iOS 8.3 trouxe problemas de utilização do Touch ID dos iPhones

51 Comentários

Lançado na passada quarta feira, a nova versão do iOS prometia trazer algumas novidades para os dispositivos da Apple. Eram pormenores e ajustes de pequenas funções que visavam melhorar a utilização deste sistema operativo.

Mas a verdade é que para alguns utilizadores, o iOS 8.3 veio trazer novos problemas, em locais onde não existiam. As queixa mais recorrente agora está associada ao Touch ID e à App Store.

touch_id_ios83_1

As queixas relacionadas com este problema começaram a avolumar-se poucas horas depois do lançamento do iOS 8.3 e, mesmo estando para já resumida a um conjunto pequeno de utilizadores, o seu número não pára de crescer.

As descrições do problema, que foram relatadas pelos utilizadores afectados, dão conta de uma falha no Touch ID quando se tenta usar a loja de aplicações da Apple usando este mecanismo e autenticação.

Mesmo com a utilização do Touch ID é pedida ao utilizador a palavra passe da sua conta Apple, só permitindo assim que a compra ou instalação da app seja realizada.

Mesmo repetindo o processo o pedido de password é mantido, e reforçado a cada nova tentativa de compra, dando a entender que a autenticação via Touch ID não se realiza.

Estando a afectar principalmente os utilizadores do iPhone, onde foi detectado no iPhone 5S, 6 e 6 Plus, o problema manifesta-se também noutros equipamentos Apple, tendo sido relatada a presença também no iPad Air 2.

touch_id_ios83_2

Para já não existe qualquer solução para contornar o problema e mesmo com a opção de autenticação via Touch ID na App Store o problema manifesta-se, sendo sempre pedida a password ao utilizador.

Não é dos problemas mais graves detectados no iOS em versões recentes, trazendo de volta uma situação que existia antes do lançamento do Touch ID no iPhone 5S, em que a autenticação na App Store, e noutros serviço e aplicações, era feita com o recurso à password.

É provável que nos próximos dias surja uma actualização a esta versão do iOS, esperando-se que mantenha a numeração usada nestas situações. Será por isso o iOS 8.3.1.

Também como é normal nestas situações, a Apple não emitiu qualquer comunicado e nem reconheceu o problema.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Esteves
    Diogo Esteves

    No meu 5S está tudo a funcionar ok.

    1. Avatar de PSL
      PSL

      Não, obrigado.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Esse sentimento de alívio… Nisso é que a Apple é boa, quem sempre teve Android desde a era dos Nokia infelizmente nunca sentiu isso 🙁
      Mas em contrapartida nunca se sentiu preso em primeiro lugar 😀

    3. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Mais ao contrário.

      Android só à martelada com ROMs, kernels, tweaks, ícones, desligar e ligar coisas para ver se a bateria aguenta…

      iOS? Simplesmente usar

    4. Avatar de André Castro
      André Castro

      Mataste tudo e todos lol.

  2. Avatar de PSL
    PSL

    Basta ver quem escreveu… 🙂

    “Problemas no TouchID” <- LOL

  3. Avatar de Sébastien Miranda
    Sébastien Miranda

    Eu inicialmente tive este problema e facilmente o resolvi, pode ser que funcione Com quem se depare com este problema. Dado que a Apple introduziu um modo para que o iOS memorize a pass quando se compre aplicações grátis, a partir do momento que aceitamos que a pass seja memorizada, a compra via Touch ID deixa de estar activa, o motivo pelo qual isso acontece não sei. O que eu fiz foi, fui as definições/Touch ID e código/ na função usar Touch ID para:, retirei a função de usar Touch ID na iTunes Store e App Store, voltei a seleccionar a função, e tudo voltou ao normal, sempre que compro uma App, pede o Touch ID, espero que possa ajudar outros usuários.

      1. Avatar de Diogo Pereira
        Diogo Pereira

        Haja alguém com capacidade para pensar antes de criticar. Efetivamente essa é a solução para o problema! Obrigado.

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Ouve, andas a falar mal da Apple, sabes que neste site não é permitido, bem ao menos “Não é dos problemas mais graves detectados no iOS”

    1. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Gostava de saber que problemas, graves ou não, existem no iOS.

  5. Avatar de Heler
    Heler

    Cm sempre os fanboys da Apple a criticar o Android dizendo que tem bugs… Ms quando falam da Apple já dizem que e mentira e n aceitam.

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      +1

      Nenhum sistema é perfeito.

    2. Avatar de VoltaNelsonEstasPerdoado
      VoltaNelsonEstasPerdoado

      Na.
      No Android existem bugs.
      Na Apple consideram-se iBugs (traduz-se por “features”)

      Off Topic: Quando começam a divulgar as Reviews ao iWatch (negativas por sinal)?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Só queres que publiquem as negativas? Não me digas que quebram o vidro 🙂

        https://www.youtube.com/watch?t=61&v=yOcRPl5ak98

      2. Avatar de PSL
        PSL

        Joshua Topolsky, Bloomberg:
        “It is, without question, the best smartwatch in the world.”

        New York times
        “The Watch become something like a natural extension of my body”

        The Wall Street Journal
        “With the Apple Watch, smartwatches finally make sense.”

        The Verge
        “There’s no question that the Apple Watch is the most capable smartwatch available today.”

        re/code
        “Smartwatches are still unproven, but Apple has made a pretty strong case for them.”

        Yahoo Tech
        “The Apple Watch: Half Computer, Half Jewelry, Mostly Magical”

        CNET
        “A beautiful, bold watch, with complications”

        Gizmodo
        “It’s the best smartwatch out there and just oozes potential.”

        Mashable
        “It’s gorgeous, smart, fun, extensible, expensive (a plus if you want to telegraph luxury and excellence) and an object of true desire.”

        Techpinions
        “I say this having used nearly every smartwatch to hit the market over the last few years. None of them felt like a mass market product but more for a tech enthusiast or early adopter. The Apple Watch is easily the first smartwatch I’ve used that was designed for the average consumer.”

        Kantar
        “In my opinion, there is no learning curve with Apple Watch; there is a discovery curve.”

        Business Insider
        “The Apple Watch reviews are bad” <— LOOOL 😀

    3. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Então? Já recebeste o 5.1?

      Muito improvavelmente…

      Ficas com os bugs todos para sempre…

      Este bug até já foi resolvido, mas se fosse preciso, lançavam um update e já estava…

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Para já não existe qualquer solução para contornar o problema e mesmo com a opção de autenticação via Touch ID na App Store o problema manifesta-se, sendo sempre pedida a password ao utilizador.”

    Não dei por nada. Mas se tiverem problemas, estes dizem que encontraram a solução:

    http://www.actualidadiphone.com/comprar-touch-id-appstore-ios-8-3/

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Ou talvez já não seja preciso, porque acrescentaram esta actualização:

      [ACTUALIZACIÓN] Según reportan algunos usuarios que han actualizado hace pocos minutos, el fallo ha desaparecido. Parece ser que Apple lo habría solucionado de forma remota (o el fallo estaba en sus servidores). Si se da el caso de que no os funciona, podéis seguir la siguiente guía.

      1. Avatar de Valter Matos
        Valter Matos

        Confirmo que por aqui o problema já desapareceu… Ontem não conseguia usar o touchId na appstore mas hoje já está tudo normal. Parece que o problema era do lado da Apple.

        Cumps

  7. Avatar de JJ
    JJ

    Gostei desta frase: “Também como é normal nestas situações, a Apple não emitiu qualquer comunicado e nem reconheceu o problema.”

    Apple nem precisa de reconhecer nenhum problema que surja nos seus equipamentos, visto que é a única empresa que os fornece, por isso é óbvio que quando este alguma situação anormal e “culpa” da Apple. Ninguém vai-se perguntar: “Será que isto foi culpa da Apple!?”

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Apple não diz nada até saber o que realmente se passa. Neste caso parece que a maioria já nem vê o problema com a aplicação da loja!

  8. Avatar de Luís de Matos
    Luís de Matos

    Engraçado testei esse bug e não me aconteceu. tudo está ok no IOS
    provavelmente fizeram jailbreak e agora da nisto xD

  9. Avatar de MS
    MS

    … Nem parece da Apple ! não tem equipamento para testar o software? não tem tudo bom?…não percebo esta sistematica “argolada” da Apple… Esta a mudar tudo para pior , isso eu noto porque sou utilizador de equipamentos da marca.

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Deves ser deves.

  10. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Ou é de mim, ou li que o problema também foi detectado no iPad 2?

    Não seria iPad Air 2? Visto o iPad 2 não possuir TouchID!!

    Digo eu…

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Desculpem ser um bocado desviado da notícia mas, queria pergunta uma coisa com que me deparei nos meus equipamentos após a actualização para o iOS 8.3 . Quando vou a “Definições > ICloud ” aparece-me que ainda tenho 4,6GB disponíveis de armazenamento ( dos 5GB que a Apple oferece ). Mas quando carrego na opção “Armazenamento”, para ver em detalhe, os valores alteram-se. Passa a dizer-me “Total 1GB” e ” Disponível 530MB ” . Isto passa-se nos 2 equipamentos ( iPad 3 e iPhone 5C ). Isto acontece a mais alguém?

  12. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Nah, não pode ser… A apple com problemas? Nunca… Só o android é que tem… hehehehe

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Na! A diferencia é que 99% dos problemas a Apple resolve já no android 95% dos devices ficam com os problemas!!! hehehehe

      1. Avatar de Norman Bates
        Norman Bates

        Melhor, 99.4%

        LOL

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Daqui a uns dias sai o fix para este problema… A google já corrigiu o problema da RAM no 5.0? :s

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Segundo muitos o problema desapareceu!

  13. Avatar de winetree
    winetree

    Não tive este problema… E ando a divertir-me a falar com o Siri com o meu sotaque de telenovela! 🙂

  14. Avatar de Rui C
    Rui C

    O meu 5S está tudo óptimo.

    1. Avatar de int3
      int3

      aqui também

  15. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Já agora. o problema não foi bug do iOS 8.3, mas sim do próprio serviço da apple: https://www.apple.com/br/support/systemstatus/

  16. Avatar de Pupqwq
    Pupqwq

    em android nem updates ha e so problemas

  17. Avatar de Rui
    Rui

    Geral -> Touch ID e Código -> Desactivar iTunes Store e App Store -> Activar iTunes Store e App Store

    Problema resolvido…

  18. Avatar de David Cordeiro
    David Cordeiro

    Com a actualizacao 8.3, o google chrome deixou de funcionar..
    Abre a cracha sempre se abre uma pagina.

    Ja desistalei e voltei a instalar e fica sempre igual…

    1. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Aqui o Chrome está a funcionar normalmente.

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pessol, mais ninguem se deparou, com o que escrevi no post mais acima? Agradecia alguns feedbacks se possivel. Obrigado

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Comigo, com o iOS 8.3, está a bater certo:

      Definições > iCloud: Armazenamento disponível 2,9 GB
      > Armazenamento: Total 5,0 GB, Disponivel 2,9 GB (o que daria não disponível 2,1 GB)

      > Cópia 1,9 GB (e não 2,1 GB, mas a diferença, de 0,2 GB será para algumas coisas mais).

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Poderá ser por eu ter desactivado o icloud photos?!? É que os valores são consistentes em ambos os dispositivos! Não entendo!…. Mais alguem pode dar feedback sff?

        Cumprimentos

  20. Avatar de Diogo Pereira
    Diogo Pereira

    Não estou a receber as mensagens através no iMessage, mas nos devices com a versão 8.2 elas aparecem… Também ao enviar mensagens, este não o faz de maneira automática em formato normal quando deteta que o envio por iMessage não é possível e, anteriormente, não tinha esse problema.

    Ninguém tem notado alguma inconsistência na App das mensagens após a atualização?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Depois da instalação aparece uma serie de (re)configurações, entre elas as das contas para enviar/receber mensagens e FaceTime, pode ter acontecido aí alguma coisa.

      Vai a Definições > Mensagens. o iMessage tem que estar “on” e Enviar como SMS também.

      Em Envio e recepção vê se as contas do iMessage estão bem. Em princípio basta a do n.º de telefone.

      A outra parte – reconhecer se o número do destinatário “é iPhone” e enviar por iMessage e, se não for, enviar por SMS – depende é dos servidores da Apple, e pode haver alguma falha temporária.

  21. Avatar de José Braz
    José Braz

    No meu 5S está tudo a bombar a 5*****

  22. Avatar de Vania
    Vania

    No meu 5s desapareceram algumas mensagens alguém sabe o que pode ser?

  23. Avatar de Andre Cainan
    Andre Cainan

    No meu iphone 6 após a atualização não pega mais sinal de operadora alguma. ja fiz de tudo até restaurar ele via dfu e não resolveu. Vou esperar para ver se aparece alguma solução