Está ausente do Google? Saiba que poderá perder a sua conta, incluindo o Gmail

11 Comentários

Lembra-se deste aviso que a Google fez em 2020? Pois bem, se não faz login na sua conta Google há mais de 2 anos, então poderá perder a conta. E vai tudo, do Gmail até aos Google Fotos.


Google vai eliminar contas com 2 ou mais anos sem login

Conforme foi agora partilhado no blog da gigante de Mountain View, o aviso feito em 2020 estará perto de acontecer. A empresa avisou que removeria o conteúdo armazenado numa conta inativa (mas não a própria conta) para preservar o espaço de armazenamento. A Google agora está a atualizar a sua política de inatividade para que contas antigas e não utilizadas sejam excluídas a partir do final deste ano.

Para reduzir este risco [de vulnerabilidades], estamos a atualizar a nossa política de inatividade das Contas Google para 2 anos em todos os nossos produtos. A partir do final deste ano, se uma Conta Google não tiver sido utilizada ou iniciada sessão durante, pelo menos, 2 anos, poderemos eliminar a conta e o respetivo conteúdo, incluindo o conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendário), do YouTube e do Google Fotos.

Segundo o mesmo comunicado, a política aplica-se apenas a Contas Google pessoais e não afetará as contas de organizações como escolas ou empresas. Esta atualização alinha a política da empresa com as normas da indústria em matéria de retenção e eliminação de contas e limita também o período de tempo durante o qual a empresa retém as suas informações pessoais não utilizadas.

Imagem login conta Google

 

A política de limpeza começa já hoje

A Google refere que, embora a política entre em vigor hoje, não terá impacto imediato nos utilizadores com uma conta inativa. Isto é, esta limpeza só irá começar em dezembro de 2023. Além disso, o serviço será efetuado com uma abordagem faseada. Primeiro as contas que foram criadas e nunca mais utilizadas. Depois as que têm conteúdo, mas “abandonadas” para lá dos 730 dias.

Antes de eliminar uma conta, enviaremos várias notificações ao longo dos meses que antecedem a eliminação, tanto para o endereço de correio eletrónico da conta como para o correio eletrónico de recuperação (se tiver sido fornecido um).

A empresa não fornece números, mas seguramente que serão alguns milhões. Possivelmente algumas contas foram criadas para armazenar alguns conteúdos que são estáticos e estes devem ter a atenção do utilizador.

 

Como manter a sua conta ativa

A forma mais simples de manter uma Conta do Google ativa é iniciar sessão pelo menos uma vez a cada 2 anos. Segundo a gigante das pesquisas, se tiver iniciado sessão na sua Conta Google ou em qualquer um dos serviços da empresa recentemente, a conta é considerada ativa e não será eliminada.

A atividade pode incluir estes tipos de ações que realiza quando inicia sessão ou enquanto está ligado à sua Conta Google:

  • Ler ou enviar um e-mail
  • Utilizar o Google Drive
  • Assistir a um vídeo do YouTube
  • Descarregar uma aplicação na Google Play Store
  • Utilizar a Pesquisa
  • Utilizar a opção Iniciar sessão com o Google para iniciar sessão numa aplicação ou serviço de terceiros

Se tiver uma subscrição existente configurada através da sua Conta Google, por exemplo, para o Google One, uma publicação de notícias ou uma aplicação, também é considerada esta atividade da conta e a sua conta não será afetada.

Exemplo de como fazer login na Conta Google

Porque é que a Google está a eliminar contas?

Ao fazer esta alteração, a empresa cita a segurança, uma vez que as contas inativas – frequentemente com “palavras-passe antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas” – são mais suscetíveis de serem comprometidas.

Portanto, se tem contas que não as usa há imenso tempo, faça pelo menos uma vez o login, assim tem mais dois anos.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oh
    Oh

    Excelente medida. Garante mais segurança ao utilizador e a Google poupa uns gbs no google drive e em armazenamento nos servidores.

  2. Avatar de Monhe
    Monhe

    Vejam bem o yellow tint do iphone 14 pro. E um escandalo. Ainda bem que devolvi o meu, n gosto de brancos amarelados.

  3. Avatar de Dario Roque Thomaz
    Dario Roque Thomaz

    Uso email em média uma vez por semana.
    Por que iria perder o acesso?

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E sabendo o que estes sr.s têm feito e fazem, fiquem lá com a/s conta/s … N de publicidade enganosa, politicas abusivas, e nem com multas milionárias esses como os seus ” concorrentes ” mudam o comportamento, como se tem visto …

    É claro, é só uma opinião como outra qualquer …

  5. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    A Microsoft já faz isso há muito tempo!

  6. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Uso o gmail da empresa e o pessoal umas 10 vezes ou mais por dia. Considero o gmail o melhor, tal como a drive!

    1. Avatar de ton
      ton

      O Gmail é uma nódoa no que respeita a pesquisas concretas no email por termo ou assunto. Nem parece um produto da Google tão defeituoso que é.

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O que a Google está a fazer, muitas empresas deviam faze-lo tambem, nomeadamente Facebook’s e afins… excelente medida!

  8. Avatar de eu
    eu

    Perfeitamente normal.
    Até acho que 2 anos é muito tempo.
    Diria 1 ano no máximo.
    Acedo ao gmail várias vezes por dia.

  9. Avatar de Pintor
    Pintor

    Todos os anos tenho lembrete no calendário para me logar nas minhas dezenas de contas, um para fornecedor de luz, água, gás, telecomunicações, e tudo mais com encaminhamentos para o meu endereço principal.

    Torna simples de entender quais as empresas que vendem os dados de clientes.E são bastantes.

  10. Avatar de ton
    ton

    Lá vai o pessoal ter de comprar mais um disco para guardar com mais segurança as suas fotos e outros dados.