Afinal o jailbreak torna o iPhone mais lento

60 Comentários

O jailbreak é um dos processos que muitos utilizadores optam por realizar, com promessas de novas funcionalidades e de software que nem sempre se consegue na App Store.

Mas a verdade é que se provou agora que a presença de jailbreak num iPhone pode degradar a sua performance e torná-lo mais lento, se comparado com modelo normal.

jailbreak_iphone_1

A chegada do jailbreak para a mais recente versão do iOS veio novamente dar esperanças a todos os que usam este método para “libertar” os seus iPhones e dar-lhes um pouco mais de vitalidade e novas aplicações.

Se o lado positivo do jailbreak facilmente justifica a sua utilização, do outro existem algumas que também facilmente conseguiriam garantir que os utilizadores não iam explorar esta iniciativa.

Um teste realizado recentemente, e que foi documentado no vídeo que temos abaixo, mostra de uma forma clara que os processos de jailbreak trazem algum peso adicional ao iOS.

Este teste colocou lado a lado 2 iPhones 5, um com jailbreak feito e outro num estado “normal” e totalmente de fábrica. Os resultados são óbvios e bem visíveis.

Para além do arranque passar a ser mais lento, com 38,8 segundos contra 51,2, e provavelmente porque estão a correr processos de acesso a zonas reservadas do sistema operativo, também as aplicações estão mais lentas a serem abertas, retomando depois a sua fluidez.

Curiosamente a Siri acaba por ficar mais rápida na utilização, mas mais uma vez com uma diferença reduzida e que pode facilmente ser suportada pelos utilizadores.

Este teste mostrou que a Apple tem razão ao desaconselhar o jailbreak, não apenas para controlar as aplicações que são instaladas, mas também para garantir uma maior estabilidade geral do iOS.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    E novidades? Hoje em dia é uma estupidez fazer jailbreak ao iOS, as funcionalidades que a Apple trouxe são simplesmente mil vezes melhores que os tweaks que se pode encontrar no Cydia.

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Explica quais os tweaks alternativos para o iblacklist, o activator, slidetokill,flipcontrolcenter,xbmc etc etc
      e apps de borla não precisamos de jailbreak podemos usar sempre o pp25 que instala apps sem necessitar de jailbreak

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Esse tweaks todos são simplesmente inúteis. Já os tive a todos e só tenho isso a dizer.
        Quanto às apps de borla, há montes delas na App Store. Mais, já devem ter reparado que não suporto a pirataria DE NADA, por isso, quem tem dinheiro para comprar um iPhone / iPad / iPod tem dinheiro para comprar apps que, à beira dos equipamentos da Apple, é uma gota no oceano.

        1. Avatar de Catarino
          Catarino

          1º os tweaks são simplesmente inúteis para ti, não quer dizer que não exista milhares de pessoas que discordem de ti, exactamente da mesma forma posso dizer que acho estupidez o teu comentário.
          2º nunca disse que era a favor da pirataria, pois existe também aplicações pagas para quem usa o cydia
          3º pessoas como tu acham que jailbreak serve apenas para instalar apps pirata quando na verdade o podem fazer sem jailbreak se assim o entenderem.

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Pois, nota-se: “(…) apps de borla não precisamos de jailbreak podemos usar sempre o pp25 que instala apps sem necessitar de jailbreak”

          2. Avatar de Catarino
            Catarino

            Sim já muitas apps instalei com o pp25 que depois de testar acabei por comprar, também o fiz com apps do cydia.
            Só falei do pp25 porque fazem sempre referência ao jailbreak porque acham que sem ele não possível instalar apps pirata.
            Isso normalmente só demonstra a ignorância das pessoas.

        2. Avatar de flavio
          flavio

          mas tu nao es obrigado a suportar nada so que cada um faz o que quiser

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Mas alguém te perguntou se estavas a rir?

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Chora tu. Não me apanhas num dia bom por isso toma

    2. Avatar de eleck
      eleck

      eu continuo a rir-me, mais a mais, que souber as apps que instala, isso nao acontece.
      esse tipo de lentidao acontece mais na parte de cotumizacao

    3. Avatar de idroid
      idroid

      Estupidez foi o teu comentário… A Apple trouxe tantas funcionalidades que os utilizadores no mundo inteiro estão sempre desesperados para o jailbrake sair eu enclusive.
      Devias ter dito “para mim não faz sentido” e não ” é estupidez” obviamente nao sabes o que podes fazer com jailbrake.

      1. Avatar de flavio
        flavio

        espero que nao estejas a incluir todos ne

    4. Avatar de Bianca Irisa
      Bianca Irisa

      AudioRecorder 2

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        QuickTime, same shit, less heavier.

    5. Avatar de Lucas Oliveira
      Lucas Oliveira

      wistfultale você nem sabe o que diz, o que a apple tem hoje , nao chega nem perto do jailbreak , quem tem jailbreak tem tudo que precisa em um celular… tudo mesmo .

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Apenas no boot, de resto é praticamente igual. Milisegundos mais lento compensa por ter todas as apps de borla

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Alem das apps a borla, o poder comprar jornais e dentro das apps sem pagar, usar o filza, xmbc…sem jailbreak n faz sentido um ios device.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        @Pedro: explica essa do comprar jornais?

        Eu penso que o mais interessante no Jailbreak é podermos customizar o funcionamento do iPhone com melhorias diversas (tweaks), é óbvio que se perde alguma fluidez, segurança e estabilidade. Ou seria espectável que uma intrusão no sistema mais profundo do OS não tivesse problemas associados?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          quando fazes jailbreak há um tweak que permite simular a compra dentro de uma app mas sem dinheiro, compras revistas, jornais ou moedas naqueles jogos tipo templerun sem gastares um centimo. Leio record, revistas como a sabado etc sem pagar 1 centimo ha mais de 3anos

          1. Avatar de eu
            eu

            qual é esse tweak?

          2. Avatar de Renato
            Renato

            Não sei em que trabalhas para viver mas com certeza que em algo que as pessoas que trabalham no Record, Sábado, etc precisam de dinheiro para comprar/usar.
            Se o fruto do teu trabalho pudesse ser usufruido sem pagar, queria ver-te tão feliz.

          3. Avatar de André
            André

            Dizes-me esses tweaks? Já andei à procura e não encontrei nada 😛

          4. Avatar de Pedro
            Pedro

            André ve no google que encontras, nao posso dize lo pois os moderadores nao deixam.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Se nao fosse deste modo tb nas compraria por isso nao considero prejudicial para o negocio.

          1. Avatar de somaisum
            somaisum

            usar o trabalho dos outros não é prejudicial?! Rapaz, com essa mentalidade bem podes receber menos do ordenado minimo, e trabalhar 20 horas por dia, já que o teu trabalho não precisa de ser valorizado.

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      SE queres as apps de borla, devias usar Android.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        essas tem virus e n tem a qualidade do IOS. Android nem o gps funciona bem para o meu jogging

        1. Avatar de Balseiro
          Balseiro

          deves fazer jogging em marte…

          1. Avatar de eleck
            eleck

            acho que o mais correcto é, ele não faz jogging

          2. Avatar de idroid
            idroid

            Pois…

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            se quiseres adicionar me no runtastic estas a vontade. Sou atleta federado em 2 desportos e tu?

        2. Avatar de Pll
          Pll

          compraste um android de 50 euros e o gps não é tão rapido a fazer lock como o do teu iphone de 800? ora bolas. Realmente android não vale um chavo.

        3. Avatar de idroid
          idroid

          O teu equipamento deve estar avariado…
          Agora dizeres que o GPS nao funciona no OS em específico é dizeres baboseiras, tens no Android algumas das melhores apps para jogging Pedro

        4. Avatar de Invision
          Invision

          Federado em ignorância és de certeza para dizer barbaridades sem noção

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            nexus 5 custa 100euros? Problemas de gps. Note 4 custa 100euros? Nexus 6? 3 exemplos e basta googlar que ves que tenho razao. Ja os testei por mim mas ve na net que encontras o mesmo.

          2. Avatar de Ivo Curado
            Ivo Curado

            Estranho, tenho um Oneplus One com Android e apanho GPS em 5 segundos…algo deve estar errado contigo Pedro…

        5. Avatar de Mota
          Mota

          Let’s all take a moment to laugh of Pedro..

          HAHAHAHAHAHAHAA

          Again.. informa-te antes de dizeres asneiras como no artigo do google photos.

      2. Avatar de idroid
        idroid

        Safrane este teu comentário enfim… mesmo com jailbrake não é tudo grátis ha imensa coisa que se paga. eu até aceito bem a opinião do Pedro porque ios device sem jailbrake torna-se “boring” eu se não tivesse jailbrake no meu ipad ia ficar encostado lá no canto mas isto sou eu., acho que Apple sabe bem disso vai haver sempre jailbrake acreditem…No jailbrake quebra nas vendas de certeza absoluta

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sem duvida. O jailbreak é fundamental. Filza e Xbmc sao 2 bons exemplos. A pirataria se usada para experimentar também, no WP ha uma opcao para experimentar..quem sabe a apple nao implemente futuramente.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            Isso é puro preconceito. Eu não uso produtos apple pq simplesmente não gosto mas não podemos pensar que as pessoas usam o KODI para pirataria apenas.

            O kodi tem X funcionalidades.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      patetico porque? Vejo mta gente a comprar grandes maquinas desktop para sacarem jogos e programas todos. So o hardware e que n pode ser pirateado.

    4. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Olá, eu sou o Pedro, gasto € 900,00 num iPhone mas não quero pagar apps de € 1,00

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        eu sei como fazer jailbreak, quem n sabe compra. Da mesma forma se souberes de uma forma para ter um ferrari de borla vais pagar por um? viver nao custa, custa é saber viver

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Sem querer parecer um ifanboy, isto é exactamente o mesmo que com um high end android.

        As pessoas fazem root para poderem instalar .APK à bruta ou instalar mercados negros para sacar app´s à bruta, acreditem que a meu ver o jailbreak é 10% para app´s piratas e 90% para tweaks.

        Coisas simples que a Apple veio implementar nos seus iOS nasceram de pedidos da comunidade jaibreak. Muitas mesmo, e coisas fundamentais e simples, como por exemplo a possibilidade de fazer o cursor mover-se ao deslizar o dedo sobre o teclado.

        Agora essa do telemóvel custar 900 e uma App 1€… neste momento tenho algumas App´s pagas e comprei depois de as experimentar usando-as ilegitimamente, mas comprei-as de seguida porque vi que valiam o dinheiro.

        Por exemplo já comprei uma de 8,99€ que não consegui experimentar e acabei por deitar esse dinheiro fora que a App não presta para nada…

        1. Avatar de Ed
          Ed

          Que eu saiba não é preciso fazer root para instalar apks

  3. Avatar de Abílio
    Abílio

    Quem tem máquinas antigas pode dar-lhe uma perfomence melhor com JB, como no caso do meu iPad 2. Que com JB está aqui para as curvas, mais lento a abrir mas funcional. Com bateria para uma semana (ou quase) e já não sei quantos anos tem.

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Tenho o jailbreak por causa de essencialmente 2 tweaks: flipcontrolcenter e swipeselection.

    Mas obviamente também por outros tweaks, como o navigatefrommaps, springtomize, winterboard, copic ou Calllogpro.

    Neste momento o springtomize ainda não é compatível. Temos de nos socorrer de outros tweaks que fazem algo similar.

    Mas dos primeiros tweaks que instalo são o nosloeanimations, nomotion e similares.

    O meu 4S parece que ganha vida nova. Muito mais fluido. Sempre reparei que com jailbreak demorava mais tempo a arrancar. Mas quantas vezes vemos o boot de arranque. No iOS é muito raro termos de fazer um reset ao telemovel.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sera possível pararem de usar títulos que começa com “Afinal” ? irrita bastante

    1. Avatar de André
      André

      Será possível que o pessoal de hoje em dia reclama com tudo? Irrita bastante.

  6. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Este teste até me faz rir. O meu 4S é um caracol quer com o JB ou sem JB, no arranque sim noto a diferença e depois? Nas apps se tiver que ser lento ele é lento se tiver que ser rápido ele é rápido.

    Btw, façam num iPhone 6/6s e depois vamos ver como se sai. O que o video mostra é que o JB demora no arranque, do resto vai dar ao mesmo, se o telemóvel for rápido ele continua rápido.

  7. Avatar de Cláudio Castro
    Cláudio Castro

    Isto é uma não-tícia, porque não é o jailbreak que torna o telemóvel mais lento. É óbvio que um iPhone com jailbreak e com tweaks instalados – Forcy, Live Photo Enabler e CCSettings – vai ser mais lento a iniciar. Isto porque está a iniciar esses serviços. Para além disso, há tweaks que tornam o iOS mais rápido ao acelerar as animações.

    No entanto acho que só quem sabe o que está a fazer é deve fazer jailbreak. O risco de segurança é real, mas não é por fazer jailbreak. Pode sim vir da instalação de um tweak “manhoso” ou de uma app crackada.

  8. Avatar de Andre
    Andre

    Que o JB torna o Iphone mais lento, creio que já era senso comum, mas continua a haver muita gente que provavelmente não sabia, por exemplo o meu 5 esta muito lento em tudo com o 9.0.2.
    Mas outro assunto que achei engraçado é demorar tanto tempo para fazer boot mesmo sem JB…e não venham com tangas porque já tive vários Smartphones com Android e não demoravam tanto…mesmo que venham já dizer que a Apple da suporte a smartphones com 500 anos, e a Samsung não..(sendo que a Samsung não é a dona do S.O. e é mais rentavel vender smartphones novos)…

  9. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Primeiro, só quero notar que nenhum dos iPhones está completamente de fábrica, estão aplicações instaladas. Segundo, é óbvio que fica mais lento, mas tal como o próprio iOS, o jailbreak corre muito melhor num iPhone mais recente. Nos iPhones 4s/5 vai abrandar mais o iPhone do que num 6/6s. Para além de que Forcy num 5 é abusar um bocadinho, é uma feature dos 6s, é obvio que vai deixar um 5 mais lento (se bem que é um tweak excelente).

    “Hoje em dia é uma estupidez fazer jailbreak ao iOS, as funcionalidades que a Apple trouxe são simplesmente mil vezes melhores que os tweaks que se pode encontrar no Cydia.” é das frases mais erradas que vi aqui escritas. Acho que até a própria Apple apoia secretamente o jailbreak, provavelmente tiram bastante feedback sobre funcionalidades a adicionar, assim como grandes devs que depois contratam (ou não). E não vejo o problema de jailbreak, ou porque é que este é uma estupidez, só traz vantagens, a meu ver.

  10. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Esqueceram-se de mostrar as diferenças de performance a rodar videos mkv. Se mostrassem, aí é que vocês se matavam.

  11. Avatar de flavio
    flavio

    Tanta gente aqui com a moral da pirataria, ja vi que ninguem ve filmes piratas ou nem teem musicas em MP3