Google – Mais de 300 mil Androids activados por dia

65 Comentários

Android é o segundo sistema operativo para dispositivos móveis mais usado em todo o mundo. Em primeiro lugar continua o Symbian da Nokia.

O sistema operativo Android tem nos últimos tempos ganho bastantes adeptos. Muitos são os dispositivos já com este sistema operativo e existem cada vez mais aplicações direccionadas para este, fazendo do Android um SO de sucesso.

Segundo anunciado por Andy Rubin ,Vice-presidente de engenharia do Google  no Twitter, actualmente são activados cerca de 300 mil Androids por dia em todo o mundo.

Android_02

Em Fevereiro deste ano Eric Schmidt, CEO da Google, comunicou que eram activados cerca de 60 mil equipamentos com Android diariamente em todo o mundo.  Passados 10 meses, o número de activações por dia aumentou 5x mais, o que vem confirmar a força da Google no mundo dos dispositivos móveis.

Andy Rubin tinha já referido em Junho, aquando da saída do código fonte do Android 2.2 – Froyo, que o número de equipamentos com Android activados por dia rondava os 160 mil, tendo em Agosto sido registada a marca dos 200 mil equipamentos.

Segundo a Gartner, no terceiro trimestre de 2010 os lucros com a venda de smartphones  bateram um record chegando aos 81 milhões de dólares. O Android ocupa o 2º lugar do ranking de sistemas operativos para dispositivos móveis, sendo responsável por 25,5% das vendas em todo o mundo, cerca de 20,5 milhões de smartphones . O Symbian da Nokia continua a liderar o ranking com certa de 29,48 milhões de smartphones vendidos no 3 º trimestre de 2010 (cerca de 327.500 por dia).

graph_00

Após dois anos do seu lançamento, o Android mantém-se à frente das plataformas da Appple e RIM (Research in Motion). Tal facto deve-se certamente à diversidade de equipamentos que usam o Android com sistema operativo, ao contrário dos concorrentes Nokia e Symbian.

Homepage: Smartphone Sales Increased 96 Percent

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx

    Incrível, mesmo sendo um sistema operativo “esquecido”, o Symbian continua a liderar o mercado dos sistemas operativos móvel.

    É uma pena que este seja “ignorado” desta forma, pois quer queiram quer não, o Symbian é o “pai” de todos os sistemas operativos moveis, mesmo que actualmente esteja um pouco inadaptado (falo das versões anteriores a ^3).

    1. Avatar de johnito
      johnito

      O Symbian continua “esquecido”, o que vende é a marca que o comercializa: Nokia

  2. Avatar de Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues

    Todos baixaram, menos o android.

    O iOS nem se aguentou mal, considerando que é apenas um dispositivo (sem conta com versão e sem contar com o iPAD) contra centenas.

    Mas sem dúvida que a plataforma android, pela sua abertura, estabilidade e facilidade de desenvolvimento que possibilita (devido ao bom sdk), vai continuar a crescer.

  3. Avatar de Blueandy
    Blueandy

    Um pequena correcção, as unidades de android em 2010, não poderam ser iguais ao symbian, visto que a percentagem está 11% abaixo.

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      já não se faz contas de cabeça como de antes. depois o pc dá mal a conta 😛

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Blueandy

      Faz aí um refresh, deves estar com a imagem antiga ainda em cache.

  4. Avatar de Leonhard Paul Euler
    Leonhard Paul Euler

    Adoro o pplware. Adoro relembrar as noticias da semana passada. Obrigado!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Caro Leonhard Paul Eule,

      Como não existe mais nenhum estudo realizado posteriormente a este, parece-me que este estudo realizado pela grande empresa Gartner continua a ser aquele pelo qual nos devemos basear…Além disso é um estudo trimestral e não semanal!

      1. Avatar de Yoshihiza
        Yoshihiza

        Boas,

        O que o Lenny disse é um pouco despropositado, mas eu também já li esta notícia cerca de uma semanita atrás, mas um ponto que discordo com ele.

        Acho muito bom o PPLWare ir buscar noticias da actualidade a outros sites, (normalmente escritos em Inglês) e traduzir por próprias palavras para aquelas pessoas com menos capacidade nessa lingua.

        Visto ser dos poucos Blogs Portugueses que visito diariamente, com noticias actuais, umas mais interessantes, outras menos (gostos :p), mas contúdo, no final do dia é tudo “Cultura Geral”. eheh 😛

        Cumps,
        Yoshihiza

        P.S.:
        @ Lenny,

        Opah, se te chateia ler noticias repetidas (CTRL + F4), não sei porque esses comentários, eu não me importo de ler a mesma noticia em diferentes sitios; cada um tem o seu ponto de vista e eu gosto de os apreciar.

    2. Avatar de Carlos Morais
      Carlos Morais

      Se não gostas tens bom remédio, agora não desprezes o trabalho dos outros.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não querendo ser confundido por um Android Hater , já que tenho um Android e adoro!!!!!!

    Mas acho que este numero é capaz de ser um bocado falso. Principalmente porque existe muitas versões customizadas na Internet o que origina que o mesmo dispositivo faça activação mais que uma vez quando se instala uma destas versões. Porque o tipo de mentalidade das pessoas que instalam este tipo de versões é faze-lo periodicamente. Eu sou uma delas.

    Claro que não representa uma maioria mas deve ter impacto no numero mesmo assim é impressionante.

    1. Avatar de César Veloso
      César Veloso

      Não me parece que sempre que actives um equipamento com a mesma conta google, ele contabilize um novo equipamento.
      Até porque se assim for, sempre que se fizer um reset completo ao S.O., ao reactivá-lo, contaria como outro equipamento.

      Digo eu…

      🙂

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não esqueças que a Google não fica com a informação qual é o teu dispositivo actual, por isso se tu fazes um reset completo, deve contar como activação.

        Mais uma vez não estou a ser do contra mas números sem contexto e forma que foram extraídos não contam para muito.

        1. Avatar de Vítor Araújo
          Vítor Araújo

          Um dos responsáveis do Google, acho que foi mesmo o Andy Rubin, disse há uns meses que cada utilizador só conta uma vez. Eles fazem a contagem pelos endereço de email que é usado no telemóvel.
          Ou seja, mesmo que troques de aparelho, já não voltas a entrar na contagem (a não ser que também cries um email novo, o que não faz sentido).

          1. Avatar de a Friend®

            Eles contabilizam aparelhos activados.. não emails. O mesmo email pode activar 2 aparelhos e contabiliza 2 aparelhos activados…

        2. Avatar de Michi
          Michi

          Todas as marcas fizeram batota com os resets aos seus telemoveis. Os números oficiais (sei eu de fonte oficiais) indicam que só se venderam 2 ou 3 telemóveis … e com os resets chegaram a estes números.. tavam a tentar bater era um record do guiness 2010 em resets ..

          1. Avatar de a Friend®

            Mas não é mais fácil fazerem com a Apple em que o que conta é o UUID e esse só se activa uma vez, independentemente se mude dono (email) ou até mesmo um update ou instalação de fábrica?

            É que segundo sei, o Android até um update de software, estilo 1.6 para 2.1 … etc..etc.. contabilizou como nova activação..

            Não ponho em questão que façam muitas activações, porque são mesmo muitas marcas a vender.. mas não faz sentido o processo de activações. Assim como não faz sentido à 1 mes terem dito 250mil.. “hoje” dizem 300 mil e segundo dados oficiais o Android parou o crescimento de vendas….ou seja estabilizou numa média.

  6. Avatar de Mondrulho
    Mondrulho

    é normal que o android venda cada vez mais, o symbian é um sistema acabado para quem quer um smartphone, a nokia ainda esta a ser muito comprada por pessoal que nao exige do telemovel aquilo que se deve exigir de um smartphone, ainda vive da fama do antigamente apesar de ter dos piores apoio ao cliente do mercado e tem telemoveis que deram grande problemas apesar de muito caros (como o caso do N97).
    O sistema android nao pode ser comparado a iOS, o sistema da google sai unicamente num modelo que é um topo de gama, logo as vendas nao podem ser altas. Se o android apenas tivesse modelos de 500 euros para cima com grande especificações nao acredito que estivesse sequer perto do topo da tabela.

    A grande razão disto acontecer é cada vez mais se vê android mais baratos, é logico que há compradores e visto telemoveis de 100 euros apresentarem um sistema android é fantastico, é uma excelente qualidade preço (ou não?!!?)

    1. Avatar de Yoshihiza
      Yoshihiza

      Comparativamente, (Pode não estar muito correcto, mas enfim)

      iOS – nVidia (Performance – Custo Elevado)

      Android – ATI (Qualidade / Preço)

      Espero que tenham percebido a comparação, se não eu depois explico melhor. :p

      Cumps,
      Yoshihiza

      1. Avatar de Bruno Indiocesio
        Bruno Indiocesio

        Não partilho muito da sua opinião em termos de placas gráficas prefiro nvidia mas a nível de sistemas operativos móveis dou muito maior valor ao Android, não acredito que o iOS tenha qualquer característica que seja relevante para mim em relação ao Android até pelo contrário. Gosto de um sistema operativo livre e muitos dos caprichos de que o iOS goza são algo fúteis mas fica sempre bonito dizer que temos.

      2. Avatar de bruno
        bruno

        fico contente de saber que ainda existem pessoas que pensam =)(sem ofensa ) gostei Yoshihiza =) não são só essas as diferenças .. mas que é diferente é .. e sempre não é qualquer um que chega a um dispositivo .. não interessa ser líder nas vendas interessa é ter um bom produto que FUNCIONE BEM …

  7. Avatar de Msilva

    E daqui a um ano a liderança será esmagadora.

  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Fica aqui para nos, o Android é linux 🙂

    1. Avatar de bruno
      bruno

      e o iphone é o que ?

        1. Avatar de bruno
          bruno

          óptimo ainda bem que isso é claro =) ..

  9. Avatar de a Friend®

    4 Android Boston (por ex) equivale a 1 iPhone, em termos de preço…

    Ou seja, por cada 4 activações…. equivale a 1 activação de iPhone… agora multipliquem isso pelas mais variadas marcas e respectivos modelos…a juntar ao poder de compra.

    Portanto o Android activar 300 mil por dia e o iPhone cerca de 250 mil.. só tenho que dar os parabéns à Apple pelo feito…

    Mas como é obvio, a projecção de futuro irá afastar cada vez mais o Android para a liderança… e não se trata de iOS vs Android.. trata-se de Apple versus HTC/SAMSUNG/ACER/SONY ERICSSON/Etc… + Varios modelos por cada marca.

    1. Avatar de a Friend®

      Ps. Faltou referir também que nos EUA, onde a venda de smartphones é mais acentuada, o iPhone é vendido unica e exclusivamente desde 2007 através da AT&T… ao passo que os outros ou são venda livre ou distribuidos pelas mais variadas operadoras, incluindo a AT&T…

      Vamos lá ver os resultados que de 2011 onde a venda será livre, incluirá mais operadoras e a grande Verizon também em peso.. como é que sairão esses resultados nas activações… se bem que continuo a achar que o Android nasceu para ser lider de marketshare…como o Windows.

    2. Avatar de Liliana
      Liliana

      Onde é que viste que se activavam cerca de 250 mil iPhones por dia? (mera curiosidade)

      1. Avatar de a Friend®

        No ultimo evento da Apple.

        1. Avatar de Liliana
          Liliana

          Nessa altura falou-se de activações do iOS. Os dados mais correctos exclusivamente sobre o número de activações do iPhone referem cerca de 160 mil por dia.

        2. Avatar de a Friend®

          Por acaso não me recordo ao certo se ele referiu iOS ou iPhone, mas mesmo o numero de iPhones seja esse não deixa de ser elevado, dado tratar-se de um modelo unico.

          O que me faz apenas acreditar que seja iPhones (geral) é porque os restantes “iDivices” não precisam de activação.. mas é provavel teres razão.

    3. Avatar de STP
      STP

      ahahahhahaha Claro que tinha que vir o fanboy preferido do povo mantar umas “postas de bacalhau” para aqui.

      Claro que a apple é que tem que estar de parabéns, claro que ela é a melhor….. bla bla bla, bla bla bla.

      Quanto é que a Apple te paga?

      Parabéns é ao Android que em um anos apenas de diferença passou de 3,5% para 25,5% do mercado. Enquanto a Apple desceu.

      Por isso vai mandar as tuas “postas” de fanboy para outro lado.

      1. Avatar de a Friend®

        Nao fiques revoltado, devias estar feliz.. A GoogleMarket já permite apps com 50 megas… invés dos 25Mb máximo apenas…

        Quanto puderes instalar apps e jogos com mais de 1Gb poderás mandar “postas de bacalhau” como gente grande.. 😉

        1. Avatar de STP
          STP

          1GB, and so what?!

          Aplicações pagas a peso de ouro? Eu gosto é de freeware, opensource!

          Fica lá com o teu gb’zito.

          1. Avatar de a Friend®

            Claro que não pagas…se não tens!

            https://pplware.sitedev.pt/google/google-mais-de-300-mil-androids-activados-por-dia/comment-page-1/#comment-361991

            lol…és aquilo que chamo fanboy obcessivo compulsivo! Bastou alguém escrever iPhone qee ficaste revoltado, sem sequer dar conta a argumentação.

          2. Avatar de LikeAboss

            nao liges aki ao my friend tem a mania que tem pinta por ter um iphone dos chineses, mas esquece-se que o android é melhor que o iphone original

      2. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        o a Friend faz furor no pplware 😀 Ele deve querer uma promoção na Apple! Se o iOS fosse lider era vê-lo aqui a mandar foguetes e a apanhar as canas e tudo. Como não é, diz que o Android é como o Windows (que só tem 90% do mercado) e que bom bom é vender pouco 😀
        Ele consegue transformar qualquer argumento num maravilhoso dado sobre a Apple.
        Aposto que se todos os iPhones avariassem amanhã ele inventava qualquer coisa do tipo:
        “Enquanto o Android estão ligados a emitir radiação e a prejudicar a saúde pública os iPhones estão desligadinhos o que prova uma vez mais a sua supremacia e o génio do Steve Jobs 😀 ”

        O Android veio para liderar, é o melhor sistema, vai ter as melhores Apps (pelo simples facto de que se tiver de escolher uma plataforma para produzir uma app vou escolher a líder do mercado, assim como se faz para windows) e uma gama de equipamentos para todos os gostos e carteiras… And that’s a fact!!!

        1. Avatar de LikeAboss

          android ftw, apple é pa noobs que pensam que akilo é comida, stfu noobs

          android>>>>>>>>>>>>>>>>>>>iphone

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            @LikeABoss

            Não fazia mal nenhum saires da Internet mais regularmente.

        2. Avatar de a Friend®

          “(pelo simples facto de que se tiver de escolher uma plataforma para produzir uma app vou escolher a líder do mercado, assim como se faz para windows)”

          Ri muito…nota-se claramente que tens uma vasta experiência em programação para usares essa comparação… lolool….

          1. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Claro que não tenho. Os programadores programam para o que lhes mandarem programar. O que tenho experiência é de gestão. Se vou desenvolver uma App vou ver o mercado. 90% Windows 10% outros.
            Decisão do gestor:
            “programe-se para outros sistemas” porque são bonitos e têm uma maçã. O facto de ter menos de 9 vezes o potencial de vendas não interessa nada!” 🙂

          2. Avatar de a Friend®

            Então já retiraste o Android da equação?

            Isso é batota. Porque se formos a fazer uma “boa gestão” então ainda compensa mais fazer apps para iPhone.

            Se tiver 3 anos.. ainda funciona. Não é limitado a “x” modelos…. ou vais-me dizer que dos 300 mil activados por dia… todos eles conseguem correr as mesmas apps? … diz lá.. conseguem? lol… belo gestor… 😉

          3. Avatar de STP
            STP

            Depende do programador que fores, ou da empresa a que pertenceres.

            Se quiseres fazer algo só para fazer dinheiro ,etc, vais programar para o Iphone, claro! Se fores como os gajos da apple que querem tudo fechado e tudo a peso de ouro!

            Se pensares tambem na comunidade, nao tanto no dinheiro que poderás fazer, vais programar para o Android.

            Tanto que todos os Professores que tive até agora na Universidade( Eng. Informática usam Android, programam para Android, aconselham Android!

            Agora não me venhas dizer que eles não têm um Iphone porque não têm dinheiro, ou porque não percebem nada da “matéria”!

          4. Avatar de a Friend®

            lolol..

            No Android tudo é gratuito? Pois, esquece, pergunta parva a minha.. não tens…

            No iPhone tudo é pago a peso de ouro?
            lol… 1 euro em média por aplicação mais 40% do market totalmente gratuito, com qualidade… não encrava nem pede requisitos.. é só instalar e usar…

            Até jogos… JOGOS… lol…
            http://www.youtube.com/watch?v=9OehSIdaDUg

            Nem na PSP nem Nintendo arranjas um jogo assim, a 1,99 dolares!

            No Android, nem se fala.. porque? Há espera, o jogo tem 700 megas… esqueci-me.. obvio que não dá… que pergunta parva a minha…

            Android no mercado profissional.. onde é que ele anda mesmo?!…

            Pergunta aos teus profs… eles como são “pro’s” devem saber a resposta.. porque eu não sei….

          5. Avatar de LikeAboss

            que noob este my friend, quando sair o android 2.3 depois falamos e ves quem é que tem razao, se os noobs da apple(nao tu que nao sabes) ou as app desenvolvidas por qualquer pessoa do android.

  10. Avatar de Safekali

    Android, tem cerca de 80 devices, em todas as redes. É normal que começe a ser muito mais “usado” que o iphone. Agora uma coisa é certa. O iphone da luta com um device apenas e um SO apenas não.

    1. Avatar de STP
      STP

      Sim, o iphone é o coitadinho, e o melhor de sempre.

      Também não te esqueças então a quantos anos o Iphone entrou no mercado!!

      1. Avatar de a Friend®

        Tem praticamente os mesmos anos o Android… oportunidade para ficares calado.. tiveste duas.. mas recusaste.. 😉

        Não fiques revoltado Fandroid.. tem calma..respira fundo… é só um aparelho..

        1. Avatar de bruno
          bruno

          ahhaha 😀 cool :p adoro estas guerrinhas :p no entanto ha pessoal com mais estilo no que diz :p parabens senhor amigo assinado windows mobile , ios and android USER

        2. Avatar de STP
          STP

          Primeiro não tenho Android se quer!

          Apenas não gosto de fanboys!

          E um ano de diferença é muito!

          Por exemplo, deu para o android passar da base do marcado para o 2º com mais %. Por isso, 1 ano é muito.

          1. Avatar de LikeAboss

            até parece que o iphone é grande coisa para alguma vez ser comparado de igual para o android, toda a gente sabe que o iphone é para akeles noobs ricos que compram tudo que ja vem feito no android podes fazer tu.

            so tem iphone quem é noob ou fanboy, é como os benfiquistas são sempre do benfica mesmo que agora desçam de divisão e nunca tenham razão

            JA FOSTES!

          2. Avatar de a Friend®

            @Likeaboss

            Tinhas que nascer 2 vezes pra perceberes o que escreves, 3 vezes para dizeres algo de jeito e 5 para ter o minimo de educação e inteligência para argumentar.

            As restantes vezes que nascesses, irias perceber o que escrevo… à décima, oferecia-te um iPhone para não chorares mais. Aproveita, é natal, o pplware está cheio de presentes! lolol….

          3. Avatar de STP
            STP

            LoL

            a Friend®

            A serio que gostava de te conhecer na vida real!

            Tens a mania que sabes escrever ,que és muito culto, escreves, ou costumas escrever textos longos, etc, só mesmo para dar a impressão que percebes do assunto.

            Mas no fundo és um gajo deprimente que só sabes transformar tudo que existe em argumentos a favor da Apple!

            A serio, vê se cresces, porque la por escreves em quase todos os tópicos do pplware, escreveres coisas longas e tal, não te da direito de tratares mal os restantes user’s!

            Nós já sabemos que tudo que a Apple faz é perfeito, bla bla bla, etc, por isso pronto, tens razão, és o rei da tua aldeia, és o maior.

            Leva lá a taça 😉

          4. Avatar de a Friend®

            Isso mesmo, e eu a ti.. para ver se pelo menos numa frase conseguias dizer algo de jeito, já que em 5 comentários para além de não teres dito nada de jeito, não fizeste um comentário ontopic e limitaste-te a lamentar e atacar… lol…

            És sempre assim fraco de cabeça ou só quando escreves no pplware? Espero que seja só aqui… senão aquilo que dizes pensar de mim é precisamente aquilo que sentes de ti…

            “Mas no fundo és um gajo deprimente …”

          5. Avatar de STP
            STP

            Enfim….

            Claro que eu nunca digo nada de jeito, és tu o melhor daqui do pplware.

            Peço desculpa grande mestre!

            O meu sonho é um dia ser como tu!!

            Que na falta de argumentos, começas a insultar as pessoas. Mas como eu não desço ao teu nível…. leva la a taça novamente!

          6. Avatar de a Friend®

            Na falta de argumentos.. insultos?

            Chegaste aqui, viraste-te para o meu lado com rotulos e nem sequer comentaste o artigo…

            Queres respeito? Dá-te ao respeito…é simples. Se não tens capacidade de argumento o melhor é passares à frente, porque acabaste por girar À volta da mesa em defesa de uma coisa que ainda por cima não tens e nem conhecer…que é o mais ridiculo da tua intervenção.

            Quando quiseres responder ao que escrevo, experimenta argumentar (com conhecimento), deixar os rotulos de lado e comporta-te… aí terás respeito. E escusam mudar de nicks… os admins sabem disso.

  11. Avatar de silvacunha
    silvacunha

    Óptimo artigo ! Conhecem alguns sites com programas Symbian ??

  12. Avatar de LikeAboss

    hey o preto do cr1 ja deixavas de usar o iphone! nao tamos em africa seu fanboy wanna be someone one day

    agora é android.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Sai. Um pouco. Da Internet.

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    Parabéns ao Android uma vez mais.

    P.S.: Por favor, não insultem a literatura portuguesa quando dizem que fulano ou beltrano tem a mania que sabe escrever… e poupem as v/ energias neste Natal; pois há coisas que não valem mesmo nada… a pena!

  14. Avatar de Magrelas
    Magrelas

    Boas…

    Isto tudo continua a cheirar ao tempo em que tinha acne:

    Commodore Amiga vs Atari.
    Passaram-se tardes e tardes a discutir o tema sem chegar a lado rigorosamente nenhum… Gastou-se muita saliva…

    20 anos passados é :
    iOS vs Android
    Aqui gasta-se “bits” e electricidade, continuamos a não chegar a lado nenhum 🙂

    As opiniões serão sempre diversas e nunca chegarão ou tenderão para a “unanimidade”…

    Acho que isto é um fenómeno sociológico que devia ser analizado: esta premente necessidade de pertencer a uma tribo, ser um “fanboy” da mesma e usar os argumentos necessários e desnecessários/despropositados para tal repete-se ciclicamente! É como a moda a imitar o “look & feel” dos anos 70 🙂

    Por mim, um Boston que não me custou os olhos da cara com o “NDrive” e o “Dishpointer” para me ir ajudando na instalação das parabólicas está perfeito… O mesmo poderia ser feito com o iPhone é verdade mas, o preço é para mim pornográfico!

    Fiquem bem!

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas o segredo… ou a parte inteligente é comprar um equipamento que nos sirva. O melhor equipamento é sempre o nosso, pois, se bem comprado, é à medida.

      Há dias estava com uns colegas que, através dos pacotes de comunicações móveis empresariais, mandaram vir iPhones…. e para quê?

      Eles não usam mail no iPhone, eles nem configuraram a conta na App Stores…. para que raio têm um iPhone?