A nova interface do Google

29 Comentários

O Google como motor de busca é, se não o maior, um dos melhores. Já muitos surgiram depois dele, com ideias revolucionárias e métodos de indexação inovadores. Mas todos voltam às suas origens ou tornam-se restos do que poderiam ser e na verdade não foram.

De tempos a tempos é-nos trazida uma alteração na forma de testes ou Labs. Nem sempre estas inovações acabam por se tornar disponíveis, mas outras existem que vingam e em pouco tempo tornam-se parte integrante do Google.

No entanto a novidade lançada ontem não esteve disponível para testes e nem é sequer uma inovação digna desse nome. É apenas uma forma mais limpa de apresentar a página de pesquisa.

Google_nova_interface_1_small


A maioria das pessoas não precisa de usar o rato para pesquisar no Google. Eu sou um exemplo disso. Basta escrever na barra de endereço www.google.com (ou .pt) e, depois da página carregada, começo a escrever o que pretendo pesquisar. O cursor está já na caixa de texto e o botão é activado pelo Enter.

Preciso do rato para quê? E ainda menos preciso da parafernália de links que populam a página! E se precisar deles ou de mais alguma coisa, mexo no rato e vou procurar o que preciso dentro dessa página.

Com esta ideia em mente o Google resolveu “limpar” a interface do Google. Ou seja, ao carregarmos a página somos apenas presenteados com o logotipo Google, a caixa de texto da pesquisa e os botões de “Pesquisa” e “Sinto-me com sorte”.

Basta então introduzir o termo a pesquisar e carregar no Enter. Se porventura mexerem no rato todos os elementos que estavam escondidos são mostrados e passam a ter a página normal do Google.

Para alguns de vós este novo visual não será novidade pois há algum tempo atrás andou a circular na Internet um pedaço de código JavaScript que tornava este novo visual activo.

Google_nova_interface_2_small

Se testarem o acesso em diferentes browsers vão notar que existem diferenças. Não nas funcionalidade mas sim na apresentação dos dados. No IE, por exemplo, para além do que vos indiquei em cima que aparece é ainda mostrada a opção para definirem onde querem pesquisar (a web, páginas escritas em português e páginas de portugal).

Atenção, se efectuaram a alteração de imagem proposta no artigo “A nova interface do Google” não vão conseguir ver esta alteração em www.google.com. Deverão por isso aceder na mesma a www.google.com e aceder ao link “Go to Google Portugal” ou aceder directamente a www.google.pt.

Na minha opinião esta nova página está bem conseguida pois não tem informação a mais para nos distrair. No entanto, parece-me pouco lógico a presença do botão “Sinto-me com sorte” ou as opções de tipo de pesquisa. Se não as vou poder usar não custava nada esconderem-nas.

E os nossos leitores o que acham desta alteração? Aprovam? Não gostam? Digam de vossa justiça nos comentários!

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A.S.

    Uso CooBi para que usar o google XD

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Já tinha dado conta… Para mim é a alteração mais inútil da história…

  2. Avatar de DWRC
    DWRC

    Boas,
    Há sempre a tecla TAB 🙂

    Não me agrada assim por ai além!
    O meu browser preferia não ter de fazer o parse a mais 0.0001Kb de javascript….

  3. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Até posso ser eu que sou picuinhas ou assim mas, essa mariquice já me está a irritar como tudo! Ninguém conhece uma forma de remover esse fade azeiteiro do Google?

    1. Avatar de Constantino
      Constantino

      É fácil, basta usar o CHROME, e na barra de endereço escreve o q queremos procurar……. nem é preciso abrir uma janela de pesquisa do google.pt

      1. Avatar de A Friend®
        A Friend®

        De todos os browsers, ironicamente o pior é precisamente o da Google em termos de pesquisa.

        Firefox, Safari, IE, Opera mostram sugestões na area de pesquisa, o Chrome deixa mesmo muito a desejar…

  4. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    COncordo com alguns comentários… Este tipo de coisas da google não vem em nada aumentar a produtividade ou facilidade. É apenas uma questão de estética.

  5. Avatar de Hugo Cura

    Gostei e aprovo.
    Mas sem dúvida que aqueles botões não estão lá a fazer nada uma vez que com qualquer movimento volta a aparecer tudo. Ficava bem mais limpo sem eles.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mas dá jeito ter lá os links para imagens, ou para o gmail, eu uso-os.
      Eu acho que foi boa ideia.

  6. Avatar de Sr. Google
    Sr. Google

    Meus senhores e senhoras,

    mas os links estão lá. Parecem cegetas….

    Bem… eu sou o boss cá da terra.

  7. Avatar de Dom Fuas
    Dom Fuas

    “como motor de busca é, se não o maior, um dos melhores”

    de antologia

    😀

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Ahahaha Gostei dessa observação !!!!:D

  8. Avatar de Luís Alves Pinto
    Luís Alves Pinto

    Seriously… vocês arranjam cada história à volta das notícias. Numa notícia onde o importante é saber que a Google adicionou um efeito Javascript para esconder o que é supérfluo (ponto final), vocês conseguem desenvolver uma história digna de um livro de 1500 páginas!

    1. Avatar de Nello
      Nello

      hahaha

      muito bom o comentário!

      mas se tratando de google, um livro de 1500 páginas não seria o suficiente.

  9. Avatar de Bónus

    Para muitos pode ser supérfluo, mas para mim melhorou!
    Gosto de interfaces minimalistas e o mais “clean” possível. Torna o trabalho mais agradável.

  10. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Parece-me interessante a ideia

  11. Avatar de A Friend®
    A Friend®

    Na minha opinião quanto mais “clean” melhor… as vezes pode parecer util ter uma serie de menus a fazer carrocel em volta de toda a pagina web, mas depois fazem o efeito contrário. Torna-se confuso e nada prático para ajudar nas pesquisas.

    Acho que os menus extras só devem aparecer quando é necessário, dai gostar da ideia do fade-in.

    1. Avatar de Nello
      Nello

      Falou tudo. Penso exatamente igual.

  12. Avatar de 3biz
    3biz

    é um bocado inutil, aparece tudo mal mexo o rato… é so mais uma distracao

  13. Avatar de UKN
    UKN

    Embora não seja particularmente util, não desgosto. Por mim quanto menos tralha melhor.

  14. Avatar de XPLOSiON
    XPLOSiON

    “No entanto a novidade lançada ontem”

    Por acaso já tinha reparado nisso à cerca de 4/5 dias atrás, ou seja não foi implementada ontem!
    Gosto do visual mais limpo, mas é um treta porque depois de passar o rato aparecem as palavras outra vez. Deviam colocar a opção de ter sempre o Google limpo!

    Cumpz

  15. Avatar de Foxe
    Foxe

    Ainda agora fiz uma pesquisa, depois de ter escrito olhei “cima” e pensei mas onde é que está aquilo pá ?

    E mexi no rato e lá apareceu o menu. Ideia interessante 🙂

  16. Avatar de Marcos
    Marcos

    pra falar verdade faz um bom tempo que nao visito a pagina do google..
    no chrome utilizo a barra de enderecos pra pesquisar..

    isso sim é uma mao na roda..

    1. Avatar de Constantino
      Constantino

      fiz um comentário com este aspecto interessante do CHROME…. parece q só nós dois é q ainda usamos o chrome para pesquisar sem usar o google.pt………….

      1. Avatar de Pedro Simões

        Comigo fazemos 3.

        Mas de qualquer modo lembrem-se não existem apenas utilizadores Chrome!

  17. Avatar de telegram
    telegram

    É-me completamente indiferente esta alteração. Há séculos que não uso a página do google. Uso os add-ons que estão nos browsers.
    O que seria muito útil e amigo do ambiente e de uma gestão sustentada dos recursos era a google utilizar um fundo preto de forma a poupar energia.

    1. Avatar de Nello
      Nello

      “O que seria muito útil e amigo do ambiente e de uma gestão sustentada dos recursos era a google utilizar um fundo preto de forma a poupar energia.”

      Já pensei nisso. Já existem sites que usam o motor de busca google com o fundo preto por causas ambientais. Mas o google não o faz de forma oficial.

      Google black já!

  18. Avatar de Merlin
    Merlin

    Pois, eu também concordo com a idéia de que também os botões de pesquisa deviam ser ocultos (visto q não estão lá a fazer nada), porém no Blog da Google (http://googleblog.blogspot.com/2009/12/now-you-see-it-now-you-dont.html) demonstra que esta tem outras ideias:

    “Some of the experiments hindered the user experience: for example, the variants of the homepage that hid the search buttons until after the fade performed the worst in terms of user happiness metrics.”

    Visto que não podemos usar os botões sem que haja o “fade in”, não vejo mesmo qual a funcionalidade destes lá para além do impacto psicológico que possam ter no novo utilizador.

    Para mim tirava-os e pronto!

  19. Avatar de afonso
    afonso

    finalmente percebo do que é que voces estão a falar.
    é que eu passo o tempo com o rato na mão.