Gmail: Cancele e-mails enviados (Mais opções)

24 Comentários

Imagine que escreveu um e-mail à sua namorada ou namorado a dizer que queria acabar tudo com ela/e, e que depois arrependeu-se? O que fazer?

Ou como é muito comum, enviar um e-mail, e passado alguns segundos verificou que se esqueceu de anexar um ficheiro?

O Gmail já tinha uma opção que permitia  “resgatar” a mensagem enviada durante um tempo máximo de 5 segundos. Como esse era um período bastante escasso para alguns utilizadores, a equipa de desenvolvimento decidiu colocar mais algumas opções sendo agora possível cancelar uma mensagem até um período máximo de 30 segundos.

gmail_04

Para quem pretender activar esta funcionalidade, basta entrar no Gmail e clicar no separador Labs.

Em seguida deve activar a funcionalidade Undo Send (Cancelar envio) e depois carregar no botão Save Changes para guardar as alterações.

gmail_02

Para definirem o período de tempo para resgatar a mensagem, devem aceder através do separador General e depois na opção Undo Send.

gmail_03

Aquando do envio da mensagem vai aparecer uma opção para Undo “resgatar” a mensagem enviada.

sshot-4

sshot-3

Esta é mais uma funcionalidade que vem comprovar (mais uma vez) que o Gmail é um serviço de e-mail de excelência. Nos últimos tempos, este serviço tem ganho um conjunto de funcionalidades que o fazem destacar de outros.

Homepage: Gmail

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Danilo Math
    Danilo Math

    Muito boa a dica e util!

  2. Avatar de tiago bang

    acabar por email é muito lame lol

    1. Avatar de Wolverine
      Wolverine

      Já vi acabarem por SMS… 160 caracteres chegaram.
      Modernices… 🙂

      1. Avatar de a Friend®

        160 caracteres.. isso já está fora de moda.

        Agora muda-se o status do Facebook para “solteiro” .. 😀

        1. Avatar de patCRUZ
          patCRUZ

          hahahahahahaaa
          verdade… verdade… =|

        2. Avatar de Wolverine
          Wolverine

          Modernices^2…

          🙂

  3. Avatar de LF
    LF

    Sim porque em 30 segundos muita coisa pode mudar 🙂

  4. Avatar de okapi
    okapi

    Já desde Março/Abril do ano passado, que esta função começou a ser adoptada só que com os ditos 5 seg. e há uns tempos atrás, então foi aumentado para 20 seg. . Portanto a noticia correcta seria o aumento de 20 para 30 seg e não de 5 para 30 seg.

  5. Avatar de Joao martins
    Joao martins

    Ja uso alguns meses largos, dá jeito.

    Aconselho a toda a gente que veja as ferramentas que pode usar, tem uma lista enorme e eles vão colocando sempre mais.

    Cumpts

  6. Avatar de Zane
    Zane

    É certos casos pode ser bastante útil, como está referido esquecer de anexar um ficheiro(Já me aconteceu), ou reparar num erro no texto ou até mesmo esquecer-se de mencionar algo(também já me aconteceu e muitas vezes.
    Um outra funcionalidade que acho que deviam implementar, é uma que já existe nas mensagens privadas de alguns fórum, ou seja a mensagem é enviada, mas é possível elimina-la antes de o destinatária a ler(depois disso já não vale de nada). Obviamente que isto só seria possível através do mesmo serviço ou seja o destinatário era gmail também. E esta funcionalidade contribuía também para sabermos se o destinatário já tinha aberto o nosso email, era uma funcionalidade 2 em 1.

  7. Avatar de Festivaleiro
    Festivaleiro

    Penso que se se diz “undo sent email” e não “send”

    1. Avatar de vithorius
      vithorius

      Quanto a isso, tenhos as minhas dúvidas, pois a funcionalidade pretende DESFAZER o ENVIO do email e NÃO desfazer o email ENVIADO!

      Send = Enviar, Envio.
      Sent = Enviado.

      NA verdade, a mensagem NÃO É LOGO enviada! Fica pendente, nos servidores da Google ANTES de ser enviada para o(s) servidore(s) do(s) destinatário(s), pelo que a tarefa aqui descrita é mesmo a de DESFAZER o ENVIO do email.

      Talevz o correcto fosse designa-la CANCELAR (ou EVITAR) o ENVIO do email.

      (Mas ok, concordo que isso em correcta língua portuguesa poderia ter muito que se lhe diga, não é? Como se desfaz uma coisa que ainda não foi efectivamente feita…? – de qualquer das maneiras, o GMail é primariamente desenvolvido em lingua inglesa.)

      1. Avatar de Festivaleiro
        Festivaleiro

        L O L

      2. Avatar de José Moreira

        Tem toda a razão, na primeira parte do teu comentário. MAS tu não vais desfazer o envio, vais desfazer a “acção” de enviar.
        A acção de enviar chama-se “send email”. Acção que demora a executar o tempo que tu determinares. Vamos supor que determinaste 30 segundos. A acção “send email” vai demorar esse tempo a ser executada. Tens 30 segundos para cancelar a acção (send email) e não o envio que, na verdade, não foi efectuado.
        “Undo send email” está correcto.

        1. Avatar de vithorius
          vithorius

          Viva José,

          Pois claro, na verdade, estamos ambos de acordo!

          Repara que o meu comentário foi uma resposta ao comentário mais acima do membro “Festivaleiro” que disse “Penso que se se diz “undo sent email” e não “send”” 😉

  8. Avatar de R
    R

    Isto dá para configurar num cliente de e-mail, tipo thunderbird ou windows mail, etc…?
    É que depois de enviar o e-mail a partir daí, torna-se difícil fazer login no gmail e cancelar em menos de 30 segundos (se é que dá para fazer assim). :(((

  9. Avatar de as13
    as13

    É possivel configurar isto no Outlook 2010?

    Como?

    1. Avatar de José
      José

      Em Ferramentas, e depois Regras e Alertas.

      Criar regra: email enviado (última opção no off 2007) ; next 2 vezes, e escolher opção de “diferir…” (difer…) com os minutos que se pretende. Continuar até finalizar. Outros opções/parametros podem ser introduzidos.

      Há imensas opções, é escolher!…

  10. Avatar de RiDFiCK

    Já conhecia essa nova funcionalidade. Até já a tinha abordado no meu site pessoal.

    No entanto gostei muito de como fizeram chegar aos vossos leitores esta info.

    Parabéns.

  11. Avatar de cartoon
    cartoon

    Não há nenhuma opção que permita saber quando uma mensagem foi lida (relatório de leitura)?

  12. Avatar de as13
    as13

    Continuo sem conseguir no Out 2010.