Optimus Monte Carlo: Primeiras Impressões

99 Comentários

A Optimus tem-nos habituado há já algum tempo a apostas arrojadas no que diz respeito ao mercado móvel. Falo-vos da linha de smartphones de marca própria que a Optimus lançou ao longo dos últimos meses, começando já há mais de um ano pelo inesquecível Optimus Boston, passando pelo excelente Optimus San Francisco e terminando no smartphone de entrada de gama Optimus Stockholm, é já vasto o leque de equipamentos de marca própria desta operadora.

Mas tinham sido prometidas novidades, e eis que elas chegam! Foi apresentado na passada quarta-feira, e colocado à venda no final da semana passada, o novo smartphone de marca própria da Optimus, o Optimus Monte Carlo.


Novamente em parceria com a ZTC (trata-se do smartphone ZTE SKATE), chega ao mercado um equipamento mais arrojado, com características substancialmente superiores ao que se tem visto até ao momento na linha de smartphones da Optimus.

A característica mais marcante e mais espectacular deste Optimus Monte Carlo não passa despercebida: o seu ecrã! Estamos a falar de um ecrã de 4,3 polegadas, até agora apenas visto em smartphones high-end, aproximando este equipamento dos smartphones de topo de fabricantes líderes de mercado.

A Optimus já nos disponibilizou um exemplar para testes, que irá ser “usado e abusado” durante os próximos dias, de forma a podermos apresentar uma análise completa e bem fundamentada a este smartphone, evidenciando os seus aspectos positivos e negativos e mostrando como se porta no uso diário.

No vídeo a seguir pode ser visto o clássico unboxing ao equipamento:

Como puderam constatar, a embalagem do Monte Carlo tem o seguinte conteúdo:

  • Smartphone Optimus Monte Carlo;
  • Carregador de tomada;
  • Cabo USB para micro USB (ligação ao carregador e ao computador);
  • Auriculares;
  • Cartão de memória micro SD de 2GB.

 

 

As primeiras atenções mal se olha para este smartphone vão imediatamente para o seu ecrã. É excelente, principalmente quando se tem em conta que não é um smartphone de topo, mas sim uma máquina que se encontra, aparentemente, na barreira entre a gama baixa e a gama média de smartphones. E reforço o aparentemente, pois pelos primeiros minutos com esta máquina na mão, estamos na presença de muito mais que um smartphone “baratuxo”.

Em relação a características técnicas, podemos destacar as seguintes:

  • Ecrã táctil capacitivo multitouch de 4,3 polegadas;
  • Sistema Operativo Android 2.3 Gingerbread;
  • Processador de 800 MHz;
  • Tecnologia 3,5G;
  • Câmara de 5MP com autofocus e flash LED;
  • Bluetooth e WiFi;
  • A-GPS;
  • Bússola digital;
  • Acelerómetro.

Do resumo das características acima (na análise completa serão colocadas as características técnicas  completas), quero fazer referência apenas ao processador, que poderá ser o calcanhar de Aquiles deste smartphone. Embora possa não ser o processador que este smartphone merecia, percebe-se a escolha, pois com um processador mais potente não seria possível manter o preço baixo a que este telefone chega ao mercado. No entanto apenas com um uso no dia a dia se perceberá se o processador é capaz de dar conta do recado, ou se fica a ânsia por mais potência.

 

Para finalizar estas primeiras impressões, falta ainda fazer referência ao aspecto/design e construção deste smartphone. Em relação a design, como podem ver nas fotos, trata-se de um telefone bastante bonito, com um design atractivo, com linhas suaves. Posso até adiantar que este Monte Carlo que tenho comigo já foi bastante elogiado, por mais que uma vez, por pessoas a quem o mostrei e que o tiveram nas mãos durante uns instantes. Quanto à qualidade de construção, será uma característica sobra a qual apenas se podem tirar conclusões depois de algum tempo de uso, mas pelo que vi até agora não me parece nada mal, diria mesmo ao nível de smartphones de gama alta.

E fico-me por aqui nestas primeiras impressões ao Optimus Monte Carlo, um Smartphone que deixa desde o primeiro instante muito boas impressões, não só pelo tamanho do ecrã (que é o que mais se destaca), mas por todo o conjunto. O Monte Carlo está à venda por um preço de 199,90 €, um preço excelente para o equipamento em questão. Trata-se do primeiro smartphone com um ecrã de 4,3” a ser comercializado abaixo dos 450 €, e o primeiro de marca própria.

Galeria Fotográfica


anterior próxima

 

Na linha estratégica da Optimus, este é um smartphone cujo público alvo serão principalmente jovens que já têm experiência com smartphones Android e que procuram um ecrã de grandes dimensões, com claras vantagens, um smartphone muito completo, sendo capazes de ponderar bem a compra e de chegar à conclusão que não necessitarão de uma máquina muito cara para encontrar resposta às suas necessidades.

E o leitor, o que acha deste smartphone lançado pela Optimus? E como vê a estratégia da Optimus, com os recentes lançamentos, procurando alargar a oferta de smartphones de marca própria a todos os consumidores?

Partilhar:
Tags:

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Isso usa um ARmv6 salvo erro né? Para isso mais vale comprar o Huawei X5 que é superior em termos de Hardware pelo que tenho lido. Este e um Zte Blade dopado 😀

    1. Avatar de Tiago Dias

      O processador é um Qualcomm MSM7227T e GPU Adreno 200, com 512 RAM.

      Mas sim, é a evolução natural do ZTE Blade 🙂

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Exato o Huawei tem uma 205 e o CPU é melhor e tudo…
        Sim este é uma evolução do Blade, aliás a desculpa de eles não usarem um V7 e que usaram o Blade como base do seu desenvolvimento, alias o Blade agora está a usufruir de grandes ROM a custa deste 😀

        É pena pois o Blade era uma grande malha no seu tempo arrumava toda a concorrencia, agora este fica um bocado atrás, mas não deixa de ser um grande aparelho, acho fenomenal as companhias apostarem neste tipo de aparelhos com qualidade/preço muito bom.

        1. Avatar de Tiago Dias

          É muito bom sim, a aposta nestes smartphones de marca própria por parte das operadoras. Como dizes, têm relações qualidade/preço excelentes!

          Quanto à escolha dos processadores, a verdade é que o utilizador comum, ou seja, a grande maioria, não nota a diferença, e é por isso que apostaram neste processador. Para quem está dentro do assunto, é um ponto importante, mas para o utilizador “normal” estas questões passam um pouco ao lado.

          1. Avatar de The STK
            The STK

            O CPU nota-se, o utilizador comum deste tipo de equipamento, já é um bocado mais exigente, porque procuram potência a low cost… adoro este novo fenómeno, tenho um Ideos X5 e aquilo voa, montes de ROMs para brincar, comunidade muito forte, fica-se com um equipamento muito próximo de coisas de topo 2 vezes mais caras (ok não ao nível do SG2 😉 )

          2. Avatar de João
            João

            Não notam diferença? Qualquer pessoal nota diferença entre eles.

            O lag nos jogos, o flash e o scroll pouco smooth na navegação devem ser normais portanto.

        2. Avatar de Francisco Franco

          Concordo plenamente, é uma vergonha na minha opinião vir com um MSM7227, mesmo que seja uma versão “turbo”. Apesar do ecrã generoso este device não tem qualquer hipótese contra o X5, e se o objectivo era combater com o Huawei neste segmento de mercado, então é uma aposta claramente falhada.

          1. Avatar de Valente
            Valente

            É. O X5 com a cm7-100911+New FKernel, está mesmo uma maravilha, pelo menos o meu.
            Não sei como se pode comparar estes ZTE ao U8800 X5.

  2. Avatar de Tiago
    1. Avatar de Tiago Dias

      Não filma em HD, mas pelo que pude apurar o sensor presente no Monte Carlo permite a gravação de vídeo a 720p, a limitação aqui é o processador, que não é suficiente para a gravação em HD. Provavelmente algo que será possível ultrapassar com ROM cozinhada e overclock (penso que já se fez até 1.2 GHz).

      1. Avatar de Mr. Obvious
        Mr. Obvious

        Não é possivel porque o processador não o permite. Não é uma questão de velocidade. Agora no caso do x5, este já tem o hardware necessário.

    2. Avatar de Carlos Pires
      Carlos Pires

      Também por 200€ queriam o quê?
      Querem HD, então paguem!

      E MAINADA

  3. Avatar de Matos
    Matos

    permite discordar no ponto referente à qualidade de construção.

    o exemplar que tive nas mãos dava a sensação que se ía desfazer a qualquer momento, de tão mole o plástico que o chassis é feito. ok estou a exagerar um pouco, mas dá para entender o meu ponto.

    e sim, esse processador é mesmo o calcanhar de aquiles. comparativos já feitos mostram que não se aguenta nada bem.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Os plásticos, à primeira vista, não parecem muito inferiores aos de um Galaxy S II, por exemplo. Claro que apenas uma utilização prolongada dirá como reage ao desgaste.

      Ponto negativo para já apenas para as teclas físicas abaixo do ecrã, que sim, parecem quase desmontar-se.

  4. Avatar de hm
    hm

    Boa review.
    Parece-me no entanto ser importante salientar que o cpu é um armv6. Implicações? Não há flash player oficial para esta arquitectura. De resto parece-me bem, e se talvez fosse o primeiro android o comprasse, como não é…
    Parece-me ter sido mas certeira a aposta da TMN no X5.

    Cumps

  5. Avatar de Someone
    Someone

    Lançam tudo e mais alguma coisa e depois não informam os “internos” que têm que dar suporte a tudo e mais alguma coisa 😉

    Mas acho que desta vez até se esmifraram… A ver vamos o que voçês nos dizem sobre este telefone daqui a uns dias!

    Abraço.

  6. Avatar de Marisa Pinto

    Excelente post, Tiago! Parabéns!
    Gostei muito do smartphone e parece-me ser uma boa escolha a todos os níveis.
    Eu tenho o Optimus Boston, apaixonei-me por ele depois de ter feito a análise ao mesmo, e posso dizer que é um smartphone espetacular. A nível de software, nunca me deu problemas, e sempre consegui aceder e visualizar apps com toda a clareza, e ter um smartphone com um desempenho que deixa muitos “de top” para trás.
    A nível de hardware, penso que foi simplesmente pensado para o utilizador, e das vezes que já caiu [:P], mostrou ser um equipamento forte e resistente.
    Este parece-me ser mais um desses bons equipamentos, e o preço veio mais uma vez provar que se conseguem fazer excelentes smartphones a preços acessíveis ao utilizador, digamos, comum.
    MarisaPinto

    1. Avatar de Tiago Dias

      Obrigado Marisa!

      Este Monte Carlo agradou-me bastante mesmo! Mesmo não sendo de topo, é já bastante generoso, ideal para quem queira um bom smartphone, com boas características, sem necessidade de grande potência.

      Então o preço a que está, excelente!

      1. Avatar de kekes
        kekes

        E isto dos telemoveis é como os computadores, mais vale barato que se acontecer alguma desgracia não vai o dinheiro todo, nós vamos aprendendo da pior forma 😀

    2. Avatar de Detector de Mentiras
      Detector de Mentiras

      Nao percebi?

      O Optimus Boston tem um desempenho que deixa muitos de top para tras? *facepalm*

      Agora fico a pensar se alguma vez viste um telemovel de topo…

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Bem, tenho uma critica a fazer ao video do unboxing…
    Ultimamente os vídeos do unboxing dos telemóveis testados têm sido postados com uma qualidade que deixa um pouco a desejar…
    A imagem está quase sempre desfocada, sempre a cortar partes do objecto que está a ser filmado, a tremer… etc…
    Acho que deveriam arranjar um tripé para segurar a camera enquanto filmam e evitar ser o próprio a filmar e a abrir a caixa com a outra mão… Na falta de melhor, podiam pedir a alguém que fizesse o favor de segurar na camera… acho que não custava nada e o video teria uma qualidade final muito superior…
    Fica aqui a minha critica construtiva e continuação do bom trabalho…
    Cumprimentos

    1. Avatar de Tiago Dias

      Sim, é verdade que o vídeo não está nas melhores condições. Quando fiz o vídeo não tinha o tripé comigo, e infelizmente não tive tempo para repetir.

      Quanto às partes desfocadas, também não tinha a câmara de filmar, pelo que tive que usar a máquina fotográfica, que desfoca bastante quando tento mostrar os pormenores.

      Nota tomada, nos próximos vai haver mais atenção em relação a isso.

  8. Avatar de Efex
    Efex

    Tenho um Huawei X5 e não trocava por esse mesmo que fosse ao mesmo preço.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não só não é ao mesmo preço como ainda é um bocado mais caro que o X5 e as características um pedaço inferiores 🙂

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Concordo. Tenho pena de não estar na Optimus porque sinceramente é imbatível pelo preço e arredores.

  9. Avatar de Zé

    excelente telemovel.. O San Francisco já era muito bom, este sendo uma significante evolução, parece-me excelente escolha…

    Uma das coisas que me faz preferir os telemoveis de marca optimus em relação aos TMN ou Vodafone, é o bloatware… A TMN mete tanta porcaria que deixa os telemoveis de marca propria extremamente carregados, lentos, e até mesmo feios.. a optimus nesse aspecto não abusa. Tem uma ou outra aplicação com os seus serviços, mas não espeta com toda a porcaria de software que se lembram, como os outros operadores fazem…

    1. Avatar de Fred
      Fred

      hehe concordo muito…
      por isso que alteramos a ROM… assim podendo usufruir do tlm a 100%(ou quase)

      meu X5 só teve a Stock ROM até chegar em casa… agora esta limpinho e 5* hehe

      1. Avatar de The STK
        The STK

        TEnho um comprado recentemente e foi logo, já tinha tudo preparado, nem sequer o liguei com a 2.2 stock lol

    2. Avatar de Johnyb
      Johnyb

      Concordo plenamente!!

  10. Avatar de Fred
    Fred

    Este telemóvel tem uma boa “carapaça”… um excelente ecrã mas o processador e para esquecer… (como ter um ferrari com o motor de um fiat uno hehe) nem um adobe flash em condições ainda tem para o arm v6… (sem contar o desenrasca… que não e grande coisa :S)
    Para quem não puxar muito pelo telemóvel até pode ser um telemóvel interessante mas 200€ :S e um pouco caro…
    Penso que a aposta do X5 e muito melhor por 159€ em vez dos 200€ do skate :/
    Eles tem muito diferença mas penso que o X5 bate o skate em tudo menos no ecrã 4 polegadas vs 4.3 polegadas
    Ainda veremos mais review do skate ver se ele consegue se desenrascar mas duvido muito que ele se safa por ainda tem o Huawei Vision que estará para chegar até ao Natal (penso eu)

    Esperamos que o Skate não morre rápido na praia 😛

    1. Avatar de Fred
      Fred

      hehe nao é ecra de 4…. e ecra de 3.8 vs 4.3

  11. Avatar de Mariz
    Mariz

    O mal mesmo é ser da optimus, o meu irmão quer um android mas é vodafone, porque este é excelente !

    1. Avatar de Márcio
      Márcio

      Nesse caso por 149 euros menos 50 euros do que o monte carlos o teu irmao pode comprar o sony ericsoon x10 mini pro que é muito superior ao monte carlo.

  12. Avatar de RedJohnPT
    RedJohnPT

    Acho um exagero ecrãs tão grandes para um smartphone.
    Deviam apostar em mais qualidade e não tanto em dimensão.

    1. Avatar de Filetes
      Filetes

      Concordo. Estive com um nas mãos e aquilo parece uma tábua de passar a ferro. Mais de 4 polegadas é exagero. Para isso, há os tablets…

  13. Avatar de vdf
    vdf

    eu só queria o android 2.2 para o meu vodafone 945…

  14. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    Tenho um Boston e pelas imagens fiquei maravilhado. Vou tentar adquirir com o processo de pontos e só pago 95€ salvo erro.

    Cump’s

    1. Avatar de Rui Claro
      Rui Claro

      Boa! Se me quiseres depois oferecer o Boston, entra em contacto! (estava a brincar)….
      Mas não penso mesmo trocar o meu Boston por nada! Apenas gostava de saber se a ROM do Monte Carlo é compatível com o Boston e onde (se sim) a poderia arranjar (uma vez que não estou a ver a Optimus fazer upgrades das ROM’s nos próximos tempos). Para o meu Boston só queria mesmo actualizar a ROM pois estou mesmo satisfeito com ele!

      1. Avatar de Johnyb
        Johnyb

        O Boston já tem boas roms, procura no google que encontras.
        Tenho uma que lhe deram o nome de JellyBean e estou maravilhado! O processador já nao está limitado a 400mhz como fez a optimus na rom 2.1
        As roms não são compativeis.

        1. Avatar de Delfim Mota
          Delfim Mota

          O meu Boston deu um tombo, consequência fiquei sem wi-fi, nem sequer aparece o mac adress, para além de ter rachado o ecrã no canto superior direito. Vou mandar arranjar e depois gostaria de mudar a rom, mas tenho um receio enorme desse processo, gostaria de uma ajuda (esclarecimento) sobre formas seguras de o fazer, sim eu sei que existem tutoriais sobre o assunto mas parecem-me um pouco confusos.

          Cump’s e obrigado

        2. Avatar de Delfim Mota
          Delfim Mota

          Instalei a ROM JellyBean e fiquei com um Boston novo tirando o facto do vidro (ecrã).
          Recuperei o Wi-fi e ficou a bombar.
          Muito obrigado pela dica.

          Cump’s

          1. Avatar de Antonio gemini
            Antonio gemini

            boas,
            como conseguiste recuperar o wi-fi?uma vez k o meu tambem tombou e rachei um pc do visor.

  15. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Bem, só o tamanho do ecrã deste (4.3″) bate o do Samsung Galaxy S II (4.2″) xD

    Será que a placa gráfica que esta máquina tem, dá rendimento ao ecrã que tem?

    Mais uma vez, é pena trazer um processador ARM v6, acho que, mesmo que não trouxesse um processador topo de gama (dual core), pelo menos podia trazer um que suportasse Flash.

    Mas mesmo sendo um ARM v6, é grande máquina, e mais uma vez, um equipamento com uma comunidade muito vasta (ZTE) com uma carrada de Custom ROM’s excelentes.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Nem que seja para ver imagens em tamanho muito grande 😀

      Tipo a grafica não é má e o que conta é a resolução, que tem a mesma que o seu irmão mais velho com um CPU melhor, o que deve dar desempenho suficiente desde que não queras jogar os jogos mais exigentes.

      1. Avatar de João
        João

        A gráfica é muito má. O Adreno 200 não vale nada, nem no Nexus quanto mais neste.

  16. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Gostei muito do design do smartphone. Finalmente esmeraram-se nessa área!

    cumps

  17. Avatar de Luis

    Bem eu comprei um Blade (Sao Francisco) faz ai 6 Meses a 179 euros ou assim, troquei a ROM para a Cyanogen (que para mim e das melhores ROMS que andam por ai) mas na versão po Blade esta provoca um drain na bateria que é qualquer coisa absurda. Com este problema tive que procurar soluções e optei pela Tejo 2.3, nao é tao fluida, mas funciona bastante bem, (e sem bugs que sejam realmente chatos). moral da histaria, estou bastante satifeito com o Blade.
    Agora oferecem um tlm com um ecrã de 4.3″ a 200 euros, se bem que o processador a 800 é um bocado a parte triste do bichinho, acho que vou deixar passar mais um tempinho, para aparecerem novas ROMS, para ver mais reviews, e provavelmente vou comprar um =)

  18. Avatar de Deus
    Deus

    Parece me uma boa escolha em termos de qualidade preço, mas a bateria e o processador deixam muito a desejar, maior ecrã implica maior consumo de bateria, e o processador podia ser de 1GHz então ai ficava impecável.

  19. Avatar de Jose Carlos
    Jose Carlos

    Eu já adquiri o smartphone. Tinha o Boston, e a diferença é bastante, para melhor claro.

    Aconselho !

  20. Avatar de Filipe Duarte

    Comprei esse smartphone, mas fiquei imediatamente desiludido.
    Não suporta flash nem adobe air e instalado à mão também não rola!
    Algumas aplicações do market não são possíveis instalar, é o casa do GOOGLE+, por exemplo.
    De resto é bonito, leve, ecra porreiro para brincar, gps, etc…

  21. Avatar de pfbc
    pfbc

    este smartphone não é la grande coisa…

  22. Avatar de Miguel Ferreira

    O meu teles tem um cpu a 200 (mais coisa ou menos) custa agora muito menos, faz tudo mais rapido e melhor que estas maquinas de grandes cpu’s e gasta muito menos bateria… Pergunto-me apenas, para que serve ter cpu’s tão bons se ninguém desenvolve realmente os sistemas? levas rápidos e que consumam poucos recursos

    1. Avatar de Fred
      Fred

      hehe cpu de 200 😀 será que consegue ver video hd, jogar a emuladores entre outro???

      Eu sei que e um tlm mas estes tlm já são mais mini pc de bolso… e os pc também não tem bateria que dura muito mais que 10h 😀

    2. Avatar de João
      João

      Deves fazer o mesmo que este deves.. nem este nem nenhum outro Android.

      Aposto que ainda estás parado no tempo com uma porcaria de um Symbian ah ah ah.

  23. Avatar de Fernando
    Fernando

    Por favor , por mais 100 € compram o Nexus S que é muito superior , ou lg maximo black e são equipamentos fantásticos , a meu ver para fazer isto mais valia estarem sossegados no sofa . custam mais um € e certo mas vale apena .

  24. Avatar de Unknown
    Unknown

    Acho que é muito euro para esta máquina… :/

  25. Avatar de Careca
    Careca

    Vocês esperem pelo Optimus Porto…

    1. Avatar de Johnyb
      Johnyb

      E qual é esse? nome e marca do fabricante por favor.. lol
      Abraço

  26. Avatar de Cat
    Cat

    Bom dia! =)

    Preciso de comprar um telemovel para o 91, e nao tem de ser da vodafone (pelo que estive a ver nao teem la nenhum que me agrade!)

    comprei o X5 da TMN, mas ou por azar meu ou nao sei se estao a “sair” muitos telemoveis avariados, mas o 1º tinha duas das quatro teclas avariadas, e o 2º nao acedia à internet, dizia que estava ligado à rede, mas depios de internet nicles! ainda peguei num 33, mas deu a sensaçao de estar com o mesmo problema e ja cansada da situaçao devolvi pelo dinheiro!
    estava a pensar neste MonteCarlo, se bem que é 50€ mais caro tendo em conta que apenas o tamanho do ecra muda .. (ou pensava eu que sim, pois ja estive a ler uns comentarios de que o processador do X5 na realidade é de 1GHz) …

    a minha questão é se vale mesmo a pena tentar o X5 uma ultima vez … queria um bom telemovel nao muito caro, ja que tenho o HTC DESIRE no 96 e nao queria um tão caro, mas tb nao queria um “semenos” …

    Se alguem puder dar opinião … ou sugestoes de outros telemoveis …

    Obrigada =)

    1. Avatar de Valente
      Valente

      A minha opinião é o Ideos X5. Tiveste azar mas este não dura sempre.
      O meu tem funcionado muito bem. Já suportou várias ROMs e agora está mesmo bonito com a CyanogemMod 7.1.0 de 10/09/2011 (última versão).
      Já trouxe o CPU a 1617 Mhz e não diz que não. Mas não gosto de “abusos”, anda normalmente em 1015 Mhz.
      Tem um excelente suporte no XDA-Developers.

      Insiste, pode ser que te calhe um como o meu. Boa sorte.

      Cumps.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        E ontem instalei a nova Oxygen2.2.2-110914 que tem a posibilidade de colocar o CPU a 1.800 Mhz. Tive-o lá, o X5 não se queixou e aguentou um benchmark do Antutu que deu, com o sdcard I/O, 4009 !!!

        1. Avatar de apolo
          apolo

          Experimenta um dia a essa velocidade e depois fica em cacos! lol

        2. Avatar de apolo
          apolo

          No entanto deverias ter feito os testes sem I/O pois os valores do sd card nao teem que ver com a performance do telefone.
          Eu tenho um processador arm7 e sem o teste de I/O a 1800 tenho 4260, sem I/O tenho so 3580 (valores de stock rom, se for com uma cyano ou miui isto levanta imenso) pelo facto de ter um sd card de classe 10 ganho imenso pontos no antutu, quando fizeres um benchmark so ao telemovel faz sem a sd card ou usa o cf bench. è mais imparcial. cumprimentos

    2. Avatar de Fred
      Fred

      Volta a tentar o X5… Ja a algum tempo e que não se fala muito de ovelhas negra, parece que deixaram de ser vendida… Mas também não se fazer muito confiança com a loja da tmn porque ele são capaz de revender os devolvidos e deve ser por isso que nao teve sorte… no meu caso comprei um devolvido que tinha painel solar e rendi me conta mas não reclamei por ser uma ovelha branca na altura.
      Até hoje, já faz quase 3 meses que o tenho e 0 problemas… ja tive em vários Rom como a void, FLB e agora a MIUI.
      Ja vi um video de um teste do Skate mais uns outros incluindo o X5 e nao se compara… Mesmo no jogo Angry bird, o skate tem lag enorme :S

      1. Avatar de Shakkal
        Shakkal

        Off Topic:

        Alguém me indica um fórum PT (se possível) para começar a brincar com o X5?
        Agradeço!!!
        Cumps.
        Shakkal

      2. Avatar de Valente
        Valente

        É. A Ensitel também os vende.

  27. Avatar de Miguel Pio

    Comprei e fiquei satisfeito até agora.O trunfo é mesmo o ecrã que dá uma boa experiência de visualização.O processador porta-se muito bem.Só a bateria dura pouco, com utilização intensiva tenho que carregar todos os dias.O material não é do melhor e o ecrã, tenho que estar sempre a limpá-lo pois fica com as marcas dos dedos constantemente, mas não é isso que faz com que este nãp seja um bom telemóvel para comprar.Recomendo…

  28. Avatar de Vitor A
    Vitor A

    Tenho um LG Maximo 2X.
    Tentei fazer o upgrace do firmaware com o programa disponibilizado pela marca e o aparelho ficou bloqueado no upgrade. Esta na Mobile All a arranjar.
    Pensei entretanto em adquirir o Monte Carlo. Só agora percebi que aquilo não lê flash por causa da arqitectura do processador.
    Isto fas Roms é interessante. Semdesviar muito o tema, para que serve o Monte Carlo se não lê flash?

    1. Avatar de Johnyb
      Johnyb

      É o problema dos LG MAXIMO 2x morrem a atualizar.
      O Monte Carlo prometia muito mas desiludiu-me a nivel de processador, senão seria um smartphone muito muito bom!

  29. Avatar de tiago
    tiago

    eu tenho um x5, e estou bastante satisfeito. Um amigo meu tem um monte carlo e tivemos a trocar por 1 dia de tlm eu logo achei o x5 sem comparação pois e muito melhor, o meu amigo tambem se arrependeu, mas não podemos sempre fazer as escolhas certas.
    A sério se tiverem na duvida comprem o x5.

  30. Avatar de Cat
    Cat

    Obrigada a todos pelas opiniões!

    Então, acho que vou tentar mais uma vez o X5 … agora pergunto, nao querendo abusar da sorte! =P

    Ja alguem comprou na Ensitel? ou a TMN nisso de compras e garantias é melhor?

    É que como ja devolvi pelo dinheiro 2x, nao sei ate que ponto eles nao dizem “oh minha senhora ja nao pode voltar a trocar” ou sei la … qq coisa que inventem! :S

    De qualquer das formas … entao o X5 =)

    Obrigada =)

    1. Avatar de Valente
      Valente

      É a mesma coisa. A Ensitel é um agente das operadoras. Eu já comprei lá.

  31. Avatar de Cat
    Cat

    Ja tenho um X5 =D

    so tenho uma questao … vi que ele acede bem e sem problemas à internet em casa, Zon Hub com WPA2 … e no escritorio, com WEP nao … da o sinal de estar ligado mas nao acede à internet (provavelmente o outro tlm que troquei estava igual!)

    algum remendo para isto ou so mesmo mudando a ROM?

    Obrigada

    [Nao sei se devia continuar esta conversa aqui ou se no topico do Huawei X5]

    =)

    1. Avatar de apolo
      apolo

      entra em definicoes, sem fios e redes, avançadas, dominio de regulam. e coloca 13 ou 14 canais et voila

  32. Avatar de Kio
    Kio

    Boas
    Alguém me pode explicar porque é que a Optimus não disponibiliza uma versão original de software que permita instalar o Flash Player no Boston.

  33. Avatar de Fred
    Fred

    Afinal este tlm e uma vergonha no mercado

    Aqui está um review mais completa:
    http://abertoatedemadrugada.com/2011/09/analise-ao-optimus-monte-carlo.html

    Vergonhos para 200€…. Tlm Morreu na praia hehe mais um tijolo para a casota do cão xD

  34. Avatar de Alex
    Alex

    Eu comprei o tlm, e estou a ter problemas, qdo fazo uma chamada o ecra fica preto (por veces), os botoes não funcionan ate a chamada ser interrumpida desde o tlm para onde ligamos. any help?

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Pois, pelos vistos não serei o unico com este problema, pois desde que o equipamento chegou que faz exactamente o mesmo, aliás, pedido de substituição feito na Optimus e até agora aguardo uma resposta… já lá vai uma semana

      1. Avatar de Tiago Dias

        Confirmo, estou a notar o mesmo problema no equipamento que estou a testar.

        1. Avatar de Rogério Mestrinho

          Olá pessoal,

          segundo o que tenho lido, há possibilidade de reparar esse problema nas definições, visto estar relacionado com o sensor de proximidade. A alteração de ROM também resolve.

  35. Avatar de DMM
    DMM

    isto evolui tão rápido, ainda há uns meses comprei um SAPO A5 e era a melhor coisa do mundo, agora, já há montes de outros de baixa gama muito melhor.
    Agora o SAPO ta a 90€ como isto desce rapido

  36. Avatar de Valente
    Valente

    Afinal o Optimus Monte Carlo é o mesmo que o Orange Monte Carlo de Inglaterra. Acredito mais que o exclusivo mundial do nome seja da Orange. (A Optimus será associada da Orange?).
    Já no Brasil, onde ele é comercializado pela Vivo chama-se ZTE V960 Skate.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Ver em :
      http://pdadb.net/index.php?m=specs&id=2795&view=1&c=orange_monte_carlo_zte_skate

      E quanto a armazenamento interno:

      “ROM;capacity: 512 MiB, including 150MiB user-accessible non-volatile storage.”

      1. Avatar de Valente
        Valente

        E estes 150 Mb (ou MiB, de million) sendo user-accessible eu penso que é o armazenamento interno onde as ROM’s instalam o Kernel, a Recovery, o bootloader e eventuais dados dos operadores para o arranque.
        Portanto de armazenamento interno para o utilizador não há nada. Daí que o fabricante se sinta na obrigação de fornecer um cartão microSD de acompanhamento para o phone ter armazenamento.
        Concluindo, é falso o microSD ser oferta como dizem as operadoras, é uma obrigação do fabricante.

        1. Avatar de Valente
          Valente

          … 150 MB… corrijo.

    2. Avatar de Tiago Dias

      Valente,

      Sim, a Optimus está associada à Orange, e o Optimus Monte Carlo trata-se do Orange Monte Carlo, aka ZTE Skate.

      😉

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Obrigado Tiago

        Confirma-se o que eu pensava.

  37. Avatar de FAQmaster
    FAQmaster

    800 mhz Pfff…!
    Isso tem a bosta do meu OmniaLite.
    Alguem ker ? Ainda na garantia, 50 biscas.
    eheh

  38. Avatar de BC
    BC

    Agradeço a vossa opinião no seguinte:

    Apareceu uma oportunidade de adquirir este aparelho por somente 15€. Acham que eu o deva comprar?

    Obrigado desde já.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Acho que sim, deves aproveitar!

      Por 15€ até eu o comprava! Se não o quiseres já sabes 😛 hehe

  39. Avatar de Fábio
    Fábio

    O bluetooth n funciona correctamente :S

  40. Avatar de LA
    LA

    boa noite, é normal quando o telemovel tem o ecra bloqueado ele demorar pareçer-me um pouco lento a apareçer a imagem? :s

  41. Avatar de jota
    jota

    para quando a análise completa deste equipamento?

    1. Avatar de Tiago Dias

      Para muito breve.

      Atrasou-se imenso, mas não está esquecida 😉

  42. Avatar de Bruno
    Bruno

    para quando a análise completa deste equipamento?
    Ainda continuamos à espera.

  43. Avatar de jota
    jota

    já que a revisão ao Monte Carlo continua atrasada, podiam agora apostar já no Optimus Madrid!
    obrigado