Google Chrome com sincronismo de bookmarks

42 Comentários

Foi disponibilizada hoje uma nova versão do Google Chrome com uma fantástica novidade.

Ainda não são os tão desejados plugins mas isso está a caminho! Passou a estar disponível um mecanismo de sincronismo de bookmarks.

E uma vez que este é um browser da Google nada melhor do que usar a sua conta Google para guardar os seus seus marcadores.

chrome

Passa então a estar disponível um mecanismo automático que nos permite guardar e ter apenas num local os nossos bookmarks. Infelizmente este mecanismo funciona apenas e só para o Chrome e não permite termos os nossos bookmarks centralizados e disponíveis a todos os browsers que usamos. Mas ferramentas dessas estão a caminho.

chrome1_small

Para já temos de nos congratular com a nova funcionalidade disponibilizada.

Mas e como activar esta nova funcionalidade? Muito simples, basta invocar o Chrome com uma flag especifica. Essa flag é –-enable-sync.

Editem portanto o atalho que usam para chamar o Chrome e alterem o comando.

Passaria a ser algo parecido com o seguinte:

“C:\Documents and Settings\psimoes\Local Settings\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” –enable-sync

Depois de alterarmos o comando temos de fechar todas as janelas de Chrome que tenham abertas para que passem a usar o comando definido.

E passam a ter disponível mais uma opção no menu Personalizar e Controlar o Google Chrome (o menu da chave inglesa), é a opção Sync my bookmarks…

chrome2

Escolham então essa nova opção e é-vos mostrada uma caixa onde devem introduzir os dados de acesso à vossa conta Google (ou podem criar uma conta através dessa caixa).

chrome3

E pronto, está feito!

Se decidirem desactivar e reactivar o sincronismo são então brindados com uma nova caixa que vos indica que vai ser efectuado um merge com os bookmarks guardados e os novos.

chrome4

Naturalmente que esta nova funcionalidade está apenas disponivel nas versões de testes do Chrome. Para activarem a utilização dessas versões devem usar o Dev channel .

Podem ler um pouco mais sobre estas versões num dos nossos artigos sobre novas versões do Chrome.

Homepage: Google Chrome

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aspegike
    Aspegike

    Engraçado, mas eu pensava que indo às opções em qualquer browser era possível guardar uma cópia dos favoritos… devo estar enganado e o Google fez o achado do século, UAU!

    O sincronismo de bookmarks foi tão boa descoberta que quase me fez esquecer que o Chrome sem os plugins é, apenas, mais um browser banal… foi por pouco…

    Get real!

    FIREFOX RULES!

    1. Avatar de Eri
      Eri

      O Opera tem isso há muito tempo!!!

    2. Avatar de nfvp

      Oh jovem…o objectivo não é obter uma cópia dos favoritos…isso todos os browsers tem de início…é o que se chama ‘ser da praxe’…
      A inovação que o Chrome trouxe é sincronismo de favoritos, que é algo diferente…aqui o objectivo é ter os teus favoritos guardados numa conta, para ter acesso a eles noutro computador, ou seja, é como se não tivesses saído o lugar…comodidade a 100%…ou como alguns chamam…preguiça… 😛

      E outra coisa…pluggins não é tudo na vida… Get real! 😉

      []

      1. Avatar de Pedro Simões

        Parece que finalmente entendeu a novidade!

        Obrigado pelo esclarecimento nfvp

      2. Avatar de Tiago Sá

        “E outra coisa…pluggins não é tudo na vida… ”

        Lol, deves andar muito a leste do que se passa. Os plugins são aquilo que tornam um browser qualquer no NOSSO browser. É a diferença entre um carro alugado e o nosso carro, entre dormir num hotel e na nossa casa, entre comer num tasco e comer da comida da nossa mãe. Plugins é tudo na vida, e não à volta a dar. Entendo que haja pessoas que discordam, mas lá está, é como tudo na vida, há sempre alguém que desconhece.

      3. Avatar de Satoshi
        Satoshi

        E o amigo Eri não errou meu caro Wattson (isto é, nfvp :D). O Opera tem isso e muito mais há mais tempo com o Opera Link. 😉

      4. Avatar de Eri
        Eri

        Mas o Opera já tem isso! É isso mesmo!
        Você pode acessar teus favoritos em qualquer lugar do mundo através de uma conta.
        Isso que o Chrome está fazendo não é inovação. É a adição de uma funcionalidade que considero importante num browser.

      5. Avatar de clinis
        clinis

        “A inovação que o Chrome trouxe é sincronismo de favoritos”

        Como ja disseram: Opera ja traz isso por defeito (sem plugins) ha ja algumas versões…

  2. Avatar de Vítor M.

    Até ao final deste ano, teremos o Chrome melhor que o Firefox… vai uma aposta? 😀

    1. Avatar de Aspegike
      Aspegike

      Espero para ver…

    2. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Não acredito nisso!

      Seja como for é um bom browser!

      1. Avatar de nfvp

        Não digo este ano…mas no próximo, disso não hajam dúvidas… 🙂

        []

    3. Avatar de Eri
      Eri

      Pobres mortais!!!

      Isso nunca vai acontecer!!

    4. Avatar de A friend
      A friend

      😀 tem potencial.. mas até ao final do ano é cedo…

      Continua a ser stressante ter que clicar em cada pasta de bookmark para a abrir em vez de fazer “hover to open” como faz o Firefox e Internet Explorer…

      1. Avatar de André M.
        André M.

        Eu não tenho que clicar nas pastas, basta sobrepor o rato que ela abre..ah, mas eu uso o CHROME!=D

        1. Avatar de A friend
          A friend

          Sério? Bem, só se for uma edição em desenvolvimento porque estou neste momento a usar a oficial e não abre as pastas com a passagem… obriga-me a clicar em cada pasta… 🙁

          Tou a referir-me as pastas dos bookmarks da barra que aparece ao clicar em [CTRL – B]

    5. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Hum?

    6. Avatar de Tiago Sá

      Sem leitor RSS e sem barra de pesquisa dedicada? Como é isso possível?

      E sem “earch as you type”, também.

      Só com plugins, e mesmo aí vai demorar uns aninhos.

      1. Avatar de Satoshi
        Satoshi

        Leitor RSS? Ainda não tem mas talvez virá futuramente com integração ao Google Reader.

        Barra de pesquisa dedicada? Please… A barra de endereço serve para pesquisar e já é bom. (Algo passível de se fazer nativamente também no Opera há mais tempo). E o search as you type também está lá. 😉

        1. Avatar de Tiago Sá

          “Leitor RSS? Ainda não tem mas talvez virá futuramente com integração ao Google Reader.”
          Esses “talvezes” são muito bonitos. O que é certo é que já temos a versão 4 para testar e não se vê nada.

          “Barra de pesquisa dedicada? Please… A barra de endereço serve para pesquisar e já é bom.”
          Ui! Uma boazura que eu vou ali e já venho! No Firefox tenho vários motor de busca logo ali (Google, Google Images, Wikipedia (en), Wikipedia (pt), Wikicionary (en) Wikicionary (pt), Dicionary.com, Thesaurus, Torrentz, Youtube, Google Translate, entre outros, no meu caso, mas dá para personalizar, obviamente), e se quiser posso seleccionar uma palavra ou uma frase e arrastar directamente para lá e escolher onde procurar. Como o chrome funciona pode ser “bom”, mas como o Firefox trabalha é absolutamente soberbo.

          “E o search as you type também está lá.”
          Está? Peço desculpa pela imprecisão então.

        2. Avatar de alberto
          alberto

          O IE6 também tem barra de endereço e pesquisa integrada. 🙂

  3. Avatar de West
    West

    o delicious é um site com a mesma funcionalidade. voce armazena seus favoritos online e pode compartilha-los com seus amigos.

    http://www.delicious.com/

    usando um plugin, é possível sincronizar automaticamente no seu firefox.

    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/3615

    vai ai a dica
    parabens pelo site

  4. Avatar de K@rek@
    K@rek@

    o chrome melhor k o firefox??? hahahahahahhahaha =)) e de rir 😉

    pa smn ta nos contemporaneos xD

    so os extras do firefox xegam pa essa banalidade do chrome

    até o IE é melhor =)

  5. Avatar de Eri
    Eri

    Isso pode ser novidade somente no Chrome!

    Uso o Opera e ele é muito personalizável, inclusive tem o sincronismo, não só de bookmarks, há tempos!

    Mas, que bom que o browser está crescendo. Tem um longo caminho ainda. O Chrome vai continuar unicamente num nicho específico. O objetivo do Chrome é ser simples e rápido então ele nunca vai chegar aos pés do Opera ou Firefox em termos de funcionalidades.

  6. Avatar de A friend
    A friend

    Já agora, não sei se já foi falado mas o Firefox não tem apenas o Xmarks para sincronismo… a parte boa do Xmarks é ser possivel o sync entre varios e diferentes browsers…

    Mas o Firefox têm um sistema de sincronismo que até grava as janelas actualmente abertas e se abrir-mos noutro computador, o sync vai buscar essas mesmas janelas no ponto onde ficamos…

    WEAVE (Mozilla Labs)
    http://labs.mozilla.com/2007/12/introducing-weave/

  7. Avatar de Ocsav
    Ocsav

    O bom do Chrome e da google não é aparecer mais esta funcionalidade, mas sim, incorporar tudo num browser, sem ser preciso andar a pesquisar o que já existe.

    Era um grande apreciador e utilizador do firefox, mas tenho que reconhecer que este browser consegue fazer de forma mais simples e de raiz o que o FF faz com os addons…

    Um bom exemplo, é o addon falado (Xmarks) para o FF que faz exactamente o mesmo que esta nova func.

    Outra grande funcionalidade é quando existe algum problema com algum script que bloqueia o browser, no FF as Tabs todas fecham-se visto que está tudo num processo. No Chrome isso já não acontece, visto que cada tab é independente das outras, bloqueando apenas essa tab e continuando a navegar com as outras..

    Temos é que ter calma… o Firefox já tem alguns aninhos, o Chrome nasceu à muito pouco tempo… mas que vai ser melhor, acredito que sim

    1. Avatar de Leonel Augusto
      Leonel Augusto

      Subscrevo, aplaudo, um ano e anda tudo no Chrome.
      Uso todos os browsers por motivos profissionais, mas a minha preferência sem duvida é o Crhome.
      Não tem addons? Pois não, mas também não foi das primeiras funcionalidades do Firefox, e como todos sabemos para lá caminha. Aposto que mal os addons sejam mais uma funcionalidade do Crhome, em menos de 6 meses 90% dos principais addons do FF vão estar no Chrome.
      A equipa da Google é fantástica, um exemplo é o Android, saiu e é ver agora o Android Market, até chateia saber o que instalar.

  8. Avatar de K@rek@
    K@rek@

    so o extra do skip screen pa sakar de rapidshare,megaupload, etc e do melhor 😉

    e so deixar as paginas abertas e akilo e sempre a sakar 😉

    gostava d ver isso no chromo xD

  9. Avatar de Wagner Albuquerque
    Wagner Albuquerque

    O Opera Browser já tem isso ah muito tempo atras!!!

    Nossa ninguem gosta do Opera por que ele é completo ou o Opera é completo porque ninguem gosta dele?

    Abraços!

    ah testem o Opera é show de bola!

  10. Avatar de Ricardo Ferreira

    Também podem aceder aos vossos bookmarks no Google Docs. 🙂

  11. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    A única coisa boa do Chrome é a compilação do JavaScript (o que faz com que muitas páginas Web 2.0 sejam mais rapidas) e a divisão das tabs em processos separados. De resto, não ganha em nada ao firefox…

  12. Avatar de Caneco

    Viva,

    Eu fiz recentemente o update ao Chrome e neste momento tenho instalada a versão 3.0.195.6. Já coloquei a flag no arranque do programa, mes mesmo assim não me aparece a opção.

    Será isto normal?

    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Simões

      É normal porque não estás a usar a ultima versão disponível.

      Tens de usar a 4.0.201.1. Faz update ao Chrome e não te esqueças que antes tens de mudar a tua versão Dev, recorrendo à ferramenta Channel Changerque se encontra em http://chromium.googlecode.com/files/chromechannel-2.0.exe

      1. Avatar de Caneco

        Fiz o que disseste e resultou, já cá tenho a opção de Sincronismo.

        Obrigado.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Começo a gostar mais do opera até consigo ver o meu correio do gmail mais rápido sem os tais “plugin”. O Opera a abrir as vezes nem chega a um segundo. No entanto também trabalho a par com o firefox. Fazem uma dupla lixada. O crome de vez em quando utilizo mas não tem a mesma importância para mim que o Firefox e opera. Quanto ao I.E. só mesmo em ultimo caso e através do Firefox através do I.E. Tab lol

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Queria dizer ver o meu correio do gmail no gestor de contas de correio do opera que vem nas ferramentas

  14. Avatar de InforDeal

    Vale a pena este browser?

    1. Avatar de Eri
      Eri

      Pra min não vale!

  15. Avatar de Bruno Santos

    Boas,

    Estive a procura de onde estavam sendo “guardados” os meus bookmarks e por curiosidade não eram guardados no Google Bookmarks, mas sim no Google Docs.
    Fica a dica.

    Abraços.

    Bruno Santos
    Cordelima.com

  16. Avatar de Skarface
    Skarface

    E um gmail manager no próprio browser também lhe ficava bem uma vez que é um produto Google. Essa é uma das razoes que me prende ao firefox.

  17. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Fico com o firefox e o foxmarks.
    Depois de ter instalados o chrome o picasa e o Google earth fui obrigado a desinstalar todos, a Google conseguiu tornar os seus softwares insuportáveis por causa do Google up-date toda vês que inicializava o sistema lá estavam duas até três aplicações (Google up-date) rodando com o sistema mesmo após fechar no gerenciador passavam-se 5 minutos e lá estavam novamente o mais impressionante é que depois de desinstalar todas as aplicações e reiniciar o sistema lá estava o Google up-date rodando sem nenhuma aplicação do Google instalada a única maneira de eliminar o problema foi desinstalando no registro manualmente fica a pergunta. O Google up-date atualiza os seus softwares instalados na maquina ou o seu banco de dados com informações pessoais dos usuários???
    Google up-date nunca mais!!!