Aconteceu! Chrome derrubou finalmente o Internet Explorer

47 Comentários

O que se previa…aconteceu! A Microsoft foi destronada no competitivo mercados dos browsers. O Google Chrome tomou de assalto o primeiro lugar dos navegadores mais utilizados no mundo, de acordo com a Net Marketshare.

O Internet Explorer, da Microsoft, tem perdido gradualmente quota de mercado porque se tornou pouco popular devido à falta de inovação face à forte concorrência do Firefox e Chrome. Como será daqui em diante?

pplware_google_chrome


A questão do “como será daqui em diante” é pertinente, isto porque, como todos sabemos” muitos serviços institucionais, bancários e de muitas empresas, estavam baseados unicamente no Internet Explorer. Isto porque era o navegador mais usado, o mais popular, era mesmo visto como “a Internet” para milhões de utilizadores, e agora?

pplware_netmarketshare-web-browsers-april-2016

Embora a empresa esteja a tentar reagir a esta tendência, investindo no novo Edge, falta ainda à Microsoft um longo e duro caminho para se conseguir aproximar do que oferece tanto o Chrome como o Firefox.

Sabemos que as armas destes dois browser estão nas extensões, na usabilidade e na segurança… mas estes não podem ficar à sombra destes resultados. Como podem ver na imagem em cima, há praticamente um ano atrás o Internet Explorer tinha 54% do mercado e o Google Chrome apenas 27%.

 

E tudo num ano mudou!

Um ano volvido, temos o Internet Explorer com 41.35% e o Google Chrome com 41.66%. Isto diz muito do trabalho feito, ao longo deste ano, por parte da Google.

Não podemos, claro, deixar de olhar para o Edge como a alternativa apontava pela Microsoft e para onde estão também a ser encaminhados os utilizadores do mais recente sistema operativo da empresa. Este, em termos de quota de mercado, já representa 3.83%, segundo a mesma fonte.

 

Questão: os hábitos das instituições, serão adaptados a esta realidade?

 

Windows Central

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já se sabia… não era novidade.
    Mas o certo é que o IE foi atualizado para o Edge.

    1. Avatar de john
      john

      Por acaso não sabia (os dados são relativos ao mês passado, portanto devem ter saído ontem ou hoje) e até acho que, o que não é novidade, é que seria uma questão de tempo. Podia demorar mais um mês ou dois.

      Em segundo lugar o IE não foi actualizado para o Edge. O IE foi abandonado e o Edge é um novo browser. Caso contrário não tinhas o IE11 e o Edge par a par no W10 …

      1. Avatar de Bruno Cardoso
        Bruno Cardoso

        O motivo do IE11 e o Microsoft Edge no Windows 10 é por causa de antigas Intranet, mas com o passar do tempo, tudo se torna obsoleto e acabará no esquecimento como os sistemas Windows 7 está sendo esquecido.

        1. Avatar de john
          john

          Não acredito que o Edge se torne obsoleto. De facto o Edge tem equipas de desenvolvimento e está para ficar.

          No que toca ao IE 11 e ao Edge em relação às intranets. Já trabalhei em bancos no desenvolvimento de portais intranet e não é bem assim. Essas intranets ainda devem trabalhar em compatibilidade com o IE 7 ou 8. Essas estruturas são extremamente imutáveis e demoram anos para haver auditorias que permitam fazer upgrades ao software que as sustêm.

  2. Avatar de Júnior Silva
    Júnior Silva

    Fico um pouco triste de ver que cada vez o Firefox vem perdendo mais usuários! :/ . Utilizo ele faz anos! Hoje utitlizo o Firefox e o Vivaldi 😀

  3. Avatar de Vieirinha
    Vieirinha

    E logo ontem que mudei do Chrome para o Firefox, por ser mais rápido.

    Agora só utilizo o Chrome e o UC Browser por causa do Mailtrack… 😉

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Não vejo porque não deixar os 2 instalados. Tenho ambos no meu GNU/Linux. Há algumas extensões no Chrome como a que controla o Chromecast, têm aquele serviço do Firefox que sincroniza senhas, bookmarks, etc. (o Chrome tb têm embora nunca tenha usado).

  4. Avatar de Ricardo Soares
    Ricardo Soares

    Porquê “finalmente”?

    1. Avatar de Junior
      Junior

      Não, falando como developer de sites para a internet o IE é um terror!
      Cheio de erros e só arranja problemas.

  5. Avatar de Luís
    Luís

    O Edge está incluído no IE? é que nos dados da imagem não há espaço para os 3.83% do Edge

    1. Avatar de Stefan
      Stefan

      Eu também queria saber…

  6. Avatar de Sérgio E.
    Sérgio E.

    Uau, conseguiram finalmente destronar um browser praticamente descontinuado… boa!!

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Para mim só por ter um plugin para bloquear publicidade no YouTube e noutros sites já ganhou

    1. Avatar de Boox
      Boox

      Porque só o Chrome é que tem isso….LOL Fail

      1. Avatar de andre
        andre

        Não, não tem só isso, mas aliado a um sync poderoso com a conta gmail, que pode ser sincronizado com o telemóvel android e o pc, fica mais vantajoso utilizar o Chrome, pelo menos para mim.

    2. Avatar de Samuel L. J.
      Samuel L. J.

      plugin ou extensão?

  8. Avatar de Crist N.
    Crist N.

    “Finalmente”? Acho que é mais “venha o diabo e escolha”. Falando por mim, mais depressa recorro ao IE como backup do que ao Chrome.

    1. Avatar de BC
      BC

      Faz isso faz…

      1. Avatar de Crist N.
        Crist N.

        E faço, sem o menor problema. Firefox como principal e IE11 ou Edge como secundário.

  9. Avatar de lima5
    lima5

    Excelente para ir ao portal das finanças preencher o IRS.

  10. Avatar de Redin
    Redin

    Eu acho, que a Microsoft sabe… e que por qualquer razão, nem se importam. Não acredito que andem a dormir. É muito estranho que ao fim de tanto tempo ainda mantenham uma qualidade tão péssima e continuem sem fazer nada para melhorar a situação. O Steve Jobs já foi despedido por menos. 😉

  11. Avatar de Manuel Santos
    Manuel Santos

    A alteração de IE para EDGE a juntar ao facto do IE já não estar disponível para XP fez IE diminuir.
    Quando o Chrome deixar de estar disponível para XP / VISTA vamos ver o Chrome diminuir também.
    Portanto nada de novo…

    1. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Nada deixa de estar disponível. O XP vem com IE. O Chrome para o XP e Vista continua a funcionar, mesmo quando acabar o suporte.

  12. Avatar de ppfoasld.1
    ppfoasld.1

    A microsoft com 41.35 + 3.83(45.18) foi destronada pelos 41.66 da google 🙂

  13. Avatar de Kekes
    Kekes

    Garanto que não foi pelo esforço da Google, foi pela saída do Windows 10, e abandono do IE.
    Nos dias de hoje uso tudo menos Chrome, já não é o browser ligeiro que era.

  14. Avatar de AMS
    AMS

    So falta juntar as percentagem o IE e do Edge e fazer as comparações!!

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Também acho que sim… até porque o Windows 10 com o novo browser, o Microsoft Edge, veio ajudar com que isso acontecesse, com certeza…

  15. Avatar de Jz
    Jz

    Eu não compreendo como se escreve um artigo sem pensar no que se está a escrever…
    Estamos a comparar o quê? Um vivo com um morto? ou a cota de mercado da Microsoft vs Google!? Epá mais rigor por favor!

  16. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Lol celebrar a passagem de uma monocultura para outra.

    Anyway, pena neste artigo é o “finalmente”. O edge é um browser respeitável.

    1. Avatar de bruh
      bruh

      O “finalmente”, não é usado como celebração, mas sim como uma concretização de algo que já há muito que era previsto e finalmente aconteceu.

      1. Avatar de Vítor M.

        Exactamente. E mais, o factor aqui que deve ser visto com atenção, nem será tanto a perda de mercado do IE, que isso tem sido uma constante de há muitos anos e todos sabemos as razões, aqui o grande crescimento do Google Chrome é que é digno de assinalar.

        Contudo, ainda há milhões de utilizadores que apontam para o IE como sendo a Internet, não podemos esquecer 😉

  17. Avatar de Tony
    Tony

    ouvi dizer que instalações Windows ultrapassaram as do MS-DOS, é verdade?

    1. Avatar de Deadpool
      Deadpool

      em mais 1 metro de altura.

  18. Avatar de Mendes
    Mendes

    Opera e agora Vivaldi…
    Chrome é só comer recursos, tal como o Firefox
    Edge com extensões, e rapidamente ultrapassa o Chrome

  19. Avatar de maxim
    maxim

    derrubou? não sabem que ele foi descontinuado?

  20. Avatar de bola
    bola

    Usem SlimJet igual ao Chrome mas suporta tudo o que o Chrome não suporta e sincroniza totalmente com google, logo quem tem Chrome basta login e tem tudo o que tinha mas mas com vantagens acrescidas, basta verem no site deles. 🙂

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Tem razão no que diz,”bola”.O Slimjet é um excelente browser.Para quem quiser fazer o download aqui fica o link—»http://www.slimjet.com/pt/ Vejam abaixo em “Dare to compare/Atreva-se a comparar”,as diferenças entre o Slimjet da FlashPeak,o Internet Explorer da Microsoft,o Chrome da Google e o Firefox da Mozilla.Vale bem a pena. 🙂

  21. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    R.I.P. Internet Explorer..!!! Admiro-me é como isso já não aconteceu há mais tempo….

    1. Avatar de Tony
      Tony

      ahahaha para ja esta bem acima de todos os outros, e a igualdade do Chrome, é RIP muuuuito prematuro

    2. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Porque haveria de acontecer? Por causa das piadas na net de quem acha que o IE ficou preso na versão 8?

      1. Avatar de Gaba
        Gaba

        Não, porque é uma porcaria mesmo. Até mesmo o Edge, que é um IE11 com frufrus (acredite em mim, eu já vi o código).

  22. Avatar de kushi
    kushi

    internet explorer all the way
    uso sites de serviços dos governos fiscais e segurança social, e nem chrome, nem firefox nunca conseguiram lidar cabalmente com os sites.

  23. Avatar de sakura
    sakura

    Lol … basta a MS não premitir a execução do Chrome⁽(W10) sem ser uma UWP….. lol.

    nem sei pq a MS é uma empresa tao boazinha….. lol a “$$massa” da google é “$$massa”.

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      A MS já foi processada em diversos mercados por jogo sujo. Uma empresa monopolista que tomava decisões, prejudicando a competição e inovação. Creio que se ela fizesse isso que vc diz, logo teria diversos processos novamente.

  24. Avatar de Nz
    Nz

    É de lembrar que a Microsoft tem tirado o protagonismo do IE com a chegada do windows 10 e do seu principal navegador Edge, daí que uma enorme quota nas percentagens de uso passam automaticamente para o Edge na altura do clique para ir navegar.

  25. Avatar de Augusto
    Augusto

    O edge ainda não suporta o storage que é uma forma muito segura de criar sessões. Aliás a microsoft está sempre a criar problemas no que toca à internet.

    O storage para alem de ser muito mais seguro que as sessões e os cookies permite libertar muito processamento aos servidores.