Google voltou a redesenhar o login do Gmail e não para melhor

34 Comentários

As muitas experiências que a Google faz nos seus serviços e nas suas interfaces levam a que surjam com frequência novidades em muitas áreas.

A mais recente mudança surgiu no Gmail e está centrada na interface de autenticação, que foi alvo de uma alteração simples, mas que está a ser criticada por muitos dos utilizadores deste serviço.

gmail_1

A mudança surgiu no início desta semana e está centrada exclusivamente na interface de autenticação do Gmail, que perdeu a sua forma original e conhecida de há já muitos anos, e passou a ser compostas por duas etapas.

O que muda na realidade é que os utilizadores deixam de colocar os seus dados num único formulário e passam a ter de o fazer em dois passos e em duas páginas diferentes.

Esta foi uma alteração que a Google fez de forma silenciosa e que prepara o processo de autenticação para algumas mudanças maiores que se podem estar a preparar para surgir, e que vão complementar a utilização de passwords.

Não tendo feito um anúncio formal e oficial sobre esta alteração, a Google limitou-se a apresentá-la no seu fórum de suporte do Gmail, tendo também revelado as razões que levaram à mudança.

This new Google account sign-in flow will provide the following advantages:

  • Preparation for future authentication solutions that complement passwords
  • Reduced confusion among people who have multiple Google accounts
  • A better experience for SAML SSO users, such as university students or corporate users that sign in with a different identity provider than Google

Nessa mesma mensagem do fórum do Gmail os utilizadores começaram a manifestar o seu desagrado por esta mudança, expressando a sua opinião e as razões que os levavam a reclamar.

O ponto principal revelado está na incompatibilidade que muitos gestores de passwords têm em ligar com páginas de autenticação que tenham este tipo de comportamento.

gmail_2

Não é clara a ideia da Google em preparar o login para soluções de autenticação futuras. Poderá significar a integração com o seu mecanismo de autenticação de 2 factores, com chaves USB ou até com soluções como o Smartlock que tem no Android.

Esta não é a primeira e certamente não será a última vez que a Google faz alterações no Gmail, e até noutros serviços seus, que não são do agrado dos utilizadores e que causam impacto em aplicações que os usam. Mas também como é normal, a Google não irá de certeza alterar a sua decisão por um motivo destes.

A nova página de login está já disponível para todos usarem, sendo agora a autenticação feita em dois passos, sendo primeiro colocado o endereço de email e só depois, noutra página, colocada a password.

Gmail

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    O que está me irritando pra caramba no gmail, é que toda vez que acesso pelo Chrome no Mac, o layout que aparece é o mobile. Nisso toda vez tenho que alterar o layout quando acesso o mesmo. ¬¬

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mac…so da problemas. Usa windows

      1. Avatar de Marco
        Marco

        chrome é o problema ou o tamanho da janela.

      2. Avatar de NT
        NT

        Exacto, Mac é uma dor de cabeça garantida.

        1. Avatar de ddymoo
          ddymoo

          O MAC nunca me deu problemas pois nunca tive,
          Windows já me deu bastantes porque uso,
          Linux vou usando e não me dá muitos problemas ( uso puco)

          Agora se tens um MAC PC e dá-te problemas vende-o ou instala o Windows
          Caso não tenhas nenhum o teu ódio por aqui é desnecessário como qualquer outra pessoa que faça o mesmo.

      3. Avatar de Waffen S.S.
        Waffen S.S.

        Mac? Quem dá problemas é a tua cabeça. Sabes lá o que dizes, olha windows sem problemas. A ver vamos o W 10 como se porta…

        1. Avatar de roberto
          roberto

          mac é uma eterna dor de cabeça por isso o windows é tao popular , a proporção de windows vendido deve ser de um milhão pra cada mac vendido

          1. Avatar de André
            André

            god… Vai ler um pouco antes de comentares.

    2. Avatar de Buy
      Buy

      Não será o usar agent que está definido para mobile? Uso Chrome no Mac e não tenho esse problema

      1. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        Não sei dizer. Darei uma olhada aqui pra vê como está. 😉

  2. Avatar de fernando
    fernando

    Acabei de aceder ao gmail, e o login foi igual ao que tem sido.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Faz logout e novamente login e deverá surgir. Pode também estar a ser disponibilizado de forma gradual.

      Testei várias vezes hoje e está já com a nova “cara”.

      1. Avatar de roberto
        roberto

        o meu tambem ta igual o de sempre , não vi mudanca nenhuma, só estou sabendo dessa mudança por causa dos comentarios, mais aqui ta na mesma

      2. Avatar de Roberto K.M.
        Roberto K.M.

        Testei primeiro com o Opera e foi igual ao login anterior. Depois testei com o Chromium a já com as duas “caras” ! Será que esse login duplo torna mais seguro? Pelo menos chateia mais.

        1. Avatar de Roberto K.M.
          Roberto K.M.

          ” e já”

  3. Avatar de Raul
    Raul

    O ponto principal revelado está na incompatibilidade que muitos gestores de passwords têm em ligar com páginas de autenticação que tenham este tipo de comportamento.

    Tal e qual Pedro, o meu LastPass não “gosta” nada da nova interface de autenticação do Gmail!!!

  4. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    O mesmo ja acontece ao aceder ao onedrive via web

  5. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    O que eu não gostei foi o facto de ao colocar simplesmente o e-mail aparecer informações da conta quando se vai introduzir a password, nomeadamente: nome/foto.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Tens só um endereço de email de alguém. Através do Gmail ficas a saber quem é. A seguir vais cuscar nos serviços Google (e outros) por essa pessoa.

      É para isso que serve a alteração. Quais autenticações em dois passos e aumentar o nível de segurança 😉

      1. Avatar de iBend
        iBend

        pois pq n podes faze-lo só com o email…. Bebe agua

  6. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Este tipo de login já é usado por muitas empresas, não sei porquê o espanto…

  7. Avatar de ze
    ze

    acho isto gravissimo…. qualquer pessoa pode ver a minha foto privada do mail (que so queria partilhar com quem troco mail e chat), ao colocar o meu mail no login. Ou seja, ja apaguei foto, e se ja pouco usava o gmail, agora ainda menos. Isto é de uma falta de respeito pela privacidade dos utilizadores de todo o tamanho.

    1. Avatar de la_marca
      la_marca

      A foto de perfil da google não é privada. É pública. O mesmo se passa no facebook.

  8. Avatar de João Simões
    João Simões

    A autenticação do Google já está assim há bastante tempo, e não está relacionado com o Gmail apenas, mas é transversal ao fornecedor de autenticação. Como ando constante a trocar de máquinas e com formatações/expiração de sessões, já vejo este login há muito.

    Aqui a diferença que têm de notar é que, ao fazer o logout ele mantém a informação de quem estava antes, pedindo apenas a password. Assim aparece a foto e evita-se o primeiro passo que é meter o email. Se me quiser autenticar com outra conta, basta escolher, eventualmente de uma lista se já tiver entrado com outras contas antes.

    Para mim foi uma melhoria mais do que positiva.

  9. Avatar de JJ
    JJ

    Muitos serviços Microsoft como o OneDrive, isso já acontece. Primeiro indicamos o email e depois indicamos a password.

    Como não uso programas de passwords, não vejo mal algum nesta situação.

  10. Avatar de ze
    ze

    acho que o unico problema aqui é mostrar a foto, que permite confirmar que mail X pertence a pessoa Y (e lá se vai a privacidade).

    1. Avatar de chines
      chines

      se isso é um problema, remove a tua foto. o serviço é gratuito e ninguem te obriga a usar
      paz

    2. Avatar de Carlos Fonseca
      Carlos Fonseca

      Um simples avatar resolve a questão…

  11. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não gosto nada, mas mesmo nada deste novo Gmail… Daqui a pouco mudo para outro.

  12. Avatar de Filipe
    Filipe

    A foto só aparece caso já tenham feito login antes com a mesma conta no vosso pc, e provavelmente apenas com a opção “manter-me ligado” escolhida.

  13. Avatar de Mota
    Mota

    Meh.. tenho gmail apenas por causa do telemóvel. Nunca gostei do gmail, é confuso, nada bonito.. enfim. Sempre usei outlook e provávelmente sempre irei usar.

  14. Avatar de SUELY O RODRIGUES
    SUELY O RODRIGUES

    GENTE! NUNCA VI TANTA COMPLUICAÇÃO PARA EU MUDAR A SENHA DA MINHA CONTA.
    ELES ENSINAM A MESMA COISA JA HA ANOS/ ACONTECE QUE NAO CONSIGO estou na maior urgencia e nao consigo nada= HELP HELP AGUEM ME AJUDA/ minha senha foi roubada!
    EX: CONFIGURAÇÕES DA CONTA DO GOOGLE …………………………..ok
    na seção como fazer login – selecione senha- …………………………esta seção nao tem nao encontrei!
    SIGA AS INSTRUÇÕES PARA ALTERAR SUA SENHA —————-COMO?:?? SER NAO ENCONTREI

  15. Avatar de Sineia
    Sineia

    Não lembro minha senha, já possuo o número anterior ligado a minha conta e agora não consigo redefinir a senha. Eu preciso do meu e-mail.

    1. Avatar de Sineia
      Sineia

      Eu não possuo mais o número antigo da conta.