Google Photos envia fotografias mesmo depois de desinstalado

23 Comentários

O Google Photos foi apresentado na última conferência I/O como sendo a mais recente criação da gigante das pesquisas. Este novo serviço pretende concentrar todas as fotografias dos utilizadores e nelas aplicar alguns algoritmos de identificação e melhoria.

Mas parece que o Google Photos está a reagir mal quando é desinstalado e continua a realizar o seu papel, enviando as fotografias para a Google mesmo sem autorização dos utilizadores.

photos_1

Este comportamento foi detectado por David Arnott, do Nashville Business Journal, que após ter desinstalado a aplicação continuou a ver as suas fotografias serem enviadas para o serviço Google Photos.

Das várias experiência que fez com a aplicação, que passaram sempre pela sua remoção, as imagens acabaram sempre por ser enviadas para o serviço, mesmo as que foram eliminadas.

O curioso desta situação é que a sincronização acontece mesmo com a aplicação fora dos dispositivos Android, revelando que a mesma não é realmente necessária para este serviço de cópias.

A única forma encontrada para terminar essa sincronização é através da desactivação das cópias de segurança do Google Photos, o que pode ser feito nas definições, na zona dedicada às copias de segurança do Google Fotos.

Nessa zona o utilizador apenas necessita de desactivar as cópias de segurança para que de imediato estas deixem de ser enviadas para a Google.

photos_2

Sobre este assunto vários indicaram que esta é a forma normal da Google garantir a sincronização e o backup das imagens dos utilizadores, mas nada está claro quanto à sua existência quando a aplicação Google Photos está fora do Android.

A Google é omissa nesta informação e ainda não veio a público esclarecer de que forma este serviço está interligado com o Android. Aparentemente passou a fazer parte do sistema operativo móvel da Google e os utilizadores não foram alertados.

Se testaram o Google Photos e acabaram por removê-lo é aconselhado que vejam se este não está a fazer as cópias de segurança que não foram pedidas e que as desactivem de imediato.

Esta é mais uma situação anormal no serviço de fotografias da Google. Depois da incorrecta detecção de pessoas, que foram etiquetadas como Gorilas, chega agora a vez da aplicação para Android passar a existir de forma fantasma dentro do Android.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lulz
    Lulz

    Ai se fosse a Apple ou a Microsoft…

  2. Avatar de cc
    cc

    n podem escapar da matrix

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      A idade de vendermos a nossa privacidade está aí…

      Nos EUA, por exemplo, já há uma seguradora de saúde, a oferecer Fitbits, e se partilhar os dados com a seguradora, um desconto de $20 por mês.

      Ou seja, quem é que paga esses Fitbits e esses descontos? Não é a seguradora de certeza, a factura é distribuída pelos clientes que preferem manter a sua privacidade…

      E isto é só o começo…

      A Google é a empresa mais bem posicionada para oferecer serviços destes, pois as pessoas usam sem pensar duas vezes, confiam na Google como se fosse uma santidade, e tem acesso a mais informação, e meios de explorar essa informação superiores a qualquer outra empresa no mundo!

      1. Avatar de cc
        cc

        eu n vendo nada, nem ninguem me veio comprar nada. Eles simplesmente ficam com os teus/nossos dados. Os meus dados, em principio, só os gajos da vpn que eu uso é que ficam, embora lá digam que n guardam logs de nada e etc mas isso nunca é realmente bem assim…

        1. Avatar de rui
          rui

          É melhor abrires os olhos porque nem as vpn são seguras. Até há aqui um artigo sobre isso. É só procurares. 🙂 A palavra privacidade é igual à palavra liberdade. Deu-se uma lavagem tão grande na cabeça das pessoas que ainda se acredita que essas duas coisas existem…

        2. Avatar de Lulz
          Lulz

          Vpn?

          Se usares VPN ou não, não interessa, a Google fica na mesma com as tuas fotos…

          Que estupidez, sabes ao menos para que serve uma VPN?

  3. Avatar de LG
    LG

    Mas essa função não existia já antes do Google Photos? Que eu saiba, as copias de segurança das fotografias já existiam ha algum tempo. Há cerca de dois anos até iam para um álbum privado do Google + … Que diferença faz agora com o Google Photos? Uma pessoa tem que saber o que tem ativado e o que não. Lá por desistalar uma aplicação, não é sinónimo que desativa uma função pré-existente…

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Eu acho que já existia, até porque antigamente quem perguntava se queriamos um backup das fotos era o Google+.

      1. Avatar de jorgeazevedo1
        jorgeazevedo1

        Sempre tive no G+ desde o seu inicio.

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Pera aí… Mas quando se inicia o Android pela primeira vez não pergunta se quer fazer copia de segurança? O meu nem veio com o Google photos e perguntou isso

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Uma coisa é backup, outra coisa é mandar todas as suas fotos para um serviço de fotografias (era como enviar para o flickr ou outra galeria qualquer), mesmo que você apague a aplicação.

    2. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Quando estás a configurar pela primeira vez o android é te perguntado que pretendes uma cópia de segurança.

      As fotos que são carregadas ficam disponíveis apenas para ti, podes posteriormente partilha-las.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    que flop de serviço

    1. Avatar de Kabuki
      Kabuki

      Que flop?
      Digo antes, que espetáculo!
      Quem não quer desativa a função. Que complicação desnecessária fazem.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        A questão é estar automaticamente activada. Descomplicar era só activares se precisares…

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Não digas asneiras. Esse comment é que é um flop.

      Eu uso e recomendo a app, indepedemente desta situação. Tive um stress com o telemóvel e nem tive que me chatear se perdia as fotos ou não. Estava tudo guardado.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Compra então uma casa e deixa o vendedor ficar com uma chave. Depois compra um carro e deixa também uma chave com o vendedor… Se algum dia perderes a chave da casa ou do carro, sempre podes it lá buscar a que deixaste com os vendedores… Que espetáculo! não é?

  6. Avatar de LM
    LM

    … tinha que aparece alguém com vontade de arranjar problemas onde eles não existem.

    1. Avatar de Lulz
      Lulz

      Aí de quem duvidar da santidade da Google!

      1. Avatar de LM
        LM

        da Google e não só… São todos uns santinhos…

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eh, não percebo qual é o problema, se se tem o backup de fotos ativado, para algum lado ele tem de ser feito, não?
    Podia ser mais claro que a aplicação não tem nada a ver com os backups e que desinstala-la não afeta a forma como os backups são feitos, mas tirando isso, não vejo qual é o problema.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Realmente têm pessoas que não sabem ler…