MWC14 – Nokia apresenta X, X+ e XL, Smartphones com Android

101 Comentários

A Nokia, como já havia sido avançado por várias fontes, deu a conhecer, oficialmente, os seus primeiros dispositivos com Android.

Estes novos smartphones, conhecidos como X, X+ e XL, foram apresentados há minutos em Barcelona no evento anual Mobile World Congress.


Para muita gente, até ao anúncio oficial, era um cenário muito pouco aceitável, até pela parceria positiva e de sucesso que a Nokia mantém com a Microsoft e o seu Windows Phone. Mas, para aumentar a pressão no  mercado e colocar dispositivos mais em conta, ombreando com outros fabricantes que têm um vasto leque de dispositivos de entrada de gama, a Nokia acaba de apresentar 3 novos smartphones com Android.
 

Nokia X

O Nokia X terá um ecrã de 4 polegadas, com 840 x 480 IPS, 512MB RAM, 4GB de armazenamento interno, possibilidade de expansão via slot microSD e vem equipado com uma câmara de 3 megapíxeis.

Imagem do Nokia X, um bom e barato Dual-SIM

Nota importante: Na prática o Nokia X não é um equipamento totalmente Android, isto porque não tem certificada a loja de aplicações Android –  Google Play. A instalação de aplicações passa pela própria loja de aplicações da Nokia, que terá uma secção especial para aplicações com suporte para os Nokia X.

O Nokia X terá 6 cores disponíveis

 

Nokia X+

O Nokia X+ segue praticamente as mesmas especificações, contudo oferece mais RAM. Assim, o utilizador poderá encontrar um smartphone com ecrã de 4 polegadas, um processador de 1GHz, 768MB de RAM, sistema operativo Nokia X platform 1.0, armazenamento de 4GB, câmara traseira de 3 megapíxeis e uma bateria de 1500mAh. Este também é um smartphones Dual-SIM.

Nokia X+ traz mais espaço de armazenamento

 

Nokia XL

O Nokia XL tem um ecrã de 5″ que oferece uma resolução de 800×480 píxeis, 4GB de memória interna, 768MB de RAM, processador de 1GHz, uma câmara traseira de cinco megapíxeis e frontal de 2 megapíxeis. Este é um Dual-SIM . Todos vêm equipados com Android 4.1.2.

Nokia XL é um smartphones dual SIM

Quem adquirir estes dispositivos, que têm uma versão Android instalada, não poderá descarregar e instalar apps da Google Play Store, contudo a Nokia refere que estes dispositivos apresentam a vantagem de estar no ecossistema Android mas com uma “experiência diferente”. Para já os dispositivos trazem Mapas Here, MixRadio, Skype e Outlook, que estão disponíveis na Nokia Store. O utilizadores destes novos smartphones podem ter acesso ao software e à loja da Nokia e a lojas de terceiros somente utilizando estes dispositivos, mas não poderão ter acesso à loja da Google.

Veja o vídeo de apresentação:

Estes novos smartphones foram fabricados de uma versão portada de dispositivos Asha, permitindo um investimento menor mas assegurando a qualidade de utilização. A navegação no dispositivo mostra uma barra de notificações onde estão as últimas apps utilizadas, chamadas perdidas, sms não lidos e outras actividades. Na apresentação, o CEO na Nokia, Elop, mostrou ambos a utilizar as stores Nokia e Yandex.

O Nokia X estará disponível imediatamente para fazer crescer o seu mercado e será vendido a 89 euros. O Nokia X+ será vendido ao preço de 99 euros. Já o Nokia XL estará à venda por 109 euros. As duas versões mais caras só chegarão ao mercado no segundo trimestre deste ano. De salientar que esta oferta exclui o mercado norte-americano.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nokia com Android 4.1.2 WTF, a google avisou que os equipamentos novos tem que ter Android 4.4 senão não dão autorização para Google Play.

    A nokia nos 512 de RAM e no OS antigo Android 4.1.2 esteve muito mal, esperemos que em breve saia roms cozinhadas para Android 4.4.

    Mas é um começo “fraquito” para todo o ppl que adora Microsoft e Nokia!

    1. Avatar de Gleibson
      Gleibson

      Justamente, os novos Nokias não terão acesso ao GPlay, apenas para a loja da Nokia. Creio eu que a Ovi Store.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O que sinceramente é plena burrice…
        Qual é o objectivo da nokia em lançar android´s para o mercado sem que estes tirem a utilidade do android?
        Android sem Google Play nao é android. Podem vir com a treta que se saca as app´s na mesma, e verdade, mas as app´s estam preparadas para funcionar com os serviços Google, nao com os serviços Microsoft. Resultado: Jogos/app´s com ads ou jogos/app´s pagos nao irao correr neste nokia porque as licensas sao verificadas na Play Store. Se nao tem irao dar erro e consequentemente nao correr.
        Um android que nao consegue correr app´s android nao é android, logo estes nokias iram vender que nem pão por serem nokia, mas rapidamente as pessoas se iram arrepender de os comprar, logo será questao de tempo para a nokia perder ainda mais “fãs”

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Acho que vocês não estão a perceber bem o objetivo da microsoft/nokia. Eles aqui querem tirar o symbian do mercado e arranjar uma alternativa barata… tenho a certeza que será um sistema bastante polido como WP que sem as apps da google tornár-se-á num telémovel com uma bateria razoável e que cumpre o papel de telémovel (não smartphone) por um bom preço… se quiserem melhor temos os lumia.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          O Android não depende do Google Play. O Google Play é que depende do Android. O Android é um sistema operativo opensource para telemóveis baseado em Linux. Por acaso a grande maioria usa a versão dependente da plataforma da Google, mas não é obrigatório – tal como demonstrado pela Nokia.

    2. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Nem sequer leste a noticia e vens comentar assim …. O teu comentário é que foi “fraquito”

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Tiago o teu mais traquito ainda… Vai brincar com o iPhone!

        1. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          Foi? Fundamenta …

          Se lesses a notícia percebias que o objectivo deste smartphone é ter uma loja da nokia e não da google. Alem disso com estes telemóveis a Nokia quer chegar a mercados emergentes onde o dinheiro é escasso e a ânsia pela tecnologia de ponta não é uma necessidade.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            E não percebeste a critica? Não me disses-te nenhuma novidade que não tenha lido.

            Primeiro um android sem Google Market é a mesma coisa que um carroça de bois sem bois…

            Segundo Android 4.1.2 hoje em dia é a piada completa!

            Chega??

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            @Miguel

            Miguel Android não é sinonimo de Play Store. A Nokia usa Android Open Source Project (AOSP), logo não tem que lançar obrigatoriamente equipamento nenhum com A4.4.

            Ah Google Market não existe no Android 😉

          3. Avatar de Tiago Santos
            Tiago Santos

            Enfim … Na minha opinião continuas sem perceber o objectivo da nokia.

            Mas se achas o contrário, leva lá a bicicleta 😉

        2. Avatar de WindowsPPT-Fake
          WindowsPPT-Fake

          Caro amigo Miguel, quando a ignorância é tanta, dá-se ao despreso, e á certos comentários que não se devem publicar sem ler bem as notícias e preceber os objectivos da marca, e caso saiba, não é obigatório um Android ter PLAY STORE, porque eu mesmo tenho um e saco por outros locais, ou seja comesse a falar do que saber, e leia bem os objectivos da NOKIA e depois fale.
          Os meus cumprimentos e votos de um Feliz Carnaval!

          1. Avatar de JOAO
            JOAO

            lool estao a espera do que??? de um android 4.4.2 kit kat num telemovel de 109€ muito bom ja é ele ter 5 megapixeis e 768MB Ram, nao se pode ter tudo enquanto o preço for dos mais acessiveis, podera ser uma boa escolha para muitos usuarios, porque ate nem parece ser mau, se querem melhor com um preço destes nao vao muito longe e nem muita gente tem dinheiro para comprar telemoveis superiores ate porque normalmente sao mais caros, por isso de um jeito ou de outro ate podera nao ser ma escolha, quanto ao Play Store é pena mas deve dar para passar jogos atraves do PC o que ja seria bem bom

    3. Avatar de kaka
      kaka

      Adeus Windows Phone lololol
      O windows phone é tão mau que a nokia tal como as outras marcas para vender tem que apostar é no android… acho muito bem … Bom era o windows mobile 6.5 completamente personalizavel este windows phone 8 é uma aberração

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Aberração é esse comentário…

        1. Avatar de kaka
          kaka

          O windows phone é tão bom que ate a nokia foi obrigada a usar Android para Vender .. lolol

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Ganha um pouco de inteligência antes de comentares. Estes equipamentos são para competir no segmento de baixo custo. É por isso que valor de custo do X mais caro é mais baixo que o Lumia mais barato.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Dei 129€ pelo meu Xiaomi Red Rice, Quad Core, Gorila Glass e rom MIUI, Dual SIM, etc… Acho que encosta qualquer desses trambolhos da Nokia ao lado!

          1. Avatar de Gonçalo Trindade
            Gonçalo Trindade

            Tenho um igual. E a câmara? Que qualidade. Xiaomi and MIUI FTW 😉

          2. Avatar de bruno
            bruno

            mas o Xiaomi Red Rice não está disponível apenas na china?

      2. Avatar de Nuno Encarnado
        Nuno Encarnado

        O Windows Phone não teve fim, aliás começou a viver agora! As marcas teem que apostar no que é diferente e mais Original, e não seguir os caminhos que os outros seguem! Aberração é a tu sabedoria que é igual a Zero!

        1. Avatar de kaka
          kaka

          Eu tive windows mobiles desde o inicio, e agora como toda a gente sabe o futuro é Android …
          Tanto é que a única marca que vendia alguns windows phone era a Nokia …
          Aberração sim e das grandes quem tinha windows mobile 6.x ficou encravado e o mesmo se pode dizer dos primeiros Lumia que nunca vão receber actualização ficando guardados na gaveta a ganhar pó e com aplicações e puro lixo … Microsoft com estas politicas nunca mais acordem …

          1. Avatar de Serginho M

            Uma coisa te posso garantir meu caro. Estou com o Windows Phone à dois anos (800/820), e não troco o meu 820 por nenhum Android! Pensa o que quiseres. 😉

      3. Avatar de miguel
        miguel

        Se nao estou em erro, não é nada disso. Li algures na net que a nokia ia manter o windows phone mas para telemoveis de gama mais alta tipo 925 etc etc enquanto nestes mais baixos ia experimentar meter android. Aliás eles ja tinham um projecto ha bastante tempo para usar android nos telemoveis. Os lumias é que vão continuar com windows phone.

      4. Avatar de zezito
        zezito

        batestes com a cabeça foi? é que se foi isso até te percebo, caso contrário é mesmo já defeito

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      Está visto, a Nokia fez uma linha de telemóveis que desagrada tanto a fãs do android, como a fãs do Windows Phone… mas who cares? O que interessa são os €€€€€€€

    5. Avatar de adrien
      adrien

      nao faz mal nao ter google play, da para tirar jogos pela net e passar para o telemovel e alem disso ha o aplicativo do programa play store na internet para download

  2. Avatar de fernando goncalves
    fernando goncalves

    A Nokia para lançar telemóveis android com especificações tao fracas mais valiam estar quietos e deixarem se estar no Windows.

    1. Avatar de monk
      monk

      melhor que esses a esses preços nao encontras

    2. Avatar de retlaw
      retlaw

      Sabes o que são smartphones low-end? Pelos vistos não.
      Pelos vistos só deviam existir quadcores para cima.

      1. Avatar de fernando goncalves
        fernando goncalves

        é pah ficam logo todos ofendidos, disse alguma mentira? eu não gastava um cêntimo num telemóvel com essas specs no momento atual. deixem de ser fanáticos por uma especifica marca…

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          O pior vai ser quando repararem que estes “low-end” da nokia com um sistema “android” completamente polido vai dar dores de cabeça a muitos outros que por ai andam… tenta jogar Plants vs Zombies 2 num smartphone android de 120€ que vês… é uma dor de cabeça dos diabos, já estes meninos correm como se fosse nada.

    3. Avatar de JOAO
      JOAO

      fernando gonçalves, diz-me um telemovel ate 109€ que tenha caracteristicas semelhantes ou melhores que o Nokia XL…

  3. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Windows Phone 8 minimum device requirements:

    – Qualcomm Snapdragon S4 dual-core processor or Snapdragon 800
    – Minimum 512 MB RAM for WVGA phones; 1 GB RAM for 720p/WXGA/1080p
    – Minimum 4 GB flash memory
    – GPS and A-GNSS; GLONASS is supported
    – Support for micro-USB 2.0
    – 3.5 mm stereo headphone jack with three-button detection support
    – Rear-facing AF camera with optional LED or Xenon flash, optional front-facing camera and dedicated camera button
    – Accelerometer, proximity and ambient light sensors, as well as vibration motor (magnetometer and gyroscope are optional)
    – 802.11b/g and Bluetooth (802.11n is optional)
    – DirectX graphics hardware support with hardware acceleration for Direct3D using programmable GPU
    – Multi-touch capacitive touch screen with minimum of four simultaneous points

    Não percebo! Sinceramente não percebo! O Lumia 520 não tem sensivelmente as mesmas specs deste X? Tudo o que foi gasto em R&D não poderia ser utilizado para subsidiar a linha baixa da Lumia? Aumentavam os utilizadores da plataforma Windows (que é o que eles precisam para chamar programadores) e não tinham que engolir o sapo de lançar Android nesta fase!

    Para os consumidores: Qual é o interesse de Android sem a Play Store? A vantagem do Android era mesmo essa!!! Ok, devem aparecer aí custom roms com tudo isso, mas… O público alvo de uma Android Nokia de 90€ será o geek que anda a instalar roms?

    Não estou nesta guerra (uso ios), mas sinceramente não entendo o que anda a fazer a Microsoft\Nokia!

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      “O público alvo de uma Android Nokia de 90€ será o geek que anda a instalar roms?” Nem mais…

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Será que esse publico alvo não se contenta com as apps que trazem por default + apps da nokia store?

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não percebo… Esse público se calhar, é capaz de optar por um dispositivo mais… Nexus…

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      A vantagem é mesmo essa, as apps. As empresas desenvolvedoras colocarão as suas apps na loja da Nokia/Microsoft.

      Este é o pau de dois bicos do opensource. A Google socorreu-se da filosofia opensource para por as comunidades a desenvolverem para “eles”. O problema é que qualquer um pode fazer o mesmo. A Amazon já o fez, os chineses também, agora é a Nokia e quem sabe num futuro próximo não teremos a Samsung a fazer o mesmo.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        A samsung também o 50% fez, eles já têm uma Samsung Store e o tanas, em paralelo com a play Store, pelo menos é isso que tenho ideia…

        Mas sinceramente, acho que este telemóvel, não vem acrescentar nada de jeito à Nokia, mas eles lá saberão…

        1. Avatar de sergio
          sergio

          Sim. Mesmo a Lg também tem uma store própria paralela à play store da google. Acaba por ser uma forma de se salvaguardarem de alguma ideia “fantástica” que a google possa vir a ter…

        2. Avatar de lmx
          lmx

          concordo contigo…as specs em ram de alguns e se usarem um SO enchuto, tudo bem, mas com camera miseravel…não sei não…

        3. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Sim, mas imagina que a Samsung se zanga com a Google e diz porque é que vos vou continuar a dar dinheiro.

          Aproveita a componente opensource e acrescenta por exemplo tudo o que tem feito para o Galaxy S4 e mais algumas coisas.

          A questão é começam a ver muitos gigantes a fazer forks do Android

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    “Estes novos smartphones foram fabricados de uma versão portada de dispositivos Asha”

    Com um fork do Android e sem acesso ao Google Play e sem as app Google.

    Acho que está tudo dito, não me parece que o título “Nokia lanças smartphones com Android” não corresponde à realidade. É antes, Nokia lança Ashas com um fork do Android a substituir o Nokia OS.

    1. Avatar de monk
      monk

      nao sei onde leste que o nokia xsoftware platform vai substituir o asha software platform…

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Desculpa isto e Android 4.1.2 , se lhe queres meter um launch diferentes e umas cores diferentes e contigo no entanto não muda em nada que é Android 4.1.2. O mesmo se passa com outros equipamentos tipo a ouya que tem o seu os, mas por debaixo do capô é Android. E hoje já existe root, ROMs, e playstore para ouya.

      Microsoft teve muito mal em não meter Android 4.4!

      1. Avatar de ev
        ev

        Não é do interesse da Microsoft entrar no universo da Google (Google Play) Basicamente se analisarem os mercados onde vão entrar é precisamente onde se procuram smartphones de entrada dual-sim. Além de mais, na minha opinião é só mais uma alternativa aos Firefox OS e Ubuntu phones.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Do Google Play é das comissões de 30% da Google nas app pagas estes Nokia ficam arredados.

          O que também já se sabe é que a Nokia simplificou a vida aos developers para converteram as suas apps do Google Play para o “Nokia Play”, ao contrário do que fez a Amazon com o fork para o Kindle.

          Faltam APIs, como as do Google Maps, que a Nokia/Microsoft vai ter que substituir pelas suas. Vamos ver como corre a coisa, que passa pela relação preço / qualidade / apps disponíveis.

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Offtopic:
    Como posso me registar e ter o meu perfil no Pplware (para os comentarios)?

    Obrigado.

  6. Avatar de Zé de Gaia
    Zé de Gaia

    Por estes preços, está bastante bom.

  7. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Isto não tem nada haver com android. São os chamados telemóveis baratos para aquelas pessoas que chegam à loja e querem um telefone para fazer chamadas e enviar sms’s.

    Parece que não mas ainda existe mt gente para quem um velhinho 3310 chega. Quem realamente precisa de um SO móvel, instalar apps, etc, etc, não compra isto. Compra um Nokia com Windows Phone, um verdadeiro Android ou um iPhone

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      “Nada haver”, esse comentário é que não tem “nada haver” com a verdadeira essência do android, de como foi criado, e não do que a Google fez dele.

      O Android é um sistema aberto, e isso tem mesmo destas coisas, o Android não está obrigatoriamente ligado à Google, e ponto final.

      Caso contrário, nunca teria vendido o que vende/vendeu na China.

      Comentários desses, revelam mesmo a hipocrisia de fanboys como tu, criticam tanto a Microsoft, e sobretudo a Apple por serem “fechados” e “proprietários”, e por serem “closed-source”, no entanto, quando uma empresa retira os componentes fechados, proprietários, comerciais e closed-source da Google, que tanto cada vez mais fazem parte do android mainstream europeu e americano… Saem comentários destes!

      Ridículo!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Obs: para estar correto, devias trocar esse boneco verde do teu avatar e pôr aí o símbolo da Google…

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pumba, em cheio.

        Os tipos não são fanboys do Android, são fanboys da Google.

        O que ainda é mais estranho…

  8. Avatar de Sergioo Torre
    Sergioo Torre

    Era os Nokia Lumia ou X + Ubuntu Phone OS … para mim, uma excelente alternativa…

  9. Avatar de retlaw
    retlaw

    Podiam ser um bocadinho mais rigorosos (pesquisa) nas specs que apresentam. Todos os smartphones vão trazer processador dual-core de 1 Ghz e não um processador de 1 Ghz. E já agora não fica mal dizer que se de um Snapdragon S4.

    http://www.androidauthority.com/nokia-x-hardware-specs-349546/

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    As pessoas ainda não perceberam que por exemplo uma Rovio pode pegar no Angry Birds e coloca-lo à venda na loja da Nokia. As API são as mesmas e a única coisa que poderá mudar é o esquema de licenciamento..

    Estes Nokia vão exatamente ao encontro do que eu disse a semana passada. Um equipamento de gama de entrada, para concorrer com os equipamento xiling de gama de entrada com Android. A Google não ganhará nada com isto, pois está a ser utilizada a componente opensource do Android (mais uma vez, poderão existir algumas patentes da Google, não sei).

    Todas as coisas boas que as novas versões do Android trouxeram nas últimas versões são pouco importantes para a Nokia, porque toda a camada de interface (não só gráfica) ao utilizador é implementada pela Nokia.

    Este é exatamente o modelo implementado pelo Kindle Fire.

    Estes Nokias não são para concorrer com os Lumia. A Nokia está a deixar bem demarcado que o Windows Phone é para os equipamentos com qualidade

  11. Avatar de soundsyt
    soundsyt

    Muito bom, dual sim e da para ter apps aindrod com as da nokia , baratos que querem melhor.
    Isto para os users normais é do melhor acho que fizeram bem, parabéns Nokia

  12. Avatar de br
    br

    o valor parece-me muito baixo!
    109 pelo XL?
    entendo que a nokia que entrar no mercado dos androids a fundo, mas so 109 pelo topo de gama?

    1. Avatar de João Capela
      João Capela

      Estes aparelhos não são topo de gama. São a nova série que vai assentar entre os telemóveis com teclado t9 e a série Lumia.

    2. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      top de gama não… São todos modelos de baixa gama! O objectivo foi descontinuar os modelos Asha(s) poupando dinheiro no desenvolvimento do software, utilizam um que já se encontra entranhado no mercado (android) e limitam-se no hardware e na criação de apps.
      E assim temos os Nokias low cost pronto para o mercado dos baratinhos androids.
      Em relação aos Média Gama e Alta Gama só os Windows Phone.
      Cumps

    3. Avatar de Alexandre Cunha
      Alexandre Cunha

      Faz parte da encenação da Nokia microsoftiana. Quer demonstrar que Android é inferior. Pelo preço. Pega em hw que já foi rentabilizado noutros produtos e vende um produto novo com posicionamento de baixa gama. Somente uma estratégia de marketing. Não tenho a certeza mas esse preço somente será em determinados mercados.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Exatamente o que pensei..
        Nokia a querer demonstrar que Android é baixa gama e wp8.1 é alta gama..
        e está bem essa jogada, porque como se pode ver por aqui, há utilizadores de modas que não vêm nada à frente e são facilmente manipulados por tudo e por nada..

  13. Avatar de Alex
    Alex

    Características completas: http://www.androidauthority.com/nokia-x-hardware-specs-349546/
    E mais de 75% das apps da google store já funcionam, e é possivel fazer sideload dos .apk diretamente do SD.
    http://developer.nokia.com/nokia-x

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Não é 75% das apps da google já funcionam, mas sim 75% são diretamente compatíveis sem qualquer alteração.

      Fica um link para testarem a compatibilidade das vossas app’s android:
      http://developer.nokia.com/nokia-x/analyse/

  14. Avatar de Nelson
    Nelson

    Que coisa atroz!

    Segundo o próprio Eloop, da Nokia:

    “There’s a lot of people in Redmond very excited about being able to reach, literally, tens of millions of people who have no other way of having an experience with Microsoft,” Elop said. “The average person that will buy a Nokia X does not have a PC, does not have a tablet, has missed that generation of experiences.”

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Elop no seu melhor….lol

  15. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Para quem gosta de comprar lixo todos os 2/3 meses estes são uma boa escolha em relação aos restantes smartphones de gama baixa…
    No entanto nada melhor que optar pelos top gama tal com os Lunmia 1020, Samsung S4 ou IphoneS por exemplo.

    1. Avatar de António
      António

      Sim porque toda a gente está disposta a estourar 700€ num telemóvel…

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      ès rico então, se este smartphone for bom e mais fluido que a maioria dos outros smartphones android baratos, muita gente o comprará como eu…….queres ficar com os ferraris então fica, que eu fico com um Opel corsa ou um Ford, que anda à mesma e faz o que necessito…..

    3. Avatar de retlaw
      retlaw

      Realmente que comparação, misturar smartphones low-end (todos estes novos Nokias o são) com smartphones de topo. Infelizmente algumas pessoas têm a mania de misturar coisas sem nexo nenhum e não percebem que o mercado está segmentado.
      Low-end, quantto muito, compara-se com low-end, nunca com High-End.

  16. Avatar de Alexandre Cunha
    Alexandre Cunha

    Nokia a tentar recuperar o tempo perdido mas tentando desesperadamente dar a entender que não está… desesperada. Patético, mas acaba por ser positivo este ajustamento. Pode ser a oportunidade para marca encontrar o caminho certo.

    Excelentes equipamentos para a comunidade explorar e desenvolver boas ROM’s.

  17. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Se o sistema funcionar bem acho que é boa escolha pelo preço que é, o pessoal pensa que ter apps aos milhares é bom, mas nem sempre, embora não acha google play, tem as aplicações da nokia.
    Esperemos pelas reveiws para saber mais sobre estes modelos.

    Cá espero.

  18. Avatar de sergio
    sergio

    Bem, os 512Mb de ram podem ser pouquinho, mas vamos ver como a Nokia organizou a coisa…

    No entanto tendo em conta a concorrência direta (Samsung, LG, Sony) para a mesma gama (e se estes preços sempre se confirmarem) a Nokia tem valores bastante abaixo. P.e. LG L5II processador single-core (e não dual-core como no X) e anda nos 150€.

    Ah, para o pessoal que desenvolve para Android e já tem app’s na play store, dê uma olhada no centro de desenvolvimento da Nokia (www.dvlup.com). Consegue-se prémios interessantes, através das app’s que já publicaram na Play Store. Atenção que não está disponivel para portugal, têm que arranjar uma residência num dos países onde está disponivel 😉

  19. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Tanto tempo para lançar um smartphone com Android e é isto que têm para oferecer??

    Parece-me que vão ser um grande flop. Nao trazem nada de novo ainda tem uma Store limitada.
    Não consigo compreender como ainda lançam smartphones com 512mb de RAM.

    1. Avatar de retlaw
      retlaw

      Queres High-Ends com Android custmomizado? Tem calma que eles podem aparecer. Agora é a vez dos Low-end.

      gadgets.ndtv.com/mobiles/news/nokia-working-on-two-high-end-android-smartphones-report-486728

      Esta malta só pensa em altas specs e esquece-se do mercado de gama de entrada… Sim, os fabricantes chineses estão a lançar smartphones baratos com boas specs mas isso… é os chineses… Não se consegue competir com eles…

  20. Avatar de lmx
    lmx

    “sistema operativo Nokia X platform 1.0”

    quererão eles dizer MEEGO based, mas não o quiseram admitir publicamente??

  21. Avatar de Nosferatu Arucard
    Nosferatu Arucard

    Nada impedia um fork do API Kitkit no Nokia X sem os serviços da Google, como fez a Amazon.
    Já agora, se querem maiores maluqueiras, porque não faziam um Android baseado em Debian e corriam as aplicações clássicas em cima ?
    Agora vou instalar o GNURoot no meu tablet para testar outra aplicação que corra Linux puro em Android ARM sem root.

    1. Avatar de Nosferatu Arucard
      Nosferatu Arucard

      GNURoot aprovado! Já tenho LibreOffice, Eclipse, GCC, Lazarus IDE, Dosbox, XCFE4 e mais qualquer software dos repositórios do Debian Wheezy a funcionar nesta máquina virtual para Android que não necessita de root!

  22. Avatar de okapi
    okapi

    Não faz qualquer sentido a Nokia estar a lançar este telefone já que os Nokia com Windows 8.1 baratos, também estão a chegar. Mas, …

  23. Avatar de Fornost
    Fornost

    adorei o design ultrapassado dos anos 80/90. Bem legal ver um telefone emoldurado num quadro…

    francamente……………..

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Pelo preço não se pode exigir muito mais e também para o mercado que é vocacionado, até está bem, assim muitos mais podem ter um telefone touch , porque nem todos são ricos para ter um IPhone, S5 ou outro modelo de topo. Ele vai ser vendido nos mercados tipo Brasil e uma coisa eu sei não vai ser vendido na UK a não ser no ebay. Assim o Touch e a Nokia democratiza-se e chega a mais um nicho de mercado e quem pode compra os modelos acima. Já agora nos anos 80 andava-se com um Tijolo e uma mala atrás e não com um telefone emoldurado a parecer um quadro e muito menos deste tamanho…
      francamente…. .

  24. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Gosto quando o gaijo diz que é rapido e suave e depois aquilo tem frame drops xD

  25. Avatar de AC
    AC

    Senão é do rabo meus amigos, é das calças. Vá se la entender o que é que vocês querem. Se é Android é porque é Android, se é Windows é porque é Windows.

    Haja paciência dos santinhos louvados no céu para ler estes comentários.

  26. Avatar de sapio
    sapio

    Não sei porque é que percam tempo em defender marcas e SO de empresas ou proprietários. Estam a pagar-vos alguma coisa?
    Cada um compra aquilo que lhe da na cabeça, que acha melhor para si ou que satisfaz os seus requisitos.
    Para mi, não comprava estes smartphone porque não satisfazem os meu requisitos. Gosto de ser eu o dono do dispositivo e não o empresa o ser, ou seja, gosto de ter “liberdade” total sobre o dispositivo. Não adianta ter um sistema “Android”
    e não poder usufruir da google pay, que já possui bons app e atualizados para todas as versões Android, é mesma coisa que ter um nokia lumia 710, que em relação a hardware é excelente, exceto de não ter slot para cartão microSD, e a nivel de software é bastante…bastante limitado.

  27. Avatar de PutoFananBoy
    PutoFananBoy

    É por estas e por outras que o Iphone continua lá no topo.
    Os compradores não querem saber se vem com Google Play ou se ainda tem Nokia Store ou até já têm Samsung Store. Apenas as pessoas querem um telémovel que possa ter facebook, instragram, twiiter e por ai fora… Nisto claramente ganha o Iphone pois de resto camera fotografica temos a Sony, processador a Samsung mas isto são “apenas” detalhes comparado com aquilo que a maioria dos compradores querem.
    Uso Android e gosto mas se formos a ver o IOS é um sistema muito mais operacional e fácil de usar, por isso sim sem dúviadas o Iphone mesmo nos outros parametros ser fraco em relação aos rivais vende mais .

  28. Avatar de Joao Lebre
    Joao Lebre

    Mas afinal de contas para quando está
    Previsto o lançamento?
    Alguém me sabe responder?

  29. Avatar de PutoFananBoy
    PutoFananBoy

    Pelo que sei é agora na altura de junho

  30. Avatar de Tomas
    Tomas

    Malta quando é que sei em Portugual?????

  31. Avatar de Joao
    Joao

    Alguém sabe especificar o dia em que sai? É urgente

    1. Avatar de okapi
      okapi

      A Nokia convocou um evento para 10 de Junho em S.Paulo – Brasil e aí seja anunciado o NOKIA X.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Vai ser anunciada a saída do nokia X em Portugal é isso?

        1. Avatar de okapi
          okapi

          É uma questão de aguardar, não sei adiantar mais.

  32. Avatar de PutoFananBoy
    PutoFananBoy

    O Nokia X já está em Portugal. E está ao INCRIVEL preço de 140 € . Pode-se encontrar pelo menos na Tmn da Amadora ou no site da fnac.

  33. Avatar de Joao
    Joao

    O telemóvel é desbloqueado?

  34. Avatar de Joao
    Joao

    Estava a falar do nokia X*