O Chrome está 17% mais rápido no Windows, graças à Microsoft

12 Comentários

O Chrome é, sem qualquer dúvida, o browser mais usado nos dias de hoje. Este domínio foi conseguido ao longo dos anos e sempe graças aos esforços da Google e dos programadores que o desenvolvem.

Mas este browser têm-se tornado um problema para alguns, com consumos de recursos cada vez maiores e com problemas de velocidade bem identificados. Todos estes problemas podem ter ficado para trás agora, graças a uma pequena alteração no Windows, que torna o Chrome 17% mais rápido.

Chrome 02

A Google tem feito mudanças no Chrome para o tornar ainda mais eficiente em todas as áreas. As que mais têm sido alvo de melhorias foram a gestão de energia e a gestão de recursos.

Mas a Google conseguiu agora tornar o Chrome ainda mais rápido no Windows, graças à utilização de uma funcionalidade deste sistema operativo, o Profile-guided optimization (PGO). Os ganhos quase atingem os 17% na abertura do Chrome, os 6% no carregamento de páginas e os 15% na abertura de novos separadores.

Para o conseguir, o PGO avalia as funções mais usadas e prepara o Windows para tratar desta de forma dedicada, alocando recursos e removendo os elementos desnecessários.

Chrome 01

O resultado final é um browser mais ágil, com menores consumos de recursos e mais eficiente. O PGO está no Chrome desde a versão 53, no caso da versão de 64bits e no Chrome 55 no caso da versão de 32bits.

O PGO está já a ser usado noutras aplicações, nomeadamente no Firefox, onde tem obtido bons resultados. Curiosamente, e apesar de se comprovar que é uma melhoria, poucas aplicações passaram a usá-lo.

A ideia da Google é simples. Quer criar o melhor browser, com os mais recentes e importantes recursos da Internet, mas ao mesmo tempo quer que esta aplicação seja poupada nos consumos de recursos e que seja rápida na utilização.

Chromium Blog

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Devia ter sido noticia quando o firefox fez isto. O firefox precisa de noticias boas 😀

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Eu, no meu computador, tenho mais problemas no firefox com a quantidade de processador que usa do que com a memória. Era utilizador ávido do firefox, mesmo depois da versão 4. Mas há 1/2 anos mudei para o chrome como browser principal, e por lá ficarei até que o firefox melhore.

  2. Avatar de shark
    shark

    (Daiqiri) concordo,

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pena é que ninguém com cérebro use o Chrome que do existe o Edge e o Opera..

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Para quem nem consegue formular uma frase com sentido, tens uma moral do catano.

      1. Avatar de Zacarias
        Zacarias

        Priceless!! 😉

    2. Avatar de iSheep = null
      iSheep = null

      Agora explica lá isso em Português.

  4. Avatar de ines
    ines

    Adoro a Microsoft

  5. Avatar de raulleal
    raulleal

    dispenso… so uso Chrome se precisar de algo especifico que so funcione nele. de resto para tudo no dia a dia prefiro o Edge, rápido e leve.

    1. Avatar de iSheep = null
  6. Avatar de sakura
    sakura

    o “motor” do firefox esta feito para old tek. é single-core, e a mozila esta a fazer 1 motor novo, tlz bata o Edge um dia. o chrome esse sim esta mais fast… e “leve”.

  7. Avatar de Curioso
    Curioso

    No meu Windows o exe do Chrome está na pasta “C:\Program Files (x86)” apesar de supostamente ser 64bit.
    Alguém sabe explicar o porquê? Não deveria estar na pasta “C:\Program Files” ?