A Google regista a localização dos utilizadores mesmo que estes não queiram

47 Comentários

Não deve ser novidade para ninguém que a Google regista todos os movimentos dos seus utilizadores, para poder dar-lhes a melhor experiência de utilização e, ao mesmo tempo, conseguir traçar perfis ainda mais precisos e com maior detalhe.

Esta é uma opção que pode ser desativada por qualquer utilizador, mas como foi agora descoberto, este registo de localização continua a ser feito, mesmo que estes indiquem que não querem ser seguidos pela Google.

Google localização registo GPS


As questões de privacidade que os recentes casos do Facebook trouxeram a público vieram alertar para uma realidade que muitos já haviam esquecido. As empresas registam a localização dos seus utilizadores, com um elevado grau de precisão e, como seria esperado, fazem uso dessa informação para proveito próprio.

A recolha do histórico detalhado de localizações pela Google

A Google é uma dessas empresas e, desde cedo, permite aos utilizadores desligarem este rastreio, com as devidas implicações no que toca à utilização dos serviços. A empresa alerta sempre para este facto, na tentativa de que a localização não seja desligada.

O problema é que, e segundo uma investigação levada a cabo pela Associated Press, na verdade os serviços da Google continuam a recolher informação dos utilizadores, mesmo quando o histórico de localização está ativo.

Google localização registo GPS

Esta investigação surgiu com base num artigo de K. Shankari, que perguntava como era possível a Google ter pedido a avaliação de um determinado local quando este tinha a recolha de localizações desativada.

Do que foi descoberto, e até confirmado pela própria Google, este é um cenário real e a utilização de alguns serviços e aplicações pressupõem a recolha de localizações, que depois são associadas ao utilizador noutras situações, para efeitos de publicidade e outros. Esta situação acontece tanto no Android como no iOS.

A forma de fugir à Google e de se manter incógnito

Ao reagir a esta questão, a Google confirmou este comportamento e justificou-se com a necessidade de ter essa informação para garantir a melhor experiência de utilização dos serviços. A empresa garantiu também que existe uma forma de sair do seu radar e assim manter-se realmente incógnito.

Para tal, e de forma não muito clara, os utilizadores devem desativar também o campo Atividade da Web e de aplicações, que pode ser encontrada na opção Controlos da atividade da página myactivity.google.com.

Apesar da Google insistir que fornece controlos claros e diretos para a gestão dos dados dos seus utilizadores, a verdade é que não é trivial que esta opção seja a indicada para travar esta recolha e nem que a mesma estava a existir.

Depois de outros escândalos onde se provou que a Google continua a recolher a informação dos utilizadores, mesmo que estes indiquem que não o pretendem, este é mais um exemplo claro de que nem sempre a informação passada é clara e de simples compreensão para os utilizadores, o que se revela proveitoso para as empresas que fazem uso destes dados e que necessitam deles para o seu negócio.

|Fonte

Saiba como pode apagar o seu histórico de pesquisas do Google

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    Meu Android não tem Google mais! =)
    Bye bye

    https://lineage.microg.org/

    1. Avatar de Tiago C
      Tiago C

      O teu Android é Google. Fail

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Não necessariamente, sem os blobs e sem nada do Google, seu android torna-se muito mais seguro. Nem PlayStore existe nessa versão!

        1. Avatar de Zé

          E eu que pensava que o Android era da Google… andava enganado. lol.
          Portanto… sem os blobs etc, nem a playstore existe… mas o Android continua a existir no smartphone, apesar de retirar todas as apps, certo ?
          Portanto… se tem Android tem Google ! Isto é tão simples…

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Aproveite e leia as faqs do site acima.

    2. Avatar de Danny
      Danny

      Mas o lado bom do android é justamente o google, se vc tirar o google fica sem grassa

  2. Avatar de V3rm3
    V3rm3

    Estará a Google a cumprir o GDPR?

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      O RGPD é uma treta, não existe para garantir privacidade a ninguém, existe para alimentar mais uns pançudos

      1. Avatar de V3rm3
        V3rm3

        Não diria que seja uma treta… teóricamente é bom… agora se na prática funciona.. aí já tenho mais duvidas.
        Talvez agora seja o verdadeiro teste de fogo com (mais) este caso da Google.

      2. Avatar de int3
        int3

        Espera então.

        1. Avatar de V3rm3
          V3rm3

          Exacto… estou à espera para ver o que acontece 🙂

      3. Avatar de Tec. Basico
        Tec. Basico

        Pelo menos ja não recebo chamadas do Barclay, ja não me ligam empresas a vender produtos, por isso ca em Portugal mesmo sem fiscalização desde Maio, o telemóvel so toca por necessidade; )

  3. Avatar de p. martins
    p. martins

    Ah os outros tb fazem…
    Bla bla bla wiskas e saquetas bla bla.
    Falar mal da deusa Google só os haters bla bla bla, o android é o maximo bla bla bla.
    Aberração de empresa…
    Lembro-me sempre de uma frase do filme Gladiador dita por um senador sobre o novo imperador que matou o pai, algo assim:
    “Ele conhece muito bem o “povo”. O poder não está nas leis do Senado mas nas areias do Coliseu. Ele irá trazer-lhes a morte e eles o adorarão por isso”.
    A imperatriz Cuscoid sabe muito bem o que o povão gosta…

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Em que parte é que a Terra é invadida por aliens chamados pela Google?

    2. Avatar de pia
      pia

      Você realmente acha que não é possível se livrar do Google? Mesmo no android? Até eu que uso iOS sei que é possível.
      Interne-se.

  4. Avatar de RL
    RL

    Mas qual é a o espanto disso?
    Não sabiam? São ingenuos?
    Não percebem que estão sempre a ser monitorizados mesmo que não queiram constantemente?
    Esqueçam isso da privacidade, como dizia o JJ em relação ao Fair Play, digo eu, em relação a Privacidade destas grandes empresas, É UMA TRETA.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Só os sábios sabem como ter privacidade

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Como não sou nenhum espião russo nem me quero fazer explodir, a minha ultima preocupação é ser seguido pela Google.

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      É a privacidade! Ficas sem privacidade, seja lá o que isso for. A Google vai registar que o user 2351726 usou o serviço 526 na localização 735.736.63, isso é quase como ser violado! 😀

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim a privacidade não é importante… Um dia queres fazer um seguro de vida e sabem, por exemplo, que gostas de motos e coduzir rápido ou tiveste x acidentes ou uma fase com depressão. Logo, seguro mais caro ou recusado.
      Queres fazer um seguro de saúde e sabem do comportamento de risco que tens.
      Queres ir a uma entrevista de emprego e as empresas sabem que sites vais, qual a tua opinião política relativa a certos pontos e eliminam a tua candidatura.
      A tua mulher descobre que apesar de fiel, andaste a ter conversas menos próprias com outras mulheres.
      Um dia, por descuido ou brincadeira, escreveste um comentário menos feliz que te pode trazer dissabores futuros.
      O caso é que todos temos telhados de vidro ou posições menos corretas ao longo da vida. Elas serem conhecidas por todos e não teres direito à tua privacidade é, sem dúvida, do pior que te pode acontecer. O problem é que quando descobrires isso já vai ser terde demais…

      1. Avatar de int3
        int3

        “Melhorar a experiência do utilizador”
        piada do século!

      2. Avatar de Far
        Far

        Ora nem mais.

        Malta que diz que não se preocupa com a sua privacidade (quando é um gigante a espia-l@) mas tem cortinas nas janelas, fecha a porta de casa e do carro à chave, usa um pin secreto para o cartão multibanco e a impressão digital no telemóvel.

        Tem medo que um único individuo ao seu lado veja as conversas que tem com @ su@ namorad@ mas depois manda nudes pelo whatsapp.

        Mas tem noçaõ de que TUDO fica registado do lado destas empresas? E que só se apaga aquilo que essas empresas bem entenderem?

        Epah mas que carneirada mais mansa, cega, surda e complacente que nós somos!

      3. Avatar de pia
        pia

        Já que não se preocupas com a privacidade, posso usar uns drones para observar sua esposa pela janela?

      4. Avatar de Zé Gato
        Zé Gato

        Já é tarde demais. Rita a gente brincou com a tecnologia quando ela apareceu mas ninguém referiu os pontos importantes que só agora começamos a perceber.

    3. Avatar de mlopes
      mlopes

      Entao aquele dildo que compra-te ontem já avariou para estares a fazer um RMA?
      Enfim…

  6. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    “As empresas registam a localização dos seus utilizadores, com um elevado grau de precisão”

    Nem por isso. Tanto a Google como o Face nunca sabem onde estou, dizem sempre uma localização que está a pelo menos 100km de onde realmente estou. Isto tanto no smartphone como no pc. Ou estão a fingir que não sabem onde estou para não me assustar ou tenho as opções de privacidade bem configuradas.
    Nao uso vpns nem proxies.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Talvez porque estão a detetar localização do IP e não do dispositivo?

      Activa a localização a ver se não dá correcto

  7. Avatar de gekko
    gekko

    Offtopic: o addon Ahoy foi removido da loja de aplicações do Google Chrome pela Google. O Pplware escreveu sobre esta extensão duas ou 3 vezes. O site do projeto rellvolucaodosbytes tem um comunicado sobre o assunto

  8. Avatar de censo
    censo

    O grau de precisão da localização é uma treta pegada. A área de localização eles sabem, a localização exata, não. Mitos…

    1. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      ingénuo 😀

      1. Avatar de Zé

        Acreditas nisso, se tiveres o GPS ligado, e ligado á rede ?
        Achas que não têm a tua localização exacta ?

    2. Avatar de Tec. Basico
      Tec. Basico

      Fonix ainda bem que não e exata, ja viste se fosse o Kim Yong manda-va un míssil para EUA na boa :))).
      Desde que usas um dispositivo movel, adeus privacite :)))

    3. Avatar de Far
      Far

      O google maps parece não ter grandes problemas em dizer-me exatamente onde estou quando estou a conduzir – em tempo real. Não existe razão nenhuma para que “eles” (citando-te) não o saibam também.

      “Mitos”, não é?…

      1. Avatar de censo
        censo

        Vives num prédio de 20 andares, e o maps sabe exatamente onde tu estás…ai, ai. Tens de ver menos filmes.

        1. Avatar de Far
          Far

          A situação que descrevi parece-lhe saida de um filme? Acha que os sensores no seu aparelho não captam informação suficiente para isso?

          30 segundos de pesquisa sobre apenas dois dos sensores:
          https://stackoverflow.com/questions/9361870/android-how-to-get-accurate-altitude
          https://en.wikipedia.org/wiki/GLONASS#Accuracy

          Se tivesse mais tempo dava-lhe uma resposta mais completa, mas a julgar ali pela página que descreve o GLONASS uma margem de erro de 15 metros se calhar não lhe dava o andar exato, mas não ficava longe.

          Claro que se a sua definição de localização exata for milimétrica a história é outra, mas em termos práticos, e no contexto deste artigo, para uma empresa com os interesses da Google e em respeito à sua (dos seus utilizadores) privacidade o que “eles” têm atualmente é mais do que suficiente para que surjam artigos como este que fazem levantar orelhas / preocupação.

          1. Avatar de censo
            censo

            A tua resposta é elucidativa.

        2. Avatar de Tec. Basico
          Tec. Basico

          Bem, se for por ai, como e que tu sobes com o carro ate ao 20 andar ? So de curiosidade

          1. Avatar de Far
            Far

            Filmes, ora pois.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            O carro pode não subir, mas se tiveres o GPS poderá saber. Além disso os telemóveis mais caros têm barómetro incorporado e conseguem detetar alterações na altitude com grande precisão (por exemplo contam os andares subidos a pé pelo giroscópio combinado com o barómetro). Se aparecem erros nas deteções da Google não é por eles não saberem (na maioria dos casos) é para nos deixar mais “descansados”.

          3. Avatar de censo
            censo

            Se queres ir por exemplos inverosímeis…eu não vou.

  9. Avatar de Tec. Basico
    Tec. Basico

    Ainda bem que a Google continua a registar, ja viram se nos perdemos como saberiamos o caminho de volta ?

  10. Avatar de hsff
    hsff

    Estas gigantes tecnológicas constroem impérios à base de abusos e o mais estranho é haver um maioria que bate palmas a estas práticas.

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Não uso nada desta companhia de cuscos há anos!

  12. Avatar de informado
    informado

    ixquick maravilha google foi-se

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    Se querem privacidade, o melhor é ir viver para a selva, bem longe da “civilização” moderna e “evoluída”

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    Se querem privacidade, o melhor é ir viver para a selva, bem longe da “civilização” moderna e “evoluída”

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Outro burrinho que não sabe como ter privacidade e fica jogando frases de efeitos jogada ao vento pelos ignorantes