Apple WatchOS 2 não foi lançado por ter um problema crítico

41 Comentários

Das várias novidades que a Apple apresentou na sua última Keynote o Apple Watch teve direito a destaque. A nova versão do seu sistema operativo era esperada, com novas funcionalidades e com pequenas alterações gerais.

Mas a Apple acabou por atrasar este lançamento, e tudo se deve a um erro crítico que foi encontrado nesta segunda versão do Watch OS.

watch_os_2_1

Era esperado para hoje o lançamento da segunda versão do Watch OS, em conjunto com o iOS 9. Mas a verdade é que a Apple acabou por voltar atrás e resolveu adiar a chegada da nova versão do SO do seu relógio.

A causa desta mudança está numa falha crítica que foi encontrada pela equipa de programadores da Apple, e que não foi descrita ou explicada.

A única explicação que foi dada resume-se à indicação de que essa falha está a demorar mais tempo que o previsto para ser resolvida e que por isso foi tomada a decisão de adiar o lançamento.

We have discovered a bug in development of watchOS 2 that is taking a bit longer to fix than we expected. We will not release watchOS 2 today but will shortly.

A equipa de desenvolvimento do WatchOS espera ter este problema resolvido dentro de dias e nessa altura será lançada esta nova versão.

watch_os_2_2

Não existem detalhes precisos sobre esta falha, mas para ter impacto suficiente para justificar o adiamento da nova versão do WatchOS deve ser crítica.

Sem uma data precisa e sem qualquer indicação do problema, resta apenas aos utilizadores do Apple Watch aguardar.

Quando chegar esta nova versão, irá trazer novas faces de relógio e a possibilidade de aí ser apresentada muito mais informação.

Vão surgir também novas aplicações, que se vão juntar às dez mil que já se podem encontrar na App Store, e que vão explorar tudo o que este dispositivo pode oferecer.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jak
    Jak

    Querem ver que se esqueceram de incluir a função horária?

    1. Avatar de Ackbar
      Ackbar

      Tiraste-me as palavras da boca.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Essa piada foi na hora certa…

      *ba*dum*tss*

  2. Avatar de JBM
    JBM

    A notícia não sabe qual é o problema mas decidem classificar de crítico?
    Quais são os critérios para crítico?

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      para defender a maçã… habitua te

    2. Avatar de PMS
      PMS

      “Não existem detalhes precisos sobre esta falha, mas para ter impacto suficiente para justificar o adiamento da nova versão do WatchOS deve ser crítica.”

      estão aqui os critérios para classificar como crítico. claro que o título não deveria afirmar isto como sendo algo certo, mas praticamente certo

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Se o critério é levar ao adiamento então crítico pode ser muita coisa diferente.

    3. Avatar de ricardo M.
      ricardo M.

      Critico o suficiente para não lançarem para o público. E demorsr alguns dias a corrigir.
      Se não disse critico, lançavam e depois corrigiam com um patch.
      Mas e difícil aceitar estas coisas, quando não se vê outra coisa à frente que não a Apple.

      1. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        Aceitar o que? Que tiveram a decência de atrasar uma release para corrigir um erro em vez de mandarem o software para a rua e depois terem toda a gente a dizer que não corrigiram o erro e blá blá blá… Decidam-se.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        posso ver muitas coisas diferentes que levam a isto, que segundo diferentes critérios não seriam vistos como críticos.
        Pode ser um problema com uma funcionalidade importante/central que a torna “não funcional”
        Pode ser instabilidade em condições que se revelaram demasiado comuns
        Pode ser degradação de performance com o uso
        Pode ser consumo excessivo
        Pode ser problemas de segurança
        etc
        Tudo isto pode ser justificação, mas nem tudo isto seria visto como crítico por toda a gente.

        1. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Isso tudo que disses te nao é critico?

          1. Avatar de JBM
            JBM

            …Tudo isto pode ser justificação, mas nem tudo isto seria visto como crítico por toda a gente…
            ex: problema com uma funcionalidade nova importante, apregoada e publicitada. O aparelho continuava funcional, mantendo o que já fazia antes, mas o mau funcionamento da nova funcionalidade afectava a percepção das pessoas sobre a qualidade do produto. Seria necessário corrigir antes de o produto ser colocado cá fora.
            Graus de exigência diferentes para diferentes aparelhos também podem afectar estas decisões. O que num aparelho poderia ser visto como um bug possível de ser corrigido mais tarde, noutro aparelho pode não ser desejável.

    4. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      Se não lançaram devido a uma falha e está a demorar a resolver, o critério de crítico é aplicavel. Não deve ser devido a um erro ortográfico numa palavra do sistema…

      1. Avatar de jBM
        jBM

        demorar a resolver apenas te indica dificuldade em resolver.
        A classificação de crítico pode seguir vários critérios. Pode se usar para definir a prioridade de resolução, mas nestes contextos é muitas vezes usado para definir algo ainda mais restrito do que isso!

  3. Avatar de Bejense
    Bejense

    Será que nesta versão watchos 2.0 ja será possivel configurar o relogio em Portugues de Portugal? será que a Apple está à espera que esta esteja disponivel para lançar o relogio em Portugal? como tb nao foi desta (ios9) que a siri aprendeu a falar portugues e devido a maior integração desta no relogio o dito não sairá em PT antes de isso acontecer?

    Alguem me sabe responder a questão: Vale a pena ir a espanha de proposito comprar o relogio ou espero pelo Natal e poupo o dinheiro da viagem? (nao vale a pena dizer que o que nao vale a pena é comprar o relogio! 😀 )

    1. Avatar de Daniel Pinto
      Daniel Pinto

      Não. Os idiomas são os memos.

      1. Avatar de Bejense
        Bejense

        🙁 e sairá até ao natal em Portugal? estou farto de procurar na net e nao encontro nenhuma referência e ainda sao 1000km ir e vir a madrid…

        1. Avatar de Daniel Pinto
          Daniel Pinto

          No meu não aparece Português PT (iOS 9.1, Watch 2.0GM).
          E o Siri? Não acredito muito.

        2. Avatar de Bejense
          Bejense

          MAs nos menus iphone e no ipad e ate para ditado (mac inclusive) que ja tenho tudo em pt-pt, o problema da siri nao falar pt-pt (mas sim pt-br) e que pode ser essa a razao para q o relogio nao saia em portugal… e mesmo em termos de sistema diseram acima q a versao 2.0 watchos tb nao tras pt-pt e lembro q o 3g ou o 3gs (1º a ser vendido em portugal) ja vinha com os menus em pt (nao tinha ainda era o ditado)

          1. Avatar de Daniel Pinto
            Daniel Pinto

            Mas se quiseres um relógio fala comigo que eu arranjo-te sem problemas nenhuns e com 100% de confiança, dá-me o teu Mail que eu falo contigo.

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      A melhor maneira é comprares na store alemã e usares a mailboxde para mandar o relógio para Portugal

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Posso estar completamente errado mas penso que a Apple só lançará o Apple Watch em Portugal quando a Siri falar o nosso idioma.

    4. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Olha que o Siri fala português – e entende alentejano 🙂

      O problema de falar só PT-BR (e não PT-PT) está nos conteúdos. Uma pergunta “Quais foram os resultados de futebol neste fim-de-semana?” dá links para “o brasileirão” e outros “esportes”.

      Independentemente dos conteúdos, na utilização normal, mais simples, tem sotaque brasileiro mas funciona bem, não é preciso saber inglês.

      1. Avatar de Bejense
        Bejense

        Eu já tentei, mas prefiro falar inglês… até pq cada vez que tentava falar brasileiro com a siri os meus filhos gozavam comigo 😉

  4. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Off topic:
    Dono de um ipad 4
    Sem Split-view, slide over, picture in picture, content blockers, live photos, o iOS 9 deixa de ser iOS 9. É mais um iOS 8.5 do que outra coisa. Parece que há iOS de primeira e de segunda. Enfim.

    1. Avatar de jBM
      jBM

      não só isso não são as única novidades do iOS 9, como o Live Photos nunca foi publicitado como uma coisa nova do iOS9, existe apenas no iPhone 6s. Os outros aparelhos apenas poderão visualizar Live Photos.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Content blockers aparece no iPad 4. Só é necessário fazer o download de um deles na AppStore. Depois disso, a opção de “Content Blockers” para a aparecer nas definições, onde estes podem ser activados.

    3. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Queres isso tudo no iPad? Depois não te queixes que tens um tablet lento…!

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Sobre o “problema crítico” é destas coisas. Há um “bug” ou uma “vulnerabilidade” (não só nada a mesma coisa) “crítica” – por ser grave/muito grave.

    Um problema que atrasa o lançamento – o que quer dizer é [dado que não se sabe mais nada] é que alguma coisa não está tão bem ou não está tão bem como se pretendia e por isso adia-se. Torna-se crítico se demorar a resolver.

    1. Avatar de ricardo M.
      ricardo M.

      Torna se critico se for um bug ou uma falha que comprometa a segurança e o funcionamento do dispositivo. Não é pelo tempo que se demora a resolver.

      1. Avatar de jBM
        jBM

        segundo esse critério então não se faz a mínima ideia se este problema é crítico ou não!

      2. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
        Benchmark do iPhone. 6

        Compromete a segurança de quem ou o bom funcionamento do quê – se não saiu e ninguém viu ou tem ideia do que seja o problema?

        Para rir os que não encontram bugs/vulnerabilidades graves nos SO da Apple, pelo menos que não sejam corrigidas do imediato e têm que andar à cata das que “talvez fossem mas não foram”, seja lá que tipo de problemas eram 😉

    2. Avatar de Pigo's
      Pigo’s

      Criticos são os teu comentários. É que perde-se mesmo muito tempo a ler e fica-se na mesma.

        1. Avatar de Pigo's
          Pigo’s

          sim enquadra-se na tua idade! lá também comentários teus? fdx!!! Só espero que seja um local mais “limpo”…

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Viste-te ao espelho?

      1. Avatar de ricardo M.
        ricardo M.

        Mesmo. Com estes dois não vale apena discutir. Têm razão em tudo o que dizem, o português dele é mais correto. Só as opiniões deles é que são corretas. Pelo meio ainda falou dos outros sistemas, deve ser para desviar as atenções.
        Se lança se algo para o mercado e tem um bug, quem lançou é criticado.
        Se não se lança algo porque tem bug e tinha sido anunciado que era naquela data, ja não ha problema.

  6. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    O pior é quando o amargo de boca ainda é potenciado pela Apple quando criam falsas expectativas nas pessoas. Dizem que o iOS é compativel com dispositivos com 3/4 anos, e as pessoas pensam que vão ter o essencial das funções do novo SO, e não apenas uma amostra como está a acontecer. Imagino quantos milhões de pessoas com ipads estariam à espera das novas funcionalidades de multitasking do iOS 9, e só quando o instalaram é que perceberam que os seus dispositivos não eram compatíveis. Ou aqueles que como eu, que me considero uma pessoa bastante informada no que toca a tecnologia e a produtos Apple, que estavam à espera de poder usar ad blockers, e afinal não podem. Mais valia que eles assumissem logo que os dispositivos mais antigos não era actualizaveis, do que estar com esta fragmentação toda. Uns iOS’s 9 têm live photos, outros têm split screen, outros têm slide over, outros têm ad blockers. Está a começar a parecer-se bastante com o android…

    1. Avatar de jBM
      jBM

      As novas funcionalidades de multitasking já estavam bem identificadas em que dispositivos iriam funcionar, logo quando foram apresentadas.
      Live Photos é uma funcionalidade exclusiva do iPhone 6s, foi apresentada como tal, nunca do iOS 9, por isso nem dá para perceber donde é que vem essa tua rabugice.
      mesmo muita rabugice, que ignora tudo o resto que trás e as vantagens de manter os aparelhos com suporte. Ainda por cima achas que isto tem alguma semelhança com a fragmentação do Android.

  7. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Pelos vistos lá por fora pensam o mesmo

    Go back to 8.4.1 while Apple is still signing it and feel the difference for yourselves!

    After having 9.0 for a few days, it seems like it’s better, but I think it’s just because you get used to it… but when you go back to 8.4.1 you’re BLOWN AWAY by how much more responsive and smooth it is. It doesn’t take a second to respond, it’s ready immediately and the animations are lag free (for the most part). I even think scrolling is smoother on 8.4.1.

    …. now if only we didn’t have this half-baked Music.app, it would be perfect.