Lion – Altere o Aspecto do Menu do Finder

25 Comentários

Na passagem do Mac OS X Snow Leopard para o Lion o side bar ou menu lateral do Finder perdeu a cor. Uma decisão que trará, na óptica de alguém entendido, mais leveza e eventualmente um aspecto mais sóbrio. Na minha opinião as cores distinguem e aumentam a velocidade de escolha do menu pretendido.

Provavelmente há quem goste dele assim e certamente há quem pretendesse voltar a ter cor nestes menus.

A sugestão de hoje é voltar a colocar os ícones com cor. Para isso encontrei um processo simples para este trabalho específico.


Muitos utilizadores não acharam interessante o novo aspecto do Finder. Menus descoloridos ajudam na performance da janela mas tiram, segundo alguns utilizadores, o foco instantâneo nalgumas das opções lá existentes. Tudo se confunde mais e uma imagem vale sempre por mil palavras. A ideia é fazer voltar o colorido aos ícones no Lion.

São necessários alguns passos, temos de descarregar um software e o respectivo bundle para ser executado como um plugin e com isso dar vida colorida aos tais ícones da barra lateral do Finder. Deixamos a seguir os passos necessários bem como o software que decidimos colocar no nosso servidor, pois por vezes na origem não estão disponíveis.

Agora, coloque o ficheiro que deverá extrair de dentro do zip ColorfulSidebar para a seguinte pasta de plugins do SIMBL:

~/Library/Application Support/SIMBL/Plugins/

Para o plugin fazer efeito, deverá reiniciar o seu Mac OS X Lion ou “matar” o Finder e relançá-lo novamente usando o seguinte comando a partir do Terminal:

killall Finder

Simples e fácil de executar. Agora poderá ajustar outras alterações que não estejam de acordo com o que pretende para a side bar do novo Finder. Existem pequenos ajustes que permitem transportar para o topo o que agora a Apple colocou no fundo desse grupo de menus. Isso ficará para uma próxima sugestão.

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edgar Clérigo
    Edgar Clérigo

    fica muito melhor! 🙂

  2. Avatar de jp
    jp

    nao encontro essa pasta, ~/Library/Application Support/SIMBL/Plugins/

    1. Avatar de rui
    2. Avatar de Vítor M.

      Já instalaste o software que se encontra no ponto anterior?

      1. Avatar de rui
        rui

        Ja. Segui os passos nas depois n encontro a pasta ~/Library/Application Support/SIMBL/Plugins/

    3. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Se nao a tens, podes criar 🙂

    4. Avatar de Bónus Betclic
      Bónus Betclic

      No Lion, ao contrário dos anteriores, a pasta Biblioteca (Library) está escondida.
      Vai ao menu superior, clica em “Ir” e quando se abrir o sub-menu, clica na tecla alt. A pasta biblioteca aparece no menu.

      1. Avatar de rui
        rui

        Realmente aparece a pasta Biblioteca. Contudo, não surge a pasta SIMBL.
        Mas agradeço a tua dica. Aprendi mais uma coisa hoje.

  3. Avatar de Hugo Durães
    Hugo Durães

    Quando fiz o update do SL para o Lion, os ícones ficaram sem cores. Mas mais tarde fiz um clean install do Lion e os ícones ficaram coloridos!

  4. Avatar de CapitaoLuso
    CapitaoLuso

    E para completar sugiro a aplicação TotalFinder (http://totalfinder.binaryage.com/) que infelizmente é paga ($18 US) mas que vale bem a pena pois adiciona tabs ao finder que o torna mais eficiente ao não abrir novas janelas desnecessárias.

  5. Avatar de Lourenco
    Lourenco

    Olha…. Nao tirando nenhum credito ao post…
    Bom bom era por de novo a lista de dispositivos do sidebar em cima…. Nao faz sentido absolutamente nenhum teres trocado a ordem…. Tenho dito…

    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim realmente, mas também isso pode ser reposicionado. Vou ver se faço também esse post.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Copiei a pasta source o bundle do ficheiro dmg da colorfulsidebar para a pasta plugin mencionada e não resultou… pode alguém ajudar?

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Fizeste o killall Finder no terminal ?

  7. Avatar de Tiago Veríssimo
    Tiago Veríssimo

    E já agora, pôr a capacidade que o disco tem e o tamanho da pasta como aparecia no Snow Leopard, no fundo do Finder, alguém sabe?

    1. Avatar de Vítor M.

      Vamos procurar 🙂 hoje já recebi mais uma dica do nosso leitor Edgar Cardoso sobre este assunto que trata o post, se alguém encontrar pode fazer o post para o publicar ou mandar a dica para eu testar.

      Tudo se faz certamente.

  8. Avatar de Af
    Af

    Fiz tudo de acordo com as instruções e funcionou, mas, depois de desligar o computador, o Finder voltou à monotonia dos tons de cinzento… Alguém sabe o que se passa? Desde já, obrigado!

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Pois estou com o mesmo problema …. só fiz shutdown agora ao mb :s

    2. Avatar de Vítor M.

      Correcto, o Edgar Clérigo mandou uma solução, vou complementar o post.

  9. Avatar de alexx
    alexx

    acho mais facil alterar o icon da pasta e muda logo na sidebar mas prontos…

    1. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Como fazes isso e onde vais arranjar os icons “originais”?

  10. Avatar de MiSelfi
    MiSelfi

    Viva

    Solução em osXdaily:

    “Apparently there is a problem with SIMBL holding the settings when machine is restarted at this point. I have written a small Applescript that you can put in your login items. Just go to System Preferences>Users and Groups and choose your account, throw the script in the login items window. Here is the URL where you can download the script: http://www.themacmob.com/downloads/Relaunch_Finder.zip

    This will restart the Finder at login and enable the color icons in Finder”

  11. Avatar de Edgar Clérigo
    Edgar Clérigo

    Eu encontrei uma solução sem recorer aos scripts.. Já enviei ao Vitor e ele disse que ia voltar a escrever a solução (dito alguns Posts a cima) !! A única coisa que não corrige é os dialogs de open e save!!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      podes me dizer como é, eu tentei a maneira que aqui indica mas nao consegui.
      agradeço desde já.