Linux Caixa Mágica 23 – O melhor GNU/Linux português

32 Comentários

O Linux Caixa Mágica é a distribuição Portuguesa mais popular devido à inclusão da mesma no projeto Magalhães. Este sistema operativo vem talhado a Portugal.

A equipa responsável pelo projecto ainda não anunciou oficialmente a versão final do Caixa Mágica 23, mas é já possível fazer o download da mesma.

cm23_00


O suporte UEFI está disponível nas versões de 64 Bits (mas precisa de desactivar a opção “Secure Boot”.)

Novidades
  • Novo “Branding” Caixa Mágica;
  • Suporte UEFI totalmente funcional, incluindo em BIOS com a opção “UEFI ONLY”, quer por DVD quer por PEN (mas a opção “Secure Boot” tem de estar desligada);
  • Possibilidade de gravação da imagem ISO para PEN em Windows (veja na comunidade Caixa Mágica as instruções);
  • Suporte ao ambiente de trabalho “Mate”;
  • Suporte de hardware bastante melhorado (ex. placas wireless Broadcom são agora suportadas logo no live CD, a aplicação de gestão de
  • touchpads já corrige comportamentos erráticos de muitos dispositivos, entre muitas outras melhorias);
  • 6. Actualização para as versões mais recentes de todas as aplicações, com as consequentes correcções e optimizações.

Vejam mais informações aqui:

cm_01

Galeria de Imagens
974391_1640248362860737_1298325994_n 11118422_1640248316194075_1535788556_n 11118892_1640248342860739_1441038616_n
11122494_1640248312860742_368141896_n 11134226_1640248296194077_588476246_n 11154102_1640255146193392_616015614_o

(em actualização)

Agradecimento ao Bruno Santos pelos screenshots.

Licença: GPL
Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: Caixa Mágica

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Isto traz qual versão do GNOME?

    1. Avatar de RDRC
      RDRC

      Pelas imagens, ou o 3.12 ou 3.14. O 3.10 não é de certeza 😀

        1. Avatar de Emanuel Vitorino
          Emanuel Vitorino

          E eu com esperanças que fosse o 3.14 ou o 3.16 …

  2. Avatar de André Alves
    André Alves

    Traz o super tux?

    1. Avatar de tclash
      tclash

      Traz sempre esse jogo

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Não gosto do background!

    Normalmente as distros Linux aqui apresentadas costuma apresentar backgrounds mais bonitos.

    Sendo a principal distro portuguesa, podiam ter arranjado um background bem melhor!

  4. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    Melhor português?

    Eu também fui dar uma corrida sozinho e no fim ainda consegui ganhar. Sou o melhor atleta cá do sítio… Ou não!

    Depois eu é que sou troll!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas o Caixa Mágica não está sozinho.

      1. Avatar de Rafael Paredes
        Rafael Paredes

        Que outras distros portuguesas há?

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Assim de repente lembro-me desta: http://sourceforge.net/projects/xange/
          Que antes era conhecida por OpenXange e agora é eZeY Linux.

        2. Avatar de Luís Lopes
          Luís Lopes

          Linux Mint 17.1 “Rebecca”, compilado para pt pela Universidade do Porto por ex.
          http://www.linuxmint.com/edition.php?id=172
          a meu ver bem superior e com um visula bem mais apelativo que o caixa mágica

          1. Avatar de Flávio Moringa

            Compilado para PT pela universidade do Porto? Podia elaborar? Parece-me mais que a Universidade do Porto é um mirror oficial, nada mais….

          2. Avatar de Flávio Moringa
      2. Avatar de PaceMan
        PaceMan

        O Alinex Aqui do Alentejo…. http://www.alinex.org/

  5. Avatar de Flávio Moringa

    E já foi anunciada oficialmente… o pplware sempre atento conseguiu antecipar-se a nós próprios:-) É bom sinal.

    Por favor descarreguem e usem.. e critiquem… criticas construtivas são SEMPRE bem-vindas…

    1. Avatar de portaro
      portaro

      Acho que seria bom se lançassem uma versão light, ou seja com boot para um ambiente leve LXDE, ou IceWM ou outra – isto porque há muitos utilizadores em Portugal com pcs com médias altas de idade 7 ~ 10 anos, muitos deles Pentium onde (infelizmente) o Gnome apresenta problemas de fluidez. Não é crítica é uma opinião. MAntenho uma distro chamada Flavitu e nos ultimos tempos tive mensagens de pessoas que vinham de CM e só mudaram por esse facto o Gnome é pesado.

      Já agora Obrigado à CM por manter a chama GNU/Linux viva em Portugal e ao Peopleware por divulgar.

      1. Avatar de Flávio Moringa

        Já tivemos versões LXDE e KDE, mas infelizmente o número de utilizadores era diminuto e não justificava o trabalho de manter e de QA necessário para fazer essas ISO’s…
        Neste momento para utilizadores com essas necessidades existem duas opções:
        1. Usar a versão servidor da CM 22 LTS, fazer uma instalação minima, actualizar para a CM 23 e depois instalar o ambiente que querem como indicado aqui: http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=89070
        2. Se tiverem rede por cabo (wireless ou 3g não é simples de configurar nestes caso), podem usar a mini.iso e fazer uma instalação por rede, em que podem escolher o ambiente gráfico. As mini.isos estão disponíveis aqui:
        http://ftp.caixamagica.pt/caixamagica/dists/carvoeiro/main/installer-amd64/current/images/netboot/mini.iso
        http://ftp.caixamagica.pt/caixamagica/dists/carvoeiro/main/installer-i386/current/images/netboot/mini.iso

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas informações. 😉

        2. Avatar de portaro
          portaro

          É uma informação relevante e boa.
          O problema muitas vezes é que há usuários que não têm os conhecimentos necessários para perceber os “como fazer” e vão à procura de outras distros que lhes tragam um ambiente leve já definido. Acho que mesmo havendo poucos usuários que descarreguem as versões light é uma opção boa lançar uma versão que seja mais acessível e evite por exemplo que no caso de não boot a Gnome o usuário fique sem saber que fazer – passar a modo texto e instalar outro ambiente – esta parte poderia ser explicada por maneira a usuários saberem passo a passo. A CM é o único projecto português capaz de aglutinar muitos usuários por isso acho importante ser o mais possivel um espelho que cubra o maior número de usuários e máquinas diferenciadas em recursos. De resto muitos outros projectos têm lançado apenas ISO 64 ou com ambientes mais pesados e normalmente as suas comunidades acabam por decrescer. De resto para finalizar a CM é uma distro muito boa.

          1. Avatar de Flávio Moringa

            Infelizmente os recursos disponíveis não são suficientes para isso, pelo que preferimos apostar numa única versão e garantir que nos focamos o melhor possível nessa… haverá sempre utilizadores com necessidades mais especificas, mas é-nos impossível chegar a todo o lado.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Flávio Moringa,

            pois é bem verdade…

            Eu percebi a relutancia, na altura de turbulencia da mudança de gnome2 para 3 e o quase desvanecimento do desktop classico…

            Algum tempo depois, surgiu inicialmente sobre uma espécie de fork o Mate Desktop(gnome 2), penso que para as empresas, o Mate seja uma solução melhor que gnome3…é a minha opinião..embora o Cinnamon preencha esse buraco, se calhar uma versão Mate, e outra cinnamon, ou Mate e uma outra leve…tipo fluxbox based…tipo o magnifico Linux mint 9 Isadora, fluxbox based…sistema a correr em 128 mb ram, bonito, simples…fantastico…

            Do meu Ponto de vista ideal era uma Mate e outra baseada em algo como na linux mint fluxbox isadora 9…nunca mais esqueci aquela release(infelizmente foi abandonado, porque o Clement não percebeu a ideia, ou porque achou que maquinas com poucos recursos…tipo 1 GB RAM não era relevante) , mas do meu ponto de vista parecem-me as mais aduadas a uma situação desktop, quer para maquinas com mais recursos(MATE, quer para maquinas com poucos recursos fluxbox, usando por baixo ferramentas do xfce, para fazer cache dos menús etc ;))

            Não uso Caixa magica(actualmente linux mint LMDE2 Mate Edition), mas já usei, e defacto é bom ver que em Portugal , ainda ha alguém a tentar criar um polo nacional de tecnologia.. 😉

            Como utilizador deste excelente sistema operativo, os meus parabéns!
            Para mim é um orgulho saber que ha em Portugal empresas interessadas em trazer know how, e valor acrescentado ao negócio!

            cumprimentos

    2. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Obrigado Flavio Moringa, eu é que ando sempre atento ao vosso trabalho, não é por acaso que a minha primeira distribuição de Linux foi o Caixa Mágica 12, que vinha com um livro chamado Linux para PC’s escrito por Paulo Trezentos entre outros. Aliás actualmente utilizo o Caixa Mágica 22 LTS com Gnome session-fallback e em breve vou actualizar para a versão 23

  6. Avatar de Flávio Moringa

    Para quem quiser testar ou usar outro ambiente gráfico, aqui ficam as indicações de como fazê⁻lo:
    http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=89070

    1. Avatar de Fernando Lopes
      Fernando Lopes

      Bom dia.
      Aprecio, com efeito, outros ambientes gráficos, e particularmente o Cinnamon. No entanto, prefiro o Caixa Magica (que, ao contrário do Linux Mint 17.1, reconhece a placa de rede wireless Broadcom chip4313 que tenho no portátil Dell), porque é bastante rápido a instalar os programas, downloads e na net, além de que é um produto desenvolvido por portugueses. Tenho instalado o sistema CM 23; porém, seguindo aqueles procedimentos indicados no link, instalo, realmente o ambiente gráfico cinnamon e experimento-o, mas não passa disso, porque no arranque seguinte retorna ao ambiente gnome. É possível instalar o ambiente gráfico cinnamon de maneira a que reste ‘permanentemente’, isto é, que arranque sempre com esse desktop? Antecipadamente grato, cumprimentos.

      1. Avatar de Fernando Lopes
        Fernando Lopes

        Já verifiquei, uns minutos após a minha questão, que é possível passar para o ambiente gráfico Cinnamon no CM 23, bastando terminar sessão e entrar noutra com ambiente Cinnamon, e, em vez de como convidado, como o utilizador normal da instalação inicial, para deste modo ter acesso posteriormente às funções de administração. Obrigado.

      2. Avatar de José Waita
        José Waita

        Após o arranque e ao aceder ao SO, antes de escrever a password, carregando no ícone gnome, aparecerá outros ícones referentes a outros ambiente gráficos como o gnome classic por exemplo. Se instalar um ambiente Cinnamon, KDE ou Mate (outros ainda), ela ficará disponível automaticamente também representado por um ícone. Depois de escolher, ficará então definido permanentemente, a não ser que queira mais tarde escolher um outro, pelo que, repetirá os mesmos passos.

  7. Avatar de santos
    santos

    Não compreendo, tento baixar o iso e pede-me senha para o fazer, eu não tenho conta como muitos, apenas quero deixar a porcaria do windows, experimentar algo novo, leve e sem tantos gb de actualizações, mas devido a burocracias e entraves como este, muitos como eu deixam-se ficar pelo que tem e quem ganha € sempre a microsoft, cumprimentos

    1. Avatar de jose
      jose

      se meteres no google caixa magica podes fazer baixar sem senha
      mas acho que o caixa magica esta super pesado em alternativa tens o ubuntu

  8. Avatar de andre
    andre

    Esta malta da Caixa Mágica adormeceu em 2015 ?
    Qual era a base deste?

  9. Avatar de dude
    dude

    A caixa magica, terminou? não dão sinais de evolução há 8 anos… é pena. cheguei a ter o sistema deles instalado no meu pentium.