DNS – Mais um serviço para a Google dominar?

111 Comentários

Tenha um acesso à Internet mais rápido !
O Google lançou hoje um novo serviço designado de Google Public DNS. O serviço de DNS(Domain Name System) é considerado o “coração” de uma rede. Em traços gerais, o serviço DNS é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando escrevemos www.pplware.com, há uma consulta ao DNS para saber qual o IP correspondente.

03-12-2009 19-47-30

Um dos principais objectivos que a Google quer alcançar com este serviço é a rapidez, por parte dos browsers (recorrendo a métodos de caching mais eficientes), no acesso a páginas e serviços WEB já que antes de um browser obter qualquer página, questiona o servidor de DNS para saber qual o IP correspondente para um determinado site.

A segurança é outro ponto forte deste serviço já que o serviço de DNS é vulnerável a ataques de spoofing que podem “envenenar” o cache de um servidor e assim encaminhar os pedidos para sites maliciosos.

A transparência é outra característica do serviço já que não existem quaisquer bloqueios ou filtragem de pedidos, não prejudicando a navegação dos utilizadores.

Para quem usa os serviços de DNS dos ISP’s (Sapo, Clix, Netcabo, e todos os outros), terá de alterar os endereços IP e assim começar a utilizador o serviço de DNS da Google.

Os servidores de DNS fornecidos pela Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) deverão ser configurados na sua máquina para poder começar a usufruir do serviço.

A Google disponibilizou uma página com as principais configurações. Ver aqui

Como Configurar no Windows 7

Ir a Open Network and Sharing Center e escolher a vossa interface que está ligada à rede. No meu caso como estava ligado via wireless, escolher a interface Wireless.

DNS_1

Depois escolher Proprieties

DNS_3

Da lista apresentada escolhemos Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4), para configurarmos a pilha protocolar IPv4

DNS_4

No meu caso, as configurações de rede são obtidas via dhcp através do router. Para indicar os novos IPs referentes ao serviço de DNS vamos preencher os 2 ultimos campos com os IP’s:

  • Preferred DNS server: 8.8.8.8
  • Alternate DNS server: 8.8.4.4

DNS_5

Testem e digam se a vossa Internet se tornou mais rápida.

Partilhar:
Tags:

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anderson
    Anderson

    Já tou usando!
    É da google eu confio. 😀

    1. Avatar de mario
      mario

      isto vai ser mais uma forma de aperfeiçoar o datamining…

      1. Avatar de leitorassiduo
        leitorassiduo

        Yep.. pena que pouca gente vê isso..

      2. Avatar de prankstare
        prankstare

        Data mining? Bom, se fizerem isso melhor. É uma boa ter um controle do que o pessoal faz e tal. É bom até pra prevenção.

  2. Avatar de Raul Ferreira

    Neste momento uso OpenDNS. Não sei se troco…

  3. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    google sempre a inventar

    os dns q temos por defeito sao do nosso isp right?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim. Os IP’s configurados são dos nossos ISPs

  4. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Se calhar até está mais rápido, mas nada que se note…

  5. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Eu também usava o OpenDNS mas aquilo substitui o “sinto-me com sorte” de quando escrevemos uma palavra na barra de endereços pelo do OpenDS, e achava isso irritante.

  6. Avatar de 3biz
    3biz

    Vantagens REAIS???

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Segundo a google:
      – Mais rápido
      – Mais Seguro
      – Mais Versátil e transparente

      1. Avatar de JGomes

        – Mais um passo para nós (Google) dominarmos a Internet, o Mundo e o Universo.

        1. Avatar de leitorassiduo
          leitorassiduo

          O raio da Google já anda a enojar anda! Estes gajos querem é que no futuro standards de tudo e mais alguma coisa seja o que é utilizado pela Google.

        2. Avatar de Celso Azevedo

          Estão sempre a reclamar, mas nós utilizamos os serviços deles. A culpa é nossa e não do Google 😉

          Se começam agora a utilizar o Bing, por exemplo, vai crescer e vai começar a dominar…

          Neste momento o unico serviço que utilizo da microsoft por exemplo, é o msn e é com um email do gmail…

          Não pago nada, não me dão problemas… tou bem da vida…

          1. Avatar de Nello
            Nello

            Falou tudo Celso.

          2. Avatar de Bruno M.

            Subscrevo e assino por baixo…..

          3. Avatar de Sa
            Sa

            isso pk não conheces a capacidade de processamento que eles têm, e se eles o usam para fazer datamining sobre os teus emails, documentos de texto (trabalho), webpage pessoal, pesquisas efectuadas e sabe-se lá mais o k. Eu sigo o velho adágio popular.Os ovos não se devem por todos na mesma cesta!

      2. Avatar de Vasco Silva
        Vasco Silva

        Boas,

        Quando comecei a ler, pensava que era uma ferramenta qualquer para guardar entradas de DNS dentro da nossa máquina, agora, apenas acesso a 1 servidor de DNS? Terá assim tantas vantagens?

        Em relação a “Mais rápido” alguem efectuou testes? Custa-me bastante a querer, actualemente, temos o servidor DNS apontar para os ISP, que basicamente, é o primeiro nó de rede, desde nossa casa, colocando o do google, teremos que passar por este nó, mais dois ou três, até chegar ao DNS do Google.. o Almoritmo terá tão melhor que compense este acréscimo no tempo perdido a saltar de rede em rede? custa-me a querer…

        Além do mais, vai contra a hierarquia DNS, normalmente, os pedidos DNS são sempre feitos aos servidores mais próximos, se tivermos num ambiente corporatio (empresa.clix.pt), se este não resolver o nome, pergunta ao seguinte (o do ISP exemplo: clix.pt) se este também não souber, pergunta ao servidor acima (pt) e dai em diante, sendo esta procura feita até 7 ou 8 niveis… E tudo isto para quê, reduzir tráfego de rede… Não faz sentido, por exmplo, se eu quiser resolver o endereço do meu vizinho, ter que fazer um pedido DNS a um servidor, que está no outro lado do mundo…

        Cptos,
        VS

        1. Avatar de Bruno Antunes
          Bruno Antunes

          Concordo contigo, mas é preciso ter atenção que nem sempre os servidores DNS dos ISP são rapidos a fazer essa tradução, forçando os DNS salta os nós provenientes do ISP. Obviamente que quanto mais rapido for o acesso à internet mais rapido será o pedido.
          Atenção tambem que o proprio SO guarda entradas DNS (por alguma razão existe o “flushdns”).

        2. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          @Vasco:
          “Custa-me a *crer*” – querer é poder; crer é vontade… 😉

          @Bruno:
          Além do mais, se vires, os dos ISPês estão geralmente na mesma subrede (com ip consecutivos, até), logo, se um vai abaixo, vai o outro também…
          Eu tenho 1 no opendns e o outro no isp.

  7. Avatar de Tekku
    Tekku

    E mais uma maneira de eles nos controlarem?
    A google num futuro próximo vai controlar o Mundo hehehe.

    Nunca experimentei um serviço destes mas já por várias vezes que pensei em usar e pelo meio surgiu algo que me impediu ver se um destes dias experimento.

    Cumps

    1. Avatar de Bruno Braz
      Bruno Braz

      Controlar o mundo… 😉

      Imagina todas as vantagens que um motor de pesquiza como o Google pode retirar se conhecer as estatisticas de todas as queries de DNS feitas plo mundo fora 😉

      Da que pensar…

  8. Avatar de Luís Artur
    Luís Artur

    Vou trocar isso mas é no router =D

  9. Avatar de STK
    STK

    Aparentemente não notei grande diferença…talvez com o uso…

  10. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    E será que também não aproveitam para fazer registos dos acessos e assim ter estatísticas para usar no seu próprio Marketing? 🙂

    1. Avatar de JGomes

      yap, e acredito não só.

      espreita o blog do OpenDNS e procura pelo post sobre isto

  11. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Ja mudei e noto alguma diferença.. nada mal =)

  12. Avatar de JGomes

    Se a google passar a dominar o DNS, cumpre-se profecia e a Google passa a *ser* a Internet. =S

  13. Avatar de S Miranda
    S Miranda

    Google Public DNS (8.8.8.8) vs. OpenDNS (208.67.222.222) vs. DNS do ISP Nacional: Sapo (212.55.154.174)

    8.8.8.8 lifehacker.com 71 msec
    208.67.222.222 lifehacker.com 54 msec
    212.55.154.174 lifehacker.com 18 msec

    8.8.8.8 facebook.com 58 msec
    208.67.222.222 facebook.com 55 msec
    212.55.154.174 facebook.com 18 msec

    8.8.8.8 digg.com 58 msec
    208.67.222.222 digg.com 52 msec
    212.55.154.174 digg.com 17 msec

    8.8.8.8 hi5.com 58 msec
    208.67.222.222 hi5.com 57 msec
    212.55.154.174 hi5.com 17 msec

    8.8.8.8 bbc.co.uk 59 msec
    208.67.222.222 bbc.co.uk 57 msec
    212.55.154.174 bbc.co.uk 47 msec

    8.8.8.8 wikipedia.org 57 msec
    208.67.222.222 wikipedia.org 71 msec
    212.55.154.174 wikipedia.org 22 msec

    8.8.8.8 http://www.ist.utl.pt 59 msec
    208.67.222.222 http://www.ist.utl.pt 54 msec
    212.55.154.174 http://www.ist.utl.pt 18 msec

    Sapo wins.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom comparativo S Miranda !!!

    2. Avatar de JGomes

      o DNS do sapo está dentro da tua rede, é obvio que o acesso seja rapido, a não ser que esteja sobrecarregado.

      O ping não basta para ver se é bom ou mau.

    3. Avatar de JGomes

      bolas, chamei ping a tempo de resolução, my bad! 🙁

      É difícil de comparar dns pois, como nestes casos, eles ja têm os resultados em cache e apenas se limitam a pesquisar nesse mesmo cache e devolver o resultado.

    4. Avatar de s-k

      Confirma-se. Sapo wins.

      Só para tirar a dúvida, testei aqui com outro endereço.

      8.8.8.8 globo.com 63 msec
      208.67.222.222 globo.com 56 msec
      212.55.154.174 globo.com 17 msec

      Nota: Usei o comando dig no Linux.

    5. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Confirma o que dizia o Vasco Silva, mais acima; mas o que eu digo também se aplica (primário num servidor, secundário noutro).

  14. Avatar de Almeno Rocha

    OK, agora tenham em atenção que se a Google quiser que vocês abram a página http://www.google.com quando digitam http://www.bing.com é fácil.
    Claro que não será esse o fim, mas quem gere um DNS pode muito facilmente fazer isso ou então bloquear determinados sites, tantas vezes isso acontece com os ISP’s Nacionais.
    Por isso o meu router tem configurado o OpenDNS.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Por enquanto ainda resolve bem 🙂

      > server 8.8.8.8
      Default Server: google-public-dns-a.google.com
      Address: 8.8.8.8

      > http://www.bing.com
      Server: google-public-dns-a.google.com
      Address: 8.8.8.8

      Non-authoritative answer:
      Name: a134.g.akamai.net
      Addresses: 88.221.93.96
      88.221.93.97
      Aliases: http://www.bing.com
      search.ms.com.edgesuite.net

      >

  15. Avatar de Nody
    Nody

    Claro que a grande vantagem deste serviço não é para quem usufrui dele, mas sim, para quem o disponibiliza. A Google fica assim com a capacidade de seguir todos os movimentos na nuvem de quem utiliza o seu serviço de DNS.

    Um exemplo: O meu IP vai pedir à google para resolver o endereço http://www.pplware.sapo.pt (site porno), depois faço umas pesquisas no Google e termino com uma visita ao meu GMAIL. Pronto a google já sabe que eu vejo pornografia. 🙂

    Para que serve esta informação? Para a google ganhar dinheiro.
    É legal? Claro, para se poder utilizar o serviço temos que ter conhecimento e aceitar as regras impostas.

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Yeah, right, that’s how it works 😉 Not..

    2. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      Concordo plenamente contigo, apesar de outros pensarem que é teoria da conspiração, só os “anjinhos” é que não vêem que o interesse da Google em todo este Tsunami de aplicações é controlar cada vez mais os movimentos dos utilizadores da Web para aumentar em quantidade e qualidade a sua, já nada pequena, Base de Dados de Intenções.

      1. Avatar de Bruno M.

        Não será isso MEDO? Até a bem pouco tempo todos diziam mal da M$ a google apareceu e as actuais más linguas contra a google eram a favor.. agora são contra? Enfim..

        Serviços inovadores.. APROVO…

        Como disse antes, um dia virá um concorrente de peso com ideias bem mais inovadoras contra a Google.. e então aí esta irá cair.

        Até lá GOOGLE RULA!!! Para além de OFERECER Serviços a BORLA!!

        A M$ “oferece” serviços (vende) a Google OFERECE!

        A M$ vende, e ilegalmente, adquire informação e quer cotrolar os seus clientes.

        A Google dá, e mesmo que adquira info, pelo menos não pratica as politicas M$… Até agora não vejo a Google a forçar os clientes a fazer seja o que for.

        1. Avatar de Nello
          Nello

          Perfeita a sua colocação Bruno M.

  16. Avatar de dc
    dc

    Hmmm, é Google, é de confiança, claro que por de trás eles tem interesses comerciais, mas se com isto a velocidade melhorar, os resultados requisitados aparecerem mais depressa e com maior objectividade aos termos pesquisados, então… Porque não?

    1. Avatar de Bruno Braz
      Bruno Braz

      Confiança?? Em que baseias essa tua confiança?

      1. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Claro que é de confiaça… Então quando é que uma empresa que esta cotada na bolsa e tem que responder a shareholder aldrabou ou usou taticas pouco limpas???

        SANTA IGNORANCIA….

        Eu acho k a google ja sabe demais sobre mim… (dashboard assusta)
        Nunca na minha vida que eu usaria isto (preferia andar com uma folha atras de mim com os IPs dos sites que uso)

        Google will own us!!!

        Espera a crise os atingir mesmo (eles pararem de ter lucros)…. acham que eles vão conseguir convenser os accionistas que esperam lucros chorudos, que não vão ter lucros porque a empresa tem como lema “Do no Evil” …. Gostava de ter mais fé na humanidade, mas não tenho.

        É engraçado ver a google a distribuir armadilhas e a malta fazer fila para saltar…

        That’s my 2 cents

        P.s. Tenho k deixar de ver documentarios 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Partilho de alguns argumentos.. mas não quero assustar ninguém, pois este “Big Brother” global tem nomes na “ficha técnica”, mas há sempre que se justifique com as paranóicas teorias da conspiração!!!

          UM dia o mundo estará nas mãos do Google… mas isto sou eu a teorizar, vale o que vale 🙂

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Entretanto há outros perigos bem maiores à espreita, mas já nem vou falar mais deles 😛

        2. Avatar de Filipe Lourenço
          Filipe Lourenço

          O pessoal tá com medo que a Google fique, como disse o Vitor, o grande Big Brother e saiba tudo sobre o que andamos a fazer na net.
          Pois bem meus caros, isso já a Interpol faz há muitos anos, desde que existem ISPs. 🙂
          Todo o mail que lêem, todo o site que visitam, toda a conversa de chat, está a passar por um sistema que detecta umas certas keywords e uns certos padrões e se surgir algo de anormal, apita. Falo com conhecimento de causa, não estou a inventar.

          1. Avatar de Diego Castro
            Diego Castro

            Estas a falar do Echelon??? http://pt.wikipedia.org/wiki/Echelon

            Não me parece k akilo seja muito eficaz.
            O problema da google é k não só eles tem esta info quase infinita, como eles sabem o que fazer com ela…. algo k n se pode dizer das policias….

  17. Avatar de chamusky
    chamusky

    Que pena este pequeno tutorial ser só para win 7 e não tambem para xp, ou seja leigos ficam de aflitos

    1. Avatar de Tekku
      Tekku

      Os passos são semelhantes basta leres com atenção e seguires.

    2. Avatar de EvilDream
      EvilDream

      NO xp basta ir ao Painel de Controlo, e de seguida a Ligações de Rede(em vista clássica), e as propriedades da ligação de rede pela qual estas a usufruir da Internet, a partir dai será seguir a 3ª e 4ª imagens do tutorial.

  18. Avatar de Bruno Braz
    Bruno Braz

    Se as empresas de publicidade sugerissem instalar um addon no browser que analisse o que voces consultam na net de certeza nao aceitariam… mas como é no DNS e é da Google nao vejo ninguem preocupado… e lembrem-se que o Google vende publicidade, tenho dito 😉

    1. Avatar de paulo ricardo
      paulo ricardo

      Exacto é triste ver as pessoas a se deixarem seduzir por este tipo de táticas de marketing descarado!

      Aliás com isto eles até a publicidade não google passa a ser controlada.

      Isto chama-se fascismo mas pelos visto há quem goste

      enfim…

      Se fosse a MS a fazer uma coisa destas meu deus o que se diria.

      1. Avatar de EvilDream
        EvilDream

        Enquanto a MS ganhou dinheiro a vender sistemas operativos e aplicações ao olhos da cara a Google ganha sem tu pagares um tusto, o que preferes???
        Se calhares preferes que eles cobrem para o pessoal usufruir dos servisso deles, talvez seja menos “fascista”?!?!

        1. Avatar de Nelson N
          Nelson N

          Eu prefiro pagar! Alguém disse acima que num futuro próximo vão controlar o mundo; o mundo informático já é controlado por eles! Todos os caminhos vão dar o Google!

          1. Avatar de Bruno M.

            Antes também diziam que a M$ ia controlar o Mundo… Até que…..

            Até que……

            Até que………….

            ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

            Apareceu a Google……

          2. Avatar de Filipe Lourenço
            Filipe Lourenço

            O sapo é que vai dominar o mundo!

            ..

            …. E a Google por conseguência 😛

      2. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Desculpa, mas não sabes o que é o fascismo.

  19. Avatar de Nasp

    O Google caminha para o dominio web…

    Por enquanto o OpenDNS rula aqui.

    PS: Não se ponham a alterar os dns do router, para mais se são utilizadores de serviços de IPTV do Meo por exemplo ou vão deixar de ter televisão…. 🙂

    Alterem sempre os DNS na placa de rede em cada computador que pertendem usar.

    1. Avatar de Ognito Inc.

      “PS: Não se ponham a alterar os dns do router, para mais se são utilizadores de serviços de IPTV do Meo por exemplo ou vão deixar de ter televisão….”

      Boa dica! Já me estava a preparar….

  20. Avatar de delaorden

    rapaz, dizer que ” é do google, eu confio…” é como dar um atestado de alienação, ou como lustrar as botas do amo, ou até o reconhecimento de que nada mais no mundo conheço, a não ser o google. Não é bom este tipo de pensamento, embora sei que ele pode mudar a qualquer momento. Optar é saber discernir e distinguir, após testes e testes. Agora, declarar amor cego ao maior intruso digital da atualidade é no mínimo auspicioso. Isso não é bom. No mundo digital os amores cegos podem te trair a qualquer momento. Pensem nisso.

      1. Avatar de delaorden

        obrigado, my friend 😉

    1. Avatar de Sergiomc
      Sergiomc

      Não teria dito melhor.. 😉

    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      No mundo digital como no “analógico”… 😉

  21. Avatar de João Campos
    João Campos

    O objectivo do Google é óbvio: Estar em todo o lado, ter todos os serviços “num só”, e ser, assim, líder de mercado em muita coisa = profit!

    As teorias da conspiração são no mínimo cómicas, mas vá, são piores aqueles que acreditam cegamente em tudo o que vêm/lêem/ouvem do que aqueles que são do contra, só porque sim (mas isto também é típico do português, ou melhor, é uma característica “latina”.), estes últimos ó menos têm (muito) espírito crítico.

    O meio termo é: O Google pretende estar em todo o lado, é óbvio que “controla” e vai “controlar” muitos mais detalhes da nossa vida, mas se repararem, só “controla” porque nós assim o aceitamos (e queremos, sem nos apercebemos), não somos forçados a esse controlo.

    1. Avatar de JRPFernando

      Deves querer dizer que fizeram uma cópia deste artigo… daqui para o site que referes…. correcto?

      Tens razão!

      1. Avatar de Olly

        Nem se deram ao trabalho de remover o logo do pplware LOL

      2. Avatar de Olly

        Mas vá lá, dão os créditos ao pessoal do pplware/sapo pelo artigo.
        Já não é a primeira vez que me copiam artigos dos blogues em que colaboro e nem indicam o autor ou blogue…

        1. Avatar de maurycio
          maurycio

          ao menos podiam incluir no final do artigo a fonte e o respectivo link… enfim :s

        2. Avatar de maurycio
          maurycio

          confirma-se 😀 não tinha reparado

    2. Avatar de jgonca

      Não sei se na altura em que comentaste esta informação estava disponível e visível, mas não é cópia, mas sim uma “citação, digamos assim.

      “por OrIoN_1992, fonte Pplware/Sapo, data 00:09 (9 horas atrás)” (aparece junto ao título do post)

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Levaram-nos tudo !!! Eu especialmente gosto daqueles onde existe uma história pessoal inicial e depois o pessoal faz copy paste..chego a conclusão que há pessoas exactamente como eu..pois escrevem como eu e pensam como eu..
        Tomara a google saber disto 🙂

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          DMCA contra a Google, já!!! 😀

    3. Avatar de pedro
      pedro

      é uma “cópia” como tantas que o ppplware faz, vocês não tem mais nada que fazer?

      “fonte Pplware/Sapo”

  22. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Boas. sou um novo utilizador de ubuntu e gostava de experimentar alterar o DNS. como posso fazer isso em linux

    1. Avatar de jgonca

      Editas o ficheiro /etc/resolv.conf e alteras os ips que lá estão pelos ips do dns do google.

      Isto, no caso de n utilizares o NetworkManager.
      Podes ver aqui os passos que tens de fazer, quer seja através do NetworkManager ou editando o ficheiro que te disse.
      http://code.google.com/intl/es/speed/public-dns/docs/using.html

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        obrigado pela dica

  23. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Também uso o OPENDNS na minha maquina principal. Na minha outra que tenho partilhada com a principal vou-lhe meter o da google para ver se acho diferenças.

  24. Avatar de Buranello
    Buranello

    Estou usando aqui….ficou bem melhor….sou do Brasil e uso o Speedy da Telefonica !

  25. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Mais testes…

    Tele2 10MB com Windows 7:

    ping pplware.com
    -Tele2: 85ms
    -GoogleDNS: 85ms (1)
    -OpenDNS: 85ms

    Empate lol

    ping wintech.com.pt
    -Tele2: 69ms
    -GoogleDNS: 72ms
    -OpenDNS: 74ms (1)

    Vencedor: tele2

    ping livebetas.net
    -Tele2: 81ms (1)
    -GoogleDNS: 81ms
    -OpenDNS 82ms

    Empate

    Ou seja nao se consegue determinar melhorias por usar dns alterativos ao do nosso ISP, até se verifica o contrario. Onde esta o (1) significa que foi o primeiro a ser testado.

  26. Avatar de Bug Killer 03
    Bug Killer 03

    Ainda não testei nem este nem o OpenDNS, mas tencionava fazer isso em breve. Contudo o site do OpenDNS aqui não está a querer cooperar, não sei bem porquê. Zon 10Mb.Contudo lá consegui abrir o OpenDNS e encontrei este comentário http://blog.opendns.com/2009/12/03/opendns-google-dns/

    Talvez valha a pena dar uma olhada. Talvez experimente um ou ambos os serviços, por agora uso os do ISP.

    Cumpz 😉

  27. Avatar de XPTO
    XPTO

    Para testar o carregamento de uma página com ou sem DNS, ver aqui:

    http://www.numion.com/stopwatch/

    Para testar a ligação à Internet ver aqui:

    http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=16

    ou aqui:

    http://qos.sapo.pt/

  28. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Atenção que se usarem isso dentro de uma empresa que esteja numa AD e se não colocarem os DNS da AD primeiro, o que vai acontecer é que sempre que fizerem alguma coisa na rede interna vai haver chamadas para o exterior.

    De referir tambem de que ao usars os dns do google, ou opendns que já existe a muito mais tempo e tem serviços bem mais interessantes, eles ficam a saber de todos os teus habitos de navegação, uses ou nao a toolbar deles uses ou nao a pesquiza deles. Alias a resolução de DNS é uma ferramenta muito poderosa e que pode ser usada para fins menos claros porque pura e simplesmente nao sabes o que fazem com os teus dados.

    Para que não se importa com estas questões, é bom ver finalmente um concorrente a altura do opendns.

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Da mesma forma que te dizem que nao te vasculham o email mas a realidade é que o fazem mais que não seja para te darem publicidade direccionada.

        Entre o OpenDNS e este serviço venha o diabo e escolha. Mesmo assim ainda prefiro o OpenDNS maism que nao seja pelos anos de mercado que tem e pelos serviços que disponibilizam.

        Sabiam que podem usar o OPENDNS como filtro de conteudos? Para quem tem filhos em casa pode ser uma mais valia.

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Publicidade direccionada é um bocado difícil: entre o adblock e o peerblock não passa nada… mas tudo é possível, embora, como já disse, para conspirações haja pior.

  29. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    OpenDNS são rápidos, actualizam bem etc, não me parece que a Google tenha tarefa fácil!

  30. Avatar de ZeX
    ZeX

    Já há muito tempo que uso o OpenDNS configurado no router como secundário.

    E para quê?

    Para o caso de, como por vezes acontece e não tão poucas como isso, o meu DNS primário (do ISP) não estar actualizado ou estar um pouco congestionado. Diversificação, e nada mais. 🙂

  31. Avatar de Paulo Ribeiro

    hepa rapida ou nao na utilizaçao normal nao reparo em nada a nao ser o ping ter aumentado. a unica coisa que notei de anormal foi os 3 testes de net que fiz agora mesmo com fibra da clix:
    http://www.speedtest.net/result/642140696.png

    contratados: 100/10mbps

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Mais 30MB do que o contratado, estas com sorte.

  32. Avatar de Jolman Oliveira
    Jolman Oliveira

    Por acaso sabem se tbm funciona bem com as ligações através das placas de net? (tipo Vodafone, Kanguru e TMN)

  33. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    O que interessa daqui:
    http://www.manu-j.com/blog/opendns-alternative-google-dns-rocks/403/

    DNS Results (Portugal) Domain Google 4.2.2.2 OpenDNS
    lifehacker.com 69 81 60
    facebook.com 71 68 61
    manu-j.com 68 68 63
    reddit.com 74 66 63
    tb4.fr 70 67 63
    bbc.co.uk 86 89 60

    DNS Results (Brazil) Domain Google 4.2.2.2 OpenDNS
    lifehacker.com 36 174 168
    facebook.com 36 163 186
    manu-j.com 36 163 186
    reddit.com 38 163 191
    tb4.fr 37 174 183
    bbc.co.uk 37 174 173

    Mas isto vale o que vale.

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      para quem quiser testar:

      #!/bin/sh

      for i in “lifehacker.com” “facebook.com” “manu-j.com” “reddit.com” “tb4.fr” “bbc.co.uk”
      do
      for j in “4.2.2.2” “8.8.8.8” “208.67.222.222”
      do
      echo $j $i `dig @$j $i | grep Query | awk -F “:” ‘{print $2}’`
      done
      done

  34. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Li (quase) todos os posts e pareceu-me ter ficado de parte a importância destes servidores no uso do ChromeOS e sobretudo para quem usar quase exclusivamente os serviços da Google: gmail, google docs, calendário.

    Aí vejo algum potencial! 😉

  35. Avatar de Hawk

    Aqui me pareceu menos lento. Acho que é só impressão, vou testar mais.

  36. Avatar de Rodrigo Paitach
    Rodrigo Paitach

    Com toda a discussão sobre o assunto fica a idéia de uma nova matéria… “DNS existentes e comparativo entre os mesmos”

  37. Avatar de balacrau
    balacrau

    O Google é o Skynet.

    Sabe quase tudo sobre mim. Onde vivo, para onde costumo ir (Maps,iPhone gps), conhece a minha cara e a cara dos meus amigos(picasa).Tem fotos da minha rua (street view). Sabe com quem falo (gmail,contacts, gtalk), sabe que sites visito (webhistory), e agora esta.

    Já agora alguem sabe como se configura o meo para usar o dns do skynet.

    1. Avatar de Bruno M.

      Skynet… Terminators a mais??? 😛 lol

      Com sorte se os filmes não existissem, teorias da conspiração eram bem mais reduzidas.

  38. Avatar de Bug Killer 03
    Bug Killer 03

    Estou a usar o OpenDNS e até agora a abertura de páginas tem sido rápida e já vi o ping e é baixo. Contudo o acesso ao site do serviço OpenDNS é muito lento. A mais alguém acontece isto? Zon 10/512 Wireless Netgear. Tenho os DNS em ambos os lados, no router e no pc.

    Cumpz

  39. Avatar de starkiller
    starkiller

    A informática e a Internet já não são coisas de tipos esgrouviados, inofensivos, pacholas e simpáticos; domínio por domínio (o que infelizmente começa a parecer inevitável) cabe perguntar se é melhor ser dominado pela sedução colorida da Ggl ou pela força bruta da M$… Eu, por mim, prefiro a Ggl, cada um vai escolherá.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Hmm, deves estar confuso não?

  40. Avatar de José Xavier
    José Xavier

    E colocar uma daquelas listas enormes no ficheiro host não ajuda?

  41. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Para a malta que anda para ai com ideias brilhantes de que isto agora é que é a google vai dominar e mais o raio que nos parta, he pah… vejam comparativos e façam os vossos póprios comparativos com op script que este senhor se deu ao trabalho de fazer em vez de “partir do principio que tudo o que é google é uma boa coisa”.

    A conclusão dele é simples. Os servidores de DNS que estao em Portugal tendem a ter maior probabilidade de ser mais rapidos dos que os que estão do outro lado do atlantico, mais que nao seja porque estao perto de nós.

    E agora vá… de volta ao trabalho sim?

    http://antoniocampos.no-ip.com/2009/12/04/comparacao-velocidade-de-servidores-dns

  42. Avatar de Alexandre Alves
    Alexandre Alves

    Pare quem diz que é “google eu confio”

    http://aeiou.expresso.pt/google-limita-acesso-gratuito-a-noticias=f550884

    quem diz news diz outras coisas mais no futuro …

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      O que o bing veio fazer ah 🙂

  43. Avatar de Miguel Costa

    Por mim é uma completa perda de tempo… e acho q não traz vantagens..
    melhorar o tempo de resposta DNS? para quê?
    com as velocidades actuais de ligação à net em Portugal acho que não se justifica… e como é óbvio vai aumentar o tráfego internacional da vossa ligação 🙂 (apesar de ser muito pouco aumenta ehehehhe)

    se fosse para melhorar as respostas dos servidores na net tinham o meu completo apoio.. mas como não o faz… acho q não serve de nada

    é claro isto na minha opinião e sem querer ir contra as ideias de ninguém

  44. Avatar de prankstare
    prankstare

    O DNS do Google é rápido!

  45. Avatar de Johny Alencar de Holanda
    Johny Alencar de Holanda

    Gostaria de utilizar para windows 8.1 por favor me ajude!!!
    att
    Johny