Carros da Google sem condutor já reconhecem sinais de ciclistas

11 Comentários

A tecnologia está cada vez mais evoluída, intuitiva e fácil de utilizar, respondendo cada vez com mais assertividade às exigências e necessidades do utilizador, tendo em consideração, igualmente, o ambiente em que está implementada.

Os carros da Google sem condutor são um bom exemplo dessa constante inovação. E, se não ser conduzido por um ser humano já é algo que nos impressione, estes carros estão também agora aptos para entenderem e reconhecerem sinais dos ciclistas ao seu redor.

gty_google_car_kb_130201_wg

A Google está sempre a surpreender.

Os carros não conduzidos por humanos da Google, que fazem a recolha de imagens para o Google Maps, estão agora capacitados para reconhecerem e interpretarem os sinais indicados por ciclistas.

Imagine que via um carro não conduzido perto de si. Talvez a reacção imediata fosse afastar-se, não ficar muito perto pois o comportamento do veículo pode ser imprevisível.

Contudo, esse medo pode agora ser diminuído com as novas capacidades dos Carros da Google, como podemos ver no seguinte vídeo:

Segundo a Google, os veículos estão constantemente em mudança para se adaptarem e compreenderem possíveis obstáculos, nomeadamente na Califórnia.

No vídeo podemos ver que o carro, para além de detectar vários obstáculos, agindo em conformidade com cada situação, agora também consegue reconhecer sinais mais específicos como o gesto de um ciclista a indicar direcção, de forma a adaptar a sua conduta na estrada.

O carro consegue ainda detectar pedestres que se encontrem próximos, fazendo uma desaceleração e uma condução mais cuidadosa.

A Google indica que esta nova tecnologia ainda será mais afinada, mas que já é muito gratificante ver estas alterações.

O que pensa desta nova funcionalidade dos carros Google?

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fry
    Fry

    Shut up and take my money!!!

  2. Avatar de Sharp
    Sharp

    Offtopic:

    Empresa portuguesa com projecto de sucesso no kickstarter:
    https://www.kickstarter.com/projects/1030661323/printoo-paper-thin-flexible-arduinotm-compatible-m

    Podiam fazer um artigo, não é todos os dias que uma empresa PT passa os 200% de funding no kickstarter!

    1. Avatar de Vítor Rodrigues
      Vítor Rodrigues

      Gostei muito do projecto
      Só não percebo porque é Portugues e nâo está apresentado em Portugues.
      Depois estrnham de só ser conhecido fora de Portugal.
      Cumprimentos

      1. Avatar de Sharp
        Sharp

        Se estivesse em Português, apenas pessoas que falem português iriam perceber.

        Sendo em inglês, o publico alvo é o mundo.

        O kickstarter não tem a opção de ter várias línguas para o mesmo projecto. (Penso eu)

    2. Avatar de ANDROID +1
      ANDROID +1

      De facto desconhecia mas é um produto espetacular!!

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Em Portugal já existem carros sem condutor, ou quase….
    Seguem sempre as rotas predefinidas, sem olhar ao restante tráfego que circula com eles, desconhecem as regras de trãnsito, dão sim mais valor ao que acham que deveria ser o código da estrada… no entanto fazem-no a muito mais baixa velocidade. São vulgarmente chamados de papa-reformas…. 🙂

    1. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      Em algumas partes do país também são conhecidos por Mata Velhos.

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Esses sao os “velhos” q te seguraram na mao quando nem sabias andar e depois te ensinaram a conduzir. lol.
        Eu diria q vao devagar pq nao tem pressa de morrer. Irónico nao achas?
        aquele abraco.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O que me incomoda mesmo é que na mesma estrada haja uma categoria de condutores que têem de saber as regras de trãnsito e passar em 2 testes e outra categoria de condutores não faz ideia do que é isso o código da estrada. Não é ironia, esses carros, assim como os motociclos até 50ccm, não precisavam de carta para circular, apenas uma licença emitida pela Câmara respectiva…… essa atitude demonstra bem o que é Portugal……
          O facto de andarem devagar, tem a ver com a limitação de potência e velocidade!

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Como? Licença camarária? Acho que estás um pouco desactualizado, pois já não é assim desde 2005! Quem quiser conduzir veículos da categoria AM, A1 e B1 têm que se inscrever numa escola de condução, frequentar as aulas teóricas e práticas, e sujeitar-se a um exame teórico e prático efectuado no mesmo sitio onde são feitos os exames de condução das restantes categorias.

            E aconselho-te a ver as estatísticas porque a idade mais comum de quem está envolvido em acidentes situa-se entre os 18 e os 40.