Smartwatches: Já ninguém os quer comprar?

78 Comentários

Quando se começou a falar em smartwatches, previa-se que este seria um segmento onde muitas marcas iriam apostar até porque o mercado (tal como nos smartphones) assim o exigiria. Mas, segundo dados recentes da IDC, a tendência mostra claramente que o mercado dos smartwatches está em quebra.

Qual será o futuro destes tipos de gadgets?

watch

Se pensavam que o mercado dos smartwatches iria ser semelhante ao dos smartphones, desenganem-se! De acordo com um estudo da IDC, as vendas de smartwatches estão a ter uma quebra de mais de 50% ao ano.

Segundo os dados partilhados, no terceiro trimestre de 2015 foram vendidos 5.6 milhões de smartwatches. Este ano, em igual período, apenas foram vendidos 2.6 milhões de unidades.

No ranking das empresas que mais vendem, o destaque vai para a gigante Apple, que lidera o número de vendas, seguida da Garmin (mais virada para gadgets associados ao running e fitness) e na terceira posição está a Samsung.

smartwatches_01

A quebra de vendas é generalizado, escapando a Garmin que apresenta um crescimento único de 324%. Relativamente à Apple a quebra foi na ordem dos 72% mas, com o lançamento do novo Apple Watch 2, espera-se que os números voltem a subir.

IDC

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    Sinceramente entendo porque são equipamentos em queda. Eles não são tão uteis (ainda) como se pensava. Talvez quando vier a internet das coisas e conseguimos controlar o carro, etc, será mais… e quando conseguirmos ter um maior controlo da nossa saúde… eu tenho um e só o uso para ver as horas. Não vejo ainda uma grande utilidade. Dá jeito mas não tanto quando pensei dar…

  2. Avatar de PP
    PP

    Para mim pessoalmente um smartwatch só terá utilidade quando substituir um telemóvel, dando nomeadamente para fazer ou receber chamadas. Até lá não preciso de mais uma coisa para carregar a bateria ao fim do dia. E diga-se de boa verdade, desde que se tornou moda ter que andar sempre com um telemóvel atrás que deixei de usar relógio, vejo as horas no telemóvel.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Eu uso a Miband. Chega-me bem e a bateria dura e dura..

  3. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Eu acho que a causa disto é pelo facto de não se ver a venda smartwaches nas ourivesarias onde se vendem várias marcas de relógios (menos smartwaches).

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Como amante e coleccionador de relógios, o Smart wacth é tudo menos um relógio.
      Se pendurarmos um fardo de palha no pulso aquilo nunca vai ser um gourmet requintado.
      Andar a carregar a bateria daquilo o diariamente….. Eu só uso relógios mecânicos alguns automáticos, o movimento do pulso carrega a corda.
      Depois há os KINETIC da SEIKO, são de quartzo (para os mais exigentes da precisão ao segundo) e carregam pelo movimento do pulso também.
      Aquelas coisas podem ser smarts, nunca serão watches, por isso as relojoarias não querem saber daquilo para nada.
      Usar relógio de pulso ou não é uma opção de cada um, mas o relógio continua a ser a jóia do homem, é uma paixão.

        1. Avatar de Valentim
          Valentim

          vá ver dos gatos… de alpha pendular

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Alfa pendular?

  4. Avatar de Str
    Str

    Inúteis e caros. Mesmo as marcas relojoeiras com tradição perceberam que não seria este o próximo salto e não apostaram tudo nisto, porque as pessoas ao olharem para o pulso só querem ver as horas.

    1. Avatar de Valentim
      Valentim

      inúteis existem muitos. mesmo as grandes marcas estão a entrar na mesma praia. informe-se e compre o meu apple watch stainless steel, para eu comprar, tag heuer connected.

  5. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Como diz o Zé povinho: Sol de pouca dura.

  6. Avatar de censo
    censo

    É um gadget que não me atrai.

  7. Avatar de Alberto
    Alberto

    Eu tenho um gear 2 e dá um jeitaço nos exames ja que tem camera 🙂

    1. Avatar de Luis
    2. Avatar de LR
      LR

      Queres dizer “nos testes escolares”, já que nos exames são proibidos smartwatches.

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        E nos testes também deviam ser, assim como smartphones e afins. As gerações cada vez estão mais ignorantes é um dia serão totalmente ignorantes. Não sabem fazer nada a não ser mexer em telemóveis e computadores.

    3. Avatar de Alcino Major
      Alcino Major

      o gear s2 tem camera? Onde?
      o meu não tem, se calhar a samsung fabricou-te um especial para os teus exames lol…

  8. Avatar de LG
    LG

    Sempre os considerei inúteis. Sim chamou alguma atenção mas por amor de deus vamos tar aqui a brincar? A única coisa que realmente contribuiu ao utilizador foi divulgar as horas e isto com necessidade de carregar diariamente. Apple ainda abriu umas portas e levou o Watch OS mais longe… Continua por não dar em nada… Não passou de um trend como os tamagotchi… Mantive esta opinião desde que os primeiros foram lançados e sim, já os experimentei…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mesma coisa aqui.
      Faz isto e aquilo, mas tendo eu o telemóvel a 2s de distância valerá mesmo a pena efectuar as mesmas tarefas num dispositivo menos funcional e perder muito mais que esse tempo?
      PARA JÁ não passa de um acessório de moda e como tal muita gente compra o iwatch tendo em conta o hype da marca.
      Obviamente que uma outra fatia dos utilizadores compra com o intuito da usabilidade, mas até à data ainda ninguém me conseguiu convencer desse mito 😛

    2. Avatar de Flavio
      Flavio

      Em relação ao Apple Watch acho útil pra quem tem problemas cardíacos e precisa verificar a sua pulsação constantemente, fora as outras utilidades em termos de saúde. Mas mesmo assim só mesmo o achava util se realmente substitui-se o smartphone, pois assim em muitos casos o smartphone ficava em casa, por exemplo para ir correr.

      1. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        O pplware já mostrou aqui na semana passada que o Apple Watch NÃO é o smartwatch mais preciso no que toca a medir o ritmo cardíaco!

        Mas caso não tenhas lido o artigo fica aqui:

        https://pplware.sitedev.pt/gadgets/smartwatches-posso-confiar-para-avaliar-a-frequencia-cardiaca/

        1. Avatar de Flavio
          Flavio

          Não acredito muito que não seja apenas uma falha que já esteja corrigida.

      2. Avatar de LG
        LG

        Flavio… Duvido que quem tenha problemas cardiacas dé confiança no Apple Watch…

  9. Avatar de Kekes
    Kekes

    Chamaram-me louco quando disse que os smartwatches não iam vingar nas presentes encarnações, pelo facto de serem pouco úteis e serem muito limitados. Pelos vistos tive razão. Isto não que dizer que, na minha opinião, seja a um producto falhado pois as empresas sacaram milhões de lucro a custa deles, mas quem perdeu foi o consumidor, ao qual não lhe acrescentou nada.

    1. Avatar de Valentim
      Valentim

      limitado parece um kekes

  10. Avatar de AP
    AP

    ali para o Alberto… quando o patrão te pedir dados concretos e “na hora” quero ver de que te vale a estratégia da câmera

    1. Avatar de charles
      charles

      +1
      Estava mesmo a pensar nisso!!!
      Oh Alberto, não estudes, não…
      Depois vais andar a estacionar carros com um fantástico smartwatch.

    2. Avatar de Hélder Lima
      Hélder Lima

      Até concordaria com o Alberto, se ele estivesse a investir o tempo em que não estuda em autoformação que de facto lhe trouxesse mais-valias para o mercado profissional.

  11. Avatar de João
    João

    Dois problemas a meu ver. O tempo de utilização que as baterias permitem e os elevados preços.

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Os preços de alguns modelos (chineses) são até acessíveis, mas realmente a autonomia das baterias é um grande problema.

  12. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Prefiro a MI Band2 que tem bateria para mais de 30 dias, não estou para ligar todos os dias mais um equipamento a ficha!

    Enquanto eles não perceberem isso que o ppl quer autonomia.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      +1 Tive a Miband 1S e agora tenho a Miband 2 e sinceramente, estou encantando com o equipamento, habituei-me a ter o telefone sem som e estou sempre contactável, sem incomodar no trabalho e a saber sempre que há necessidade urgente de atender/responder. E claro, autonomia importante.

    2. Avatar de Valentim
      Valentim

      já existe boné solar, com usb….

  13. Avatar de FAB
    FAB

    Não é “ninguém os quer comprar”… é simplesmente só há um de jeito: o Apple Watch. Que tem quase metade do mercado, em “fins de colecção”…

    Obviamente também não é para todos, porque é caro.

    1. Avatar de FAB
      FAB

      PS: No ano passado, “Apple” foi a 2ª marca ocidental de relógios mais vendida, a seguir a Rolex.

      1. Avatar de FAB
        FAB

        PPS: Quando eu falo de “mais vendida”, não falo de unidades, como os Android, falo em dinheiro.

        1. Avatar de Modem
          Modem

          Jovem, explica lá como é que esse único relógio de jeito vendeu 3.9M no Q3 de 2015, e no Q3 de 2016 vendeu apenas 1.1M

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            Ness sentido eu explico, pra quem os quer e dão jeito não vale a pena mudar como se muda de smartphone.

          2. Avatar de FAB
            FAB

            Porque é o mesmo modelo. Agora lançaram um novo.

            /explicação

        2. Avatar de ruca
          ruca

          então não foi a mais vendida. foi a que fez mais faturação e mesmo assim não acredites cegamente no que vês nas apresentações da Apple. Vale sempre a pena pesquisar sempre mais a fundo e perceber que muitas das afirmações dos funcionários da Apple são em casos muito específicos.

          1. Avatar de FAB
            FAB

            Tu sabes quanto custa em média um Rolex?

            É a segunda mais vendida no que interessa: DINHEIRO

            É seguramente a mais vendida em unidades, se é isso que te importa!

        3. Avatar de Alpha
          Alpha

          Não sabes claramente o que quer dizer “mais vendido”…

    2. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      Um dia tens me mostrar a quantidade de ações que tens na Apple 🙂 nunca vi ninguém tão fanboy como tu, ao ponto de comentar os próprios comentários uma e duas vezes só para justificar o que disse 🙂 Mas obrigado pela dose diária de comédia que nos dás a todos 😀

      1. Avatar de Modem
        Modem

        deves andar cá à pouco tempo… De vez em quando aparecem que nem cogumelos.

    3. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Falta é dizer que 96.4% dos relógios da Apple foram usados por pouco mais de 30 dias e estão dentro das caixas. A própria empresa ficou aflita quando lançou uma actualização e só 22000 relógios foram actualizados em 2 meses. Tal é a utilização…

      1. Avatar de LG
        LG

        ora nem mais… mas à Apple isso já não lhes interessa… essas estatísticas oficiais nunca verão a luz do dia

    4. Avatar de Alpha
      Alpha

      Não leste a parte do “um de jeito” ter registado uma quebra de 72℅, i.e., superior à média? 😀
      O AW vendeu logo uns quantos aos iFãs que foram a correr comprar um (e agora nem os usam), de resto pouco mais vendeu.
      Ia ser a espécie de smartphone reduzido (em tudo) que ir levar à falência a relojoaria suíça, que vende verdadeiras jóias… Ahahah! Só mesmo na cabecinha retorcida dos iFãs! 😀

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Quero ver quando começarem a contabilizar o Séries 2, o que é que tu dizes.

        Smartphone reduzido é o Android Wear, que foi o maior flop da história da electrónica pessoal!

        Nem, todos juntos, para a Garmin chegam!

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          É… “Para a próxima é que vai ser”! Para a próxima é que o iPhone encolhido com uma bracelete (nem se deram ao trabalho de desenhar um relógio) vai singrar! 😀

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho um samsung gear fit 1 e devo dizer que comprei no olx a um preço bem abaixo do valor comercial na altura com medo da verdadeira utilidade do mesmo.
    Passado talvez 2 anos não me vejo a trabalhar sem o gear fit.
    Não preciso de fazer chamadas nem ver o calendário ou o tempo. O que preciso mesmo é ao estar a trabalhar e andar com o telefone no modo de vibrar de ver quem me está a ligar.
    Desde que o tenho nunca mais deixei uma chamada por atender.
    O lado desportivo também veio mais tarde a realçar a sua utilidade.
    Sem duvida que a autonomia é uma chatice e tenho de fazer sempre a gestão de desligar o Bluetooth para economizar bateria.
    Resumindo gosto deste modelo mas não preciso mais do que isto, vibrar nas chamadas e sms e para correr.

    1. Avatar de Alcino Major
      Alcino Major

      se desligas o bluetooth como é que atendes as chamadas?

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Nem dá para atender as chamadas, aquilo só mostra que recebeste uma.

        O Apple Watch é o único verdadeiro smartwatch, que podes fazer chamadas nele, que tem coluna e microfone.

        1. Avatar de Alcino Major
          Alcino Major

          Mentira, eu atendo e efectuo chamadas apartir do s2.

  15. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Eu tenho o SmartWatch 3 da Sony, e tenho autonomia de 4 dias. Pensei que teria de o carregar de dois em dois, pois foi a Sony que lhe deu tal autonomia.
    Uso-o para ver horas claro, quando o telemóvel está a dar música nas colunas e está fora do alcance serve para mudar de música, aumentar ou diminuir o som, para ver mensagens rapidamente, seja sms, fb ou hangouts é um espectáculo, para dar uma resposta não é tão fácil mas funciona perfeitamente para um “Ok” sem sequer tirar o telemóvel do bolso, quando tou com fones sem botão e quero atender chamadas o relógio também resolve, quando não sei do telemóvel e estiver no alcance do bt do relógio basta seleccionar a opção de localizar que ele põe-se a tocar que nem um louco, muitas vezes o uso como lanterna também, não tão conveniente como o flash do telemóvel, mas serve para o desenrasque muitas vezes… e acho que é tudo. Por mim acaba por ser um pouco indispensável.

  16. Avatar de Modem
    Modem

    Atenção que o crescimento é referente ao market share e não às vendas

  17. Avatar de Ze
    Ze

    Só tem utilidade para quem pratica desporto ou para quem é maníaco por dados dos wereables.

  18. Avatar de Bm
    Bm

    Comprei mesmo só por curiosidade e só o trabalho de o por a carregar constantemente para ter horas e sincronização de algumas “coisas” , para mim é dispensável..

  19. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Tal como a venda de tablets se está a afundar a uma velocidade gigantesca, os smartwatches apanharam o hype inicial, para se descobrir que não tem qualquer utilidade. Já existem muitos smartwatchs que substituem o telemóvel (quase todos provenientes da China) sem precisarem de ter o tijolo no bolso ou na mala. Só que com uma autonomia que não chega ás 72h em standby ou 8 horas em utilização, de pouco servem.
    Isto lembra-me umas das últimas declarações do Steve Jobs que garantiu que toda a gente iria querer era tablets mais pequenos que os 4’22 que a Apple vendia e nunca iriam aceitar maiores que isso.

    1. Avatar de JM
      JM

      As vendas de tabuletas vão de vento em poupa, pelo menos as que têm conexão à internet e dê para fazer chamadas, chamam-se é smartphones…

  20. Avatar de Mauro Rodrigues
    Mauro Rodrigues

    Quase ninguém compra relógios e quem os compra é por gosto, os smartwatches são a mesma coisa. Por isso a única maneira de eles vingarem é fazê-los parecidos aos tradicionais mas com melhoramentos. Aqueles quadrados e grandalhoes são uma parvoice . E é preciso que os smartwatches não dependam da presença do smartphone. é preciso que sejam independentes um do outro e recebam e façam notificações por si mesmos. Assim como estão agora não deixam de ser apenas apendices do telefone.

  21. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Na minha humilde opinião, esta questão tem muito a ver com o facto da tecnologia ainda não estar ao nível do necessário, a grande maioria dos relógios são demasiado volumosos e ao nível de design deixam um pouco a desejar. Aquela que é, a meu ver, a maior falha é a fraca capacidade das baterias. Um relógio tradicional pode levar anos a precisar de mudar de pilha, um smartwatch precisa de ser carregado todos os dias.

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Estive para comprar um, mas acabei por comprar um relógio clássico, à Homem

  23. Avatar de Kn0xx
    Kn0xx

    Comprei recentemente um Mi band 2 e acho que é o simples Smartwatch que cumpre o que pede sem mariquices e a bateria dura.
    Eu acho é que as marcas não “acertaram” no conceito … alias praticamente ninguém acertou em cheio no conceito de smartwatch. Sobretudo porque quiseram dar mais funções do que aquelas que são básicas e simples, comprometendo a bateria e o preço.
    Depois de comprar 2 smartwatch com sistemas bem diferentes.

  24. Avatar de okapi
    okapi

    Foi gadgets que nunca me despertou interesse, prefiro um dos meu Swatch Iron com 20 anos e zero problemas

  25. Avatar de Yordanov
    Yordanov

    eu sei, eu sei qual é o proximo: é o sanita gadget!!

    Enfim.. em vez de se melhorar o que se tem, inventam se cenas…

    Podem falar mal do windows phone e do ios, mas acreditem que com estas especificações corriam e batiam o android com uma perna as costas. Sempre disse: o android tem de ser otimizado, não é so inventar!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Estás a falar de quê mesmo?

      1. Avatar de Yordanov
        Yordanov

        Hugo,

        Estou a falar de tudo em geral… inventa se demasiado e não se melhora nada!!

        – Smartwatches, para quê? Se o iOS, android, etc, estão com bugs…
        – Smartphones, com 300gb de RAM e 1000cores, para quê? Existe uma coisa chamada “otimização”
        – etc.

        Agora como as vendas dos relogios está em queda, deixam se de lado (uns a explodir, outros a quiemar a pele, outros com bugs) e inventa se outra porcaria qualquer… Então e esses gadgets, não se melhoram? Versão 3, 4, 5, 6, 7… cada vez melhor e mais otimizados, não? Talvez seja por isso que ainda não comprei nenhum relogio…estão com demasiados problemas 😉

        Abraço

  26. Avatar de router
    router

    posso dizer que estes smartwatch por mais engraçados que sejam, da minha perspectiva não valem de modo algum o investimento , dada a utilidade que tem, logo é mais uma gadjet para o monte como milhares de outros, o smartphone tem tudo o que é preciso, logo usar um relógio como adereço interligado ao telefone pode parecer engraçado para muitos, mas não faz qualquer sentido, dai estar a começar o mercado a cair, até podiam acabar com eles que nem fazia diferença…

  27. Avatar de André
    André

    Honestamente a única coisa que me impede de comprar um Apple Watch é a bateria. Dois dias de carga (aproximadamente cinco horas com GPS ligado ou a ouvir música) não chega, nem de perto.

  28. Avatar de arkan
    arkan

    O principal problema dos smartwatches são dois: 1- bateria, 2- utilidade por preço tão elevado.

    Eu tenho um gear s, e odeio a bateria dele se usar o modo 3g ativado, o gear s2 é bom mas todo dia tenho de carregar. E se por na mesa os pros e contras, os contras ganham…nao que seja ruim vc na festa, ou usando ele e todos falarem que bonito, mas é só isso.

    Eu talvez compre o gear fit2 que pelo andar da Samsung quando chegar no Brasil vai ser GEAR fit 10!

  29. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    O principal problema, para além de ser caro, é que não substitui completamente o telemóvel. Logo, teremos que andar sempre com o telemóvel atrás que vai fazer as mesmas coisas, mas melhor. Conclusão: pouca utilidade para o preço pago, seja ele de que marca for.

  30. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    No meu ver só existe algumas atenuante quando ao smartwatch.
    o preço relação ao tempo de utilizaçãon e o valor em si em relação a geração seguinte.

    Hoje em dia e com a exceção talvez do Pebble, os smartwatch tem muita pouca autonomia.

    Por exemplo, a Apple na apresentação do Apple Watch 2 falou de todas as alteração menos a autonomia do relógio.
    Convenientemente esqueceram-se de mencionar esse ponto que ficou inalterado!

    O utilizador não quer um acessório que no passado era de manutenção baixa para depois ter de se preocupar a coloca-lo a carregar ao fim do dia, porque caso contrario no dia seguinte terá de voltar a tirar o telefone do bolso para ver as horas e pagou por um acessório que custou-lhe os olhos da cara e ficou em casa a carregar.

    Na minha experiência, todos os utilizadores que tem um smartwatch com baixa autonomia deixaram de utiliza-lo depois de realizarem que afinal não é um acessório tão conveniente, quando esqueceram-se de carregar-lo mais que uma vez.

    Outros dos fatores, é mesmo o preço, num mundo em constante evolução tecnológico é complicado enterrar cerca de 400€ por dispositivo que vai acabar os seu dias como um pisa papeis.

    Eu pessoalmente e como já foi dito aqui, vou esperar que o mercado estabilize mais um pouco e depois quem sabe comprar um bom smartwatch.

  31. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Boas, a única utilidade que vi quando apareceram foi de os usar quando faço desporto. Comprei um daqueles de 8€ que veio lá China e é top para quando vou correr, tem cronômetro e mais umas coisitas, nomeadamente fazer chamadas sem ter que pegar no telemóvel, se for preciso. Estou satisfeito, e foi mais barato que um cronômetro comprado na sportzone.
    Bem haja

  32. Avatar de Filipe Vieira
    Filipe Vieira

    Amigos,por experiência própria digo que falando de smartwatch nada se compara ao Pebble de preferência pós primeira versão…a relação preço/qualidade/funcionalidade/autonomia,é fantástica…isto é quase como o cliente Toyota”e não tenho nenhum Toyota”quem experimenta nunca mais quer outra coisa…eu até sou fiel ao relógio convencional,mas depois de pesquisar bastante e após muitas indecisões,optei por comprar um na Amazon.es e confesso que nunca mais o tirei do pulso….

  33. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Ou o smartwatch substitui o smartphone ou vai morrer mesmo. Ninguém precisa de um smartwatch que se limita a ser apenas um auxiliar do smartphone. Falta criatividade, inovação, e ousadia aos fabricantes.

  34. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Os relógios de desporto fazem imenso sentido, para quem corre ou cicla então é mesmo obrigatório para melhorar o rendimento e otimizar o treino. Não admira por isso que a Garmin tenha subido tanto na quota de mercado e a Apple tenha agora lançado uma versão desportiva em conjunto com a Nike.

  35. Avatar de EuTech
    EuTech

    Smartwatch na minha opinião é mt inútil