Latitude: o Big Brother do Google

25 Comentários

George Orwel previu com o livro 1984, e o Google deu vida ao Big Brother.  Como? O Google disponibiliza a partir de hoje uma nova aplicação, o Latitude, que permite saber em tempo real onde estão os seus amigos.

Google Latitude



À partida, o Google começa por esclarecer que o utilizador tem controlo absoluto sobre a aplicação, podendo activá-la, ou não, em qualquer altura, impedindo assim os outros de saber onde se encontra. Assim, só é possível saber a localização de uma pessoa se esta tiver consentido previamente.

Acrescente-se que, para já, o Latitude não permite saber a localização exacta, informa apenas a zona ou para que direcção se desloca essa pessoa.

Depois de efectuar o download e instalar a última versão do Google Maps Mobile será necessário enviar convites aos contactos que constam da sua agenda. Para poder saber por onde andam, estes terão de aceitar previamente, como já foi referido.

Segundo o Google, o programa guarda apenas a última localização, apagando o rasto de qualquer contacto a partir do momento em que o Latitude é desactivado. O serviço prestado pelo Google é gratuito, mas pode estar sujeito a tarifas por parte da empresa fornecedora do serviço móvel.

Equipamentos compatíveis com o Google Latitude

  • Dispositivos Android, como o T-Mobile G1 (brevemente)
  • Dispositivos tácteis iPhone e iPod (brevemente)
  • A maioria dos dispositivos BlackBerry a cores
  • A maioria dos dispositivos Windows Mobile 5.0 e superior
  • A maioria dos dispositivos Symbian S60
  • Telemóveis compatíveis com Java (J2ME) (brevemente)

Licença: Freeware
Download: Google Latitude
Homepage: Google Latitude

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cromo

    Oftopic: Qual é o e-mail do victor aqui do pplware? Para partilhar umas ideias.
    Obrigado

  2. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    Oh Cromo, eu penso k isto serve http://www.pplware.com/contacto/

  3. Avatar de Cromo

    Bem pensado. Obrigado pela dica 😉

  4. Avatar de Lopes
    Lopes

    MV RegClean 5.9 já disponível!

  5. Avatar de BigLord

    Interessante a ideia, mas só funciona na prática se for usado o google maps num telemóvel, lol 😛

  6. Avatar de LOL

    fogo…assim já não posso ir a casa da minha amante!!!!

  7. Avatar de António
    António

    Também funciona como gadget do iGoogle

  8. Avatar de João

    O gadger do igoogle crashou-me o firefox todo!

  9. Avatar de António
    António

    @João
    No chrome, no problem, Firefox em Ubuntu também sem problemas

  10. Avatar de dajosova
    dajosova

    A mim dá-me erro quando introduzo o meu nº de tlm.
    “Server error, please retry in a few minutes.”
    ..já tentei com o indicativo de Portugal 00351, +351 e nada até ver..

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    Muito porreira a ideia, vou instalar no meu Omnia amanhã.

  12. Avatar de Nelson Sousa

    A ideia é muito boa. Não tarda temos redes sociais através disto: “Olá, eu sou o Nelson e reparei que estás nas redondezas… não queres vir cá adicionar-me?”

  13. Avatar de Duarte
    Duarte

    Se não me engano esta ideia já não é nova. Já existe algo do género mas que também é possível editar através do browser nalgum sitio em que tenhamos acesso à Internet.

  14. Avatar de Redin

    Um serviço igualmente funcional e com pesquisa por telemóvel e por computador, já existe há uma serie de meses na TMN.
    Nunca fui cliente deste mas para usufruir deste serviço fiz-me cliente e só pago 2 euros com direito a cinco localizações grátis e as posteriores a 16 e 18 cêntimos por mês, dependendo do tipo de pesquisa.
    Poder-se-á dizer que este “Latitude” é grátis mas para quem como eu prezo a privacidade e controlo de quem e como pode aceder à localização, então não me importo de o pagar. Deixo de beber uns dois cafezitos por mês e está pago. LOL
    Até onde isto vai parar???

  15. Avatar de Duarte
    Duarte

    Sim, mas o da TMN não é grande coisa. Nalguns sítios até funciona bastante mal.

  16. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Alguem consegue explicar como funciona mesmo isto. GPS, AGPS, rede GSM, comunicação, custo com operadora etc etc já pesquisei na net e não tiro conclusões.

  17. Avatar de B80
    B80

    Ena! Tanta gente contente em perder a privacidade! Depois quando já for tarde, admirem-se…

  18. Avatar de Duarte
    Duarte

    Não sei porquê! Quando queremos privacidade podemos simplesmente ficar offline.

  19. Avatar de Redin

    @B80
    A tua casa deve ter a porta da rua fechada não? Quando quiseres deixar que um desconhecido entre lá em casa seja para vender as “bibias” ou os “sabonetes” abres e as vezes convidas a pessoa a entrar.

    É o mesmo que se passa aqui. Enquanto houver controlo no que podemos fazer….

  20. Avatar de Antonio
    Antonio

    Boas eu tenho o nokia n78 ia eu queria experimentar so que quando descarrego essa versão não instala porque já tenho a versão 2.2 e não a consigo desinstalar.
    Como é que desinstalo o google maps no nokia n78 ?

  21. Avatar de DB
    DB

    OMG , já não posso ir pá casa de tias e dizer que vou trabalhar…

  22. Avatar de Eu
    Eu

    Quanto mais tempo passa…mas o 1984 é actual 😮
    Assustador? Sim…bastante…

  23. Avatar de Sérgio Muros
    Sérgio Muros

    Não consigo habilitar o convite que fiz, eu mandei um convite e o destinatário não sabe como aceitar. O meu é um HTC Touch e está funcionando bem como Google latitude, mas só vejo minha localização.