Lançamento do Projecto Ara adiado para 2016

33 Comentários

O projecto Ara procura criar um smartphone modular e que permite aos utilizadores construírem os seus próprios telefones. Foi um dos projectos que a Google trouxe da Motorola e que tem desenvolvido ao longo dos meses.

Mas os avanços do Ara têm estado silenciados e agora foi anunciado que os primeiros resultados destes desenvolvimentos apenas vão surgir em 2016, altura em que deverá ser lançado.

ara_1

Muito se tem escrito sobre as possibilidades que o Ara vai trazer para o mercado dos smartphones. Com um design modular, permitirá aos utilizadores alterarem os seus equipamentos conforme as suas vontades e necessidades, bastando trocar as peças que querem ver mudadas.

Com esta filosofia será possível a qualquer um mudar de componentes de forma rápida, podendo trocá-los por outros, de diferentes fabricantes e com diferentes capacidades.

O projecto Ara tinha estado a ser desenvolvido pela Google para ser lançado ainda este ano, mas informações surgidas na conta do Twitter do projecto Ara revelaram agora que este foi adiado para o próximo ano.

Para além desta mudança de datas, e conforme foi revelado na passada semana, o plano iniciar de fazer um lançamento e testes de mercado em Porto Rico foi abandonado, não existindo para já qualquer plano para o retomar deste lançamento e testes.

ara_2

Não existe uma justificação para estas alterações de datas que foram agora apresentadas, mas o mais certo é que tenham existido atrasos nos desenvolvimentos necessários para que o Ara seja uma realidade.

A ideia que o Ara preconiza promete uma revolução grande no mercado dos smartphones, dando a liberdade necessária aos utilizadores para criarem os seus equipamentos conforme querem e precisam.

Este será um simples atraso que vai permitir à Google e ao ATAP conseguir atingir o seu objectivo e lançar o smartphone modular que se comprometeram a criar.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Martins
    Martins

    Nem sabia que este projecto ainda estava activo. Ainda bem que não chegaram a desativá-lo.

  2. Avatar de André Alves
    André Alves

    um dia vou ter um, parece ser interessante

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Dito da forma mais simples – o que se diz agora foi é o mesmo que foi dito quando o Google Glass foi para a gaveta.

    A Google podia era ser mais honesta e dizer: “Cancelámos o projecto” – em vez disso diz “adiámos / estamos a repensar / há muitas iterações a considerar”.

    É o que dá andarem a anunciar (claro que a blogosfera amplia e muito) – temos aí a “next big thing” da tecnologia. Depois já não dá para recuar. Só não percebo como é que os fiéis continuam a acreditar nestas tretas.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Opah

      Da mesma maneira que alguns fiéis pagam um absurdo por hardware de à 3 anos atrás só pq a marca é “cool”. Há gente pra tudo.

      1. Avatar de Joao Peixoto
        Joao Peixoto

        sr.mota a apple não precisa de hardware de topo (embora o tenha) para ser melhor que as outras, todos os componentes que compoem o aparelho sao de topo e nao so algumas peças que ficam bem no papel. o SO da apple ‘e optimizado para um hardware e so um. todo o codigo esta optimizado, para nao falar da linguagem mae que é muito mais rapida que o java. trabalho diariamente com muito aparelhos Android e IOS e com o tempo, os androids ficam mais lentos, cada upgrade em vez de melhorarem pioram…nem falo do hardware, dos 3 nexus que temos, 1 caiu uma vez (altura de uma mesa) o sensor tactil ja bate mal. o mais antigo, depois do upgrade do lolipop deixou de ser funcional. o outro vai-se aguentando (mas cada vez com mais lag). o asus, a porta micro usb ja da mau contacto, o ecra desliga-se sozinho muitas vezes. tudo aparelhos com 2anos de uso diario. os ipads e iphones que temos, continuam como novos…exactamente com o mesmo uso. nem falo da bateria que nos ipads quando deixo de fds ligados na segunda desceram 5% se tanto..nos androids..toca a ligar a ficha que ja descarregaram.

        1. Avatar de Joao Peixoto
          Joao Peixoto

          btw, nao sou fanboy apple. sou um feliz utilizador de um blackberry z10, com o melhor SO do momento (para produtividade). se gostam de numeros e de comprar hardware no papel em vez de o experimentarem..continuem a usar o android, wp e ios.

    2. Avatar de coisinho
      coisinho

      Tal como os fiéis como tu acreditam que iPhone não lagga 🙂

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      E em quê que a tua querida Apple investe para além do desenvolvimento de produtos que já existiam no mercado?

    4. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Pelo menos estão em áreas onde mais ninguém está. Já outros …

    5. Avatar de nope
      nope

      “Só não percebo como é que os fiéis continuam a acreditar nestas tretas.”

      Karma is a bitch …

  4. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    “Só não percebo como é que os fiéis continuam a acreditar nestas tretas.”
    Claro, vou confiar na Apple, comprei o novo Mac Book e só tenho 1 porta USB, tenho um IPad nem o consigo ligar a um dispositivo Bluetooth que não seja “autorizado” pela maça.. a única coisa que ainda tenho gosto em ter da Apple é o IPod que tem um som bestial.

    1. Avatar de Northdylan
      Northdylan

      Não consegues ligar a um despositivo sem ser apple? Mas ainda no outro dia liguei meu iPhone a um dispositivo Bluetooth da Nokia velhinho e deu na boa. E tenho uma coluna Bluetooth de marca branca e ligo iPhone, iPad , iPod sem problema nenhum. E já agora qual foi o MacBook que compraste só com uma porta usb? Deve ter sido o novo Mac de 12″ polegadas que vem sim só com uma porta type c mas esse Mac foi criado para um tipo de mercado diferente do que tu deves estar. E esse teu comentário foi um pouco sem argumentos nem sabes do que falaste. Quando compraste o esse novo MacBook devias ter optado pelo air que tem mais de uma porta usb

      1. Avatar de Manuel Martins
        Manuel Martins

        o que tentei ligar foi o gps Holux GPSlim 236, não aparece listado porque não é “recomendado”, resposta do apoio Apple, e sim comprei o novo mac, nao fazia ideia que so teria uma porta USB, e mesmo o mac book pro so tem 2, um portatil professional so com 2 portas ???

        1. Avatar de Roberto
          Roberto

          Quem e que compra um portátil sem o conhecer??

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Bom, mas tirando a Internet, as lojas da Worten, da FNAC e mais umas quantas por esse país fora e todas as revistas da especialidade, como é que ele podia fazer para saber como é o novo Mac?

            :p

          2. Avatar de north
            north

            tanto a worten e fnac tem produtos expostos meu amigo. ate staples. a fnac pelo menos em Braga tem uma parte só Apple e worten de Barcelos tem macbook, iMac, ipad e iPhone em exposição ate Apple TV tem. e nas revistas normalmente diz as configurações dos computador ate mesmo quantas portas usb tem.

          3. Avatar de north
            north

            percebi mal o teu comentário. e ele pode ver cada detalhe do novo MacBook em videos no YouTube ou no site da Apple. e desculpa o comentário anterior. fui duro.

        2. Avatar de coisinho
          coisinho

          “nao fazia ideia que so teria uma porta USB”, já é mais culpa tua que da apple. Não saber se o processador é dual/quad ou 2.0 ou 2.2 ainda va lá. não saber as portas já é culpa inteiramente tua xD

          1. Avatar de Manuel Martins
            Manuel Martins

            Por acaso é precisamente ao contrário, sabia o processador so nao pesquisei o numero de portas USB, como é óbvio não imaginei que apenas tivesse uma

          2. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Essa porta unica foi das coisas mais faladas quando saiu, é um grande defeito, bem conhecido.

          3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Não é uma porta qualquer – é uma porta USB-C. O que permite:
            – Carregar o MacBook e fornecer energia.
            – Transferir dados até 5 Gbps (USB 3.1 de 1.ª geração)
            – Ligar saídas de vídeo como HDMI, VGA e DisplayPort.
            – Ligar a outras tecnologias, como pro exemplo Ethernet.
            Há adaptadores e hubs para aumentar as portas.

            Podia ter mais uma ou duas portas USB standard? Podia. Mas o USB-C – depois deste lançamento no Mac – vai-se generalizar rapidamente a computadores e outros equipamentos. Logo se verá se também trazem os mais variados tipos de portas como até agora.

            A Apple costuma fazer coisas esquisitas, como um portátil sem drive óptica ou a gora a porta única USB-C. São muito criticadas na altura, mas depois generalizam-se.

          4. Avatar de Joao Peixoto
            Joao Peixoto

            nao pecebo o alarido das portas usb. numa era que anda tudo a mudar para a cloud. faz lá sentido ter mais que uma? e se precisarem de mais existem extensões de portas a 5 euros.
            não saber quantas portas tem o portátil que se compra e dar tanta importância a esse facto…cada um tem o que merece…

          5. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            @ benchmark:
            por ter tantas funcionalidades é que nao se entende que só tenha uma porta.
            O que tu querias dizer era portanto que o usb-c inaugurado no nokia n1 se vai generalizar, é verdade. Os portáteis passarem a trazer uma única porta para depois andar com o ridículo hub atrás, vai-se generalizar no dia em que as galinhas tiverem dentes (de forma generalizada).

  5. Avatar de Ciro Espítama
    Ciro Espítama

    Segundo li, o grande problema é o lag na integração entre os componentes.

  6. Avatar de Mota
    Mota

    Google Glasses deja vu.

  7. Avatar de kekes
    kekes

    Ainda vai ser mais um optimo projecto destruido pela Google.
    É incrivel como não conseguem levar nada até ao fim.

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      optimo projecto porquê? RIP Ara.

  8. Avatar de Ace
    Ace

    Ultimamente tem-se visto muito disto. Boas ideias são compradas por grandes empresas e depois acabam por ficar em aguas de bacalhau… ou então ficam piores!
    – Phoneblocks: Depois da Google ficou tudo parado, mesmo que seja lançado… vai vir já com os pés pra cova.
    – Occulus Rift: Depois do Facebook…o hype ta gradualmente a descer e a concorrencia a subir…
    – uTorrent: Depois de ser comprado plo BitTorrent, traz Ads, mais pesado, traz bloatware e até bitcoin minning…
    – IBM: Depois da Lenovo, os laptops trazem 1001 bloatware, mais frageis…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pera. Estás a dizer que a IBM não é uma grande empresa?

      WTF???

  9. Avatar de R o B
    R o B

    Estão a gastar tempo e dinheiro com algo morto ao nascer

  10. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Afinal nem conseguiram resolver o problema – básico – de se desmanchar todo quando cai ao chão (as peças estão seguras magneticamente).
    O Projecto Ara é digno de figurar nos projectos tecnológicos mais estúpidos de sempre.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Coisa mais estupida que li nos ultimos tempos…..Então segundo o que diz mais vale desistir se as coisas não estiverem a correr como planeado…..

    2. Avatar de SJS
      SJS

      Um dos projectos mais estupidos de sempre? lol és um iDiot! Isto é o futuro, a verdadeira revolução. Se compras iMacs deves saber do que falo. PODER de personalização! PC vs Mac. Onde personalizas um MAC? Como fazes um computador à medida? Pois deves só poder mudar a memória e o disco…por isso a tua frustração de maçazinha. Pessoal:
      “Imaginem personalizarem o vosso smartphone à vossa medida tal como um PC. Escolhem a camara que querem, dual flash ou 20 mp, quad-core snapdragon ou octa-core nvidia, bateria de 3000 ou de 4000?”. A Apple e até a Samsung tem medo deste projecto ARA, sabes pq iDiot? Porque fazem um smartphone como querem, não como tu querias que fosse, e vendem a marca e o modelo por uma exorbitância. Isto é uma séria ameaça para o ecossistema deles. Ahhhhh….esqueci-me, para ti e os fan boys da Apple sempre foi assim, eles dizem que o blu-ray não serve e voces acabam por aceitar quando toda a gente em PC o tem e goza disso. POR ISSO nunca vais entender nem aceitar na tua ignorancia concentida, o que é personalização. Mas vais ver para o ano, toda a gente a fabricar do zero um smartphone, como o quer, ao pormenor. TU NÃO.