada o justificasse. Em todos os casos o denominador comum era o facto de terem actualizado o iPhone para a versão iOS 9. Fomos então perceber o que foi incluído no iOS 9 que pudesse estar a mexer com o consumo de dados.

Se bem se lembram, a Apple fez questão de melhorar o consumo de energia do iPhone, trazer mais informações sobre o que estava a drenar a bateria mas incluiu também uma ajuda à navegação. Com o iOS 9, era agora possível que o sistema operativo não estivesse com uma cobertura fraca de Wi-Fi quando tinha ao dispor uma rede LTE ou mesmo 3G que permitisse melhores performances de navegação.

pplware_apoio_wifi01

A Apple para melhorar este ponto, visto que anteriormente a navegação, o download de conteúdos e o streaming, ficavam muitas vezes a “patinar” (porque o Wi-Fi era fraco e não havia forma automática do iOS desligar de um Wi-Fi lento para se ligar à rede GSM) criou nativamente uma alternativa.

 

Se for a Definições > Dados móveis, ao fundo verá a opção Apoio a Wi-Fi. A Apple para melhorar o serviço de navegação e de contacto das apps com os serviços no exterior, colocou como activa esta funcionalidade. Ou seja, agora, sempre que o iOS vê que está ligado a uma rede Wi-Fi e tem pouca qualidade, em vez de estar ligado ao serviço de forma lenta, vai imediatamente ligar-se a uma rede móvel 4G ou 3G da zona envolvente. Isto tudo sem que o utilizador tenha consciência que, com isto, o iPhone vai consumir mais dados que o normal.

Se não tem um plano de dados ilimitados, então desligue. Facilmente em zonas de boa cobertura de LTE ele irá desligar o Wi-Fi em favorecimento dos dados e irá notar um consumo muito maior que o normal e isso já lhe irá assaltar ao bolso.

Não, isto não é um bug do iOS, a Apple sabe perfeitamente desta “novidade” que o utilizador irá sentir nos seus planos de dados mensais.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de henrique
    henrique

    Boas:

    Já existe em outros so contudo é sempre bom ver isso implementado. Penso que queres dizer planos de dados limitados e não ilimitados 🙂

    com artigo

    1. Avatar de henrique
      henrique

      esquece a correcção …. li na diagonal 🙂 está correcto

  2. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    Parecem amadores! O galaxy S6 e outros telemóveis que tive sempre fizeram essa transição de forma eficaz.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Exacto, essa funcionalidade há muito que existe nos Android e nunca houveram problema de maior.
      A chave é que o utilizador é que manda. Se o utilizador explicitamente desligou os dados móveis, então é para ficarem desligados. Se estão ligados em simultâneo com o wifi aí sim, podem ser utilizados de acordo com o que for melhor.

      Mais, há uma opção em que de forma clara para que volumes de dados grandes sejam só descarregados via wifi. Normalmente isto até está activo por default.

    2. Avatar de Jakuti
      Jakuti

      A transição é feita de forma eficaz, precisamente por isso é que está a consumir os dados dos clientes quando a conexão WiFi é débil.

    3. Avatar de João Ferreir
      João Ferreir

      Resposta típica de amador que não tem mais nada de útil para dizer.
      FunBoy e hater, é uma óptima função, mas que deverá ser avaliada pelo user, agora se o user não configurou o telemóvel é natural que o OS provider tenha as definições padrão configuradas, sendo o user responsável pelo ajuste do OS às suas necessidades e limitações.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Não tem nada a ver, o iPhone também faz essa transição entre LTE e Wi-Fi.

      O que o S6 não faz, é usa lá LTE e o Wi-Fi os dois ao mesmo tempo, ou melhor, faz isso, mas só na App downloads.

      Enfim…

      Utilizadores Android, só conhecem aquilo…

      1. Avatar de António
        António

        na tua inteligência és capaz de imaginar um utilizador que use ambos os 2 sistemas? É que eu conheço muitos.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Obrigado pelo artigo.

    Bem, acho que vai haver sempre os dois lados da questão: os que podem e os que não podem; e para não variar, o que falha aqui é a comunicação ao cliente mas, será mesmo?

    Provavelmente isto está descrito nalgum lado (informações de atualização, por exemplo) mas os consumidores o que querem é não ter surpresas sem lerem aqueles contratos de termos que são grandes e custam a ler. Ora, duvido que a Apple esteja interessada em mandar um mail individual com cada novidade individual – até porque ia dar ao mesmo.

    E isto não sou eu a defender a Apple ou outra empresa. Isto sou eu a tentar mostrar pontos de vista diferentes.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Pois eu acho que é falha de implementação. O utilizador quando tem os dados móveis desligados (passando a redundância) eles devem ficar desligados. Quando os dados móveis estão ligados em simultâneo com uma rede wifi aí sim, pode ser usada a melhor ligação.

      Se um sistema como o Android faz isto há anos e sem problemas não vejo porque a Apple não possa fazer (mais, para o caso em questão, até tem uma opção para explicitamente só usar o wifi para descarregar volumes de dados grandes — que até costuma estar activa por default).

    2. Avatar de Alegom
      Alegom

      Acho que aqui o surpreendente é, como diz a notícia, haver pessoas que só se apercebem quando consomem o plano inteiro. Isso, do meu ponto de vista, já é negligência por parte do utilizador. Admito que eu ainda seria capaz de perder uns 20 ou 30 Mb à pala disso, mas quem é que não vê o ícone dos dados na barra de notificação? Quem é que não olha para lá de vez em quando? Um dos problemas hoje em dia é que os utilizadores esperam que os equipamentos funcionem sem qualquer falha, e desligam o “radar” para estas pequenas questões, simplesmente não se preocupando na prevenção e apenas reclamando quando finalmente acontece algo.

  4. Avatar de Jakuti
    Jakuti

    Não está disponível a opção no 4S

    1. Avatar de Penso Higiénico
      Penso Higiénico

      Verdade. Não está disponível. Nem tão pouco a LTE…!

  5. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Mas ficam os dois ligados (como o download booster da Samsung) ou simplesmente muda para o que tem melhor cobertura?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Com aquilo ligado, ficam os dois ligados, para tudo. Com preferência para Wi-Fi, mas LTE se o Wi-Fi for muito fraco.

      Sem desligado, usa sempre Wi-Fi se tiver Wi-Fi, e dados móveis se não tiver.

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Esta é uma situação semelhante a quando não se tem wifi e ele passa para dados móveis.

    Eu quando estou a usar algo que consome mais dados verifico se estou mesmo em wifi.

  7. Avatar de Manuel Picaró
    Manuel Picaró

    Boas

    Tenho outro tipo de problema desde que instalei o IOS 9 no meu Iphone 6.
    Passado algum tempo de estar ligado perco a rede (MEO) e só consigo voltar a ter se desligar e ligar o aparelho.
    Será um bug do sistema ou u problema do cartão? Sendo que até aqui não tinha nenhum problema do género.

    1. Avatar de Paulo Almeida
      Paulo Almeida

      estava a acontecer-me o mesmo, mudei de 4 G para 3 G e deixei de ter esse problema
      Definições – rede móvel – voz – 3G

  8. Avatar de LPD
    LPD

    Compram telefones a esses preços e ainda estão preocupados com o consumo de dados.
    … foram comprados a prestações 36 meses sem juros.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Mais um que queria comprar às ditas prestações, mas que não lhe aprovaram o crédito por causa dos calotes…

    2. Avatar de Heberton
      Heberton

      É a sutil diferença em se pagar caro por um produto de qualidade mas saber onde economizar para não ter gasto desnecessário. Cada um sabe o que mais lhe convem.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Apple vê a clientela como gente com bolsos cheios por isso não se preocupa com os consumos de dados. A Lamborghini lá se preocupa com o consumo de combustível dos automóveis? Quem compra, tem dinheiro para a gasolina. Quem compra um iPhone e quer fazer de ricalhaço, que se aguente e pague.

    4. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Mais um comentário que demonstra a frustração do povo e nível de inveja…

  9. Avatar de Antonio
    Antonio

    Já notei um rombo bem grande à conta dessa funcionalidade! E tenho 1 GB de trafego mensal, bem que estranhava o consumo excessivo de dados, mas não conseguia perceber porquê! Tomem atenção pessoal! Acabei de desativar essa funcionalidade…

  10. Avatar de Alpha
    Alpha

    Quem é que tem tarifário de dados ilimitados? Só a sonhar 😛

    O preço que se paga para ter por vezes 1 GB ou 2GB é um disparate e com LTE a coisa mais fácil é nuns minutos ultrapassar o limite.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Mesmo os tarifários com dados móveis “ilimitados” não o são verdadeiramente. É certo que um tarifário desses deixa os utilizadores gastarem os dados que quiserem sem pagar mais. O problema é que, embora não haja limitação de dados, há limitação de velocidade. Quer a MEO, quer a Vodafone, quer a ZON oferecem 15GB de dados mensais com as velocidades pré-estabelecidas. Depois de passar esse limite, apenas deixam fazer uma utilização de dados a uma velocidade de 128kb/s ou 256 kb/s dependendo dos tarifários.

  11. Avatar de Censo
    Censo

    Instalei o 9.01 no meu iPad Air e a bateria agora vai-se em menos de nada, para além de o teclado no Safari (de onde escrevo) ter ficado cheio de lag. Enfim.

  12. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    se essas pessoas se queixam de o saldo desaparecer, é porque a opção dessa está activa por DEFAULT e isso não é suposto acontecer, o Android já vem tudo default que tudo funcione com wi-fi, já dados móveis nós é que escolhemos aceitar ou não.

    isso deve ser o maior joke do ano, eles programam para activar os dados móveis para actualizar 1gb de dados para quem nem sequer tem dados móveis, não bastava ter gasto 900/1100 euros e com centenas de euros no saldo…… havia de ser lindo.

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ainda não percebi, se eu tiver os dados móveis desactivados e aquela opção activa não gasta certo? se eu tiver os dados móveis ligados não me importo de ajudar o wifi, não quero é que ligue os dados móveis sozinho se é que me faço entender.

  14. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Apple iPhone 6s overheating for some users: camera flash won’t work until phone cools down

    Chegaram os heatgate.
    Nova geração.
    Vai dar jeito aos que nao tem aquecimento central em casa.

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu tenho um iPhone 4S com o iOS9, tb tive um consumo de tráfego anómalo mas no 4S esse ícone de apoio ao Wi-Fi não existe… Alguém sabe alguma solução idêntica ao que aparece nas versões iPhone 5 ou mais recentes? Obg

  16. Avatar de Lara
    Lara

    Depis que atualizei para o ios 9 meus dados celulares nao ligam para os aplicativos .. so esta ligando para 1 .. o resto nao liga.. alguem sabe me dizer o pq ?

    1. Avatar de Lara
      Lara

      meu celular é um iphone 6

  17. Avatar de claudio santos
    claudio santos

    isto de facto nao e um bug…chama-se parceria…uma mao lava a outra…desta forma os lucros das operadoras sobe…muito espertos estes meninos…hehehe

  18. Avatar de André
    André

    “se não tem tarifário com dados ilimitados (…)”
    Quem tem? Também quero!

  19. Avatar de BQ
    BQ

    Exatamente…. Não existem planos de dados móveis ilimitados…. Existem planos com mais ou menos volume de dados, mas ilimitados não!!!
    E tem mais… Os iPhones quando querem fazer atualizações enviam SMS internacionais para o servidor da Apple, que no caso da Europa fica no Reino Unido

  20. Avatar de David
    David

    Após atualização para o IO9, o meu Iphone 6 está constantemente a perder o sinal de rede.
    De quem é a culpa ?? Minha ? Apple ou MEO ??
    Enfim !!!

    Abraço

    1. Avatar de Paulo Almeida
      Paulo Almeida

      estava a acontecer-me o mesmo, mudei de 4 G para 3 G e deixei de ter esse problema
      Definições – rede móvel – voz – 3G

  21. Avatar de Vmanuel
    Vmanuel

    O iOS 9 tem o seguinte problema no calendário :
    Quando agendarmos um evento e pretendemos 1 aviso e 2 aviso o iOS não diferencia os avisos e atribui o período igual aos dois.

  22. Avatar de Susana
    Susana

    Gostei mesmo muito desta nova actualização, principalmente porque tenho um 4S, e desde que o fiz ele morreu !!!! Ligo para a Apple e dizem me que tenho de o enviar ara reparaçao 🙁 E pago EU !!!!!

  23. Avatar de Micael martins
    Micael martins

    Já não estou recordado. Mas penso que fui eu mesmo que ativei a opção. Penso que não venha ativada por defeito. Para mim, benéfico !! Claro que utilizadores com pouco tráfego não podem dizer o mesmo ..

  24. Avatar de Joselito Fagundes
    Joselito Fagundes

    no Android isso já existe desde o 2.3…. mas cada um é que sabe o tarifário que tem!

  25. Avatar de Julio Oliveira
    Julio Oliveira

    Meu apple esta com um consumo absurdo de dados , num dia foram 15 reais de creditos jogados foram em menos de 3 horas … pensei ser a operadora , so que depois de varias ligações para operadora , acabaram me mandando para a central de ajustes , onde um assistente iria me ajudar a reconfigura meu celular para que meu plano de internet não consumisse com tanta rapidez !! Apois isso foi detectado que nao era a operadora , e sim o aparelho! mais creio que depois dessas informações que tive no cite , irar melhorar bastante meu uso de dados , e meu bolso vai agradecer !!