ANACOM obriga à redução de 35% na terminação móvel

27 Comentários

Desde 2012 que o preço de terminação de chamadas em redes móveis se mantinha nos 1,27 cêntimos por minuto. Hoje, o regulador das comunicações nacionais determinou que os operadores móveis desçam para 0,83 cêntimos por minuto o preço, uma redução em 35%.

mobile_00


A descida das tarifas de terminação móvel reveste-se de grande relevância, pois permite corrigir distorções na concorrência que penalizam o mercado, em particular os operadores de menor dimensão. De facto, a existência de diferenças acentuadas entre os preços praticados dentro e para fora da rede, associadas a preços de terminação acima dos custos, reforçam o efeito de rede, e geram um desequilíbrio de tráfego em desfavor dos operadores de menor dimensão, que entregam muito mais tráfego nas redes dos operadores maiores, tendo por isso maiores custos.

A descida dos preços das terminações permite uma redução do esforço financeiro suportado pelos operadores de menor dimensão que assim poderão melhorar a sua capacidade competitiva e tornar-se mais atrativos, podendo daqui decorrer benefícios para os consumidores em geral.

anacom_02

A decisão da ANACOM de intervir nas tarifas de terminação móvel decorre da circunstância de os operadores terem poder de mercado significativo e não terem nunca promovido descidas voluntárias nestes preços – as descidas apenas acontecem quando são impostas pela ANACOM. Os preços em vigor, 1,27 cêntimos por minuto, fazem de Portugal o país com as taxas de terminação móveis mais elevadas no conjunto dos 20 países da União Europeia que têm preços de terminação orientados para os custos de um operador eficiente (preços LRIC “puro”). Com a descida agora preconizada pela ANACOM, para 0,83 cêntimos, Portugal passa a ser o 8º país com preços mais baixos.

Os novos preços grossistas de terminação móvel entrarão em vigor 10 dias úteis após a aprovação desta decisão e serão atualizados em 2016 e em 2017.

Via Anacom

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Em lado algum diz que o custo para o consumidor vai ser reduzido… O que vai suceder é que o custo entre operadores será menor, não sendo necessariamente refletido para o consumidor. Aliás, até arriscaria a dizer, e sendo Portugal, os preços vão manter-se ou até aumentar.

  2. Avatar de Johnny
    Johnny

    Quando a ANACOM fizer uns preços mais baratos e obrigar a descerem o preço pelo menos 15% nos pacotes, para as ilhas, eu aplaudo! Sim temos pouca concorrência na Ilha ou temos zonas de ADSL ou apenas 1 Operador, e os outros operadores não querem vir para a Ilha não é porque não têm €€ mas sim pelos custos do cabo submarino.. a Vodafone por exemplo é um excelente operador, não vai vir para as Ilhas e duvido que venha até a ANACOM, arranjar uma solução!

    Quando a Anacom fizer isso dou um aplauso, a final de contas quem são prejudicados somos nos da Ilha, e porque? pagamos 40-60€ e ainda levamos com traffic shapping da NOS! A noite é impossivel fazer um download! Aqui na ilha leva-se TS agressivo.. mesmo.. só quem é da MEO na ilha pouco sofre de TS, agora na NOS é a que mais pratica Traffic Shapping nas ilhas lol..

    1. Avatar de Justiceiro
      Justiceiro

      Isso tem uma explicação simples, a rede da antiga ZON (refiri o nome antigo porque a rede da Optimus é idêntica à da MEO, daí a separação) é construída em losângulo, enquanto a da MEO em estrela, logo, para conseguires entregar o mínimo de quantidade de velocidade contratada, tens de limitar os utilizadores, que partilham todos do mesmo ponto de distribuição. Não esquecer que o cobre inicialmente colocado pelo país (continente e ilhas) é propriedade do estado, mas que sempre foi gerido pela agora Pharol (PT Comunicações), mas, a substituição dos cabos levou a cada operador ter as suas próprias infra-estruturas.
      Agora pensa comigo, investias uns quantos milhões em lugares com reduzida taxa populacional? Óbvio que não, seria deitar dinheiro ao lixo, por isso mesmo é que no continente tens e irás ter eternamente lugares onde nem existe 3G, tens o 2G e já é muito bom para eles, porque gastar dinheiro num site com 300 ou 500 células para teres apenas 20 ou 30 a ser usadas é um crime comercial. Se vives num local com menos de 5 digitos de população num raio de 15km2, não és comercialmente apetecível. Vale mais pagares isso por net via satélite que ficas melhor servido.

  3. Avatar de int3
    int3

    E acabar com as tretas dos tráfego móvel? Estupidamente caro não ?…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      se acabarem com “as tretas do trafego móvel” muitas pessoas deixam de ter net fixa, ou seja, menos receita para eles. Eles ajudam-se uns aos outros.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol anacom obriga?? Hehehe como se não comessem todos da mesma gamela!

  5. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Que notícia mais ridícula! Só vai esmagar ainda mais as fracas margens dos operadores, senão vejamos:
    Nos pacotes 4Play que todos os clientes deveriam ser obrigados a ter, os operadores dão 2000 min/sms para todas as redes, se usarmos esse bolo para as redes concorrenciais, vamos ter 25,40€ de custos de interligação actuais, face aos 17,40€ no futuro próximo, isto sem contabilizar os custos energéticos e de manutenção dos sites (leia-se em leigo: antenas e repetidores de sinal) e futuras compras de espectro.
    Se analisarmos, o MEO cobra 7,75€ por estas condições, VDF 9,90€ e NOS 10,00€. Logo, qualquer pessoa com dois dedos de testas verá que se utilizar a política de utilização responsável na sua totalidade, e somente para os operadores concorrentes, o seu fornecedor estará a ter prejuízo com aquele cliente, logo, ele estará e muito bem, sujeito a medidas restritivas de utilização. Claro está, que quando se definem políticas comerciais, pressupõe-se que no máximo só 30 a 40% do volume de comunicações de voz serão Off-Net.
    É mais que óbvio e NEM FAZ QUALQUER SENTIDO, uma redução de preços somente pelo facto da descida nos valores pagos pela terminação, actualmente já só se ganha dinheiro com os extras como VOD’s e derivados, visto que o tráfego de voz e sms não é lucrativo.
    Quanto ao tráfego de dados que o povinho adora reclamar, nenhum operador actualmente cobra por tráfego adicional, o que se faz e deve continuar sempre a fazer é aplicar restrições de velocidade após determinado consumo, porque um cliente particular não deve NUNCA usufruir das condições de um cliente empresarial, logo se queres usar 100 GB/mês ou precisas de uma net fiável – portanto, és empresário e usas a net para trabalho, contratas serviços dedicados com equipas que asseguram o contratado 24h por dia.

    1. Avatar de Palmas
      Palmas

      Não teria dito melhor.

      1. Avatar de Justiceiro
        Justiceiro

        Grato pelo comentário!

    2. Avatar de dias
      dias

      Fónix, deves de ser um Zeinaldo Bava. Até choro com os míseros tostões de vod’s e derivados (nem sei o isso é) auferidos pelas operadoras. Nota-se bem pelas campanhas publicitárias caríssimas as dificuldades pelas quais estão a passar e sendo até à data as que têm as tarifas mais elevadas.

      1. Avatar de Justiceiro
        Justiceiro

        Nem trabalho em telecomunicações, mas tenho dois dedos de testa, e sei que as empresas servem para dar lucro, tal e qual como o estado, nada deve ser gratuito, afinal, se há trabalho e empenho de alguém, por mais simples que seja, deve ser renumerado com o maior valor possível. Quer quer o serviço, paga o valor que é solicitado, se não queres pagar, ou adaptas os teus consumos, ou não usas, simples.
        O mesmo acontece com a água, o gaz, a electricidade e outras coisas que o tuga reles, em vez de reduzir os seus consumos para manter os valores a pagar, opta pelo mais fácil e típico de gente burra: reclama sem razão.
        VOD = Video On Demand, são os vídeo-clubes e derivados.
        Se queres falar do que não sabes, vejamos o exemplo da DOVE que faz produtos de higiene, só o ano passado gastou mais em marketing em Portugal que qualquer um dos operadores nacionais. E agora? Por norma, endividas o teu negócio para investir em publicidade de forma a ganhares clientes e recuperares o investimento…
        Oh Dias, hoje não é teu dia 😉

    3. Avatar de rui
      rui

      Então concordas com pagar 30 ou 35€ por mês por uma internet móvel (não vou dizer de que operadora é) em que dizem que tem tráfego ilimitado e velocidade sem limites e depois quando se usa, vem-se a descobrir que tem uma limitação de 15gigas até cortarem a velocidade de tal maneira que nem o site deles abre em condições. E quando não a cortam limitam por site e “traffic shaping”. Fracas margens? Poupa-me. A mim e aos outros leitores deste site.
      As PUR (e muitas mais coisas) tem que ser revistas a pente fino e postas de maneira a ser justas para o preço pedido. As operadoras aqui neste país à beira mar plantado praticam preços completamente ridículos. Em comparações velocidade/preço, volume de comunicações fornecidas/preço e mais, estamos entre os piores a nível mundial. Ganham muito para o que fornecem. E não me venham dizer que não dão mais porque não podem. Aqui ao lado, no país vizinho, há net fibra (pacotes com net+tv+telefone) a funcionar muito bem (pois tenho lá familiares) a quase 1/3 do preço praticado pelas operadores aqui. Isso admite-se? Mas como sempre, o tuga paga e cala. Nem sei como é que ainda apoiam o que fazem… Claro que reclamamos. E temos esse direito. Ainda deviam ser mais pessoas a reclamar. Pois assim haveriam condições mais justas e preços mais reduzidos.

      1. Avatar de Justiceiro
        Justiceiro

        Meu caro,
        é OBRIGAÇÃO do cliente ir alterando as condições dos serviços fornecidos regularmente, tanto nas telecom, como nos bancos, energias, etc, quem diz que isso deve partir do fornecedor, é simplesmente um monte de bosta ambulante, quem paga é que deve anualmente rever todos os serviços utilizados. O tuga ainda é burro ao ponto de se esquecer que ele mesmo é uma empresa, que serve para dar lucro, que deve rever os contratos com os seus fornecedores (a quem paga) e clientes (quem lhe paga) com regularidade.
        Actualmente, não existe no mercado português, tarifários com taxação extra por rebentar com tráfego contratado, agora, as almas que têm tarifários antigos e que não procuram regularmente saber como está o mercado, seja em que sector for, merece é pagar o máximo que lhe for possível cobrar!
        Estás a comparar o incomparável, em Portugal, no GSM/UMTS/LTE (para ti: 2G/3G/4G) os operadores têm infra-estruturas próprias, e no FTTH (para ti: Fibra) já existe partilha em alguns locais, logo não podes comparar um país com cerca de 7 a 8 milhões de potenciais clientes, com países com mais população, onde consegues maiores taxas de penetração no mercado, logo, recuperas mais rápido, podes cobrar menos!
        Por acaso tens ideia de quanto se paga de aluguer pela instalação de um site (para ti: antena ou repetidor de sinal)?? Em 2011 estavam a pagar 9,5 mil euros por site aos condomínios e afins, se tiveres em consideração que só a capital tem mais de 150 sites de cada operador… Poupa-nos aos que sabem como as coisas funcionam, as tuas lamurias sem fundamento, sff.

    4. Avatar de ACS
      ACS

      Quanto ao tráfego de dados que o povinho adora reclamar, nenhum operador actualmente cobra por tráfego adicional? Internet móvel que cobra 3 euros por cada 200 metas extras :s

      1. Avatar de Justiceiro
        Justiceiro

        Actualmente, não existe no mercado português, tarifários com taxação extra por rebentar com tráfego contratado, agora, as almas que têm tarifários antigos e que não procuram regularmente saber como está o mercado, seja em que sector for, merece é pagar o máximo que lhe for possível cobrar!

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Sou cliente Vodafone, tenho 200Mb de dados por mês no telemóvel. Após esse consumo cobram-me €2,99 por mais 200Mb. Contratei em Janeiro deste ano com fidelização por dois anos, as condições mantêm-se porque acabei de as confirmar no site da Vodafone. Isto não é “taxação extra”?! Nem tenho hipótese de dizer “quando esgotar os 200Mb cortem a ligação”, apenas recebo um SMS quando chego a 80% do consumo.

          1. Avatar de Justiceiro
            Justiceiro

            Estás a comparar o incomparável: a net que interessa é a internet móvel, usada em pen’s, routers ou simples cartões SIM nos tablets. A net contratada como complemento às chamadas, como referes, ainda vai continuar por alguns anos com as tarifações aplicadas nos primórdios da net móvel, com os benefícios que referiste também.
            Mas também convenhamos, 200 MB são mais que suficientes para uma utilização regular, eu por exemplo, demoro cerca de 1h30 a chegar ao trabalho todos os dias, e nessa viagem estoiro net à fartazana e troco mais de 50 mails por dia. Simplesmente sou orgulhosamente utilizador BB em vez de viver de ostentação como o caso do iPhonix que muitos usam e estúpidamente trocam o pc por aquilo. A net no telemóvel será sempre para consultas e fins profissionais, para o resto existem os computadores portáteis, anos-luz acima e mais práticos que qualquer telemóvel, daí que o pacote onde consegues mais net no telemóvel é de 30GB mensais, mas é vendido com um cartão adicional para colocares numa pen ou router. Faz lembrar aquele pessoal que consegue gastar as 250 sms/dia ou as 1500 sms/semana, isso é um crime comercial, além que os utilizadores deveriam ser punidos através de taxações extra.

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Bem, se dois operadores, seja a Vodafone e a MEO, tiverem o mesmo número de clientes a ligar para a rede do outro não interessa qual seja a “taxa de terminação” – o que têm a pagar ao outro operador é igual ao que têm a receber dele. É um encontro de contas, sem nada a pagar, nem a receber.

    Parece que ganha com a baixa da taxa de finalização o operador que tiver menos clientes. No caso, a NOS por os seus clientes ligarem mais para a Vodafone e a MEO do que ao contrário e por isso – ter que lhes entregar mais dinheiro do que o que recebe (deve ser certo porque a Optimus conhecia os números e queria a baixa da taxa). Pela diferença, entre chamadas para outras redes e as chamadas recebidas, pagava aos outros operadores € 0,0127 por minuto, passa a pagar €0,0083.

    A vantagem disto é facilitar os tarifários de chamadas únicas para todas as redes, a um preço mais baixo. Mas ao certo, ao certo, não se sabe bem qual será o efeito.

    http://www.publico.pt/economia/noticia/anacom-corta-tarifas-de-terminacao-movel-em-35-1704273?frm=ult

    1. Avatar de Justiceiro
      Justiceiro

      Não vai, não faz sentido, nem pode haver redução de tarifas, o que vai haver e bem, é um aumento de valor por cliente, o cliente contratar mais serviços num operador e agregar mais valor mensal, porque as tarifas não podem descer mais, nunca deveriam ter descido dos 8 cêntimos por minuto.

      1. Avatar de LOL
        LOL

        Já estou cheio de ler os teu comentários! Abre os olhos!

        1. Avatar de Justiceiro
          Justiceiro

          Eu estou cheio é do almoço 😀
          Caro “LOL”, defender o consumidor é o mesmo que beber a própria urina, faz-me lembrar aqueles que falam da DECO como se fosse algo de especial, aquilo é uma empresa como outra qualquer, que ganha dinheiro com a burrice generalizada das pessoas, têm só os produtos mais rentáveis do mercado.
          Qualquer trabalhador deve ser e ter visão empresarial, caso contrário, deveria ir para o olho da rua no imediato.
          De tudo o que li aqui, ainda ninguém teve 1% de razão no que disse. Não estou a dizer que estou certo, mas existem regras de negócio, que estão acima de tudo.

          1. Avatar de LOL
            LOL

            continuas?
            isto aqui é um forum de tecnologia… se gostas de guerras politicas vai para outro forum. Abre os olhos!

  7. Avatar de Pll
    Pll

    clickbait 123

  8. Avatar de Micael Campos
    Micael Campos

    Acabem é com a palhaçada das fidelizações e vão ver os preços ficar mais competitivos !!!
    de outra forma os Operadores sentam-se à sombra da bananeira durante os 24 meses que temos de manter os contratos que fazemos !!! isso sim é que era de valor !!!!

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Subscrevo.

    2. Avatar de Justiceiro
      Justiceiro

      Se acabares com as fidelizações, deixas de ter telecomunicações, de outra forma não vale a pena sustentar a empresa. Caso não saibas, num serviço Tv+Net+Voz, o operador só começa a gerar lucro ao 8º mês. No mínimo, 12 meses de fidelização.

      1. Avatar de dias
        dias

        Já vi que te deves considerar um “ser” superior pela facilidade com que utilizas expressões como “burro” e “povinho”. Mas deixa-me dizer-te tens razão ao dizer que as empresas devem ser lucrativas. Mas será que, por exemplo, o senhor Zeinaldo mereceu auferir 50 milhões de Euros pela sua passagem vergonhosa pela PT? Será que os ceo’s e chairmans têm assim um trabalho de tanta responsabilidade (como o de um médico) que justifiquem os vencimentos mirabolantes. Acho que não é preciso ser do Bloco de Esquerda para perceber que uma riqueza melhor distribuída (e não acho que devíamos jitodos receber o mesmo) daria para elevar bastante a qualidade de vida em Portugal.