Porque estará a LG a investir ainda em flip phones?

33 Comentários

Há muito que os “telemóveis de abrir” passaram de moda, contudo, parece que ainda há interesse em colocar no mercado esse tipo de equipamentos. Recentemente, a LG fez renascer os chamados flip phones com o lançamento do LG Gentle.

Mas quais terão sido os principais motivos dessa decisão?

LG Gentle 1


O LG Gentle não é mais um telemóvel. Este equipamento é um smartphone com ecrã táctil de 3,2” com resolução de 480 x 320 píxeis. Tem 1 GB de RAM, processador de 4 núcleos a 1.1 GHz, 4 GB de armazenamento interno e uma bateria de 1700 mAh. De salientar ainda o suporte para redes 4G e uma câmara frontal de apenas 0,3 píxeis e uma câmara traseira de 3 MPX. O sistema operativo é o Android 5.1 Lollipop.

Se, aparentemente, este tipo de equipamentos, os flip phones, estão fora de moda há quem ainda procure modelos mais clássicos, mas que permitam algumas funcionalidades mais avançadas como um equipamento com Android permitirá.

Mas a LG explicou ao The Verge que estes novos modelos surgiram para responder às necessidades de 4 grupos de utilizadores que, embora distintos, procuram o mesmo tipo de equipamentos, diferentes dos smartphones convencionais.

LG Gentle

O público-alvo destes smartphones são, segundo a LG:

  • Pessoas que utilizem o telefone principalmente para falar e não para jogar ou navegar na Internet;
  • Pessoas que querem que os filhos estejam conectáveis mas que não tenham um acesso ilimitado a jogos e outras distracções comuns nos smartphones convencionais;
  • Geralmente as pessoas mais velhas não estão familiarizadas com os pequenos teclados de um ecrã táctil e este equipamento é ideal para esse tipo de utilizadores;
  • Utilizadores que utilizem ocasionalmente as funções inteligentes conhecidas dos smartphones.

O LG Gentle será vendido inicialmente na Coreia do Sul, tendo sido desenvolvido principalmente para este público, mas chegará a outros pontos do globo, onde certamente existirá um grupo de utilizadores a quem este equipamento responda às suas necessidades.

Considera que os motivos da LG serão válidos para que mais marcas comecem a apostar novamente neste segmento?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose
    Jose

    Considera que os motivos da LG serão válidos para que mais marcas comecem a apostar novamente neste segmento?

    Claro que considero os motivos válidos, a LG não ia desperdiçar dinheiro nisto sem fazer um balanço primeiro.

    Eu mesmo estou interessado em ver um destes a minha frente.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Concordo consigo!
      Boa aposta. Um android num flip phone vai ser engraçado.. e os pais terao mais controlo sobre os filhos

  2. Avatar de MarioM
    MarioM

    Considero que sim faz falta este tipo de telemoveis para que usa muito profissionalmente e não tem de se preocupar com a autonomia,falo por mim encostei o smartphone e comprei um Nokia basico este ano e já é dificil encontrar porque necessito de um aparelho onde não me preocupe a autonomia,a nokia que agora é a Microsoft fez mal em matar muito bom telemovel que ainda se podia vender serie E serie 6 etc.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Sistema operativo – Android 5.1.
      É um smartphone. A forma é que é de um “flip phone”

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Exactamente Android 5.1, que ao contrário do OSX, tem bastante customização.

        O Android que vem neste telemóvel foi limitado.

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          iOS, querias tu dizer!
          OSX é para portáteis e servidores e iOS para iPhone/iPad

          1. Avatar de Jose
            Jose

            OSX para servidores.. essa é nova..

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Não tinha Windows Phone 😛 e o Symbian era lentooooo. Lento por lento prefiro Android.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        “Symbian era lento” essa é nova, em comparação ao Android é muito mais estável e rápido.

      2. Avatar de MarioM
        MarioM

        Lento ?
        Onde, todos os que tive nenhum tinha desses problemas.

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Nokia C1 é Symbian e é LENTO!!!!
          É o meu telefone de serviço e só vale pelos 5 dias de bateria!

  3. Avatar de Vitor Afonso
    Vitor Afonso

    Acho muito bem. Se chegarem cá compro um para a minha “velhota”

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Estes cabem no bolso…

  5. Avatar de DAMIAN
    DAMIAN

    o meu ainda é flip phone

    cada uym sabe das suas necessidades. nem todos sao iguais

  6. Avatar de Diarreia mental
    Diarreia mental

    É provável que adquira um, apenas quero um telemóvel que possa sincronizar os contactos com o que tenho guardado na web.
    Os contactos no SIM não guardam a informação toda, e para a utilização que dou ao telemóvel… chega e sobra 🙂

  7. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Acho uma mais valia tendo em conta os alvos enunciados. Eu ainda tenho dois Motorola desse tipo só que telemóvel. Ficam para as minhas netas recordarem…

  8. Avatar de Croky
    Croky

    Não creio que tenha a ver com motivos. Tem sim é a ver com opções.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para o meu avô, isso vai ser excelente sendo que ele é invisual a 100%, e como não consegue ver nada, telemóveis com volume nas teclas é sempre uma coisa importante a comprar.
    Por isso, a LG, tem o meu apoio a 150%!

  10. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Então e o samsung galaxy folder que é muito melhor que esses da LG. Desse já não falam não é?

  11. Avatar de g23423
    g23423

    há sempre quem goste

  12. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Deve ser a primeira vez que vejo um artigo deste gênero e não há um comentário do gênero:
    “Android com 1GB isso não é um flip phone é mas é um flop phone”
    Parece que perceberam que à smartphone baratos com 1GB de RAM porque há pessoas que querem um telemóvel apenas para chamadas e sms e para isso é suficiente 1GB…

  13. Avatar de Concept
    Concept

    A Samsung também tem lançado modelos parecidos no mesmo mercado… É porque nesses países ainda há uma grande população que gosta dos flip-phones.

  14. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Além das 4 razões, que são muito válidas, acho que poderiamos considerar um 5ª razão, apesar que acho que ainda cedo para ela: revivalismo. Não me admirava que daqui a uns anos vira-se cool usar equipamentos com aspecto vintage.

  15. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Parabéns a LG por esta iniciativa. Terá, seguramente, uma grande fatia do mercado de utilizadores clássicos que precisam realmente do smartfone para falar, trabalhar…. Tomara que outros fabricantes tenham esta mesma idéia…. Perfeita….

  16. Avatar de Ricardo Ramos
    Ricardo Ramos

    Samsung Galaxy Folder… Mesma gama com Android 5.1

    http://www.gsmarena.com/samsung_galaxy_folder-7453.php

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      pode ser da mesma gama, mas não na mesma faixa do preço, típico da samsung.

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Não vi o preço mas em termos de especificações é consideravelmente melhor…

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          O publico-alvo não quer saber que especificações tem. Fazer chamadas já é mais que suficiente(sempre foi).

  17. Avatar de dajosova
    dajosova

    ora aí está… nem tudo o que é tecnologicamente avançado é a solução para todos!

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não é apenas a LG que o faz. Se forem pesquisar como deve ser podem ver que a Samsung nunca abandonou este tipo de equipamentos mantendo sempre pelo menos um modelo activo. Recentemente (coisa de ano) colocou um smartphone concha no mercado com android e specs bastante apetecíveis.

    1. Avatar de Velha Guarda
      Velha Guarda

      E ainda bem que fizeram isso porque me custou a encontrar um telemovel que não era tactil e minimamente decente, falta lhe uma ou outra spec (video 480p era o minimo aceitavel, mas ao menos faz 30fps a 320p, wifi g e basicamente isso) tou a falar do Samsung GT-S5611. e sou jovem.

  19. Avatar de nice guy
    nice guy

    Eu quero um slide phone.