Android Go: Uma versão para dispositivos com menos recursos

31 Comentários

A Google tem procurado aligeirar o seu sistema operativo, para que possa ser usado em qualquer hardware, com mais ou menos recursos, de forma fluida e funcional.

Depois de várias experiências anteriores, chega agora o Android Go, uma nova versão que abraça não apenas um novo SO, mas uma nova filosofia.



Esta nova versão do Android abraça várias frentes deste sistema operativo. É desenhado para equipamentos com menos recursos e com menos possibilidades de executar todas as funcionalidades.

Por isso criaram alterações profundas ao kernel e a outros elementos, tornando-os adaptados a equipamentos com 512MB ou 1GB de RAM.

Mas o Google Go vais mais longe e adapta também as aplicações para consumir menos recursos e menos dados. As apps estão preparadas para prevenir consumos elevados e para garantir uma utilização plena.

A partir do Android O todas as versões deste sistema vão ter uma versão Go, para equipamentos com menos recursos.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    E será possível fazer update a smartphones mais antigos? Isso é que iria tirar proveito dos equipamentos. Se é só para futuros equipamentos e estar a premiar a não evolução do hardware. Já não justifica fabricar equipamentos com essas specs.

    1. Avatar de Amigo
      Amigo

      Pois se desse para por nos equipamentos mais antigos era uma maravilha. Tenho aqui um Samsung galaxy s2 que podia ganhar outra vida. Mas acho muito pouco provável.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        SlimSaber 4.4.4 e fica como novo

      2. Avatar de Nuno C
        Nuno C

        Saudades do meu que pifou… 🙁

    2. Avatar de Francisco Jorge da Costa Moreira
      Francisco Jorge da Costa Moreira

      Era preciso que os fabricantes entrem na onda mas cheira-me que não. Provavelmente destina-se mais a preparar caminho para uma massificação maior do uso de smartphones.

  2. Avatar de rfonz
    rfonz

    O Android já tinha pouca fragmentação, ainda vêm com outra versão para aumentar ainda mais a cota de fragmentação. Boa Google

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      se conseguirem substituir as versões antigas pelo novo android go acabam com grande parte da fragmentação

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      A ideia a meu ver será colmatar mesmo essa fragmentação.
      Segundo percebi, cada versão nova terá uma go…

      A 7 normal para dispositivos mais recentes e potentes e a go para dispositivos com menos recursos (e talvez mais antigos).
      Assim sendo, a fragmentação diminui, podendo virtualmente todos os dispositivos andarem taco a taco com as actualizações, usando a versão normal ou a go mais recente 😉

      1. Avatar de rfonz
        rfonz

        Isso é tudo muito bonito e percebo o que dizes, teoricamente isso é excelente, o problema vai ser as fabricantes mais uma vez, agora vamos passar a ter telemóveis com o android normal desactualizado e ainda os telemóveis com o android go desactualizado. Na minha perceptiva vai ser fragmentação a dobrar, mas esperemos que não

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Não me acredito e vou-te dizer porque:
          Os telemóveis avariam, obrigando as pessoas a comprarem novos.
          Dá uma margem de 3/5 anos e com esta solução, terás menos e menos fragmentação 😉

        2. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          É mais que óbvio que só vai aumentar a fragmentação! Primeiro as marcar não vão actualizar nem os dispositivos que ainda têm à venda nem os mais antigos, segundo vai incentivar as marcas a lançar tlmv com tecnologia antiga para maximizar o lucro que por sua vez nunca vão ser actualizados

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Como vai aumentar a fragmentação se com os dispositivos novos irá haver uma go?
            Como vai aumentar a fragmentação se as pessoas compram dispositivos de 3/5 a 3/5 anos?!

            Tens noção que só estás a ver a coisa a curto espaço de tempo certo?!

            As marcas a cada dispositivo mais recente, vão ter a versão go…
            Os dispositivos mais antigos manterão como é óbvio as versões que já têm!
            Estamos a falar dosm ais recentes (hoje).

            Em 3/5 anos a fragmentação ou é muito mais pequena ou já está quase nula.

            Esquece os que nunca serão actualizados que estão AGORA no mercado.
            Pensa antes nos que irão sair do GO para a frente!
            Um dispositivo potente terá a versão normal. Um dispositivo mais fraco terá a mesma versão em go.

            Logo a fragmentação diminuirá drasticamente. Tens dúvidas?!

          2. Avatar de rui
            rui

            mas as marcas podiam só enviar o android go sem nenhuma alteracao, aí acho que todos ficavam contentes

          3. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            @Bruno M Não tenho dúvida nenhuma que a fragmentação não irá diminuir! É verdade que daqui a 6 meses a um ano estarão a sair os dispositivos dessa gama com o GO e nunca mais vão ter actualizações! Aliás daqui a um ano estará a ser lançado o”go 2″ e nenhum smartphone dessa gama vendido/ lançado meio ano antes ou menos, o vai receber! Só os novo e meio ano depois a pouco tempo de ser lançado o “GO 3” e mais uma vez nenhum dos anteriores o vai receber!,etc,etc..
            O Padrão vai ser igual ou pior que no Android “normal” que estes alguns recebem.
            Seria como dizes se fosse a Google a controlar as coisas, mas não é! São as marcar e essas fazem dinheiro com a venda de hardware e não vão actualizar smartphones que já tem as margens de lucro espremidas se é que a tem!
            Fragmentação no GO, fragmentação no Android Normal= a fragmentação a dobrar 🙂
            Tens dúvidas?!

    3. Avatar de André
      André

      Na minha opinião o android go é mesmo para combater essa fragmentação…pois onde é que existe à venda nos dias de hoje um telemóvel com 512mb de ram? Lembro-me bem que comprei um telemóvel com 512mb de ram à 4 anos atrás…
      Se assim for, resta é saber se isto vai ser possível utilizar em qualquer smartphone ou se é só para uma lista que eles querem

      1. Avatar de rfonz
        rfonz

        La esta, nenhuma fabricante vai actualizar telemóveis antigos para o go, e os novos que sairem vao sofrer do mesmo problema do android normal, saem de fabrica com a versão x e morrem com a versão x. Dai dizer que vai ser fragmentação a dobrar

      2. Avatar de Nuno cardoso
        Nuno cardoso

        Ainda se vê muitos telemóveis á venda com 512 na worten rádio papilas e por aí fora sempre que procuram um temwlmovek até 60 euros tá com 512 de RAM. ..

    4. Avatar de golf
      golf

      Não percebeste a ideia…

  3. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    O que entendi é que sera para equipamentos com 512 ou 1g, ou seja mais antigos. Mas vamos la a pensar como deve ser, mesmo que a Google mande o SO pra esses equipamentos nao me acredito que as marcas os mandem, pois tem que personalizar meter apps dos operadores/marcas, muito trabalho para reavivar um equipamento antigo.

  4. Avatar de Rodrigo---
    Rodrigo—

    Apesar de achar uma boa ideia por parte da Google, se o objetivo for mesmo lançar este Android Go para aqueles equipamentos mais antigos e que ”morreram” por falta de atualizaçoes e de Ram… acho que nao vai vingar muito porque as marcas nao devem estar minimamente interessadas a melhorar os equipamentos mais antigos que ainda sao utlizados quanto mais fazer como que as pessoas possam tirar da gaveta o(s) antigo(s) caso ja tenham adquirido um novo.

  5. Avatar de FABIO SCHITZ
    FABIO SCHITZ

    Na verdade acho que agora haverá uma versão para os dispositivos de entrada, para tornar mais baratos, afinal, nem todo mundo liga pra update de SO, e geralmente são estes que não se importam com isso é querem apenas um smartphone apenas pra uso básico, sem jogos pesados ou outros que precisam de todos recursos pra funcionar que irão ser beneficiados. Ou seja, provável que haverá apps que não sendo compatíveis, não poderão ser instalados e garantirão assim a fluidez do sistema como um todo. Agora se quiser todo o poder do Android, deverá adquirir algo com o Android comum e com especificações suficientes para isso.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Acho que o Fábio tem razão. Está deverá ser a verdadeira razão para a criação desta nova versão e nada mais. Nenhum fabricante vai querer atualizar telemóveis antigos quando já nem se quer atualizam os mais recentes

    2. Avatar de Arlindo Pereira
      Arlindo Pereira

      Infelizmente sera isso mesmo.

  6. Avatar de jo
    jo

    Para quando? Um sistema operativo ANDROID para PCs. Ou será que já é possível??
    Penso que seria uma boa ideia.

    1. Avatar de Insider
      Insider

      Pesquisa porque já existe.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Já existe, chama-se Linux. Ou melhor, o Android é que é o Linux para telemóveis. Baixa a distribuição chamada “Mint”, em 15 a 20 minutos, sem grandes conhecimentos técnicos para além da criação de uma partição ou do uso de uma máquina virtual, tens isso instalado e pronto a funcionar.

      Mas se queres mesmo o Android (para telemóveis) instalado num PC, que é útil para testar aplicações por exemplo, podes sempre instalar a versão X86 através de uma máquina virtual. Mas sem ecrã tátil, é um desperdício.

  7. Avatar de jo
    jo

    Senhor Pedro Simões.
    Porque é que sempre que faço uma instalação limpa do Win 10, aparece uma instalação com o nome: Vulkan Run Time Libraries 1.0.42.i “LunarG. inc.”? Devo manter, ou posso desinstalar sem problemas? Obrigado

  8. Avatar de Laba
    Laba

    Jo
    Google is your friend!

  9. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    O ideal era a Lineage pegar nesta versão e fazer também um lineageOs mais leve para esses mesmos dispositivos que nunca vão ser atualizados

  10. Avatar de Telmo Guerreiro
    Telmo Guerreiro

    Enato mas… e o Android One? Pois ja ninguem se lembra. Acho que este vai pelo mesmo caminho

  11. Avatar de João android viciado
    João android viciado

    Isto vai ser outro flop igual ao Android One