iPad reforça a liderança num mercado que está a desaparecer

53 Comentários

Há vários meses que o mercado dos tablets está a diminuir, com vendas cada vez menos expressivas. A chegada dos portáteis híbridos veio mudar o interesse dos consumidores e isso nota-se cada vez mais.

Mas no meio de notícias cada vez menos positivas, a Apple consegue crescer e dominar ainda mais este mercado. As vendas da Apple não aumentaram mas o iPad cresceu.

iPad

A maioria das marcas tem vindo a ter um decréscimo de vendas no que toca aos tablets. São cada vez menos os modelos vendidos e consequentemente cada vez menor o interesse das marcas neste segmento. A queda face ao último ano está já nos 14,7%, o que mostra bem o declínio dos tablets.

Segundo a IDC, no terceiro trimestre deste ano foram enviadas para as lojas 43 milhões de unidades, o que representa um aumento de quase 10% face ao trimestre anterior.

A Apple conseguiu puxar para si 21% deste mercado, com 9,3 milhões de unidades. Grande parte destes números foram obtidos graças às vendas do iPad Air e do iPad Mini, que sozinhos conseguiram garantir mais de 2/3 deste valor. O iPad Pro, de quem se esperava muito, ficou abaixo das expectativas.

vendas iPad

Mas para além da Apple, outras marcas tiveram resultados bem interessantes neste trimestre. A Samsung manteve a segunda posição, perdendo quase 20% em relação ao mesmo período de 2015, a Amazon conseguiu um valor recorde de 300%, mas apenas graças a reduções drásticas de preços e a vendas em dias de descontos.

A Lenovo segue na 4ª posição, também ela perdendo mais de 10% face ao ano anterior, e por fim temos a Huawei que perdeu um lugar na tabela, mesmo crescendo quase 30% face a 2015.

O mercado dos tablets está a sofrer mudanças e os consumidores parecem estar agora a virar-se para os equipamentos 2 em 1. Estas alterações estão também a condicionar a chegada de novos modelos, com as marcas a apostarem agora com maior cautela.

IDC

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alpha
    Alpha

    Eu diria que a queda se deve mais aos smartphones/phablets com ecrãs de grandes dimensões. Os iPads são bastante interessantes, daí o primeiro lugar, excluindo o ridículo “pro”, claro.

  2. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    Havia probabilidade disso acontecer. Passou a novidade e os que saem sao mais do mesmo.

  3. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Ja quase ninguém quer só um Tablet a não ser que seja barato. Os Tablet são “chatos” e a maioria ou compra um phablet ou um híbrido.

    Com opções como o Surface com teclado, Surface book, Lenovo book, Lenovo Yoga e respectivos clones ninguém tem interesse em puros Tablet. Quanto aos iPad / iPad Pro se não fossem os acórdãos nos EUA com as escolas e algumas empresas públicas em que os iPad quase que são oferecidos gostava de ver os números “reais”. O iPad Pro de 12″ foi o maior fail da história e sempre que passo por um nunca loja (nunca vi ninguém que tivesse comprado um) dá vontade de colocar copos/taças em cima…

    1. Avatar de LM
      LM

      Os tables são chatos porquê? Só porque não lhe agradam?
      Os surface e os lenovos e afins não trazem Android nem iOS, logo são coisas à parte.
      Interessante é a sua capacidade de perceber o mercado do iPad Pro só porque nunca viu ninguém a comprar um. Fantástico mesmo 😀

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não é só a ele que os tablets não agradam, com uma quebra de mais de 14% a nível global parece claro que cada vez menos gente os acha interessantes.

    2. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      Falta é essas “opções” venderem metade do que vem do iPad..

    3. Avatar de TSantos
      TSantos

      Por acaso o iPad Pro de 12″ tem pontos bem interessantes, concordo que para a maioria seja demasiado grande, mas para quem trabalha em design, grafico/web, fotografia ou desenho digital, com os novos aplicativos da Adobe, faz óptimos trabalhos, para um fotografo com o lightroom no ipad, dispensa facilmente um portátil e a caneta funciona bastante bem, para desenhos digitais, ou tatuadores é brutal. (comparando com uma wakom cintiq que custa pelo menos 800€, o ipad para certo publico, faz bastante sentido)

  4. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Tinha um tablet quando usava um smartphone de 4″ ou menos mas agora uso um smartphone com ecra de 5.5 logo não me faz falta o tablet.

    Aposto que muitas pessoas pensam como eu!

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Eu também aposto. Por isso mesmo tenho o iphone SE que é de 4 polegadas e tenho um ipad mini pra usar em casa. Mas tambem acho que o facto de os tablets, na minha experiencia iPad, duram bastante e funcionam bastante bem, ninguem vai fazer como faz com os iPhones, mudar todos os anos.

  5. Avatar de iPad 3
    iPad 3

    Os iPad são bons demais. Tenho um iPad 3, de 2012, que uso bastante, mas não vejo motivo para o arrumar e comprar outro. Já um iPhone de 2012 seria um iPhone 5, com bons motivos para comprar outro modelo.

    É como os computadores – não se usam menos, vendem-se é menos.

    1. Avatar de iPad 3
      iPad 3

      … porque quem tem um (iPad) está mais que bem servido e não pensa em comprar outro para o substituir.

    2. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Esta desculpa está fantástica. Parabéns.

      1. Avatar de LM
        LM

        Essa desculpa não anda muito longe da verdade no caso dos produtos Apple. Recentemente li um artigo em que falava disto mesmo, do facto de os proprietários de Mac’s, iPad’ss, iPhone’s, continuarem com eles “demasiado” tempo.

        1. Avatar de Flavio
          Flavio

          Eu por acaso tambem li, mas nao concordo. Eu usei iPhone 4s até fins do ano passado e ainda o tenho, Comprei o iPhone SE. E nao achei demasiado tempo, para o dinheiro que custa. Assim como os Macs e iPads, teem que durar porque custam dinheiro.

          1. Avatar de LM
            LM

            Dos smartphones que se pode comprar, diria que o iPhone é o que dura mais tempo, não?
            Dos equipamentos que tenho Apple, só tenho a dizer bem, duram, são fiáveis, não me dão problemas, é isso que quero, logo não ando a comprar novos a cada 1 ou 2 anos.

          2. Avatar de Flavio
            Flavio

            Eu nao me estou a queixar, só disse que isso do usarem demasiado tempo eu nao concordo. Eles devem mesmo durar, eu tambem nao tenho razao de queixa, o iphone 4s durou me 4 anos sempre a usar e ainda funciona, apenas nao leva tanto uso.

        2. Avatar de AP
          AP

          É verdade. Eu tenho um iPad Air que uso diariamente, Está atualizado e funciona lindamente. Quando avariar será trocado por um iPad recente (daqui a uns dois anos…)

          1. Avatar de LM
            LM

            Tenho um iPad 2 em casa para a minha filha, e aquilo é carregar e usar, dura e dura e dura.

      2. Avatar de IPad 3
        IPad 3

        Alguma vez tiveste um iPad? Mania de dar palpites sobre o que não se conhece.

    3. Avatar de Darth
      Darth

      Olha, é o mesmo comigo. Também tenho um ipad3, continuo a usar todos os dias e também não vejo grande necessidade em trocar. Continua a bombar, e é a plataforma ideal para jogar jogos de boardgame

  6. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Os tablets ganharam o hype de poderem substituir os computadores… pouco a pouco as pessoas começaram a ver que aquilo não serve para nada. O telemóvel faz o que é preciso. O computador trata do resto. E o tablet… foi dinheiro deitado pró lixo.

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Ja fiz varias apresentações de trabalhos em tablet. Não serve de nada pra ti, mas pra outros pode servir.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu gosto muito do meu ipad air e só o troco por um ipad recente
    Agora o resto dos tablets??dizem que o surface tambem é bom

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O Surface não está na categoria dos tablets. Um Surface é um Híbrido.
      Não se compara um ipad com um Surface.

  8. Avatar de LuisMAsantos
    LuisMAsantos

    (Quase)Ninguem muda de tablet todos os anos ,Cá em casa são 3 tablets(2 onda e 1 teclast) com Windows 10 ,todos com mais de 1 ano e não vejo motivo nenhum para mudar ,e sem qualquer tipo de problemas até hoje .

  9. Avatar de vitor
    vitor

    Ya continuam com eles mais tempo porque sao artigos caros….. Lol. Ou vão dizer que um ipad mini 2 ainda é fantástico…..
    E a verdade é essa cada vez vende-se menos tablets e mais “híbridos” windows. Mobilidade e trabalho num só. E sim em gama tablets aconselho ipad….

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Eu tenho o ipad mini 1 e ainda funciona muita bem.

    2. Avatar de LM
      LM

      São caros mas bons, e sim, para mim o iPad mini 2 de 2013 ainda é uma grande máquina.
      Mas talvez queiras esclarecer o quais são os problemas que vez nesse modelo.

    3. Avatar de Darth
      Darth

      Pa, o ipad3 retina continua excelente. Talvez não tão fluido como o meu oneplus x, mas ainda oferece muito.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Estou a responder num iPad Mini 2 e funciona muito bem, bastante rápido e com muita autonomia, utilizo todos os dias e para já não penso em trocar.

  10. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    eu comprei um ipad pro en novembro do ano passado e tem um ecrã de 12” coisa que para mim, atenção que é a minha opinião pessoal, é um ecrã fantástico num tablet, posso ver filmes ou youtube como se estivesse num cinema por exemplo quando estou deitado na cama com ele sobre o meu peito. Por outro lado ajuda bastante no meu trabalho quando estou fora tipo de viagem e tenho de digitar texto de uma maneira rapida como é grande posso escrever facilmente no teclado sem dificuldade de ser pequeno como num telemóvel ou phablet…

    Adoro o Ipad Pro para mim o melhor do mercado de tablets…

    1. Avatar de P
      P

      A sério? Compraste um Ipad Pro para usar como tablet? :/

      1. Avatar de liberal da cerca
        liberal da cerca

        e qual é o problema?! até podia ser para servir de tabuleiro para o pequeno almoço… o que é que tens que ver com isso para além de inveja?

      2. Avatar de TwoEyez
        TwoEyez

        Comprei mais para ver vídeos ou filmes, comprei de propósito por causa do ecrã grande que tem, não por ser pequeno ou leve é mesmo por ter um ecrã grande e com alta definição.
        E como o tenho também o uso para trabalho e com o ecrã do tamanho que é o teclado fica tipo um normal e consigo escrever com os dedos todos sem olhar para o teclado o que me permite digitar grandes quantidades de texto sem problema nenhum!

  11. Avatar de Mário S.M
    Mário S.M

    “Grande parte destes números foram obtidos graças às vendas do iPad Air e do iPad Mini, que sozinhos conseguiram garantir mais de 2/3 deste valor. O iPad Pro, de quem se esperava muito, ficou abaixo das expectativas.”

    Não concordo, pois com a introdução do iPad Pro, a Apple conseguiu aumentar a receita, mesmo diminuindo as vendas em unidades. O que quer dizer que o preço medio dos iPad subiu. Como é que explicam isto, se o preço dos Air e Miño desceu?

  12. Avatar de José
    José

    Acho que o que está a acontecer não é mais do que estarmos a atingir o ponto em que a maior parte das pessoas já tem um tablet e apenas compras para os substituir, Em oposição ao boom em que toda a gente estava a comprar o seu 1o tablet.

    Adicionalmente os tablets “aguentam” as novas aplicações durante muito mais tempo do que por exemplo os PCs.

    1. Avatar de P
      P

      Aguentam mais que os telemóveis, porque PCs, não vale a pena trocar com a frequência de há uns anos.

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    hum muito engraçado o estudo que mostram visto os surface nem estarem ai demonstrados, surface esses que subiram 5% para uma cota de 16% o que os coloca em segundo lugar .
    https://www.strategyanalytics.com/access-services/devices/tablets/tablets/market-data/report-detail/preliminary-global-tablet-shipments-and-market-share-q3-2016#.WBjXYR3XJPZ

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O Surface é um híbrido e acho que nem deve ser comparado com tablets tipo ipad. Tablets são brinquedos

    2. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      http://www.theverge.com/2016/2/1/10886720/apple-ipad-pro-outsold-microsoft-surface-sales

      O iPad Pro vende mais que o Surface, e está na lista em “outros”, porque vendeu menos de 1 milhão.

  14. Avatar de ACS
    ACS

    Eu acho que o problema é que fora o ipad não há um tablet de jeito na concorrência. Piora a situação se olharmos para as apps que em android são um aborto e na Microsoft são inexistentes ou não são pensadas em touch first.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Tens a noção que a Microsoft só teve o Surface RT que poderia ser comparado com o ipad, porque ambos só usam apps ARM.
      Os Surface Pro é um outro mundo que o ipad não entra.

    2. Avatar de Celso
      Celso

      Eu acho que a diferença entre iOS e Android já esteve maior.

      Eu tenho um iPad Air 2 e um Nexus 9 e, para aquilo que uso (web, youtube, filmes, música, comics) encontram-se aplicações equivalentes de boa qualidade em ambos os sistemas.

      Relativamente ao assunto maior deste artigo, enquanto os meus tablets tiverem updates e não sair nada MUITO melhor, nem penso em trocar.

      A Apple bem que pode ficar com o seu Pro…

  15. Avatar de Y.
    Y.

    O iPad Pro, do qual* se esperava muito, ficou abaixo das expectativas.

  16. Avatar de Pedro Barros
    Pedro Barros

    No dia que fizerem um tablet com as capacidades de processamento, ram, espaço de armazenamento (minimo 1TB), windows integral com programas a correr tal como num laptop e bateria de um bom laptop, pelo preço de um bom laptop (no maximo), então eu talvez compre um.
    Até lá, tablets para mim só servem para brincar. Para ver series e filmes de forma portatil posso perfeitamente usar o meu smartphone.
    Para necessidades “serias” preciso de um equipamento portatil que corra programas e software “serios” e não “apps” e coisinhas ligeiras…

  17. Avatar de Ze
    Ze

    Quando eu a minha cara metade queremos fazer meninos a ver pornografia, usamos iPad.

    1. Avatar de TwoEyez
      TwoEyez

      Pelo menos tu tens Ipad, sabes do que é que estas a falar…

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Eu até não posso ter um Ipad, mas posso darte aqui uns 10 ou 20 programas professionais que uso e podes dizer-me se algum deles corrre no Ipad ou em algum tablet, e principalmente com performance e standards profissionais….
        Tal como disse, tirando a vertente de “entertenimento” no qual enquadro redes sociais tambem, e capacidade de edição e vizualização de texto, não vejo nada num Ipad ou qualquer tablet que justifique o custo de adequirir um para a minha utilização

        1. Avatar de TwoEyez
          TwoEyez

          Claro e muito bem não vais comprar um camião quando um carro te serve para fazeres o trabalho. Eu entendo a tua parte!

          1. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Camião? LOL. Ok, quando encontrares um tablet (seja de que marda for) com as mesmas capacidades (ou superiores) ás de um bom laptop, ou desktop então falamos… 🙂

          2. Avatar de TwoEyez
            TwoEyez

            Pedro Barros, eu em cima justifiquei o meu uso do IPad Pro, não defendi que é melhor ou não que um laptop, até porque eu para o meu trabalho tenho um laptop, e nem sequer quero pensar em programar no IPad, ou Faturar ou o que seja… entendo bem a tua parte de não comprar ou usar um tablet quando tens um bom laptop ou desktop. Apenas são coisas que no meu ver não são comparáveis e estão em categorias diferentes. No meu caso e porque posso tenho os 2 e dou-lhes usos diferentes.

          3. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Ah Ok, não tinha entendido bem a analogia Camião/Carro então 🙂
            Sim dessa forma faz sentido.