Samsung Google Nexus S – um primeiro olhar

48 Comentários

O Samsung Nexus S, já abordado aqui e aqui na sua apresentação, é uma nova tentativa por parte da Google para vincar a sua posição neste mercado, nomeadamente com a sua série Nexus.

Este smartphone chegou-nos muito recentemente, por parte da Vodafone, e deixamos para já algum conteúdo para “abrir o apetite”. Mais à frente será aprimorado um artigo com a respectiva análise.

Um primeiro olhar

Como se sabe este Nexus S foi o modelo que estreou oficialmente a versão 2.3 do Android, o Gingerbread. As primeiras impressões que tive foram uma rapidez incrível e um toque de ecrã fantástico. O seu design com ecrã curvo e todo o resto arredondado, da forma que se pode ver, dão-lhe um estilo diferente, bonito e moderno.

Conheço e usei o launcher do Gingerbread practicamente desde que saiu o seu SDK. Preza pela simplicidade e rapidez, nada de funcionalidades avançadas.

A qualidade da câmara fotográfica aparenta ser digna de menção.

Em termos de características de hardware, como é sabido, o CPU, GPU e chipset do Nexus S são exactamente os mesmos que o Samsung Galaxy S que, curiosamente, faz este mês um ano anunciado (e lançado em Junho seguinte). Existem também outras características no Galaxy S que este Nexus S não traz.

O seu preço actual na Vodafone é de €499.90 nas lojas físicas e de €489.90 na loja virtual.

Mais detalhes serão publicados, aqui no Pplware, após um uso intensivo durante vários dias.


Especificações

Conectividade

  • Quad-band GSM: 850, 900, 1800, 1900
  • Tri-band HSPA: 900, 2100, 1700
  • Tipo HSPA: HSDPA (7.2Mbps) HSUPA (5.76Mbps)
  • Wi-Fi 802.11 n/b/g
  • Bluetooth 2.1+EDR
  • Near Field Communication (NFC)
  • GPS assistido (A-GPS)
  • microUSB 2.0

Ecrã

  • 4.0″ WVGA (480×800)
  • Contour Display com superfície de vidro curva
  • Super Clear LCD
  • 235 ppi
  • Sensibilidade ao toque capacitiva
  • Revestimento anti-dedadas

Tamanho e peso

  • 63mm x 123.9mm x 10.88mm
  • 129g

Hardware

  • Vibração Haptic feedback
  • Giroscópio de 3 eixos
  • Acelerómetro
  • Bússola digital
  • Sensor de proximidade
  • Sensor de iluminação

Processador e memória

  • Processador 1GHz Cortex A8 (Hummingbird)
  • Memória flash 16GB iNAND

Câmaras e multimédia

  • Câmara principal: 5 megapixels (2560×1920)
  • 720 x 480 de gravação de vídeo
  • Vídeo no formato H.264, H.263 MPEG4
  • Auto-focus
  • Flash
  • Câmara secundária (frontal): VGA (640×480)
  • 3.5mm, com jack de 4 contactos
  • Auriculares com microfone
  • Software de cancelamento de ruídos

Bateria

  • Conversação até 6.7 horas em 3G (14 horas em 2G)
  • Stand-by até 17.8 dias em 3G (29.7 dias em 2G)
  • Iões de lítio de 1500 mAH

Software

  • Android 2.3 (Gingerbread)
  • Android Market
  • Calendar
  • Gmail
  • Google Earth
  • Google Maps com Navigation
  • Google Search
  • Google Talk
  • Google Voice
  • Voice Actions
  • YouTube

Homepage: Samsung Google Nexus S

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    podia ser mais barato, mas pelo que é compreende-se

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Vc esta achando caro isso ? So €499.90 aki no Brasil vai custar no minimo R$2000 , como esses portugueses reclamam.

      1. Avatar de Mario Gomes

        Olá Diogo, acho que podes comentar sem referencias desnecessárias a nacionlidades. O facto de ser mais barato em Portugal que no Brasil, não faz dele um terminal barato. Caso queiras podes sempre adquiri-lo numa loja web da europa 🙂

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Nesmo assim vai chegar muito caro, esses imposto aki esta muito alto.

          1. Avatar de Ciro Espítama
            Ciro Espítama

            O telefone é caro. Tanto em Portugal quanto no Brasil. Mas em geral tudo está muito caro no Brasil, se compararmos em termos absolutos. As telecomunicações são um autêntico roubo. O Brasil tem o iPhone mais caro do mundo R$ 2099 (€ 887), mas nem por isso ele é um produto barato em Portugal, cerca de € 700 (R$ 1657)

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          cara e so pensar nisso, se vc comprar isso quantos meses vc precisaria trabalhar ganhano 1 salario minimo ? Aki no Brasil com 4 mes de salario vc compraria.

  2. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Antes de mais ainda bem que já o conseguiram para análise.

    A meu ver é muito parecido com o Galaxy S que está mais barato, sendo que a nível de desempenho, uma rom gingerbread no galaxy fica tudo igual.
    Contudo tem a mais o led para as fotos e esse estilo de ecrã arredondado.

    Aguardo desenvolvimentos 😀

  3. Avatar de Rui Peleja
    Rui Peleja

    Bom pela minha opinião e pelo custo do telemóvel, que não deixa de ser uma maquina excelente.

    O Samsung galaxy S fica bastante equivalente e mais barato!
    Com a actualização oficial da Samsung para Android 2.3 (Gingerbread) já publicado no twitter da Samsung.

    Que ainda não saiu penso eu.

  4. Avatar de ABCRic
    ABCRic

    Por favor, não traduzam “Digital compass” para “Compasso digital”…

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sem dúvida. Ainda por cima a aplicação que uso que recorre ao magnetómetro chama-se “Compass”. Lá escapou.

  5. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    Hummm o dual core da LG é que é uma grande maquina…

    cmps

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      Ou então Nokia E7…
      cmps

  6. Avatar de Luís
    Luís

    Não querendo ser má língua nem dar ar de invejoso, não tenho visto nada de surpreendente ultimamente. Houve um grande salto dos antigos telemóveis para os actuais smartphones. Mas agora é apenas a evolução natural, lenta sem grandes novidades, que raramente valem o preço que é pedido, para mim não se justifica a diferença abismal de preço entre um TMN A1 e este(ou outros tb recentes), o mais fraco faz quase tudo o que faz o melhor. Paga-se muito por pouco mais.

  7. Avatar de rbrás
    rbrás

    Já há largos meses que não comentava por estas bandas. 🙂

    Só queria fazer um pequeno reparo: pelo que sei, este Nexus S é o i9023, e não o i9020. Eles têm apenas uma única diferença: o i9023 não tem um ecrã super AMOLED mas sim um Super Clear LCD.

    Infelizmente a Vodafone não só não explica isso, como coloca no site que este tem um ecrã Super AMOLED (o que não é verdade).

    De resto, quero dar os parabéns ao autor da artigo. Gostei. 🙂

    Abraço e bom trabalho.

    1. Avatar de Vítor M.

      Carissimo Rui Brás, bons olhos o vejam.

      Obrigado pelo reparo, a ser o que dizes é uma falha da Vodafone. Será interessante perceber isso e o Hugo dirá qual é a versão que tem em mãos.

      Abraço.

      1. Avatar de rbrás
        rbrás

        @Vitor

        Posso não andar muito por aqui, mas sempre que posso, venho ver o que vocês andam a fazer. 🙂

        Abraço e continuem com o bom trabalho.

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu espero que sim. Grande abraço.

      1. Avatar de rbrás
        rbrás

        É verdade e só há uma explicação para isso: corrigiram o erro. Há 2 ou 3 dias estava lá o “super AMOLED”.

        Assim sendo, assunto encerrado (e corrigido) 🙂

    2. Avatar de Hugo Cura

      rbrás, é verdade sim sr, até o podes ver nesta imagem no artigo.

      Lapso meu tê-lo colocado nas especificações, fui buscá-las à homepage que indico e não reparei nesse pormenor.

      Um dos grandes defeitos que eu aponto ao Galaxy S é o contraste e intensidade exagerados em algumas cores, principalmente o verde e azul claros. Não sei como é o i9020, mas este i9023 tem um brilho fenomenal, com a luminosidade em valores altos, e as cores são bem equilibradas.

      Obrigado pelo teu reparo.

  8. Avatar de Vítor M.

    Grande máquina, depois Hugo, manda-me isso para eu dar umas voltas com ele :d estou curioso de o testar. Tem muito bom aspecto.

    1. Avatar de Hugo Cura

      E que tal a velocidade a abrir o pplware? Parece-se com 52% mais rápido?

      Ei! Cuidado que minha net é só 4Mbit ADSL 😛

  9. Avatar de Lopes
    Lopes

    Vitor M, depois de ti, sou eu no test drive 😀

  10. Avatar de R. Vieira
    R. Vieira

    Caro para o meu bolso. 😛

  11. Avatar de Tony_tha_Mastha

    Da mesma maneira que no iPhone se paga a experiência apple, aqui paga-se a experiência google: tudo unbranded, actualizações na hora, smartphone desbloqueado, software optimizado, etc.

    1. Avatar de Re0
      Re0

      Com uma “piquena” diferença: o preço 😉
      Venha daí esta análise ao nexus s! É por estas análises, mas não só, que o pplware um dos melhores blogs sobre tecnologia.

  12. Avatar de Vasco
    Vasco

    A velocidade de browsing deste dispositivo é fantástica. UI está muito bom

    How To NFC: http://www.youtube.com/watch?v=wk5mUdeEF8c (podiam ter
    explorado mais este ponto). O 1º Android NFC. As APIs recomendam-se

    1. Avatar de Hugo Cura

      Isto não é uma análise. Tem lá calma…

    2. Avatar de Hugo Cura

      Já agora, em Portugal, de que te vale o NFC? Vão criar pontos NFC “por aí” só porque um dispositivo o suporta? Parece-me muito cedo ainda.

  13. Avatar de Cosme Benito

    Acho o preço exagerado. Comparando com o Samsung Galaxy S acho-o pior. Apesar de ter NFC e o Gingerbread acho a falta de um ecrã Super Amoled, um slot para cartão de memória e a falta de gravação de vídeo a 720p um considerável downgrade.

    Para mim a única grande vantagem do Nexus S é vir completamente sem bloatware e a esperança de actualizações mais rápidas. Será que isso compensa os 120€ a mais e a perda de características? Na minha opinião nem por isso.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Concordo na maioria do que referes, excepto no ecrã Super AMOLED, que no Galaxy S é aberrante, o pior dele na minha opinião (bom apenas em termos de consumo).
      O slot microSD também não me parece que faça falta. Acho que ninguém o usa como uma PEN drive, de transportar dados “dali para aqui”. Liga-se o cabo USB e pronto, quem precisa de mais de 16GB?

      Faltou-te mencionar que o Nexus S tem flash na câmara, não tem rádio FM como o Galaxy S e é 10g mais pesado.

      1. Avatar de António
        António

        Não me agrada la muito a ideia de ter k andar com cabo usb atrás.

        Sendo k falamos nisso, não á por ai uma aplicação para partilhar pastas atraves da rede? do telemovel com o pc?

      2. Avatar de BrunoG
        BrunoG

        Hugo Cura – porque é que dizes que o ecrã Super AMOLED do Galaxy S é aberrante? Não é suposto ser bem melhor que LCDs em termos de contraste, cor, consumo e tudo isso?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Pelo que disse neste comentário.

          Sim é suposto tudo isso que dizes, mas já viste ao vivo? Se não viste, tenta que perceberás. Como exemplo concreto, repara no verde dos porcos do Angry Birds ou noutros verdes (entre outras cores…).

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            Aí já concordo. Os brancos do Galaxy S são meio azulados. Basta abrir a página do Google e comparar ao lado, por ex., do HTC Desire ou do iPhone4, que vê-se bem a diferença.

            Espero que o melhor equipamento anunciado: o Galaxy S II, com o seu Super AMOLED Plus tenha brancos mesmo brancos!

          2. Avatar de Hugo Cura

            Exacto, faltou-me mencionar os brancos também…

      3. Avatar de koizo
        koizo

        …deve ser do flash k tanto disseram fazer falta no galxyS e agora a samsung diz toma la!10g mais pesado! x)

        1. Avatar de Hugo Cura

          hehe. acredito que o vidro do ecrã seja o responsável, pois o resto é tudo plástico na mesma…

      4. Avatar de dajosova
        dajosova

        Estás enganado. O cartão microSD dá imenso jeito. Comigo anda sempre um micro-leitor microSD no bolso das moedas da minha carteira que uso como pen em caso de necessidade. E já me deu bastante jeito. 😉

        1. Avatar de Hugo Cura

          Cada caso é um caso e cada um de nós dará o uso que entende ao microSD. Ok, tu és um dos que o usa dessa forma… tudo bem.

          Mas.. tiras o microSD do smartphone para o por no leitor e voltas a por no smartphone?? Se sim, parece-me má estratégia, até porque no cartão existirá conteúdo essencial ao completo funcionamento do SO.

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            Sim, tiro no caso de precisar de compiar algum ficheiro sem ter recurso a cabos ou conexões bluetooth. E não é má estratégia porque é uma solução temporária. Não vejo problema algum, mesmo tendo aplicações e docs no microSD.

  14. Avatar de António
    António

    Gosto! Tem algumas parecenças com o meu Samsung GT-5800(Apollo) mas mais potente, coisa que eu gosto neste smartphone é k cheio de potencial e discreto!

  15. Avatar de João
    João

    Para quando o review final???
    já passou quase 1 mês de utilização!!!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Está a cozinhar. Falta apurar o molho para ficar mais saboroso! hehe
      Sairá muito brevemente.

  16. Avatar de Jose
    Jose

    E bateria? Duraçao para isso tudo num micro computador? E que ja tive um zte blade, embora considerasse grande maquina a bateria ficava a desejar. Sei tambem que para tanta carga e preciso sacrificios.

    (os meus acentos no teclado tao avariados´´´´´´… faz duplo e nao da pra meter nas letras)

    1. Avatar de Hugo Cura

      Isto nas baterias não há milagres, para já, e o esforço tem de partir de quem faz o hardware. Com um uso moderado/intensivo dura cerca de 2 dias. Muito brevemente sairá a análise com muito mais detalhe, mantém-te atento! 🙂

      btw, isso do teclado normalmente deve-se a algum processo não desejado estar a correr, nomeadamente algo relacionado com spyware/phishing que está a registar toda a informação que escreves a partir do teclado. Tem cuidado com isso e tenta resolvê-lo o quanto antes.