O melhor num tablet Windows? Correr Android

38 Comentários

A Microsoft tem feito muitos esforços no que diz respeito à evolução do seu sistema operativo, adequando-se cada vez melhor ao formato tablet. No ramo profissional é o Windows quem possui as ferramentas mais produtivas e poderosas, já que a arquitectura é x86, mas na área de lazer e entretenimento mobile o Android possui uma variedade de aplicações muito maior.

A questão é: escolher um tablet Windows ou Android? A resposta é fácil: escolha um tablet com Windows e Android. Conheça algumas sugestões.

tablets_windows_android


O poder de uma suite como o Microsoft Office é incomparável a qualquer outra. Embora quase se possa dizer que no Android há aplicações para tudo, as suas capacidades estão muito longe do que é possível conseguir em aplicações desenhadas para o Windows. Ora, esse é o grande trunfo da Microsoft, em conseguir que essas aplicações sejam totalmente compatíveis com tablets Windows, juntando assim o melhor de dois mundos… e isso foi conseguido nos tablets de arquitectura x86.

No Android há outra vertente, que fora do âmbito de verdadeira produção consegue ser mais prático, completo e diversificado. Dado isso, a melhor solução pode passar por um tablet com ambos os sistemas operativos, podendo assim aceder ao sistema que lhe der mais jeito, sempre que quiser. Existem várias opções no mercado, adequadas a vários propósitos.

Uma característica determinante, sempre a ter em conta, é que a memória RAM seja sempre de pelo menos 2 GB. Menos que isso, quer para o Windows quer para o Android, o desempenho fica gravemente prejudicado.

 

Ecrã de 8 polegadas

Se pretende maior portabilidade na utilização do tablet, um ecrã de 8″ pode ser a opção mais adequada e o tablet Cube iWork 8 cumpre todos esses requisitos, por apenas 86€. Com um ecrã IPS de 8″, resolução 1280×800 píxeis, 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, este tablet traz o Windows 10 e o Android 4.4.

cube_iwork8

O SoC é o Intel Z3735F, com CPU Quad-core a 1,8 GHz, ambas as câmaras de 2 MP e ligações Wi-Fi e Bluetooth, tudo com um peso de apenas 340g e 8,8mm de espessura. Tem um slot de armazenamento externo para cartão microSD, ligação USB (micro), mini HDMI e jack de som 3,5mm.

Outra boa opção, com processador um pouco superior (Intel Z3736F Quad-core 2.16GHz) e ecrã retina de resolução 1920×1200 píxeis, é o tablet Chuwi Hi8, por cerca de 89€.

chuwi_hi8

A sua bateria de 4000 mAh garante até 8 horas de autonomia em utilização moderada e 5 horas em reprodução de vídeo.

 

Ecrã de 10 polegadas

Se pretende uma área de trabalho um pouco mais modesta, então um ecrã de 10″ deverá ser mais adequado. O Chuwi Vi10 tem um ecrã IPS de 10.6″ com resolução 1366×768, também com o SoC Intel Z3736F, 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno que inclui o Windows 8.1 e o Android 4.4, disponível por cerca de 116€.

chuwi_Vi10

Possui 2 portas USB 2.0, o que traz grandes vantagens na possibilidade de utilizar mais que um dispositivo USB em simultâneo. Pesa 524g e a sua espessura é de 8mm, onde com uma bateria de 8000 mAh consegue atingir uma autonomia de 6 horas em reprodução contínua de vídeo. Se for do seu interesse a utilização de um teclado com TouchPad, por 24€ tem disponível uma capa protectora + teclado com TouchPad que recorre à ligação dock magnética existente neste Chuwi Vi10.

O PIPO W3f também é uma opção a considerar. Com ecrã IPS de 10,1″ e resolução de 1920×1200 píxeis, possui interface USB 3.0 que pode ser determinante para por exemplo um disco externo USB, onde a largura de banda da ligação é bastante importante. Tem também suporte para dock para optimizar a interacção.

PIPO_W3f

Estes e outros produtos podem ser encontrados na loja online GearBest, com envio a partir da União Europeia, sem o risco de passagem pela alfândega nem a necessidade de pagamento de quaisquer taxas adicionais.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    Quando fazem uma review aos tablets da Teclast ou da Onda?
    São opções engraçadas para quem procura tablets de baixo custo mas com boas características..

    1. Avatar de lp_felix
      lp_felix

      O pplware fazer um review desses só quando for um Iteclast ou Ionda…. ultimamente as reviews daqui paracem ser tendenciosas. Não os condeno por isso, afinal de contas tem um publico alvo….

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        lol “parecem”

      2. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Alguém não anda atento 🙂
        Vejam as nossas análises: https://pplware.sitedev.pt/category/analises-2/

    2. Avatar de Hélio
      Hélio

      Boas, faço-te uma pequena review do meu Teclast X80H, com 1 ano, comprado no Aliexpress no 11/11.
      Originalmente veio com o W8.1 em Chinês, mas com o Google Tradutor do BQ E5HD, lá consegui chegar ao inglês, e depois às configurações para português.
      Como não sou exigente, para mim estava óptimo a qualidade/preço.
      Durante a utilização em W8 só havia um senão, aquecia demasiado numa certa zona do ecrã, provavelmente o processador, que depois de algum tempo fazia-o desligar-se por segurança.
      Esta situação acontecia quando via um filme pelo Kodi, ao fim de 1h, em utilização normal (internet, etc) não acontecia.
      A autonomia em W8 dava para 5/6 h.
      Uma semana depois de sair o W10, actualizei-o, e apartir daí tudo melhorou, já não aquece ao ponto de se desligar e a autonomia aumentou ligeiramente.
      Para mim é optimo para utilização basica de ir à net, consulta de mails, etc.
      Custou-me 118dls(95€ na altura) + 33€ (25 alfandega + 8 CTT)

  2. Avatar de RuiP
    RuiP

    A cena que eu mais queria era correr android no meu Surface RT :'(

    1. Avatar de E agora
      E agora

      O que eu mais queria era correr Windows nos meus 3 tablets com Android…

      1. Avatar de E agora
        E agora

        Na impossibilidade, se pudesse correr aplicações sem lag também servia.

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          n compras tablets d 50€

      2. Avatar de Andre
        Andre

        vela se nao sao 10 tablets em vez de 3

    2. Avatar de Luis M.
      Luis M.

      Qual o motivo?

    3. Avatar de bazinga
      bazinga

      e podes. instala o bluestacks. é mel.

    4. Avatar de bazinga
      bazinga

      e podes. instala o bluestacks. é mel.

    5. Avatar de André Alves
      André Alves

      O que eu queria era correr windows no tablet surface RT, em vez do pseudo windows que aquilo tem.

  3. Avatar de FC
    FC

    Estou a pensar adquiri o Chuwi Vi10, alguém tem um? Os materiais são de boa qualidade?

  4. Avatar de Luís Sá
    Luís Sá

    Da loja gearbest nunca mais.
    So para teren uma ideia: Comprei um smartphone no dia 23 de setembro isto em pre venda.
    Supostamente dia 30 de Setembro iria sair para venda e ai enviavam para os clientes.
    Hoje dia 2 de Dezembro ainda não o recebi ,mas já esta quase!
    Isto pelo site da post nl.
    Ainda bem que o encomendei da loja Europeia,pq se o mando vir da China quando cá chegasse já estaria fora de mercado.
    Do serviço desta loja só posso dizer mal e em termos de respostas ao cliente é para esquecer.
    Continuo á esperado meu F3.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Esse será certamente um dos poucos casos. A entrega a partir do armazém europeu é feita geralmente em 5 dias úteis e esse caso poderá ter sofrido um atraso não esperado, devido a ter sido adquirido em pré-venda. Em situações dessas resta exigir deles e pressionar para obter respostas concretas.

    2. Avatar de CR7
      CR7

      Olá, se compraste em pré-venda e se foi enviado por Post NL é porque encomendaste da China com portes grátis. Há que ver bem onde encomendamos e com que opções. Obviamente que o produto está na alfândega de Lisboa, ora vê lá isso. 😉
      Do Armazém Europeu da GearBest, em menos de 8 dias chega tudo.
      Cumps

      1. Avatar de Luís Sá
        Luís Sá

        Por acaso selecionei a opção europa e confirmei.
        A explicação que me deram foi ruptura de Stock e que iriam repor o produto o mais breve possível.
        Estou a espera!

  5. Avatar de André
    André

    Boa tarde,
    Estou interessado no PIPO 3wf, é seguro fazer o pagamento e o equipamento chegar a casa? Nestes sites nao gosto muito de arriscar assim…

    1. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      Tenho um PIPO 2WF mas apenas corre W10 (vinha com o W8.1). Até agora, tem-se portado bem e comprei-o na Powerplanetonline.

  6. Avatar de someone
    someone

    Alguém sabe se estes equipamentos são atualizaveis para o Windows 10?
    Necessito um tablet já com o Win10 ou Win10 ready…

    1. Avatar de Fil
      Fil

      sim, os modelos mais antigos podem ser atualizados sem problemas para o 10. Mas grande parte dos tablets ja vem com o windows 10 instalado.
      O android é que vem com uma versao antigo e não sei se pode ser atualizados no futuro.

    2. Avatar de Precisamente
      Precisamente

      Sobre o PIPO W3F: “This Android/Windows tablet is designed only to work with the current Android/Windows OS installed in it. Any alterations such as upgrades or flashing a newer version will void the warranty.”. Não dizem se dá ou não, dizem apenas que se perde a garantia em caso de upgrade… E mais à frente, numa outra resposta: “Win8 system can not be upgraded to the Win10 system directly, otherwise PC will cause language problem that only showing Chinese, the factory will inform the further upgrade time.”. Por isso diria que não dá!

  7. Avatar de Fil
    Fil

    Eu tenho um hi8, ficou-me 81€ + 5€ de portes.
    O tablet é muito bom para o preço, mas a bateria so dura umas 4 a 5h. Na review é indicado que a bateria dura 8h, não acredito neste valor.

    1. Avatar de PeterAlex
      PeterAlex

      Boa Tarde.
      Onde posso adquirir um destes equipamentos? Em Portugal de Preferência.
      Obrigado.

      1. Avatar de Fil
        Fil

        comprei o meu no gearbest, em portugal nao sei onde se vende.
        chegou por dhl em 4 dais uteis.

    2. Avatar de Julio
      Julio

      E sempre assim em tudo a duracao de bateria e testada em serviço único com o minimo de processos a correr em background…faz assim sempre que queiras saber a duração da bateria vê o valor oficial e tira 33% e assim ficas a saber o valor mais realista

  8. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Falta explicar que espaço está reservado para cada SO (isto é importante!) e já agora um tutorial como mudar o espaço de cada SO (por exemplo, reduzir o espaço no Windows e aumentar no Android ou vice-versa).

  9. Avatar de k
    k

    Da gearbest, selecionei que queria que mandassem da europa, inclusivamente fiz referencia a isso e agora tenho que ir desalfandegar e pagar 23% do valor + 35€ se quiser que a dhl mo traga a casa, a 50km de distância.

    Não volta a vir de lá nada.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      A origem é escolhida no próprio produto. Eventualmente o armazém pode não ter ficado bem definido. Basta colocar “?wid=3” à frente do link do produto para seleccionar o armazém da europa, onde é mostrado o stock e depois a compra segue com essa opção.

      Já agora, podes recusar os serviços à DHL e tu próprio tratares do processo, já que estás perto. Fica muito mais em conta. Supostamente deveríamos ser questionados se queremos que a DHL trate ou não do processo, e só depois eles avançavam. Mas eles adiantam-se…

    2. Avatar de Hélio
      Hélio

      A diferença é pequena sermos nós a tratar, ou a Dhl. Em Lisboa, vai-se buscar os papéis da dhl num lugar, e depois ir à alfandega junto do aeroporto para desalfandegar e fazer o levantamento.
      Eles não se adiantam, seguem o procedimento deles em automático, assim que chega a portugal, desalfandega e segue para entrega.
      Nós é que nos temos que antecipar quando sabemos o numero do tracking, enviando um email ä dhl do que pretendemos, seja entrega noutra morada, seja sermos nós a desalfandegar ou a levantar nas instalações deles

      1. Avatar de Fernado
        Fernado

        Olá! Penso que comprar um da Tiny deal, agora tem estoque em Armazém europa. Quem já comprou Tablet ONDA V919 Air? Por favor da-me uma opinião

    3. Avatar de CR7
      CR7

      De certeza que não escolheste o produto do armazém Europeu então… :/

  10. Avatar de alexandre
    alexandre

    Tenho um teclast x80h e digo vos que é bem melhor que o meu Surface RT. Bem melhor até é pouco.. dá 5 a zero ao Surface!

  11. Avatar de NewJ
    NewJ

    Para que serve um tablet?

  12. Avatar de Sílvio Assis
    Sílvio Assis

    Alguém conhece algum Tablet Windows até 9 polegadas e que traga pelo menos 1 Porta USB 2.0 ou 3.0 e Bluetooth

  13. Avatar de catarina
    catarina

    bom dia eu tenho um tablet em segunda mao da chuwi e veio com duas versoes e do nada o meu tablet ficou em japones e com a versao android e eu queria retira la .alguem me pode ajudar?