Android O – Otimizações para a perfeição

21 Comentários

Há pouco tempo, a Google surpreendeu e lançou a versão de preview do Android O, sem ter desenvolvido muito as novidades.

A espera acabou e foram agora apresentadas as novidades da nova versão deste sistema operativo.

Android o - 7

Após ter apresentado várias novidades dentro do seu ecossistema durante o Google I/O 2017, chegou a altura de falar das novidades no Android O, com base em duas grandes áreas: Fluid experiences e Vitals.

Android o - 6

Hoje em dia o nosso smartphone é uma ferramenta que nos permite fazer compras, pesquisar informações, trabalhar, entre outros. Para melhorar a experiência de uso do Android, a Google apresentou o PiP (Picture in Picture). Esta ferramenta permite, por exemplo, sobrepor um vídeo no Youtube em ponto pequeno, permitindo abrir outra aplicação enquanto o video corre, ou ver o calendário enquanto estamos numa videochamada.

Android o - 5

Com a chegada do Android O, chega também o Notification dots. Antes, quando tinhamos uma notificação, apenas era possível observá-la na barra de notificações. Agora, com um toque longo no ícone de uma aplicação, podemos ter acesso direto às suas notificações.

Outra das grandes novidades do Android O é a implementação do Autofill no smartphone. Agora, ao iniciar sessão numa aplicação, preencher formulários ou noutras ações, o Android já consegue apresentar automaticamente sugestões de dados a inserir com base no nosso historial.

Android o - 4

Com o Smart Text Selection, a seleção de texto está mais inteligente, utilizando o machine learning para identificar e selecionar automaticamente as palavras que estão relacionadas, como nomes, assim como sugere ações personalizadas para certos tipos de conteúdos, como a abertura de uma morada no Maps.

Dentro do Vitals, a Google desenvolveu três áreas: melhoramento de seguranças, otimizações no sistema operativo e ferramentas de desenvolvimento.

Para melhorar a segurança dos utilizadores, a Google apresentou o Google Play Protect que irá monitorizar constantemente as aplicações instaladas a partir da play store.

Android o - 3

Nas otimizações de sistema, o Android O é duas vezes mais rápido no arranque, tendo sofrido também uma melhoria na abertura e desempenho das aplicações. Para melhorar a autonomia, vai haver também um maior controlo das aplicações em segundo plano.

Android o_2

Por fim, nas ferramentas de desenvolvimento, a Google lançou o Play Console Dashboards que permite acompanhar o desempenho das aplicações e identificar diversos problemas de desempenho. Além disso foram lançados novos perfis no Android Studio. A partir de agora, o Kotlin será também uma linguagem oficial de programação no Android.

Android o

A Beta Release do Android O estará disponível a partir de hoje.

 

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Nada de novo!

    iOS já tem as badges, e a selecção de texto inteligente com miradas, números e etc. é opções quando se selecciona, isso tudo há muitos anos!

    Estão à espera do iOS 11!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      *moradas

      Acrescentar Picture-in-Picture que saiu em 2015.

    2. Avatar de Parabéns
      Parabéns

      a você.

      Quando puderes pôr os ícones onde quiseres, quando tiveres app stores alternativas e não overpriced, dual SIM, SD card, aí falamos.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Estás a partir do pressuposto que isso é importante. E até pode ser, para ti, mas o teu mundo não é a verdade universal.

      2. Avatar de APereira
        APereira

        User iOS e Android.

        No iOS.
        Posso meter os icons onde quiser tenho app store alternativa se fizer jailbreak no entanto nao uso por questoes de seguranca e de nao ter necessidade para tal.
        Sou user iOS desde 2007/2008 ainda no velhinho iPhone 2G que nao foi lancado em Portugal e até ao dia de hoje para além de poucas foram as App’s em que tive de gastar dinheiro comparativamente as versoes para Android, o valor é similar e por vezes mais barato na Apple AppStore…

        Dual sim, dava jeito é verdade mas ao mesmo tempo…Gosto de manter o meu telefone pessoal separado do profissional.
        Ah, chamadas…podes fazer chamdas mais baratas usando um ou outro cartao?Simples, uso outro telefone (que é o meu caso) e quando nao quero ser incomodado simplesmente deixo o telefone em casa.

        SD card, para que?fazer o telefone mais lento?

    3. Avatar de golf
      golf

      Que comichão te faz o Android, és logo o primeiro nos comentários. É sinal que é mesmo bom!

    4. Avatar de Torres
      Torres

      Pois, coisas menos importantes já tem à muitos anos, agora coisas mais importantes nem cheira

      1. Avatar de Carlitos
        Carlitos

        Esse gajo fala fala e não pesca nada disto. Ele sente-se importante em defender a camisola da “apple”… Existem coisas que tem limites. Eu sou utilizador iOS e utilizador Android, para mim o Android sempre teve o plus da customização, mas sempre pecou por ser um SO para milhares de dispositivos e com isso existem falhas… Mas também existem falhas no iOS… Eu gosto também do iOS pela sua fluidez… Não tenho qualquer problema. Sou um gajo que torce por ambas as equipas… Mas a Apple esta atrasada 2/3 anos comparada com os adversários… Não tem apresentado grandes coisas e para não falar que os updates deles metem alguns dispositivos super lentos… Eu ando a matar cães a grito para instalar o iOS 9 no 5s. Enquanto que no Samsung S6 ando a matar cães a grito para ir meter o Android O… Nenhuma marca é perfeita. A Samsung teve problemas com as baterias do Note, tem prblemas com os ecras do S8… A Apple tem problemas de bateria que ao fim de 1000 carregamentos já está viciada, ou menos do que isso e depois tem aquelas cenas no 6s do Touch ID deixar de trabalhar ou o 3D Touch… Não tem um dispositivo muito avançado, mas torna-se “bom” porque em temos de SO é tudo desenvolvido para este hardware para não ter problemas nenhuns… Mas isto é só a opinião de uma gajo que pouco ou não percebe disto apenas sou um mero utilizador… Não sei porque mas gostava de ver a Microsoft Desenvolver um telemóvel (Exterior), a Apple o SO e a Samsung o Hardware. Se calhar tínhamos algo muito bom ou muito mau ahahah… Mas pronto…

        1. Avatar de Carlitos
          Carlitos

          Guardem lá os vossos fanatismos… Parece putos estúpidos que não percebem nada de futebol a discutir futebol…

    5. Avatar de Toni da adega
      Toni da adega

      E chamadas não esquecer que também faz chamadas

    6. Avatar de Vlad
      Vlad

      Lá por a funcionalidade ter por nome Notification Badges não significa que seja a mesma funcionalidade que os badges no IOS. Mas pronto já estamos habituados à tua cegueira e à tua parcialidade, pois quando a Apple copia algo do Android tu já não ficas chateado.

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        Android o que nao se tem pode-se adicionar, Notification Badges para Android:
        https://play.google.com/store/apps/details?id=co.uk.cornwall_solutions.notifyer&hl=en_GB

    7. Avatar de Aníbal
      Aníbal

      Se não tinha, passou a ter, é novo…
      Tenta usar o PiP num iPhone e depois avisa quando conseguires

    8. Avatar de Pedro Almorin
      Pedro Almorin

      Gostava de contra afirmar mas na verdade não sei.
      nunca tive um Iphone.

  2. Avatar de carlos V
    carlos V

    A palavra chave aqui é “historial”…

  3. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    se o android do ano passado está assim:
    https://www.youtube.com/watch?v=BJ02J2x3PaQ

    imaginem o O com as suas optimizações.

    concluo:
    – há quase uma década o android começou pior e veio gradualmente a melhorar a performance, já que andam sempre a falar da lentidão do android.. que é quando compram samsungs j3.. lol

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      e não se esqueçam, o cpu do iphone é o mais rápido, o iOS é o mais optimizado do mundo e mesmo assim fica abaixo desse android com a rapidez que ainda não é O 😉

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Yah um excelente exemplo…

      O lixo da Xiaomi…

  4. Avatar de jorge
    jorge

    fluidez no desemprenho eficiencia no consumo na bateria e segurança rigorosa sao as unicas coisas principais que se devem preocupar mais

  5. Avatar de jorge
    jorge

    Tambem um coisa que eu nao gosto sao as apps de fabrica que devia dar para remove las porque se fizerem um estudo aposto que muito poucos utilizadores as usam incluindo a mim proprio

    apps google
    apps microsoft

    1. Avatar de João android viciado
      João android viciado

      Já fizeram esse estudo e a maior parte das pessoas quer que essas apps de fábrica venham de origem. Há um artigo aqui no PPLWARE sobre esse assunto. Pesquisa.